quarta-feira, 24 de novembro de 2010

“Trio Dourado” estreou-se a marcar ao Sporting

Na época passada, quando se tornou público que Paulo Sérgio seria o treinador do Sporting para 2010/2011, Villas-Boas, que até tinha sido um dos técnicos apontados à cadeira leonina, reagiu assim: “Como já disse anteriormente, considero-o (Paulo Sérgio) um grande líder, um bom condutor de homens, competente e um homem de grande caráter. Desejo-lhe toda a sorte do Mundo.” Este voto, contudo, não é extensível ao clássico de sábado. Villas-Boas quer abater o leão e a sua guarda de honra está definida: Falcão, Varela e Hulk disparam como ninguém, embora o português seja a grande dúvida para o compromisso em questão.

A FIFA apelidou-os de “Trio Dourado”, mas preferimos chamar-lhes “Caça-leões”. Os três atacantes mais utilizados por Villas-Boas, responsáveis por 36 dos 49 golos apontados, já têm vários clássicos do futebol português nas pernas, mas curiosamente foi contra o Sporting que se estrearam a marcar nesse tipo de jogos, que valem bem mais do que o resultado final. Todavia, desta tripla que tem feito furor, só Hulk já venceu e marcou em Alvalade. Chegou, portanto, a hora de o Incrível conduzir os amigos do golo a um sucesso idêntico.

El Tigre

De resto, a relação de El Tigre com o leão não podia ser melhor. São 3 jogos e outros tantos golos, somando duas vitórias e uma derrota. Foi mesmo o Sporting a apadrinhar a estreia de R9 em clássicos portugueses. Na época passada, no Dragão, em jogo da Liga, o FC Porto venceu por 1-0 com um golo do colombiano, que viria a falhar um penálti. Depois, numa eliminatória da Taça, nova vitória caseira, por 5-2, com mais 2 golos assinados por Falcão. À terceira foi de vez e, em Alvalade, para o campeonato, sente o sabor amargo da derrota (3-0) e fica em branco.

Drogba da Caparica

O histórico de Varela em clássicos é menos rico do que o de Falcão. Formado no Sporting, o Drogba da Caparica não chegou a realizar nenhum desses jogos com a camisola verde e branca. Foi já no FC Porto que disputou o primeiro clássico da sua carreira, sofrendo uma derrota na Luz. Pouco depois, no tal jogo da Taça da época passada, defrontou pela primeira vez o Sporting e ajudou à vitória (5-2), marcando o seu golo de estreia em clássicos.

Incrível

Falta Hulk, o elemento do trio de ataque que mais clássicos realizou (11). Contudo, só marcou um total de 3 golos aos eternos rivais. Primeiro ao Sporting, em Alvalade, na Taça de 2008/2009, e recentemente ao Benfica (2).

in "record.pt"

Sem comentários: