quarta-feira, 29 de maio de 2013

VÍTOR BAÍA "Título ganho com garra e determinação"

Antigo guarda-redes diz que a equipa quebrou após o empate com o Olhanense e a saída da Champions. Mas depois "veio ao de cima os valores" que caraterizam o clube.
Vítor Baía comentou a conquista de mais um campeonato por parte do FC Porto. O antigo guarda-redes dos dragões considera justo o título e sublinha a forma como a equipa deu a volta a uma situação de desvantagem para o Benfica. 

"Fomos a melhor equipa até ao jogo da Liga dos Campeões com o Málaga. Depois temos o empate com o Olhanense e a eliminação frente ao Málaga, que mexeram com a equipa e os jogadores. Tivemos um momento de instabilidade que permitiu ao nosso rival ter quatro pontos de vantagem", começou por dizer Vítor Baía, em declarações ao Porto Canal, realçando a capacidade de resposta.

"Veio ao de cima a garra e o crer. Só assim se explica ter dado a volta a este contexto, de uma forma justa. Com garra, determinação, os valores que esta casa exige a qualquer jogador", afirmou.

in "ojogo.pt"

Taça deu "mais motivação" a Ricardo

Agora na seleção que vai jogar o Torneio de Toulon, o avançado diz que a conquista pelo Vítória de Guimarães foi um impulso.
O avançado português Ricardo defende que a participação de Portugal no Torneio de Toulon, em França, é a melhor forma de preparar o Mundial sub-20, a realizar na Turquia. "Temos de ir etapa a etapa, jogo a jogo para fazermos o nosso melhor e tentar ganhar o maior número de jogos. Estamos próximos do mundial, estes são jogos com um nível de exigência alta e penso que é a melhor forma de preparar o mundial", frisou o jogador ao sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Ricardo Pereira, eleito o melhor jogador em campo na final da Taça de Portugal, em que o Vitoria de Guimarães venceu o Benfica por 2-1, chegou motivado a Toulon, mas garante que as suas atenções já estão viradas apenas para a seleção e quer ajudá-la da melhor maneira. "Foi um momento bom para mim e para o Vitória de Guimarães, deu-me mais motivação, mas agora é necessário preparar bem estas ultimas etapas", conclui o avançado.

Além do avançado vimaranense, André Pereira (Vitória de Guimarães) e André Gomes (Benfica) juntaram-se esta quarta-feira ao grupo liderado por Edgar Borges.

Os sub-20 portugueses cumpriram hoje o seu terceiro treino em França, com vista à preparação do seu primeiro jogo no Torneio de Toulon, agendado para sexta-feira, 31 de maio, diante da Bélgica. Integrado no Grupo B, Portugal defronta ainda o Brasil, o México e a Nigéria. 

A 41ª edição do torneio de Toulon começou na terça-feira e termina a 8 de junho, enquanto o Mundial de sub-20 arranca a 21 de junho e prolonga-se até 13 de julho. 

in "ojogo.pt"

Gonçalo Paciência e o pai: "Sou mais forte fisicamente"

Prepara a participação na Ronda de Elite e descreve-se como um "avançado mais fixo" do que o pai Domingos.
O avançado da seleção sub-19 Gonçalo Paciência garantiu que a equipa está "focada" em vencer a Ronda de Elite no início de junho e alcançar a qualificação para o Europeu da categoria. "Estamos todos muito bem e focados num único objetivo, que é o de vencer a Ronda de Elite e garantir a qualificação para o Europeu da Lituânia. Somos uma equipa forte e equilibrada. Temos vários jogadores de qualidade para todas as posições. A nossa principal característica é a união", afirmou Paciência em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Na rota para o Euro2013 Portugal vai defrontar a Bulgária, a República Checa e a Dinamarca, em jogos se vão realizar em Matosinhos e Barcelos, de 4 a 9 de junho. "Já não há adversários fáceis. Os nossos oponentes são muito agressivos mas procuram também jogar o jogo. Vão ser bons encontros", referiu o jogador de 18 anos.

Filho do ex-avançado e treinador Domingos Paciência, Gonçalo assume que tem "características semelhantes" ao seu pai, mas é "mais forte fisicamente". "Acho que, como ele, também sou forte no jogo de cabeça e tecnicamente. Temos ambos remate fácil, mas a grande diferença é que ele era um avançado mais móvel e eu sou mais fixo", considerou.

A seleção portuguesa de sub-19, comandada por Emílio Peixe, está a estagiar em Ofir e tem agendado para quinta-feira dois treinos, às 10:30 e 17:00, ambos no Estádio Municipal da Povoa do Varzim.

O primeiro adversário da equipa lusa na Ronda de Elite será a Bulgária, no dia 4 de junho, às 18:00, no Estádio do Mar, em Matosinhos.

in "ojogo.pt"

JOSUÉ E LICÁ ASSINARAM ATÉ 2017


Josué e Licá são reforços do FC Porto. Os dois jogadores assinaram até 2017, depois de terem feito exames médicos durante esta quarta-feira.

Josué regressa aos 22 ao FC Porto, onde fez toda a formação, e não escondia a satisfação: O meu objectivo sempre foi voltar ao melhor clube de Portugal”, disse em declarações exclusivas ao www.fcporto.pt e Porto Canal.
“É uma grande alegria voltar a uma casa conhecida, voltar à minha casa, vestir esta camisola é a melhor coisa do mundo”, começou por dizer, agora o “objectivo é lutar por títulos e ajudar ao máximo o clube a ser campeão”.
Licá nunca teve ligação ao F
C Porto, mas também ele é adepto do Dragão: “Desde que me conheço sou portista, nasci no seio de uma família portista”, começou por dizer o avançado que, aos 24 anos, diz que é o “concretizar de um sonho” e que o “objecto sempre foi chegar ao FC Porto.
Preferindo jogar pela esquerda, mostra-se disponível a ajudar a equipa onde for preciso: “Vou estar disponível para o lugar que o treinador entender, prefiro a esquerda, mas jogo onde for melhor para a equipa. Agora é trabalhar para mostrar que mereço estar aqui”.

O objectivo de Licá é “ajudar a conquistar títulos” e concluiu: “O azul e branco fica-me bem”.


in "fcp.pt"

FILIPE ANUNCIAÇÃO "FC Porto é o clube ideal para Josué"

Filipe Anunciação esteve as últimas duas épocas com Josué, em Paços de Ferreira, e não tem dúvidas de que os dragões acertaram na sua contratação.


Filipe Anunciação aprova a transferência de Josué para o FC Porto, tanto na perspectiva do clube, como na do jogador. Na opinião do capitão do Paços de Ferreira, o Porto "é o clube ideal para Josué e fez uma excelente contratação". "Sem dúvida que tem lugar no Porto e o clube também o vai ajudar no seu crescimento", completa Anunciação, referindo que o facto de Josué ter passado pela formação portista irá contribuir para a sua afirmação.

Companheiro do médio de 22 anos, no Paços de Ferreira, nas duas últimas épocas, Filipe Anunciação assistiu à evolução desportiva de Josué, mas também à evolução comportamental. "Ele teve um período de adaptação ao futebol profissional que não foi o mais fácil, mas ainda foi a tempo de crescer e de perceber o que é necessário no futebol profissional", avalia, concluindo que "ele tem uma carreira muito bonita pela frente e não a vai desperdiçar".

Neste sentido, Filipe Anunciação acredita que Josué "vai dar continuidade ao excelente trabalho que fez no Paços de Ferreira e vai chegar à selecção nacional que é um grande sonho dele".


in "rr.pt"

Dragões já oficializaram contratações de Licá e Josué


Agora é oficial. De uma assentada, o FC Porto confirmou na noite desta quarta-feira as contratações do médio Josué, proveniente do Paços de Ferreira, e do extremo Licá, contratado ao Estoril.

Josué, que fez a formação nos dragões e que também era seguido pelo Sporting, rubricou um vínculo com a duração de quatro épocas. 

Já Licá foi contratado ao Estoril e vai jogar de dragão ao peito nas próximas quatro temporadas.

Além de Licá e Josué os tricampeões nacionais já asseguraram, para a temporada que se avizinha, as contratações de Diego Reyes (América do México), Carlos Eduardo (Estoril), Ricardo e Tiago Rodrigues, ambos provenientes do V. Guimarães. 


in "abola.pt"

Depois de Mexia ... com "semanas difíceis" por causa do Benfica

Antes de falar sobre a situação do país, o ministro das Finanças começou a sua intervenção pedindo "simpatia" pelos resultados do clube de que é adepto
Vítor Gaspar também sofre com... o Benfica. Antes de começar a sua intervenção num almoço organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Lusa-Espanhola, o ministro das Finanças pediu "simpatia pelas difíceis semanas" que tem vivido "como adepto do Benfica". 


"Esta questão de perder sucessivamente por 2-1, em alguns casos depois do tempo regulamentar, é uma provação que merece toda a simpatia", gracejou o governante, arrancando algumas gargalhadas à plateia.

in "ojogo.pt"

FC Porto "prevenido" e "motivado" para chegar à final

Caio e Jorge Silva fizeram a antevisão do jogo com o Valdagno, que decidirá quem jogará a final da Liga Europeia.


O FC Porto está "prevenido" para a qualidade do Valdagno e com "motivação" de sobra para o vencer e disputar no domingo a final da Liga Europeia de hóquei em patins, no Dragão, frente a Barcelona ou Benfica. "Nós mudámos quatro jogadores e eles também estão diferentes. Têm dois reforços que bem conhecemos, o Pedro Gil e o Sérgio Silva. Baseiam-se muito na experiencia dos atletas, com idade avançada. O ano passado pensávamos que eram acessíveis e provocaram-nos dois dissabores. Agora, isso joga a nosso favor, pois sabemos o real valor deles", disse Caio. 

Na antevisão da final a quatro que se disputa no fim de semana no Dragão Caixa, no Porto, o hoquista "azul e branco" revelou "confiança" de que os campeões nacionais vão impor o seu potencial: "Estamos precavidos. Sabemos o estilo de hóquei deles, que não nos deixa muito à vontade, mas vamos tentar fazer o nosso jogo e eles é que têm de se adaptar".

Caio garante que a equipa está "preparada a todos os níveis" e acredita que, em casa, o FC Porto vai conseguir o desejado título que tem estado perto de alcançar nos últimos anos, considerando que a galvanização dos adeptos pode ser decisiva para conquistar novamente o cetro. 

Jorge Silva também avisa que o Valdagno é "equipa muito complicada, experiente, com jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento", mas entende que os "dragões" devem focar-se essencialmente na sua qualidade, suficiente para vencer. O hoquista diz que o grupo aprendeu com os erros que o ano passado custaram o afastamento da fase final, com dois desaires frente ao Valdagno, e confia que o FC Porto vai estar "igual ou mais forte" do que nos últimos tempos, em que reconquistou o título nacional.

Em Itália, a comunicação social classifica o Valdagno de "outsider", mas Jorge Silva não se deixa embalar pelo epíteto: "É muito fácil atirar a pressão para os outros, mas estamos habituados e jogaremos naturalmente. Não temos problemas em assumir que somos candidatos e estamos cá para vencer". 

Reencontrar o ex-portista Pedro Gil, "um fora de série, um dos melhores do mundo", não preocupa Jorge Silva, que recorda que ao Valdagno sobram jogadores de elevada qualidade, pelo que a equipa "vale pelo todo". "Temos a certeza de que o pavilhão vai estar cheio. Os bilhetes esgotaram em poucas horas. Espero um ambiente ainda mais forte do que com o Benfica", concluiu.


in "ojogo.pt"

Kléber marcou um golo!

O avançado do FC Porto, emprestado ao Palmeiras, marcou o primeiro golo da vitória da equipa paulista na segunda jornada da Série B brasileira.


O Palmeiras venceu em casa do ASA, por 3-0, vencendo o primeiro jogo disputado na condição de visitante. O Verdão lidera o campeonato da Série B com seis pontos em dois jogos, feito em que é acompanhado apenas pelo Figueirense.



in "ojogo.pt"

A festa acabou para dar lugar à inédita dobradinha

Pedro Spínola garante que o FC Porto está agora totalmente concentrado na final four da Taça de Portugal.
Pedro Spínola, do FC Porto, garantiu que os festejos do título de campeão nacional de andebol já acabaram e que os jogadores estão concentrados na Taça de Portugal, empenhados em fazer uma inédita "dobradinha".

Com 18 campeonatos e sete Taças de Portugal no palmarés, os dragões procuram a primeira dobradinha e Pedro Spínola, em antevisão da "final four" da Taça de Portugal, diz ter vontade em fazer parte da equipa que a consiga pela primeira vez. "Os festejos [do campeonato] terminaram, ainda temos uma competição para ganhar", afirmou Pedro Spínola, um jogadores que conquistou o "penta" sob o comando de Ljubomir Obradovic.

Considerando que "na 'final four', estão as melhores equipas", o jogador "azul e branco" diz que a equipa está com o jogo contra o Águas Santas em mente, tendo o objetivo de "tentar resolver o mais cedo possível para depois ter o descanso necessário".

Pedro Spínola afirmou ainda que "o Benfica-Sporting [na outra meia-final] vai ser mais equilibrado" e assegurou que o FC Porto vai tentar "aproveitar os pormenores que possam sair do jogo".

O FC Porto-Águas Santas realiza-se no sábado, no pavilhão municipal de Tavira, às 18:30, com o dérbi Benfica-Sporting a decorrer antes, pelas 16:00. A final é no domingo e tem início às 17:00.

in "ojogo.pt"

Dois reforços em cada menrcado

ABORDAGEM CURIOSA NESTE DEFESO

O FC Porto está a apresentar uma abordagem curiosa neste defeso. Os dragões parecem dispostos a garantir dois reforços... em cada mercado.

Depois das contratações de Tiago Rodrigues e Ricardo, ambos ao V.Guimarães; de Diego Reyes e muito provavelmente Héctor Herrera no campeonato mexicano; Licá forma juntamente com Carlos Eduardo uma contratação dupla no Estoril.

O acordo com Licá está alcançado. Falta apenas ser oficial. Uma das questões que atrasou o processo foi a duração do contrato. no cenário mais provável é que seja válido por três temporadas.

"record.pt"

Josué assina pelo FC Porto

Médio regressa ao clube onde completou a formação


O FC Porto garantiu a contratação de Josué ao Paços de Ferreira.

Os dragões, que já detinham metade do passe do médio, chegaram ontem a acordo com os pacenses para a compra da outra metade.

É o sexto reforço confirmado dos azuis e brancos, o quarto português. O acordo deverá ser oficializado ainda durante esta quarta-feira, depois de o jogador realizar os exames médicos.


in "ojogo.pt"

Defour: «Benfica não tem cultura de vitória»


Em entrevista a O Jogo, médio portista diz-se «satisfeito» pela época que fez, augura o lugar de Moutinho e considera a expulsão em Málaga «o momento mais negro» da sua carreira.

O belga, que está na sua segunda época em Portugal, foi questionado sobre a grande diferença entre os dois maiores clubes do panorama nacional na atualidade: «o Benfica não tem a cultura de vitória que nós temos e é essa a grande diferença. Eles não estão habituados a ganhar e, quando estão na frente do campeonato, não sabem muito bem o que têm que fazer. Nós sabemos isso».

Depois de uma época de adaptação, o médio jogou mais esta época, o que o fez sentir-se «confortável», ainda que em várias posições distintas. Quanto a isso, Steven Defour prefere sublinhar a sua satisfação «por ter tido a oportunidade de jogar muito durante este ano», ele que foi uma espécie de 12º jogador dos dragões.

João Moutinho vai jogar no Monaco na próxima época e isso abre uma vaga no onze. Defour confessa que gosta de «jogar a oito» e, apesar de não querer a saída do português, o jogador pensa já no futuro e quer «provar ao treinador» que merece ficar com o lugar.

Na sua página negra, Defour esteve ligado à eliminação da Liga dos Campeões, explicando o médio que «pensava que chegava à bola», mas nem se lembrou «que tinha amarelo».

Ainda assim, aponta baterias ao que aí vem e, na nova época, acha que o FC Porto tem como objetivo «fazer melhor do que este ano», especificando: «Chegar ainda mais longe na Liga dos Campeões, ganhar a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Supertaça e voltar a vencer o campeonato».

Defour fez 40 jogos esta época e apontou quatro golos.


in "zerozero.pt"

Inter hoje e sempre

PONDERA OFERTA DE 11 MILHÕES POR FERNANDO

O velho amor ganha uma chama renovada neste mercado de transferências. O Inter, de Itália, que segue Fernando desde há pelo menos duas temporadas, parece estar disposto a tirar partido do facto de o brasileiro ter apenas mais um ano de contrato com os azuis e brancos. O interesse dos italianos no médio-defensivo ainda resiste.

De acordo com o portal Tuttomercatoweb, os transalpinos estão a considerar a hipótese de avançarem com uma proposta formal pelo número 25 dos dragões na ordem dos 11 milhões de euros. O valor posiciona-se muito abaixo da cláusula de rescisão de 30 milhões de euros de Fernando, mas a iminente quebra de contrato entre o médio e o FC Porto favorece as pretensões do Inter.

Segundo a mesma informação, está já programada a viagem de Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente azul e branco, a Milão com o objetivo de intermediar a negociação entre os clubes. Lembre-se que Alexandre Pinto da Costa esteve envolvido da transferência de Alvaro Pereira para o Inter, no último verão.

in "record.pt"

Mangala prefere Lucho a Moutinho

O defesa-central do FC Porto foi entrevistado por uma estação de televisão francesa e garantiu sentir-se muito bem no Dragão.
Sujeito a uma bateria de perguntas rápidas e respostas diretas, Mangala esteve numa estação de televisão francesa, beneficiando por estes dias do mediatismo gerado pela convocatória para a seleção francesa.

A dado momento Mangala é questionado: Porto ou Paris? "Porto", responde sem hesitação e explicando que apesar de ser adepto do Paris Saint-Germain a reposta teria de ser aquela. "Estou bem no FC Porto, só posso dizer bem", acrescentou. Chelsea? "Rumor", disse depressa, não deixando de elogiar José Mourinho a quem começa por chamar "grande treinador" antes de retificar para "enorme treinador". Revelando a esperada satisfação pela chamada à equipa nacional francesa, Mangala refere que a mesma foi possível "pelas oportunidades e exibições no FC Porto".

No mesmo momento da entrevista, o defesa-central diz preferir Lucho a João Moutinho e a Bélgica a Portugal, explicando que se mudou para a Bélgica com apenas cinco anos e foi lá que se tornou jogador profissional.

in "ojogo.pt"