terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Iturbe: «Compararem-me a Messi deixa-me louco»

«Todos me chateiam com isso», diz reforço do FC Porto


Ainda havia um jogo para todos os olhos se colocarem em Juan Manuel Iturbe, argentino já contratado pelo FC Porto. Depois da vitória sobre o Brasil, o mundo começa a observar com a atenção o «Pulguita», alcunha ganha numa comparação com Messi, que o deixa louco.

«Marcar ao Brasil é o máximo», dizem Iturbe e Funes Mori, esse mesmo ponta-de-lança que o Benfica tentou comprar ao River Plate, e que também marcou à canarinha, no Sul-americano de sub-20. 

«Beijei o símbolo da selecção porque foi o que senti no momento, quando fiz o golo vieram-me montes de coisas à cabeça e não sabem a vontade que tinha de chorar», disse o esquerdino, futuro FC Porto, nascido em Buenos Aires e criado no Paraguai.

Aliás, Funes Mori teve a mesma sensação, quando fez o 1-0 de grande penalidade: «Também não acreditava. Via estes torneios nos Estados Unidos e nem sequer pensava que, um dia, os podia disputar.»

Ora, quando os repórteres do diário argentino revelaram a ideia que tinham para a foto, Funes Mori e Iturbe sorriram. O primeiro tinha de «limpar» a chuteira, que por acaso é uma sapatilha, do segundo.

Foi nessa altura que, numa reacção, Funes Mori chamou o companheiro de «Pulguita», de acordo com o que nos descreve o jornalista. Iturbe já era apelidado de «novo Messi» e, como o astro do Barcelona é «La Pulga», o Olé fez uma manchete apelidando o reforço do FC Porto de «Pulguita».

«A comparação com Messi deixa-me louco, desde que fizeram essa primeira página, todos me chateiam com isso, chamam-me de Pulguita», revelou Iturbe.

«Por alguma coisa não te quiseram vender, Funes Mori...»

«Na verdade, deixa-me um pouco incómodo, porque Messi é o melhor jogador do mundo, embora, claro, também seja um orgulho que as pessoas e a imprensa digam que o meu estilo de jogo é igual ao dele», considerou.

Funes Mori interrompe: «E com o que fazes! Que queres? Pensa que ainda nem celebraste 18 anos e já estás a marcar a diferença. Tens um futuro que craque!»

Os elogios são mútuos, porque Iturbe elogia o antigo alvo do Benfica, que chegou a ser falado para o FC Porto (Villas-Boas negou, embora admita que Funes Mori era interessante). «És um 9 que vale ouro, por alguma coisa não te quiseram vender.»

Por fim, o duelo na playstation. «Normalmente, sou eu que perco», conta Iturbe. «Jogo com o Inter e às vezes ganho, porque o Messi é bom no jogo, mas quem maneja o joystick somos nós», disse Iturbe, com Funes Mori a concluir, com um sorriso: «Gosto de ter Messi na playstation e o Pulguita como companheiro.»

in "maisfutebol.iol.,pt"

FC Porto & FC Barcelona - A mesma luta / La mateixa lluita

Iturbe brilha e marca mais um golo à Messi

Com apenas seis toques, Iturbe correu quase meio campo com a bola controlada, tirou três adversários do caminho e marcou o golo que valeu a vitória da Argentina sobre o Brasil (2-1), rival que faz ferver o sangue como nenhum outro e que, à conta disso, acabou por transformar o reforço do FC Porto no herói inevitável das manchetes argentinas. "O novo Messi", exclamaram outra vez. Por muito que se esforce em descolar o rótulo de uma comparação pesadíssima, Iturbe vai coleccionando jogadas que ampliam as semelhanças nos movimentos: dois toques com o pé esquerdo arrumaram o primeiro brasileiro que lhe tentou fazer frente; outros dois toques de pé direito desviaram-no de mais dois adversários e, num piscar de olhos, já estava na área só com o guarda-redes pela frente. Voltou a tocar ao de leve na bola com o pé direito, mas só para a colocar no esquerdo, que é o mais habilidoso, para a estocada final.

Um, dois, três, quatro, cinco, seis toques e estava feito o segundo golo argentino no jogo, terceiro de Iturbe no sul-americano de sub-20. Ele que até só tem 17 anos, mas que já virou protagonista principal de uma selecção que carimbou praticamente a presença no Mundial que se disputará no Verão, na Colômbia, e que está também bem encaminhada para garantir lugar nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. "Ainda falta a parte mais picante deste sul-americano, que é a final, mas para os adeptos argentinos este é o começo de um novo romance: Juan Iturbe, a nova pulguita. Iturbe faz a diferença, joga ao ritmo do seu ídolo do Barça e faz o que em futebol parece impossível: inventa jogadas numa equipa sem grande fio de jogo", escrevia ontem o "Olé", da Argentina. Até os jornais brasileiros, no meio de uma digestão difícil da derrota, à conta de uma arbitragem que mereceu reparos, não poupava nos elogios ao "golaço" de Iturbe. "O lance fez valer o apelido de novo Messi", contava o "Globoesporte".

Os olheiros presentes na competição, muito centrados no brasileiro Neymar, admitem que o FC Porto fez uma boa jogada de antecipação, garantindo Iturbe antes da explosão consumada agora. "Itu fez uma grande jogada e prova a cada jogo que passa que tem muito potencial", sublinhava Funes Mori, parceiro de Iturbe no ataque e, ainda que timidamente, já associado também aos portistas, depois de uma pública investida do Benfica para o contratar ao River Plate.

Com o Mundial de sub-20 praticamente garantido, e considerando as datas da competição (29 de Julho a 20 de Agosto), isso deverá significar que Iturbe não arrancará a próxima temporada com o FC Porto, ingressando no clube com a época em andamento.

"Vai ser um caso sério no futebol mundial"

Por estes dias, Iturbe é uma referência incontornável e tem sido alvo de curiosidade generalizada. Já o era por causa das sistemáticas comparações com Messi, mas os golos que tem marcado no sul-americano reforçaram a comparação. Walter Perazzo, seleccionador argentino, tenta fugir desse paralelismo, sem disfarçar o entusiasmo com o que Iturbe vai fazendo em campo. "Não lhe quero colocar sobre os ombros a responsabilidade que lhe têm dado os jornais, mas é um jogador único que vai ser um caso sério no futebol mundial. Tem 17 anos e está a marcar o seu caminho. É um desequilibrador explosivo", disse Perazzo no rescaldo da vitória sobre o Brasil, com contributo decisivo de Iturbe. O reforço portista voltou a ser titular no ataque da Argentina, tendo sido substituído aos 78 minutos por Mauro Diaz. "Iturbe mostrou grandes qualidades", disse também Ney Franco, treinador do Brasil.

Imprensa

Olé

"Não há dúvidas de que o elemento desequilibrador voltou a ser Iturbe (…) Quando as coisas aqueciam, com o Brasil, apesar de jogar com 10 desde os cinco minutos, a carregar no ataque, apareceu Iturbe (...). As sombras da comparação com Messi voltaram a estar presentes"


globoesporte.com

"O novo Messi arrancou, passou por três adversários, entrou na área e tocou na saída de Gabriel: 2 a 1. Um balde de água fria na reacção brasileira"


LANCE!NET

"E o novo Messi leva a melhor sobre Neymaradona (...) Depois de uma bobeada da defesa brasileira, que parou no lance, Iturbe fez fila e ampliou"


LANACION

"Na sequência de uma grande jogada individual, Iturbe concluiu com o pé esquerdo. Golaço com reminiscências do golo marcado por Lionel Messi ao Brasil em Novembro"

in "ojogo.pt"

Falcao corre para Braga

A presença de Falcao no próximo jogo do FC Porto, em Braga, no domingo à noite, é praticamente uma certeza. O avançado colombiano está a acelerar o processo de recuperação da lesão no joelho esquerdo, sofrida no jogo com a Naval há quase um mês, e está a um pequeno passo de entrar nas opções do treinador.

Nesta altura, o objectivo principal do ponta-de-lança passa por readquirir os níveis físicos que lhe permitam jogar sem limitações, da mesma forma que vai percebendo a reacção do joelho ao esforço do trabalho de campo. Nesse sentido, Falcao conseguiu a dispensa da selecção colombiana, que amanhã defronta a Espanha, em Madrid (ver peça à parte). Assim, pode trabalhar tranquilamente no Olival e cumprir um programa específico de treino. Ontem, dia de folga para a maioria dos jogadores, à excepção dos internacionais chamados para os compromissos particulares das selecções, Falcao deslocou-se durante a tarde ao centro de treinos do FC Porto para mais uma sessão com o recuperador físico António Dias. Foi o próprio jogador que escreveu no Twitter que estava a caminho de mais um treino.

Tal como O JOGO escreveu ao longo dos últimos dias, ter Falcao disponível para os jogos com o Braga e depois com o Sevilha, na Andaluzia, faz parte do plano dos responsáveis portistas, que não quiseram arriscar o regresso antecipado aos relvados. Para o jogo com o Benfica, por exemplo. Hoje o internacional colombiano volta a treinar sozinho no Olival e amanhã será integrado no grupo.

Numa altura em que a equipa apresenta sinais de quebra de produtividade, apesar de se manter firme na liderança do campeonato, a disponibilidade de Falcao é a melhor das notícias para André Villas-Boas. Hulk pode assim regressar à linha, onde rende mais, e o ataque passa a ter outras soluções. A confirmar-se o regresso de Falcao e dando como certa a presença de Hulk, resta depois saber se a escolha recairá em Varela, autor do único golo na partida com o Rio Ave, ou James Rodríguez. Uma luta a dois, com argumentos diferentes. Fora das contas, como se tem percebido pelas convocatórias de André Villas-Boas, está Walter. Se o brasileiro era apontando como a sombra de Falcao, a verdade é que durante o último mês só foi utilizado na Taça da Liga.

El Tigre assiste ao jogo na bancada do Bernabéu

Apesar da dispensa da selecção colombiana, Radamel Falcao desloca-se amanhã a Madrid para assistir ao jogo particular com a Espanha, a campeã do mundo. Assim, o ponta-de-lança aproveita para falar pessoalmente com o seleccionador Hernán Darío Goméz e explicar-lhe as razões da dispensa devido ao processo de recuperação da lesão no joelho esquerdo. Dada a proximidade entre o Porto e Madrid e a abundância de ligações aéreas, não está comprometida a presença de El Tigre no treino de quinta-feira, que até deverá ser retardado para que André Villas-Boas possa receber todos os internacionais. O jogo entre a Espanha e a Colômbia realiza-se no Estádio Santiago Bernabéu, a partir das 20h30. Se Falcao vai ver o jogo a partir da bancada, Guarín prepara-se para somar mais uma internacionalização.

in "ojogo.pt"

Segue-se Fucile à esquerda

A maldição dos laterais-esquerdos que se abateu sobre o FC Porto continua a fazer vítimas e, depois das lesões de Álvaro Pereira e Emídio Rafael, foi agora a vez de Sereno se lesionar frente ao Rio Ave, abrindo as portas da titularidade a Fucile. Sereno teve de ser substituído aos 78' do jogo de ontem, acusando fadiga muscular. O central será reavaliado amanhã, quando a equipa voltar aos trabalhos para iniciar a preparação do jogo com o Braga, mas apesar de não se tratar de um caso com a mesma gravidade dos que afectaram Álvaro Pereira e Emídio Rafael, a verdade é que Fucile parece estar bem colocado para recuperar um lugar que chegou a ser dele durante a era Jesualdo Ferreira. Este ano, contudo, o lateral uruguaio não tem conseguido agarrar um lugar no onze titular, servindo de opção de recurso quer à direita, quer à esquerda da defesa. Com Álvaro Pereira ainda na fase final da recuperação, com Emídio Rafael afastado até ao final da época e com Sereno em dificuldades, esta parece ser a oportunidade ideal para Fucile recuperar o estatuto de titular numa altura crucial para a equipa, em que a sua experiência pode ser uma mais-valia a explorar por André Villas-Boas. Entretanto, o técnico portista terá de fazer figas e esperar que a maldição do lado esquerdo não volte a fazer das suas porque começam a ser escassas as soluções para aquele sector da defesa portista.

Sereno, recorde-se, foi adaptado ao lugar no jogo da Taça da Liga com o Gil Vicente, permitindo a poupança de Emídio Rafael com vista ao clássico com o Benfica. Contudo, Rafa acabaria por entrar ao intervalo apenas para se lesionar com gravidade, sofrendo uma fractura no perónio que o vai afastar dos relvados até ao final da temporada. Antes disso, no final de Dezembro, o FC Porto já tinha perdido o, até então, dono incontestado do lugar: Álvaro Pereira sofreu um traumatismo grave no ombro esquerdo ao serviço da selecção do Uruguai e, depois de ter sido operado, passou o mês de Janeiro a fazer trabalho de recuperação. Com a época a entrar numa fase crucial e com o mercado de Janeiro já de portas fechadas, André Villas-Boas deverá apostar na experiência de Fucile para o decisivo jogo com o Braga.

Prioridade de Palito é Sevilha

A recuperação de Álvaro Pereira caminha a passos largos para o fim. Se a disponibilidade para o jogo com o Braga é remota, defrontar o Sevilha no dia 17 é uma hipótese que continua em cima da mesa. O uruguaio tem ido diariamente ao Olival para sessões de tratamento ao ombro. Já Rafa, que fracturou o tornozelo, só volta a ser opção para a próxima época. Sereno é o outro caso clínico e amanhã vai ser reavaliado. O central acusou fadiga muscular.

in "ojogo.pt"

Souza diz que vai processar "Correio da Manhã"

Souza pretende processar judicialmente o jornal "Correio da Manhã" devido a uma notícia que diz não corresponder à verdade. O jornal escreveu, anteontem, que tanto Souza como Walter violaram o regulamento do clube por, alegadamente, terem sido apanhados a horas impróprias numa casa de animação nocturna nos arredores do Porto. "Quero esclarecer uma notícia que saiu em Portugal, dizendo que eu curti uma noitada com outro jogador brasileiro, o Walter. É mentira e vamos entrar com uma acção contra os editores. Estou com a minha mãe e a minha esposa e só quero esclarecer o assunto", disse Souza ao sítio Globoesporte.
Villas-Boas também comentou o assunto após o jogo com o Rio Ave e classificou a notícia como "uma estupidez completa", acrescentando não acreditar na noitada porque Souza "é evangélico".

in "ojogo.pt"

Racing de Avellaneda insiste em Mariano

Com o mercado de transferências ainda aberto na Argentina, o Racing de Avellaneda insiste no interesse em Mariano González e o jogador já abordou o assunto junto da Imprensa argentina. "O Racing não contactou o FC Porto", referiu. "Fui contactado por um vice-presidente do clube quando estive na Argentina, mas não nos chegámos a encontrar. Não é algo que dependa de mim, mas sim do FC Porto", acrescentou, sublinhando que "em Junho tudo será diferente, serei um jogador livre". O JOGO sabe que a concretização de uma transferência nesta altura é muito improvável.

in "ojogo.pt"

Ramón Garay: «Telefones não param de tocar»

PRESIDENTE DO CERRO ESTÁ FARTO DE DAR NEGAS


Foi providencial a investida do FC Porto por Juan Iturbe. O timing foi perfeito, antecipando a inflação que poderia resultar de um Sul-americano de Sub-20 explosivo. Com o miúdo de 17 anos a levar a equipa às costas e a fazer manchetes no jornal desportivo “Olé”, não falta quem queira saber, junto do Cerro Porteño, se ainda dá para resgatar o craque.
"Nem imagina. Os telefones não param de tocar. Vários empresários, dizendo representar clubes europeus, têm ligado a perguntar pelo Iturbe”, conta a Record o vice-presidente do Cerro Porteño, Ramón Garay.
in "record.pt"

Esta saga já rendeu 9 pontos aos dragões

GOLOS DE VARELA VALEM OURO


Aos 26 anos, Silvestre Varela é o elemento mais velho do trio atacante preferido de André Villas-Boas, mas não é o bilhete de identidade que o faz marcar mais golos do que Hulk ou Falcão. O Drogba da Caparica é, aliás, o menos certeiro dos três, embora se sirva da sua maior experiência para apontar golos decisivos, daqueles que valem pontos.
Foi assim contra o Sp. Braga, Académica e, mais recentemente, Rio Ave. Estamos a falar de 3 jogos cujos 3 pontos só sorriram ao dragão por força da intervenção do futebolista resgatado na Amadora há precisamente dois anos. Feitas as contas, são já 9 os pontos oferecidos de forma direta pelo camisola 17, embora o seu contributo para a liderança da Liga não fique por aqui. Longe disso...
in "record.pt"

Hulk: «Sonhamos ganhar, um dia, a Liga dos Campeões»

Hulk é o porta-voz do sonho azul e branco. O avançado brasileiro conta que a equipa «sonha» vencer a Liga dos Campeões, mas para já aponta aos dois grandes objectivos da temporada: campeonato e Liga Europa.

«A gente sonha um dia ganhar a Liga dos Campeões. Este ano estamos na Liga Europa e estamos muito bem, porque em seis jogos não perdemos nenhum. Vamos ter agora um grande adversário pela frente, que é o Sevilha. Estamos focados nesta competição, queremos ganhá-la e temos tudo para ganhar. Vamos continuar com a mesma humildade, porque o nosso objectivo é ganhar a Liga Europa e o campeonato português», afirmou, em entrevista à Rádio Bandeirantes, do Brasil. 

Numa entrevista em que abordou vários temas, Hulk manifestou desejo de um dia jogar no Brasil. elogiou Liedson, que agora regressa ao Brasil, dizendo que se trata de um «grande jogador» e uma «grande pessoa», e falou sobre o interesse de outros clubes no seu concurso. 

«Sondagens há sempre, de vários clubes. Mas eu neste momento visto a camisola do F.C. Porto e estou concentrado aqui. Não posso ficar menos focado aqui para não sair do ritmo que tenho. No final da época, se tiver de sair ou ficar, deixo na mão dos meus empresários», explicou.

«Meti na cabeça que tinha de fazer o melhor para ser campeão» 

O portista faz, ainda, um balanço da sua temporada até ao momento: «Trabalhei bastante este ano. Fiz uma boa pré-temporada, dediquei-me ao máximo e coloquei na minha cabeça que tinha de fazer o melhor para ser campeão aqui no F.C. Porto e já que estou na frente dos melhores marcadores, lutar para isso também.»

O avançado já está a trabalhar com a selecção brasileira, que quarta-feira enfrenta a França, em Paris, e garante estar apostado em reservar o seu lugar no grupo de Mano Menezes. «Espero aproveitar a oportunidade. Quero dar o máximo e fazer tudo o que o treinador quiser. Espero aproveitar as oportunidades para segurar uma vaga na selecção», afirmou. 
No primeiro treino realizado com o grupo, contudo, Hulk não integrou a equipa titular. Mano Menezes optou por escalar uma dupla de ataque com Robinho e Pato.

Onze de Mano Menezes no primeiro treino:
Júlio César; Dani Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato.


in "maisfutebol.iol.pt"

Guarín quer mostrar frente à Espanha o que faz no F.C. Porto

Médio colombiano elogia selecção campeã do Mundo


Freddy Guarín quer mostrar frente à Espanha o que faz no F.C. Porto. Entre os eleitos da Colômbia para o jogo particular desta quarta-feira com a selecção campeã do mundo e da Europa, o médio disse também ser «um sonho jogar no Santiago Bernabéu» com a camisola do seu país. 


«Será um desafio muito difícil, mas também uma grande motivação, alegria e um motivo extra para mostrar frente à selecção campeã do mundo o que fazemos individualmente nos nossos clubes e partilhá-lo com a nossa equipa para podermos ganhar», perspectivou Guarín, nesta segunda-feira, à chegada a Madrid, citado pela agência EFE.



Apesar de optimista, o médio do F.C. Porto antecipou as dificuldades que esperam a Colômbia neste amigável. «Espanha é uma selecção muito completa, com uma forma de jogar impressionante, desde a troca de bola ao controlo do jogo e à paciência que revela», analisou.



A nível pessoal, mostrou-se «muito feliz por estar uma vez mais com a selecção».

om "maisfutebol.iol.pt"