terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Iturbe brilha e marca mais um golo à Messi

Com apenas seis toques, Iturbe correu quase meio campo com a bola controlada, tirou três adversários do caminho e marcou o golo que valeu a vitória da Argentina sobre o Brasil (2-1), rival que faz ferver o sangue como nenhum outro e que, à conta disso, acabou por transformar o reforço do FC Porto no herói inevitável das manchetes argentinas. "O novo Messi", exclamaram outra vez. Por muito que se esforce em descolar o rótulo de uma comparação pesadíssima, Iturbe vai coleccionando jogadas que ampliam as semelhanças nos movimentos: dois toques com o pé esquerdo arrumaram o primeiro brasileiro que lhe tentou fazer frente; outros dois toques de pé direito desviaram-no de mais dois adversários e, num piscar de olhos, já estava na área só com o guarda-redes pela frente. Voltou a tocar ao de leve na bola com o pé direito, mas só para a colocar no esquerdo, que é o mais habilidoso, para a estocada final.

Um, dois, três, quatro, cinco, seis toques e estava feito o segundo golo argentino no jogo, terceiro de Iturbe no sul-americano de sub-20. Ele que até só tem 17 anos, mas que já virou protagonista principal de uma selecção que carimbou praticamente a presença no Mundial que se disputará no Verão, na Colômbia, e que está também bem encaminhada para garantir lugar nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. "Ainda falta a parte mais picante deste sul-americano, que é a final, mas para os adeptos argentinos este é o começo de um novo romance: Juan Iturbe, a nova pulguita. Iturbe faz a diferença, joga ao ritmo do seu ídolo do Barça e faz o que em futebol parece impossível: inventa jogadas numa equipa sem grande fio de jogo", escrevia ontem o "Olé", da Argentina. Até os jornais brasileiros, no meio de uma digestão difícil da derrota, à conta de uma arbitragem que mereceu reparos, não poupava nos elogios ao "golaço" de Iturbe. "O lance fez valer o apelido de novo Messi", contava o "Globoesporte".

Os olheiros presentes na competição, muito centrados no brasileiro Neymar, admitem que o FC Porto fez uma boa jogada de antecipação, garantindo Iturbe antes da explosão consumada agora. "Itu fez uma grande jogada e prova a cada jogo que passa que tem muito potencial", sublinhava Funes Mori, parceiro de Iturbe no ataque e, ainda que timidamente, já associado também aos portistas, depois de uma pública investida do Benfica para o contratar ao River Plate.

Com o Mundial de sub-20 praticamente garantido, e considerando as datas da competição (29 de Julho a 20 de Agosto), isso deverá significar que Iturbe não arrancará a próxima temporada com o FC Porto, ingressando no clube com a época em andamento.

"Vai ser um caso sério no futebol mundial"

Por estes dias, Iturbe é uma referência incontornável e tem sido alvo de curiosidade generalizada. Já o era por causa das sistemáticas comparações com Messi, mas os golos que tem marcado no sul-americano reforçaram a comparação. Walter Perazzo, seleccionador argentino, tenta fugir desse paralelismo, sem disfarçar o entusiasmo com o que Iturbe vai fazendo em campo. "Não lhe quero colocar sobre os ombros a responsabilidade que lhe têm dado os jornais, mas é um jogador único que vai ser um caso sério no futebol mundial. Tem 17 anos e está a marcar o seu caminho. É um desequilibrador explosivo", disse Perazzo no rescaldo da vitória sobre o Brasil, com contributo decisivo de Iturbe. O reforço portista voltou a ser titular no ataque da Argentina, tendo sido substituído aos 78 minutos por Mauro Diaz. "Iturbe mostrou grandes qualidades", disse também Ney Franco, treinador do Brasil.

Imprensa

Olé

"Não há dúvidas de que o elemento desequilibrador voltou a ser Iturbe (…) Quando as coisas aqueciam, com o Brasil, apesar de jogar com 10 desde os cinco minutos, a carregar no ataque, apareceu Iturbe (...). As sombras da comparação com Messi voltaram a estar presentes"


globoesporte.com

"O novo Messi arrancou, passou por três adversários, entrou na área e tocou na saída de Gabriel: 2 a 1. Um balde de água fria na reacção brasileira"


LANCE!NET

"E o novo Messi leva a melhor sobre Neymaradona (...) Depois de uma bobeada da defesa brasileira, que parou no lance, Iturbe fez fila e ampliou"


LANACION

"Na sequência de uma grande jogada individual, Iturbe concluiu com o pé esquerdo. Golaço com reminiscências do golo marcado por Lionel Messi ao Brasil em Novembro"

in "ojogo.pt"

Sem comentários: