sábado, 14 de setembro de 2013

Galo visita o poleiro do campeonato

 O FC Porto, líder do campeonato, recebe o Gil Vicente na quarta jornada, numa partida que, estatisticamente, significa a vitória portista, se bem que este Gil de Deus já deu mostras neste campeonato de gostar de desafiar limites.

Historicamente, o FC Porto é mais do que favorito, isto porque, em 19 receções aos gilistas, o saldo é de 19 vitórias, só que também é relevante o facto de o Gil Vicente ser o único emblema a ter derrotado os portistas para o campeonato durante o legado de Vítor Pereira, nos últimos dois anos.

Aconteceu em janeiro de 2012 e, desde então, nunca mais os azuis e brancos conheceram o sabor da derrota na Liga ZON Sagres. De qualquer forma, também importa recorda que os gilistas voltaram a roubar pontos ao tricampeão na época passada, quando empataram a zero na primeira jornada.

FC Porto canta de vitória em vitória

Tem sido um início perfeito para os portistas. Depois de uma pré-temporada em que ficaram dadas muito boas indicações, os azuis e brancos entraram com o pé direito e derrotaram o Vitória de Guimarães na Supertaça Cândido de Oliveira.

Depois do primeiro título oficial, os dragões entraram para o campeonato com vista ao tetra, mas não ganharam para o susto, quando, em Setúbal se viram a perder ao intervalo, altura em que tiveram que puxar dos galões, contando com a magia de Quintero e com a 'ajuda' de Kieszek, infantil na forma como deixou a sua equipa a jogar com dez.

Seguiu-se uma vitória tranquila em casa diante do Marítimo (3x0) e, depois, um jogo de grau de dificuldade elevado em Felgueiras, diante do Paços de Ferreira, só desbloqueado por um tento de Jackson, que desperdiçou um elevado número de oportunidades até então.

Numa equipa em que têm despontado Licá e Josué, ficam duas dúvidas para este encontro: Varela está recuperado da lesão sofrida na Supertaça mas não é certo que reentre no onze, sobretudo porque quem está tem dado conta do recado; os internacionais pelas seleções foram muitos e, em vésperas de jogo de estreia na Liga dos Campeões, Paulo Fonseca terá uma gestão de esforço para fazer no seu plantel.

©Pedro Benavente
Gil de Deus e de muita entrega

Apesar das duas dezenas de novas caras e da mudança de equipa técnica, este Gil Vicente já provou esta temporada que alma não lhe falta, o que resultou nos seis pontos conquistados em três jogos, fruto de duas vitórias caseiras e de uma derrota fatídica na Luz.

Primeiro, na receção à Académica, os gilistas marcaram mas viram Draman ser expulso logo no início do segundo tempo, o que fez com que os estudantes atacassem de forma veemente os de Barcelos, que fixariam o 2x0 final nos descontos, por Luís Martins. Na segunda jornada, perante um Benfica escaldado depois da derrota nos Barreiros, o Gil conteve os ataques encarnados e silenciou a Luz (se bem que o silêncio se misturava com os assobios). De forma dramática, os gilistas viram os três pontos voarem para a águia nos descontos.

Por fim, diante do SC Braga, talvez a vitória mais improvável deste início de campeonato, porque, com mais de meia hora para o fim do jogo e com o marcador em branco, Halisson e Danielson viram o vermelho e deixaram a equipa reduzida a nove. Qual ajuda divina, o Gil Vicente teve a astúcia suficiente para marcar e segurar os desesperados ataques bracarenses.

Para este encontro, João de Deus não poderá contar com os dois centrais e terá que fazer ajustes no centro da defesa. Fica também a curiosidade de saber se Pitbull será lançado a jogo no regresso ao Dragão, tal como regressam os outros ex-portistas César Peixoto, Bruno Moraes e Diogo Viana, este o autor do golo na Luz e uma das boas surpresas desta época. Além disso, João de Deus espera contar com a inspiração de Adriano Facchini, dificilmente não considerado como o melhor do campeonato até agora.

in "zerozero.pt"

FC Porto-Gil Vicente (antevisão): missão impossível

O Momento:

FC PORTO: todos os indicadores apontam para o triunfo azul e branco. O histórico é arrasador (16 jogos, 16 vitórias) e o arranque da Liga sugere um tricampeão pouco tolerante com quem o visita. Paulo Fonseca só tem de pedir o mesmo aos seus jogadores: não facilitar. Felizmente para o espetador, o futebol não gosta de matemática e o fator-surpresa não pode ser riscado à partida. A missão parece impossível para os gilistas, mas isto é só no plano teórico.

GIL VICENTE: seis pontos em três jogos retiram pressão sobre os minhotos para a visita ao Dragão. João de Deus quererá tirar benefícios disto na preparação do jogo. Verdade seja dita, o Gil só tem a ganhar com esta visita. Se perder, apenas cumpre o que está previsto no guião. Pormenor importante: o Gil impôs a última derrota ao FC Porto em jogos da Liga. Foi em Barcelos, há 20 meses.

Ausentes:

FC PORTO: não há atletas indisponíveis;

GIL VICENTE: Daniel e Pedró (condicionados); Halisson e Danielson (castigados);

Discurso direto:

Paulo Fonseca: «Já têm duas vitórias. É uma equipa moralizada. Mudou para melhor em relação à época anterior. Temos uma obrigação enorme de não relaxar. Não acredito em qualquer tipo de facilidade».

João de Deus: «Vai ser muito complicado para nós. É em casa do campeão nacional, que está motivado e possui uma equipa com dinâmicas instituídas e jogadores que desequilibram em momentos chave do jogo. Por isso vai haver momentos em que teremos que defender e ter mais gente junto à nossa baliza, mas quando tivermos oportunidade vamos fazer o nosso jogo e tentar destabilizar o nosso adversário».

Histórico de confrontos:

Contabilidade simples: 16 jogos no escalão maior, 16 vitórias para o FC Porto. Para a Taça de Portugal, mais do mesmo: três jogos, três triunfos azuis e branco. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Perigo imediato com o último carrasco

A última derrota dos dragões no campeonato foi diante do Gil Vicente, há mais de um ano. Tricampeão nacional defende liderança isolada do campeonato diante do clube de Barcelos. Jogo com relato na Renascença, a partir das 20h15 e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

O FC Porto defronta o Gil Vicente, este sábado, em jogo da quarta jornada da Primeira Liga, defendendo no Dragão a liderança da tabela.

Não há memória curta para os lados do Dragão. Os tricampeões nacionais, com a confiança nos píncaros depois das três vitórias inaugurais no campeonato, têm ainda presente a data da última derrota no campeonato.

Não se trata de uma recordação frustrada mas sim a evidência de que a derrota em Barcelos, diante dos "galos" (3-1), a 29 de Janeiro de 2012 é uma efeméride a manter, sem qualquer "escorregadela" no presente.

Mas Paulo Fonseca vê nesta recepção ao Gil Vicente um "jogo perigoso". É que o líder do campeonato [nove pontos] vai defrontar o quinto classificado [seis pontos], que apenas perdeu na Luz, diante do Benfica e que já bateu o pé a Académica e Sporting de Braga. Para o dragão, todo o cuidado é pouco, portanto, perante um conjunto que tem já identidade formada.

Varela está de voltaO FC Porto já poderá contar com Silvestre Varela. O extremo está recuperado de lesão e foi convocado por Paulo Fonseca. Resta saber se a condição física do "Drogba da Caparica" será suficiente para fazer cair do onze Licá ou Josué.

Do lado gilista, João de Deus anunciou, no lançamento do desafio, o nome dos primeiros sete titulares a colocar em campo em pleno Dragão. Falta saber quais os quatro que restam, expectando-se que o reforço Pitbull possa ser uma das opções iniciais, estreando-se na presente época, em Portugal.

O FC Porto-Gil Vicente arranca às 20h15, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Hugo Pacheco. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Primeira Liga: 4ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Hugo Pacheco (AF Porto)

Equipas prováveis
FC PortoHelton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Josué, Jackson Martínez e Licá.
Gil VicenteAdriano; Gabriel, Luan, Pek's e Luís Martins; Keita, João Vilela e César Peixoto; Diogo Viana, Bruno Moraes e Pitbull.

in "rr.pt"

Descanso a tempo parcial tem o resultado esperado

mangala regressa APÓS chamada francesa

Mangala dará por bem empregue o pouco tempo de descanso que decidiu ter após ter terminado a sua participação nos jogos da seleção francesa, esta semana.Tal como demos conta à altura, o central gaulês, de 23 anos, apresentou-se para trabalhar no Olival na quarta-feira de manhã, poucas horas depois da França ter jogado na Bielorrússia.

A viagem de avião, com escala em Paris, que começou em Gomel perto da meia-noite e só terminou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro às 8 horas de quarta-feira, permitiu-lhe preparar-se da melhor forma no seio do plantel, tendo em vista o seu regresso à equipa esta noite.

O defesa vai voltar ao onze, relegando novamente Maicon para o banco de suplentes. Com a sua reentrada, Otamendi irá novamente ser reposicionado sobre o lado direito do eixo, posto ocupado por Maicon na última partida e que empurrou o argentino para perto de Alex Sandro.

De resto, Mangala já ontem voltou a estar perto da competição, tendo assistido ao vivo ao jogo entre o FC Porto B e oMoreirense, da 2.ª Liga.

in "record.pt"

Defour perde estreia europeia

Steven Defour vai falhar o primeiro jogo europeu do FC Porto, a realizar na próxima quarta-feira na Áustria, devido a razões disciplinares.

O médio belga foi expulso em Málaga (segunda-mão dos oitavos-de-final da Champions) por acumulação de cartões amarelos e uma vez que o FC Porto não realizou qualquer jogo a seguir ao compromisso com os espanhóis o castigo do belga transita automaticamente para a primeira partida da nova época, precisamente frente ao Áustria Viena.

Sendo o belga um dos jogadores imprescindíveis dos dragões neste início de temporada, Paulo Fonseca é colocado perante uma realidade indiscutível, vai alterar o onze base na Liga dos Campeões, embora o treinador portista apenas comece a pensar nas alternativas para o encontro com o campeão austríacoa seguir ao jogo desta noite como Gil Vicente.

Defour está citado para a equipa inicial frente aos galos e irá cumprir o quinto jogo consecutivo como titular no meio campo, jogando ao ladode Lucho e Fernando.

in "abola.pt"

Jackson faz 34.º jogo seguido na Liga

Jackson deve ter coração de ferro e espírito de combatente para continuar a responder de forma tão brutal a todos os apelos que os treinadores do FC Porto lhe vão lançando semana a semana. Com Vítor Pereira jogava constantemente, com Paulo Fonseca mantém a esfera de imprescindível e nos primeiros três jogos da época levou a missão em campo até ao fim.

Para ele, portanto, estar na época 2012/13 ou na 2013/14 é indiferente, o colombiano mantém a regularidade de um fio de prumo... Mesmo nas situações em que se depara com viagens de longo curso para representar a seleção nos jogos de apuramento para o Mundial, o colombiano volta ao dragão como se nada tivesse acontecido. Durante a semana andou pelo Uruguai, onde jogou apenas quatro minutos pela Colômbia, ontem realizou o único treino de conjunto da semana, mas hoje será indiscutível com o Gil vicente.

Possuindo características que agradam a todos os treinadores e a toda a gente, Jackson assinala esta noite o 34.º jogo consecutivo para o campeonato pelo FC Porto (30+4). Desde que chegou não perdeu qualquer partida e assinou quase de forma integral os 90 minutos.

A única exceção foi o encontro com o Beira-Mar, logo à quarta jornada da época anterior. Estaria lesionado? Não, porque Jackson raramente se lesiona. Foi expulso? Também não, porque o colombiano não recebeu qualquer cartão amarelo na última temporada em jogos para a Liga e muito menos o vermelho.

Então saiu porquê? Tratou-se unicamente de um capricho de Vítor Pereira, talvez o único que o treinador teve ao longo de toda a época passada relativamente a Jackson. O jogo estava absolutamente controlado (4-0) pelos dragões e o colombiano foi poupado na reta final, o brasileiro Kléber entrou então para o seu lugar.

Em 2700 minutos possíveis para o campeonato, Jackson acabou por perder apenas uma margem muito mínima, falhou os 17 minutinhos no jogo com o Beira-Mar e nada mais...

in "abola.pt"

Kelvin: de herói a proscrito

Brasileiro soma quatro minutos de competição, não foi inscrito na Champions e esta semana nem para a equipa B foi convocado

Vida muito difícil para o jogador que no próximo dia 28 vai receber o Dragão de Ouro de "Jovem Atleta do Ano". Kelvin continua a ser um dos jogadores mais acarinhados pelos portistas, mas isso não lhe vale espaço competitivo no FC Porto. E esta semana nem para a equipa B foi convocado.

in "fcp.pt"

"Bês" empatam a zero no regresso a casa


O FC Porto B empatou 0-0 com o Moreirense, esta sexta-feira, em jogo a contar para a 6.ª jornada da Segunda Liga, somando o seu segundo empate consecutivo sem golos em jogos em casa. Num jogo muito disputado, o ascendente portista não foi suficiente para bater a bem estruturada defensiva adversária, tendo o resultado final castigado a inoperância ofensiva dos Dragões.

A primeira parte do encontro foi discutida com bravura por ambas as equipas, com a equipa visitante a ceder ao FC Porto B a iniciativa de jogo. Coube fundamentalmente a Herrera “ligar” o jogo a meio-campo, uma missão que cumpriu bem, principalmente na primeira meia-hora de jogo. Defensivamente irrepreensível, a equipa portista falhou em dar seguimento a algumas boas jogadas que foram sendo criadas, tendo o Moreirense apenas ensaiado alguns (e inócuos) contra-ataques. O empate a zero que se registava ao intervalo ilustrava bem o que havia passado no terreno de jogo.

Na segunda parte, o FC Porto manteve-se a controlar a partida até ao momento em que Luís Castro mexeu com o jogo: a entrada de Vion (59m) fez com que o encontro se tornasse mais emotivo e aberto, aumentando a incerteza no desfecho. Aos 66 e 67 minutos, Tozé e Kléber desperdiçaram belíssimas oportunidades para colocar o FC Porto B em vantagem, sendo que Wagner (entrado aos 77m) também podia ter feito o marcador funcionar para o Moreirense já nos dez minutos finais.

O resultado final de 0-0 permite ao FC Porto, que se mantém com uma partida em atraso (a disputar quarta-feira, com o Marítimo B), partilhar a liderança da Segunda Liga com a equipa de Moreira de Cónegos, tendo ambos 14 pontos.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Moreirense, 0-0
Segunda Liga, 6.ª jornada
13 de Setembro de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Assistência: 600 espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (Funchal)
Assistentes: Nélson Moniz e Sérgio Serrão

FC PORTO B: Fabiano; Víctor García, Tiago Ferreira, Zé António e Quiño; Mikel (Vion, 59m), Herrera e Pedro Moreira (cap); Tozé, Ivo (Leandro, 79m) e Kléber (Caballero, 83m).
Não utilizados: Kadú, David Bruno, Tomás Podstawski e André Silva.
Treinador: Luís Castro

Moreirense: Carlos (cap.); André Simões, Sandro, Ricardo Nascimento, Elízio, Filipe Melo, Diogo Cunha, Luís Aurélio, Edgar Costa (Wagner, 77m), André Carvalhas (Mendy, 62m) e Tiago Borges (Idris, 83m).
Não utilizados: Marafona, Florent, Márcio Madeira e Pires.
Treinador: Vítor Oliveira

Disciplina: cartão amarelo a André Simões (35m), Mikel (54m), Luís Aurélio (61m), Leandro Silva (85m), Elizio (87m) e Filipe Melo (90+3m)


in "fcp.pt"