sábado, 14 de setembro de 2013

Galo visita o poleiro do campeonato

 O FC Porto, líder do campeonato, recebe o Gil Vicente na quarta jornada, numa partida que, estatisticamente, significa a vitória portista, se bem que este Gil de Deus já deu mostras neste campeonato de gostar de desafiar limites.

Historicamente, o FC Porto é mais do que favorito, isto porque, em 19 receções aos gilistas, o saldo é de 19 vitórias, só que também é relevante o facto de o Gil Vicente ser o único emblema a ter derrotado os portistas para o campeonato durante o legado de Vítor Pereira, nos últimos dois anos.

Aconteceu em janeiro de 2012 e, desde então, nunca mais os azuis e brancos conheceram o sabor da derrota na Liga ZON Sagres. De qualquer forma, também importa recorda que os gilistas voltaram a roubar pontos ao tricampeão na época passada, quando empataram a zero na primeira jornada.

FC Porto canta de vitória em vitória

Tem sido um início perfeito para os portistas. Depois de uma pré-temporada em que ficaram dadas muito boas indicações, os azuis e brancos entraram com o pé direito e derrotaram o Vitória de Guimarães na Supertaça Cândido de Oliveira.

Depois do primeiro título oficial, os dragões entraram para o campeonato com vista ao tetra, mas não ganharam para o susto, quando, em Setúbal se viram a perder ao intervalo, altura em que tiveram que puxar dos galões, contando com a magia de Quintero e com a 'ajuda' de Kieszek, infantil na forma como deixou a sua equipa a jogar com dez.

Seguiu-se uma vitória tranquila em casa diante do Marítimo (3x0) e, depois, um jogo de grau de dificuldade elevado em Felgueiras, diante do Paços de Ferreira, só desbloqueado por um tento de Jackson, que desperdiçou um elevado número de oportunidades até então.

Numa equipa em que têm despontado Licá e Josué, ficam duas dúvidas para este encontro: Varela está recuperado da lesão sofrida na Supertaça mas não é certo que reentre no onze, sobretudo porque quem está tem dado conta do recado; os internacionais pelas seleções foram muitos e, em vésperas de jogo de estreia na Liga dos Campeões, Paulo Fonseca terá uma gestão de esforço para fazer no seu plantel.

©Pedro Benavente
Gil de Deus e de muita entrega

Apesar das duas dezenas de novas caras e da mudança de equipa técnica, este Gil Vicente já provou esta temporada que alma não lhe falta, o que resultou nos seis pontos conquistados em três jogos, fruto de duas vitórias caseiras e de uma derrota fatídica na Luz.

Primeiro, na receção à Académica, os gilistas marcaram mas viram Draman ser expulso logo no início do segundo tempo, o que fez com que os estudantes atacassem de forma veemente os de Barcelos, que fixariam o 2x0 final nos descontos, por Luís Martins. Na segunda jornada, perante um Benfica escaldado depois da derrota nos Barreiros, o Gil conteve os ataques encarnados e silenciou a Luz (se bem que o silêncio se misturava com os assobios). De forma dramática, os gilistas viram os três pontos voarem para a águia nos descontos.

Por fim, diante do SC Braga, talvez a vitória mais improvável deste início de campeonato, porque, com mais de meia hora para o fim do jogo e com o marcador em branco, Halisson e Danielson viram o vermelho e deixaram a equipa reduzida a nove. Qual ajuda divina, o Gil Vicente teve a astúcia suficiente para marcar e segurar os desesperados ataques bracarenses.

Para este encontro, João de Deus não poderá contar com os dois centrais e terá que fazer ajustes no centro da defesa. Fica também a curiosidade de saber se Pitbull será lançado a jogo no regresso ao Dragão, tal como regressam os outros ex-portistas César Peixoto, Bruno Moraes e Diogo Viana, este o autor do golo na Luz e uma das boas surpresas desta época. Além disso, João de Deus espera contar com a inspiração de Adriano Facchini, dificilmente não considerado como o melhor do campeonato até agora.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: