quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

«Iturbe quer jogar e triunfar», diz empresário do argentino

Augusto Paraja pretende perceber junto dos responsáveis do FC Porto o porquê de Juan Iturbe ter sido novamente preterido por Vítor Pereira da lista de jogadores inscritos na Liga Europa.

«Ainda não falei com ele, mas fico triste por não ter sido inscrito. É um jogador de futebol que quer jogar e triunfar. Tenho que falar com Iturbe e com o clube para saber o que se passou», diz o representante do argentino, ouvido pela Renascença.

Recorde-se que o jogador publicou ontem uma mensagem no Twitter, manifestando a sua insatisfação com a decisão de Vítor Pereira.

«Estou cansado disto. A minha paciência está a esgotar-se», podia ler-se durante alguns minutos, uma vez que o desabafo depressa foi apagado.


in "abola.pt"

Processo de inquérito a Kléber foi arquivado

INFORMOU O CONSELHIO DE DISCIPLINA DA FPF



O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou esta quinta-feira o processo de inquérito sobre as declarações de Kléber, jogador do FC Porto, após uma denúncia do Marítimo, num inquérito sobre a sua transferência.
Em comunicado, o CD recorda que o inquérito referido foi instaurado na sequência do chamado "Caso Kléber" (também já arquivado), em que a equipa do Funchal se queixou de comportamento irregular dos "dragões" no processo que levou o avançado brasileiro para o plantel portista.
O Marítimo quis então que a Liga averiguasse "do eventual relevo jurídico-disciplinar das declarações prestadas pelo jogador" no âmbito do processo maior, aquele que analisou a transferência.
O ponta-de-lança brasileiro transferiu-se, no início da presente época, do Marítimo para o FC Porto, tendo o seu passe sido adquirido ao Atlético Mineiro, clube brasileiro que havia emprestado o jogador à equipa funchalense nas anteriores duas épocas.
in "record.pt"

F.C. Porto: Souza no relvado, Hulk condicionado

Djalma, que viu a selecção de Angola ser eliminada da CAN, ainda não voltou ao trabalho com o plantel


Souza deixou o ginásio e voltou ao trabalho no relvado do Centro de Treinos do Olival, sendo mais um nome à disposição de Vítor Pereira para o embate da Taça da Liga com o Vitória de Setúbal.

O médio brasileiro foi a principal novidade numa sessão em que Hulk voltou a fazer treino condicionado. O avançado está a caminhar para a recuperação plena mas o treinador do F.C. Porto não deve arriscar a sua utilização no encontro de domingo.

Djalma, que viu a selecção de Angola ser eliminada da CAN, ainda não voltou ao trabalho com o plantel portista. Emídio Rafael continua em repouso.

Os dragões voltam a treinar na manhã de sexta-feira, seguindo-se a conferência de imprensa de Vítor Pereira. O técnico deverá ser confrontado com as derradeiras movimentações do F.C. Porto no mercado de transferências, nomeadamente as entradas de Lucho González e Janko, bem como os empréstimos de Guarín e Belluschi.

in "maisfutebol.iol.pt"

Walter quer explodir: «Estou louco para jogar»

Avançado quer ter um grande ano no Cruzeiro e depois voltar ao F.C. Porto...ou ficar


Walter está apostado em fazer valer este regresso ao Brasil. O avançado do Cruzeiro quer recuperar as qualidades que levaram o F.C. Porto a contratá-lo no Verão de 2010 e tem treinado com afinco para obter a melhor forma física. 

Contudo, o avançado admite que não pode entrar em euforias para que tudo corra pelo melhor. «Estou louco para jogar, mas sei que é preciso ter calma. Na minha vida, tudo sempre foi feito com calma, nada com pressa», começou por dizer, em entrevista ao site oficial do clube

Depois, colocou-se à disposição do técnico Vágner Mancini: «Se ele me levar para o jogo de estreia, será óptimo. Se não, vou trabalhar forte para ficar à sua disposição no jogo seguinte.»

«Tenho feito um trabalho muito bom, há mais de 20 dias, sem parar, de manhã e de tarde. Agora, está perto o Campeonato Mineiro, mas tenho que esperar estar a 100 por cento. Não adianta ir a correr e não estar 100 por cento. Espero muito de mim, quero fazer um bom ano aqui no Cruzeiro», afirmou. 

Walter quer ganhar títulos no emblema de Belo Horizonte, para continuar na senda vitoriosa que teve no Internacional e no F.C. Porto.

«Quero fazer um grande trabalho aqui. No fim, posso voltar para Portugal ou, quem sabe, o Cruzeiro possa comprar-me. Estou mesmo muito focado em fazer um bom ano aqui. Sinto que vai ser um bom ano para mim e um bom ano para o Cruzeiro», concluiu. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Ricardo Costa «Não é decisivo, é importante»

O FC Porto recebe o Sporting na 18.ª jornada do campeonato nacional de andebol.

Dragões e Leões estão separados por um ponto na tabela classificativa mas são os tricampeões nacionais que comandam o campeonato nacional de andebol antes de receber o Sporting no Dragão Caixa.

«Vai ser bastante difícil. Da última vez que os defrontámos perdemos. Vai ser um jogo entre duas grandes equipas que lutam pelo mesmo objetivo. Espero, no final, dar uma alegria a todos os adeptos do FC Porto. Precisamos deles no Dragão Caixa», começou por dizer Ricardo Moreira, esta quarta-feira, na superflash de antevisão do encontro realizada no Dragão Caixa.

«Todos os jogos são decisivos neste tipo de campeonato. Este é bastante importante mas decisivo ainda não», acrescentou.

Na primeira volta do campeonato, o Sporting venceu o FC Porto por 26-24, na 7.ª jornada, mas Ricardo Costa evitou falar em «ajuste de contas».

«É de facto um jogo importante. Trata-se de um adversário direto e é muito importante ganhar. Não há contas a ajustar. Apenas nos preocupa a vitória, sem pensar o que ficou para trás», explicou.

Na avaliação das duas equipas, Ricardo Costa revelou que os pontos fortes do FC Porto são a rapidez no contra-ataque e boa defesa. Do lado do adversário, realçou os jogadores experientes e a eficácia na hora de marcar golos.
O FC Porto recebe, este sábado às 17 horas, o Sporting no Dragão Caixa. 
in "sapodesporto.pt"

Tó Neves preocupado com "apoio" ao Benfica

FC Porto e Benfica defrontam-se na 14.ª jornada do campeonato nacional de Hóquei em Patins.

Tó Neves preocupado com "apoio" ao Benfica
Os dois grandes rivais defrontam-se pela primeira vez no campeonato esta época, e os Dragões contam com uma ligeira vantagem, de dois pontos, na tabela classificativa.

O treinador do FC Porto afirmou que são «três pontos iguais aos outros jogos».

«Sabemos que qualquer que seja o resultado deixa tudo em aberto para qualquer equipa. Não vai ser este resultado que ditará o novo campeão nacional», começou por dizer tó Neves, esta quarta-feira, na superflash de antevisão, realizada no Dragão Caixa, minutos antes de mais um treino de preparação.

Também presente na antevisão do clássico esteve Gonçalo Suissas, onde explicou que este não será um jogo decisivo porque o campeonato de hóquei em patins não se resume ao FC Porto e Benfica.

«Não sei se é o jogo mais importante. Sabemos que vai ser um jogo muito complicado. O Benfica está a dois pontos e se vencermos este encontro ganharemos uma vantagem boa mas está longe de ser um jogo decisivo porque ainda há muito campeonato pela frente. O Benfica tem excelentes jogadores e é uma equipa muito competente», analisou.

No último encontro do seu adversário, o Benfica venceu o Candelária por 7-4 e onde os encarnados estiveram grande parte do tempo atrás no marcador.

O treinador Tó Neves explicou que ficou «preocupado» com o que viu no último encontro do adversário.

«Estou preocupado com o jogo do último fim de semana, visto que a equipa que vamos defrontar tem sido bem apoiada», explicou, sem desvendar se estava a referir-se à equipa de arbitragem.

«Tem crescido uma onda à volta do Benfica. Tem muitos adeptos no hóquei em patins», afirmou, irónico, Tó Neves.

in "sapodesporto.pt"

O desafio entre FC Porto e Benfica está agendado para este domingo às 15h05 no Dragão Caixa.

Stessl: «Janko e Porto são a combinação perfeita»

Hermann Stessl, austríaco que treinou os dragões de 1980 a 1982, elogia a qualidade do avançado


Hermann Stessl não esquece o F.C. Porto. O treinador que orientou os dragões entre 1980 e 1982 continua a acompanhar o clube portista e ficou satisfeito com a contratação de Marc Janko, austríaco como ele. 

«Penso que é a combinação perfeita para ambos. Janko é um tipo de jogador que encaixa na perfeição no F.C. Porto. O Porto tem dois ou três jogadores que podem fazer muitas assistências a partir dos flancos», disse o experiente técnico ao site austríaco LAOLA1.

Como o próprio jogador admitiu, os adeptos do F.C. Porto esperam que Janko faça esquecer Radamel Falcao. «Falcao, que estava agora no At. Madrid, marcou cerca de 50 por cento dos seus golos de cabeça. E o Marc (Janko) é um dos melhor cabeceadores da Áustria», conclui Stessl.

«Equipa trabalhava muito bem para Falcao»

Em entrevista à Austria Press Agency, Marc Janko também falou sobre o seu futuro no F.C. Porto. É uma grande honra poder jogar com Hulk. Lembro-me da final da Liga Europa, onde foi incrível ver quantas bolas Falcao recebeu. Toda a equipa trabalhava muito bem para ele. O clube acha que eu posso encaixar perfeitamente nesse perfil.»

«Eu nunca me iria comparar com Falcao. Mas o Porto pensará dessa forma, porque gastou muito dinheiro comigo. O clube tem um excelente departamento de scouting e raramente escolhe jogadores sem qualidade. Eles apostaram em mim e isso foi importante para mim», concluiu Marc Janko. 

Os adeptos do Twente também fizeram questão de agradecer o contributo de Janko, nomeadamente na final da Taça da Holanda frente ao Ajax (2010/11). O vídeo com o seu golo tem sido difundido através de blogues e sites de adeptos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Lucho: «A minha família é muito feliz no Porto»

Argentino garante que a saída do Marselha não teve nada a ver com o assalto que sofreu, mas não esconde o conforto que sente em Portugal.


Lucho regressou à casa de partida no futebol europeu e voltou feliz. Em entrevista à rádio francesa RMC, o argentino garantiu que a decisão de voltar ao F.C. Porto «foi amadurecida durante seis meses». O jogador adiantou de resto que não teve nada a ver com o assalto que sofreu em casa.

Recorde-se que a 18 de Março de 2011, a casa de Lucho González foi assaltada por quatro homens armados e de cara tapada, com o jogador, a esposa e o filho no interior. Lucho não ofereceu resistência e os quatro homens puderam levar tudo o que quiseram, fugindo ainda com o carro do argentino.

«Sempre disse que a coisa mais importante é a minha família. Obviamente que ela não esqueceu o que aconteceu, mas isso não significa que saio por causa da agressão. Aconteceu em Marselha, como podia acontecer no Porto ou noutra qualquer cidade, sobretudo com a crise mundial actual», disse.


Apesar disso, Lucho não esconde que há um certo conforto em regressar ao Porto. «Não há qualquer relação entre o assalto e a minha saída do Marselha, ao contrário do que já li ou ouvi. É claro que a minha família é muito feliz no Porto, mas garanto que aproveitou bem a vida em Marselha.»

De resto, o jogador respondeu às críticas que o acusam de não confirmar as promessas. «Claro que é mais fácil falar do jogador mais caro da história do clube do que dos cinco títulos ganhos. Mas tudo bem. Grandes jogadores passaram pelo Marselha e alguns não ganharam nada. Ninguém fala disso.»

«Sei que sou o jogador mais caro do clube, mas as transferências não são negociadas pelos jogadores. O Pastore não disse ao PSG que valia 45 milhões de euros. Mas não me deixo afectar por isso, já não tenho 22 anos. Acho que o facto de falar pouco com a imprensa não agrada a algumas pessoas.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Lucho González é o mais bem pago do plantel

Lucho González regressou ao FC Porto com pompa e circunstância e cumpriu o sonho pelo qual lutou nas últimas semanas. A saída a custo zero do Marselha acabou por se tornar num facto verdadeiramente surpreendente e relevante, mas o médio argentino soube gerir a situação com mestria.

Apesar de ter anuído a uma redução substancial do salário que recebia em França, vai passar a ser o jogador mais bem pago do plantel dos dragões, com uma enorme vantagem: voltou pela porta grande e está onde quer, na cidade da sua preferência e no clube onde é acarinhado por toda a gente, desde o presidente ao mais humilde dos adeptos.

O internacional argentino, que assinou até 2014, auferia no Marselha um ordenado mensal de 358 mil euros líquidos e, no FC Porto, vai receber cerca de 250 mil, um corte a bem da estabilidade pessoal e do rumo que há muito quis dar à sua vida desportiva. 

Para o FC Porto, este também foi um excelente negócio, pois garante uma aquisição que pode mexer com a equipa - em termos técnicos, táticos e até emocionais -, recupera um ativo que sempre teve estatuto especial no Dragão e consegue-o sem pagar um único cêntimo ao clube que representava, a não ser os dois milhões que abdica de receber da transferência operada em 2009, respeitante a prémios.


in "abola.pt"

Danilo e companhia num espaço oportuno

DEVE SER TITULAR FRENTE AO V. SETÚBAL



A estreia de Danilo com a camisola do FCPorto podia muito bem ter acontecido na Taça da Liga, frente ao Estoril. No entanto, o atraso do Santos na libertação do certificado internacional do jogador acabou por adiar esse momento para o jogo que se seguiu, frente ao V. Guimarães, para a Liga Zon Sagres.
Ainda assim, a mais recente competição do calendário português continua a poder ficar marcada na carreira de Danilo no FC Porto, já que o internacional brasileiro deve ser titular pela primeira vez com a camisola azul e branca, no domingo, frente ao V. Setúbal.
in "record.pt"

Um avançado que tem asas

Quando em 2005 aceitou trocar o Admira Wacker pelo Red Bull Salzburgo, Marc Janko estaria longe de imaginar que a mudança lhe proporcionaria uma ligação com a conhecida marca de bebidas energéticas que foi muito além da vertente desportiva. Marc Janko é, na actualidade, um dos principais ícones do futebol patrocinados pela mundialmente conhecida Red Bull, que optou por capitalizar a popularidade e mediatismo que o avançado conquistou durante os últimos anos na Áustria.
O fenómeno começou cedo, a ligação também. Depois de ter feito 11 golos nos dez jogos que realizou já na parte final da primeira época no Red Bull Salzburgo, a marca agarrou o avançado e transportou-o para outro tipo de desportos, por sinal bem mais radicais do que o futebol. Aliás, se não estiver num relvado de futebol Marc Janko poderá muito bem ser encontrado a voar num jacto privado ou até nas boxes da Fórmula 1 da Red Bull, como aconteceu recentemente no circuito do Mónaco. Também há pouco tempo, Marc Janko foi conhecer o aeroporto privado da Red Bull, situado precisamente em Salzburgo, tendo sentido a adrenalina proporcionada pela potência de um jacto da marca. Ao que parece, o avançado saiu-se bem e não tremeu quando chegou a hora da verdade.
Mas não é tudo. Marc Janko também é várias vezes solicitado para fazer de júri na modalidade de Freestyle, patrocinada pela marca de bebidas. Em 2008, por exemplo, fez parceria com o holandês Edgar Davids na decisão dos representantes austríacos que participaram depois no campeonato do mundo da modalidade. Marc Janko é um goleador, mas é também um produto de marketing devidamente aproveitado pela Red Bull. No dia da apresentação no FC Porto, surgiu com os dois touros que fazem o símbolo da marca bem estampados na camisola. Curiosamente, no Dragão já havia outro jogador com ligações à Red Bull: o belga Defour.

O austríaco na rede

Número

Marc Janko é um utilizador frequente das redes sociais e ontem até colocou uma foto com a camisola 29 que vai usar no FC Porto. O avançado disse que "gostou" do que viu, mas que teve de abandonar o número de que mais gosta (21) por não estar disponível.

Mais seguidores

O avançado só aderiu ao Facebook no início do ano e a 17 de Janeiro tinha conseguido juntar apenas mil seguidores. No entanto, e nas últimas horas, Marc Janko já está perto de chegar aos seis mil. O avançado achou o número "fantástico".

Loucura de Pepe

Neste pequeno mundo das curiosidades, destaque para a previsão que o avançado fez da "Espanha campeã do mundo" ou ainda para o facto de ter chamado "louco" a Pepe depois daquele episódio com Messi no jogo entre o Real Madrid e o Barcelona.

in "ojogo.pt"

Iturbe não gostou de ser excluído

Ao início da tarde de ontem, Iturbe publicou uma mensagem no Twitter, aparentemente em resposta à sua ausência na lista de jogadores inscritos para o que ainda falta disputar da Liga Europa. "Estou cansado disto tudo! Creio que a minha paciência se esgotou", escreveu o jovem argentino, que tratou, poucos minutos depois, de retirar esta frase e trocá-la por outra bem mais... pacífica. "Estou tranquilo! Aqui vos deixo uma foto com o meu amigo Cebola Rodríguez", escreveu.
A verdade é que Iturbe reagiu mal ao facto de não fazer parte das opções de Vítor Pereira para disputar a Liga Europa, numa lista que foi ontem enviada para a UEFA e comunicada no balneário. No entanto, a opção de Vítor Pereira foi feita a pensar no equilíbrio do plantel. Ou seja, na possibilidade de escolher entre a adição de mais um lateral-esquerdo ou um extremo, o treinador preferiu contar com o brasileiro Alex Sandro, até tendo como justificação a abundância de extremos já inscritos nas competições europeias (Hulk, James, Varela, Crsitian Rodríguez ou Djalma).
O desabafo de Iturbe não passou disso mesmo e a prova está no facto de o jovem argentino ter retirado a mensagem pouco depois de a ter escrito. Um erro que não deverá ter punição por parte da SAD.
Inscritos na UEFA
Guarda-redes
Helton
Bracali
Defesas
Danilo
Sapunaru
Maicon
Rolando
Otamendi
Mangala
Álvaro Pereira
Alex Sandro
Médios
Fernando
Souza
Lucho
Moutinho
Defour
Avançados
Hulk
James
Varela
Rodríguez
Djalma
Kléber

Danilo na lista com Alex e Lucho

Danilo, Alex Sandro e Lucho González são as três caras novas na lista de inscritos enviada ontem para a UEFA. O FC Porto podia, nesta fase, trocar três jogadores que já foram utilizados na Liga dos Campeões. As transferências de Fucile, Belluschi e Guarín simplificaram as exclusões. Quanto às entradas, e com Janko proibido pelos regulamentos, só sobrava Iturbe além dos inscritos. O argentino foi prejudicado por já haver cinco extremos na lista.

in "ojogo.pt"

"Calinadas? Algumas nem sequer são minhas"

O histórico capitão sabe que não foi o melhor jogador da história do clube, mas fala de um pedestal quando o tema é a mística do dragão.

Impôs a condição de ser capitão para jogar nesta equipa?
Não, quero é divertir-me com pessoas que ganharam coisas ao serviço do clube no passado. Temos de agradecer ao FC Porto por nos ter arranjado esta brincadeira e é bom que os mais jovens possam ver jogadores que só conhecem de ouvir falar.

Fugir com a taça será mais complicado num pavilhão?
Essa história tem muitos anos, mas continuo a dizer que foi como se o meu pai me tivesse dado a primeira prenda. Não a queria dar a ninguém, nem aos meus amigos. Nos outros títulos, quase nem toquei nas taças.

Suponho que não conte jogar de dedos partidos ou ter de pintar as meias...
Espero bem que não. A história é esta: parti o dedo pequeno do pé direito e tanto o treinador como os médicos me disseram para esquecer, que não dava para jogar. Eu disse que jogava e joguei: cortei a bota para o dedo ficar de fora e pintei a meia, que era branca, de preto, para que os adversários não dessem por ela. Naquela altura ganhávamos jogos pelo valor que tínhamos, mas acima de tudo pela capacidade de sacrifício pelo clube.

Até onde ia esse sacrifício?
Na véspera de um jogo contra o Estoril, estava com gripe e cheio de dores nas costas, até me custava a respirar. Fomos para estágio e nem sequer me conseguia deitar, foram precisas três pessoas, incluindo o massagista, o Zé Luís, para me pôr na cama. Eu perguntava o que era e só me diziam que devia ser uma costela partida, mas queria jogar. Ligaram-me o peito e fiz o jogo todo, acho que ganhámos por sete e mandámos o Estoril para a II Divisão. O problema é que as dores aumentaram e no dia seguinte estava no Hospital de Santa Maria, de onde passei para o São João. Fui operado a uma infecção na pleura, estávamos em 1986, ano de Mundial, e os médicos disseram para tirar o cavalinho da chuva que não podia jogar mais. A minha resposta foi que iria ao México e o mais suave que eles disseram foi que eu era maluco.

Jogou 16 anos na equipa principal do FC Porto, mas o futebol mudou desde então. Acha que a mística mudou também?
Não quero criticar o tempo actual, mas antes a mística era outra. Jogávamos dez portugueses e um estrangeiro, mas a Lei Bosman mudou tudo. A mística foi passando e acho que o FC Porto ainda é um clube diferente dos rivais, os jogadores aprendem depressa que ser do FC Porto é ser contra tudo e contra todos, temos de fazer mais sacrifícios do que os outros.

Qual é a sua camisola mais antiga?
Nos dois primeiros anos, no tempo do Herman Stessl, era júnior e treinava com os seniores. Não era convocado, porque só eram chamados 16. Quando o senhor Pedroto regressou de Guimarães, tinha o hábito de convocar 18 jogadores. Uma vez, íamos jogar ao campo do Salgueiros, ainda pelado, e o senhor Pedroto, a 1h15 de o jogo começar, anunciou a equipa e escolheu-me para defesa-esquerdo. Lembro-me dessa camisola, foi o jogo que me deu a titularidade.

Ficaram famosas as suas calinadas. Como lidou com isso na altura e como lida com isso hoje?
Sou o primeiro a acatar com os erros que cometo, mas há algumas calinadas que nem sequer são minhas. Dá para rir, preferia que não acontecesse, mas é um dos motivos para que falem de mim ainda hoje. Se é para levar como humor, fico satisfeito, falam de mim porque fiz muito pelo FC Porto e pelo futebol nacional.

"Espero que Danilo justifique a camisola"

Danilo ficou com a camisola 2. Sendo um reforço, ainda jovem e vindo do Brasil, não há um corte face a uma linhagem de jogadores como João Pinto, Jorge Costa ou Bruno Alves?
Eu passei a camisola e a braçadeira ao Jorge Costa e fiquei contente que o clube tenha decidido assim, porque se calhar significa que tive alguma importância, não fui mais importante do que os outros, mas dava tudo pelo clube. Não conheço bem o Danilo, mas vi-o jogar e gostei muito. Pode ser o melhor lateral-direito em Portugal e um dos melhores do mundo, não o conheço como pessoa, mas espero que trabalhe para justificar aquela camisola.

Treinador à espera de uma chamada

Com um percurso sempre associado ao FC Porto, João Pinto ganhou asas na época passada, quando assumiu o Covilhã. Uma experiência que guarda positiva e que, diz, só correu mal devido ao presidente, José Mendes. "Gosto do futebol e de treinar. Tive uma passagem menos boa pelo Covilhã, mas só por causa de quem está à frente do clube. Na cidade, a única pessoa com quem me zanguei foi o presidente, que se calhar nem vive na Covilhã. Respeito as pessoas e fiz amigos", lembra, ansioso por uma nova oportunidade. "Estou à espera que o telefone toque. Sou humilde e gosto de trabalhar", diz quem continua a actualizar-se e a viver em função do futebol.
João Pinto
IDADE 50 anos
CARREIRA NO FC PORTO De 1981 a 1997
NÚMEROS NO CAMPEONATO
407 jogos; 87 golos
TÍTULOS 1 Taça Intercontinental, 1 Taça dos Campeões, 1 Supertaça Europeia, 9 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 8 Supertaças Nacionais

in "ojogo.pt"

Breves


Jorge Fucile já veste à Santos

Apesar de ainda não ter sido apresentado, por lhe faltarem alguns documentos que guarda no Uruguai, Fucile já equipa à Santos. Esta é a primeira fotografia do uruguaio com o símbolo do clube que vai representar pelo menos até Junho. Ao lado de Pablo Tomaduz, o seu empresário, o lateral portista não esconde a satisfação. O Santos prepara uma das apresentações mais mediáticas de sempre.

Caso Walter está esclarecido

Uma notícia da Bloomberg colocou a transferência de Walter para o FC Porto sob suspeita, nomeadamente no que toca ao envolvimento dos fundos For Gol Co. e Pearl Design Holding Ltd., que estariam a ser investigados pela UEFA. Fonte da SAD revelou a O JOGO, porém, que as informações foram prestadas ao mercado em tempo devido e que a UEFA não solicitou qualquer esclarecimento adicional

Clássico a uma sexta

O Benfica-FC Porto da 21ª jornada vai ser jogado a uma sexta-feira, anunciou ontem o clube encarnado. O encontro está marcado para dia 2 de Março (20h15) e, tal como aconteceu na 1ª volta, volta a disputar-se no último dia útil da semana face a compromissos europeus.

in "ojogo.pt"

Lucho trocou a fortuna pelo futuro

Onde é que o destino de Lucho se cruzou com os de Nasri e Fàbregas? Há meio ano, quando o Arsenal sofria uma razia no seu meio-campo, Wenger pensou no argentino para compor as perdas, mas o Marselha negou-lhe a transferência, prometendo que estaria disposto a negociá-lo numa futura janela.
Lucho cobrou essa mesma palavra quando a possibilidade de regressar ao FC Porto, que esteve sempre em aberto, ganhou contornos reais. A aproximação definitiva aconteceu há duas semanas e El Comandante foi rápido a responder às outras três propostas que tinha em carteira: "não".
Lucho sabia perfeitamente que, para regressar, tinha de perder. Os cerca de seis milhões de euros que receberia até final do contrato com os franceses (Junho de 2013) são uma miragem face ao que irá encaixar nos dois anos e meio que acordou com o FC Porto.
O argentino, que ganhava 390 mil euros por mês no Sul de França, abdicou de mais de metade do vencimento para voltar ao Dragão, mas também fechou os olhos a prémios que ainda tinha a receber do Marselha.
Contas feitas, vai jogar mais uma temporada e receber cerca de dois milhões de euros a menos. É o primeiro estrangeiro a regressar ao clube depois de ter sido vendido e as cedências que fez sensibilizaram a SAD e confirmaram que Lucho tem uma relação com o FC Porto que vai muito para além das quatro temporadas (e outros tantos campeonatos) que somou de azul e branco.
Com 31 anos e algumas épocas desportivas pela frente, Lucho parece destinado a cumprir o sonho de terminar carreira no Dragão. É cedo para antecipar o fim, mas o seu empresário, Federico Simonian, admite a O JOGO que Lucho não esconde que imagina o seu futuro associado ao FC Porto muito para além do seu papel em campo. "Há alguns anos pela frente, mas é verdade que ele gostaria de continuar ligado ao clube como dirigente", revela Simonian.
Com casa na cidade e uma ligação que se estende à sua companheira, que é portuguesa, Lucho dividiu o seu tempo, nos últimos anos, entre o contrato com o Marselha e as férias no Porto, para onde viajava regularmente e onde chegou a passar largas temporadas.
Sendo certo que tem um contrato largamente acima da média do plantel e até do onze-tipo dos dragões, a verdade é que Lucho fez cedências significativas para poder regressar. Para o FC Porto, caiu que nem sopa no mel, até porque nem gastou um tostão, já que o Marselha se arriscava a ver o médio sair a custo zero mas já com seis milhões de euros a mais na conta.

Quem ouviu "não"

Olympiacos

Os gregos foram os primeiros a entrar em cena. E a sair dela. Sem dinheiro para contratar, o Olympiacos queria Lucho por empréstimo, o que até interessava ao Marselha, mas não ao argentino. O médio entendeu que não tem de prestar provas e, por isso, Atenas ficou fora do seu mapa.

Inter de Porto Alegre

O emblema do Sul brasileiro ofereceu condições muito interessantes a Lucho González. O Colorado estava na disposição de igualar os quatro milhões de euros anuais que El Comandante cobrava em França, permitindo-lhe uma reforma dourada. Assim que o FC Porto entrou em cena, acabaram as negociações.

Palmeiras

A equipa de Scolari também sondou o médio, mas sem chegar ao patamar a que o Internacional se propunha. Lucho nunca mostrou grande interesse em se transferir para o clube de São Paulo, muito menos tendo a oportunidade de voltar a Portugal e ao FC Porto.

Guarín é que vai pagar Janko

Gastador no Verão, o FC Porto foi prudente no mercado de Inverno. Prova disso mesmo é que será a cedência de Guarín ao Inter (1,5 milhões de euros) a suportar o investimento imediato em Janko. Lucho, como se sabe, não implicou qualquer despesa com o Marselha, ao passo que, dos três milhões acordados para a transferência do avançado, apenas um vai sair já dos cofres da SAD. Os dragões acordaram o pagamento do internacional austríaco em duas tranches, o que o transforma num negócio de risco reduzido. Sendo um mercado "low cost" - Danilo foi contratado em Julho -, Janeiro acabou por se revelar cirúrgico face às carências detectadas no plantel.

in "ojogo.pt"