quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vítor Pereira avisa: «Resultado na Taça não tem retrocesso»


O FC Porto começou o percurso na Taça de Portugal esta época com um jogo frente ao Santa Eulália que não convenceu. O técnico dos Dragões frisa que a competição é um dos objetivos do clube e que para vencer o Nacional no sábado os azuis e brancos têm de estar ao seu melhor nível, até porque não há forma de dar a volta a uma derrota.

«Na altura atribui mérito à equipa do Santa Eulália, mas também admiti que a gestão que fiz foi com demasiadas mexidas e descaracterizaram o nosso jogo», recordou Vítor Pereira na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

«Não vejo nenhuma comparação competitiva desse jogo para este. O Nacional é uma equipa da I Liga e a qualificação no campeonato não reflete a qualidade individual e coletiva da equipa. Tive oportunidade de os ver no último jogo em Guimarães. É uma equipa muito perigosa a sair em transições, com jogadores muito rápidos na frente e a Choupana é um ambiente e um contexto sempre complicado para qualquer equipa», avisou. 

«Sabemos o que queremos, Para ganhar na Choupana temos que ser competitivos, que estar ao nosso melhor nível porque este é um resultado que não tem retrocesso. É preciso ganhar para seguir em frente e a Taça de Portugal é claramente um objetivo para nós».

Vítor Pereira não esquece a derrota com a Académica na época passada, que eliminou o FC Porto da Taça de Portugal e avisa que os erros não são para repetir. «Todos admitimos na altura que não estivemos ao nosso nível, a abordagem mental a esse jogo não foi a que se exigia, e pagámos muito cara a fatura e saltámos fora da taça. Normalmente refletimos nos erros para não os voltar a repetir. Com o Nacional, uma abordagem mental a esse nível, seria o descalabro e as consequências seriam exatamente as mesmas».

«Não nos podemos, nem de longe, nem de perto, dar ao luxo de não termos uma abordagem competitiva, muito séria, de sacrifício, união e espírito de equipa», afirmou, mas frisa que «a equipa tem apresentado todos esses predicados este ano».

Este clube é ganhador por natureza, nem os empates nos satisfazem, mesmo quando nos permitem a passagem, como na Liga dos Campeões, quanto mais uma eliminação como na taça de Portugal. Não partimos para o jogo a pensar nisso. As condições não foram as ideais para preparar o jogo e as dificuldades aumentam, mas também é nas dificuldades que se veem as grandes equipas e nós já provámos isso este ano».



Vítor Pereira: «Não foi a semana ideal de trabalho»

Treinador não comenta críticas de Pinto da Costa ao jogo da seleção no Gabão... mas corrobora-as


Vítor Pereira corroborou as palavras de Pinto da Costa, nas críticas à Federação, depois do jogo no Gabão. Sem querer comentar o discurso do dirigente, o treinador admitiu que foi uma semana difícil, com sete jogadores ao serviço das seleções nacionais. «A minha opinião pessoal não interessa para nada», começou por dizer Vítor Pereira. 

«A posição do clube é a opinião do presidente. Não admito que se metam no meu trabalho, por isso não digo se prepararia a semana de forma diferente. Mas não foi a semana ideal de preparação para o jogo. Os jogadores chegam amanhã, não sei em que condições, e depois vão jogar.» 

Tudo isto sem poder arranjar desculpas. «Para seguirmos em frente temos que vencer na Madeira, independentemente dos jogadores que tiver e das condições em que vierem. Às vezes recebemos os jogadores com dois ou três dias de antecedência, o que nos permite ainda trabalhar», adiantou.

Vítor Pereira não contou durante a semana com sete jogadores ao serviço das seleções. João Moutinho e Varela representaram Portugal, Jackson e James a Colômbia, Defour a Bélgica, Atsu o Gana e Abdoulaye o Senegal. 

«Neste caso concreto, com tantas viagens e tantos minutos nas pernas, não poderemos trabalhar em cima do jogo, a não ser do ponto de vista teórico, que é o que vamos fazer. Vou ter de ver as condições em que chegam e optar pela equipa que nos oferecer melhores condições. Quanto mais jogadores tivermos fora, pior. Temos muitos internacionais, o que mostra a nossa qualidade, mas também prejudica a equipa».

Sobre o facto de João Moutinho ter jogador 73 minutos e Varela 67, Vítor Pereira respondeu que «estavam ao serviço da Seleção» e que foi feita «a gestão que entendiam ser necessária».

Além deste conjunto de jogadores que esteve ausente ao serviço das seleções, e que regressará ao Porto ao longo do dia, Maicon, Alex Sandro, Fernando, Kleber e Emídio Rafael estão lesionados.

Vítor Pereira ainda não sabe se será possível recuperar Kleber a tempo do jogo da Madeira. «Temos mais um dia para ver se recupera, gostaria de ter a resposta já, mas vamos ter de esperar», revelou.


in "maisgutebol.iol.pt"

Colômbia: James e Jackson em pleno no empate com o Brasil


Com os portistas Jackson Martínez (substituído aos 85 minutos) e James Rodríguez (que alinhou nos 90) a titulares, a seleção da Colômbia empatou esta madrugada com o Brasil, em jogo particular realizado em New Jersey (1-1) e que assinalou o 1000º jogo da seleção brasileira. 

Os colombianos adiantaram-se no marcador aos 44 minutos, com o extremo Cuadrado a aproveitar um passe de James Rodríguez para bater Diego Alves com um remate cruzado. O empate para o Brasil chegou pelos pés de Neymar, aos 64 minutos, após brilhante trabalho individual. O astro brasileiro voltaria a estar em destaque, falhando um penalti a 10 minutos do final. Os brasileiros tiveram as melhores oportunidades do jogo, com Kaká a acertar um remate na trave e com Neymar a ver o guarda-redes colombiano, Ospina, negar-lhe um golo após cabeçada à queima-roupa.


in "maisfutebol.iol.pt"

Fabiano ocupa a baliza

VÍTOR PEREIRA PREPARA MEXIDAS NA TAÇA


Como sempre acontece nas eliminatórias da Taça de Portugal, Vítor Pereira vai proceder a algumas alterações no onze. Não tantas como se fosse diante de um adversário de escalões inferiores, mas há uma que está garantida de antemão. Fabiano vai substituir Helton, como já se verificou frente ao Santa Eulália. O brasileiro, de 24 anos, está preparado para defender as redes dos bicampeões nacionais, tendo toda a confiança da equipa técnica.

Além de ter alinhado de início diante do Santa Eulália, Fabiano entrou no decorrer do encontro com o Marítimo, para o campeonato. Uma aposta que terá continuidade no futuro, conforme esperam os responsáveis portistas.

Se a questão da baliza está resolvida, os restantes sectores permanecem em aberto. A presença de sete jogadores nas seleções leva a que as decisões técnicas fiquem guardadas para amanhã. E não há ordem para facilitar, já que a Taça de Portugal é um dos objetivos da época.

in "record.pt"

Fernando, do Grémio, na rota do Dragão


Fernando pode suceder... a Fernando. O trinco do Grémio, de 20 anos, titularíssimo da equipa de Porto Alegre, tem sido alvo de várias observações por parte dos dragões e, como A BOLA apurou, estará iminente a sua contratação. 

A transferência poderá concretizar-se já em janeiro e não terá a ver com uma necessidade premente de os portistas reforçarem o seu setor intermediário — a não ser que haja surpresas no mercado de inverno —, antes sim com o forte assédio de que o médio gaúcho está de há algum tempo a esta parte a ser alvo. Principalmente por parte do... Benfica. 

CSKA, Rubin Kazan e Spartak são outros concorrentes interessados na sua contratação a ter até em mais em consideração do que os encarnados, porque apresentam superiores argumentos financeiros... 

O clube de Moscovo até conta a seu favor com o facto de ainda recentemente ter garantido o defesa direito Mário Fernandes, igualmente do Grémio e agenciado pela mesma empresa que representa os interesses de Fernando, a Mondial Sport Management & Consulting SARL.

Fernando, que se estreou na equipa principal do Grémio em janeiro de 2010, está já muito bem cotado no futebol brasileiro, o que lhe valeu recentemente os galões de internacional no particular com o Iraque, a 11 de outubro, jogo onde Hulk marcou um dos golos dos brasileiros, e o seu passe encontra-se atualmente avaliado em cerca de 10 milhões de euros. Montante já muito considerável para as bolsas portistas e encarnadas. 

O FC Porto tem, à semelhança dos russos, uma mais-valia para apresentar na mesa das negociações: Souza. Médio dos azuis-e-brancos que está emprestado ao Grémio até ao final do próximo mês e foi, inclusivamente, considerado um dos melhores jogadores do Brasileirão na sua posição.

Souza recuperou no Brasil todas as qualidades que levaram o FC Porto a contratá-lo ao Vasco da Gama em junho de 2010, por três milhões de euros (correspondentes a 75 por cento do passe), e hoje é idolatrado pelos adeptos e uma prioridade para os dirigentes, que pretendem assegurar nova cedência ou mesmo contratá-lo se o FC Porto estiver aberto a essa possibilidade. 

O encontro de interesses está garantido. Ficará, em princípio, pendente o necessário acerto de contas, por o presidente do Grémio, Paulo Odone, estar em trânsito, já que termina o seu consulado em dezembro. 

Altura em que passará o testemunho a Fábio Koff, eleito para liderar o clube no biénio de 2013/2014. Mas também por o emblema brasileiro deter 60 por cento do seu passe, o que obrigará a conversações alargadas e normalmente demoradas. Tal não inviabilizará o normal desenvolvimento das negociações, tão somente poderá adiar o seu desfecho.


in "abola.pt"

ARRANQUE DEMOLIDOR ABATEU VALONGO

O FC Porto Império Bonança venceu esta quarta-feira o Valongo, por 4-2, em encontro da sexta jornada do campeonato nacional. Os azuis e brancos realizaram uma excelente exibição, com um arranque demolidor, chegando aos 3-0 aos nove minutos. Com este resultado, os Dragões mantêm-se no primeiro lugar da prova, com 16 pontos (os mesmos do Benfica, mas com vantagem nos golos marcados e sofridos).

Frente a uma equipa a realizar um belo campeonato, com apenas menos dois pontos do que o FC Porto, o Dragão Caixa registou uma excelente moldura humana, com mais de 1.500 espectadores e uma significativa presença de adeptos visitantes. Aos nove minutos, os portistas já venciam por 3-0, com tentos de Jorge Silva (aos seis, a passe de Ricardo Barreiros) e Reinaldo Ventura, que marcou dois golos no minuto nove.

No segundo tempo, o FC Porto chegou ao 4-0, aos 33 minutos, na sequência de um lance colectivo finalizado por Tiago Losna. O Valongo ainda reduziu para 4-2, graças a golos de Nuno Araújo e Poca, e pressionou a equipa da casa, que teve de gerir as exclusões de Ricardo Barreiros e Jorge Silva. No entanto, os azuis e bancos controlam bem a vantagem, tendo Reinaldo Ventura até perdido um livre directo, aos 46 minutos, ao atirar ao ferro.

A equipa treinada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros e Jorge Silva (1). Jogaram ainda: Tiago Losna (1), Vítor Hugo e Hélder Nunes.


in "fcp.pt"

Ricky Alvarez de novo apontado


Argentino não tem espaço no Inter e o clube quer resolver a situação na reabertura do mercado.
O médio Ricky Alvarez volta a ser apontado ao FC Porto, agora numa notícia do "Calciomercato". O argentino, de 23 anos, não tem sido primeira opção no Inter de Milão - seis jogos na Série A, todos como suplente utilizado - e os dragões, refere o órgão de informação, encabeçam a lista de interessados, onde também estão clubes argentinos e o Anzhi, da Rússia.

Massimo Moratti, presidente do clube italiano, pretende resolver a situação do médio na reabertura do mercado, faltando saber que a solução será um empréstimo ou uma venda definitiva. 

Alvarez, que chegou ao Inter na última temporada, oriundo do Vélez Sarsfield, foi várias vezes associado aos dragões, conforme O JOGO foi dando conta. Agora, surge novamente na rota do FC Porto, desta vez para janeiro. 

in "ojogo.pt"

PINTO DA COSTA CRITICA UTILIZAÇÃO DE MOUTINHO E VARELA "Este jogo da seleção é um absurdo"


O presidente do FC Porto criticou o "timing" do jogo de Portugal no Gabão e acusou a FPF de andar a ganhar dinheiro à custa dos jogadores dos clubes.
"Parece-me que este jogo, numa altura em que há provas importantes de clubes, incluindo a Champions, é um absurdo. Perante tanto absurdo, só lamento que o Secretário de Estado não tenha impedido este escândalo", disse Pinto da Costa, referindo-se ao jogo desta quarta-feira da Seleção Nacional no Gabão.

Em declarações ao Porto Canal, no final da partida de hóquei em patins FC Porto-Valongo, o presidente portista mostrou-se bastante crítico da Federação Portuguesa de Futebol. "Levam os jogadores para onde bem lhes apetece. A Federação anda atrás do dinheiro às custas dos jogadores, tem milhões em depósitos a prazo, é rica e não se poupa a nada", afirmou, antes de prosseguir com o custo que a viagem ao Gabão tem para os dois jogadores do FC Porto. "Os nossos jogadores chegam às 5 horas, depois ainda vêm para o Porto e na sexta-feira ainda podem ter de ir para a Madeira", disse referindo-se à proximidade do jogo da Taça de Portugal, com o Nacional.

"Paulo Bento geriu bem o tempo de utilização dos centrais, uma parte para Pepe e outra para Bruno Alves, porque são fraquinhos. Já os nossos, é lamentável o que se passou", disse sobre o facto de João Moutinho ter jogado 73 minutos e Varela ter disputado 67'. "A preparação para o Nacional sai prejudicada", concluiu.

in "ojogo.pt"

Atsu: "Continuar no FC Porto é um sonho"

Extremo ganês foi utilizado na vitória sobre Cabo Verde (1-0) e no final falou sobre o novo contrato que está a negociar com os dragões.


Atsu saiu do banco ao intervalo para ajudar o Gana a bater Cabo Verde, em Lisboa. O esquerdino, que vai estar na CAN'2013, espera fechar o ano com um novo vínculo ao FC Porto. "Estou feliz no FC Porto, é uma família. Continuar no FC Porto para mim é um sonho e a renovação de contrato é importante. O meu empresário está a tratar disso", disse no final do encontro.

O ganês já deve treinar amanhã com os dragões e será opção para o jogo com o Nacional, no sábado, a contar para a Taça de Portugal.


in "ojogo.pt"