quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fernando, do Grémio, na rota do Dragão


Fernando pode suceder... a Fernando. O trinco do Grémio, de 20 anos, titularíssimo da equipa de Porto Alegre, tem sido alvo de várias observações por parte dos dragões e, como A BOLA apurou, estará iminente a sua contratação. 

A transferência poderá concretizar-se já em janeiro e não terá a ver com uma necessidade premente de os portistas reforçarem o seu setor intermediário — a não ser que haja surpresas no mercado de inverno —, antes sim com o forte assédio de que o médio gaúcho está de há algum tempo a esta parte a ser alvo. Principalmente por parte do... Benfica. 

CSKA, Rubin Kazan e Spartak são outros concorrentes interessados na sua contratação a ter até em mais em consideração do que os encarnados, porque apresentam superiores argumentos financeiros... 

O clube de Moscovo até conta a seu favor com o facto de ainda recentemente ter garantido o defesa direito Mário Fernandes, igualmente do Grémio e agenciado pela mesma empresa que representa os interesses de Fernando, a Mondial Sport Management & Consulting SARL.

Fernando, que se estreou na equipa principal do Grémio em janeiro de 2010, está já muito bem cotado no futebol brasileiro, o que lhe valeu recentemente os galões de internacional no particular com o Iraque, a 11 de outubro, jogo onde Hulk marcou um dos golos dos brasileiros, e o seu passe encontra-se atualmente avaliado em cerca de 10 milhões de euros. Montante já muito considerável para as bolsas portistas e encarnadas. 

O FC Porto tem, à semelhança dos russos, uma mais-valia para apresentar na mesa das negociações: Souza. Médio dos azuis-e-brancos que está emprestado ao Grémio até ao final do próximo mês e foi, inclusivamente, considerado um dos melhores jogadores do Brasileirão na sua posição.

Souza recuperou no Brasil todas as qualidades que levaram o FC Porto a contratá-lo ao Vasco da Gama em junho de 2010, por três milhões de euros (correspondentes a 75 por cento do passe), e hoje é idolatrado pelos adeptos e uma prioridade para os dirigentes, que pretendem assegurar nova cedência ou mesmo contratá-lo se o FC Porto estiver aberto a essa possibilidade. 

O encontro de interesses está garantido. Ficará, em princípio, pendente o necessário acerto de contas, por o presidente do Grémio, Paulo Odone, estar em trânsito, já que termina o seu consulado em dezembro. 

Altura em que passará o testemunho a Fábio Koff, eleito para liderar o clube no biénio de 2013/2014. Mas também por o emblema brasileiro deter 60 por cento do seu passe, o que obrigará a conversações alargadas e normalmente demoradas. Tal não inviabilizará o normal desenvolvimento das negociações, tão somente poderá adiar o seu desfecho.


in "abola.pt"

Sem comentários: