domingo, 14 de dezembro de 2014

CINISMO E FALTA DE PONTARIA

Benfica venceu Dragões perdulários por 2-0, no Estádio do Dragão

Um Benfica cínico e eficaz venceu este domingo por 2-0 no Estádio do Dragão, impondo a primeira derrota na Liga portuguesa aos Dragões e aumentando a vantagem na liderança para seis pontos. Os lisboetas apresentaram-se com uma estratégia de contra-ataque que acabou por surtir efeitos nas poucas subidas à área azul e branca, com Lima a apontar um golo em cada parte, sendo que ficam dúvidas sobre a legalidade do primeiro. O FC Porto dispôs de várias oportunidades para marcar, tendo atirado duas bolas à barra e visto um golo anulado, o que acabou por custar os três pontos.

O clássico começou com o FC Porto por cima do jogo e, logo aos dois minutos, Tello forçou André Almeida a cometer falta e a ver o amarelo. Aos sete minutos surgiu a primeira grande oportunidade do encontro, com Óliver, na esquerda, a servir Herrera, que rematou ao lado. Os dados foram lançados bem cedo: os Dragões iriam ter a maior parte da posse de bola e da iniciativa, enquanto os lisboetas definiram uma estratégia de contenção e contra-ataque. Se olharmos para a média de idades de ambos os "onzes", era nítida a maior juventude dos azuis e brancos (23,8 anos) e a maior experiência do Benfica (27,6 anos)

Os visitantes foram progressivamente equilibrando o jogo, sem nunca lhe tomar as rédeas, e voltou a ser o FC Porto a ter uma grande oportunidade para abrir o marcador, aos 32 minutos: Alex Sandro galgou metros, passou por Salvio e serviu Jackson, que acertou no corpo de Júlio César. Contra a corrente do jogo, foi o Benfica a chegar à vantagem, depois de um lançamento de linha lateral irregular de Maxi, que pisou a linha; depois, Lima parece desviar a bola para a baliza com a ajuda do braço, num lance muito duvidoso. Ainda antes do intervalo, Enzo Pérez viu o cartão amarelo, que deveria ter sido o segundo, depois de uma falta sobre Brahimi, aos 28 minutos.

O FC Porto entrou na segunda parte em busca do prejuízo, face a um Benfica confortável, com as linhas recuadas. E, num ataque que parecia inofensivo, Fabiano acabou por não segurar um remate de Talisca, com Lima a chegar primeiro ao ressalto e a fazer o 2-0. Lopetegui reagiu com as entradas de Quaresma e Quintero para os lugares de Herrera e Tello e os azuis e brancos recuperaram do murro no estômago e carregaram sobre o adversário. As oportunidades sucederam-se: aos 65 minutos, um trabalho de Quaresma foi anulado de forma milagrosa por Samaris; aos 73, um livre de Quintero passou ao lado da baliza de Júlio César; e, aos 76, Talisca desviou a bola para a trave da própria baliza, com Jackson a conseguir a recarga para golo mas a ver o mesmo invalidado por mão na bola.

Já com Aboubakar em campo, no lugar de Alex Sandro, Quaresma colocou a bola de forma perfeita na cabeça de Jackson, mas o melhor marcador da Liga acertou na trave. Tratou-se da última oportunidade para os portistas reentrarem na discussão do resultado, numa noite em que quase nada saiu bem à equipa.


LOPETEGUI: “O FUTEBOL FOI INJUSTO COM O FC PORTO”

​Técnico espanhol considera que os Dragões foram “muito superiores” ao Benfica

​Para Julen Lopetegui, o desfecho do FC Porto-Benfica (0-2) não correspondeu àquilo que se passou dentro das quatro linhas. O treinador portista viu a sua equipa “muito superior” ao adversário e lamentou as oportunidades desperdiçadas pelos azuis e brancos, que acabaram por fazer a diferença no resultado. Apesar dos seis pontos de distância para o primeiro lugar, Julen Lopetegui recordou que é cedo para fazer contas e que ainda estão 63 em disputa.

“Estamos tristes e desiludidos, pois sentimos que não merecíamos ter perdido este jogo. Fomos muito, muito superiores ao Benfica, mas hoje o futebol foi injusto com o FC Porto. Criámos várias oportunidades para marcar e não conseguimos, eles foram mais eficazes e, a este nível, isso faz toda a diferença. Dominámos o jogo todo e o Benfica foi nitidamente inferior, mas são os golos que valem pontos. Estamos tristes por nós e também pelos adeptos, pois sabemos como estes jogos são especiais para eles. Resta-nos continuar a trabalhar pois ainda há muito campeonato pela frente e 63 pontos para conquistar”, declarou Julen Lopetegui na conferência de imprensa que se seguiu à partida com os lisboetas.

Reconhecendo que os Dragões estão “numa situação pior”, Julen Lopetegui reiterou que ainda há muito para jogar e que a equipa vai continuar a lutar, até porque o futuro tem tudo para ser risonho. “Há muitos jogos pela frente. Estou orgulhoso dos meus jogadores, mas triste pelos adeptos, pelo clube, pela cidade. Fomos credores de um resultado diferente, mas o futebol deve ser o único desporto no qual podes perder quando és claramente superior. Temos de continuar a trabalhar e a acreditar, sabendo que, apesar da derrota, fizemos muitas coisas boas. Depois deste jogo, tenho ainda mais a certeza de que esta equipa vai dar muitas alegrias aos nossos adeptos”, acrescentou o treinador basco.


DANILO: “FOI UM JOGO MENTIROSO”

​Defesa brasileiro considera injusto o resultado do clássico, mas lembra que ainda há muito campeonato para jogar

​Danilo foi a voz da desilusão do plantel do FC Porto, no fim do clássico da 13.ª jornada da Liga portuguesa. O lateral brasileiro defendeu que o resultado foi injusto, porque os portistas “dominaram o jogo todo e dispuseram das melhores oportunidades de golo”. Mas garante que a equipa não vira a cara à luta, até porque ainda há mais de meio campeonato para se jogar.

“Foi um jogo mentiroso. O Benfica teve sorte em conseguir sair daqui com este resultado. Infelizmente, o futebol é assim. A verdade é que há muito campeonato pela frente e vamos continuar a trabalhar, dando sempre o máximo, porque ainda temos muitas possibilidades de ser campeões”, afirmou o internacional canarinho, em declarações no final da partida deste domingo.

Danilo reconhece que os seis pontos de vantagem para o primeiro lugar tornam “as coisas mais difíceis”, mas recorda que o FC Porto “já passou por situações semelhantes no passado” e foi capaz de dar a volta: “É esse o espírito deste clube, não desistir, trabalhando sempre com muita determinação para no fim sermos premiados”.

in "fcp.pt"

DRAGON FORCE SOMA E SEGUE NA PROLIGA

Triunfo na recepção ao Sangalhos (76-39) foi o sétimo consecutivo na Proliga

​O Dragon Force recebeu e venceu este domingo o Sangalhos (76-39), no Dragão Caixa, na oitava jornada da Proliga, competição que os azuis e brancos lideram isolados, cotando-se como a única equipa que até ao momento soma por vitórias todos os jogos disputados.

Com uma entrada algo displicente e desconcentrada, o Dragon Force demorou a colocar no marcador a diferença qualitativa existente entre as duas equipas, mas a normalidade chegou com segundo período. Depois de uns primeiros dez minutos cinzentos (18-10), a supremacia portista ganhou força no caminho para o intervalo e o fosso pontual construiu-se com naturalidade. Ao intervalo, a diferença era já de 26 pontos (41-15).

Com um maior acerto no lançamento exterior e intratável na luta das tabelas, o Dragon Force manteve-se bem distante no marcador e a realidade é que o Sangalho nunca mostrou argumentos capazes de fazer perigar o sétimo triunfo consecutivo dos azuis e brancos na prova. Num jogo em que todos os elementos utilizados por Moncho López pontuaram, Miguel Queiroz (10 pontos e 13 ressaltos), o MVP, André Bessa (15 pontos) e Ferrán Ventura (11 pontos) foram os grandes destaques individuais.

O Dragon Force alinhou e pontuou da seguinte forma: João Ribeiro (6), André Bessa (15), João Grosso (7), Miguel Queiroz (10), Pedro Figueiredo (3), João Gallina (1), Ferrán Ventura (11), Pedro Bastos (9), João Fernandes (6), João Torrie (1), António Monteiro (5) e João Lucas (2).


in "fcp.pt"

SUB-17 EMPATAM NO BESSA

Dragões estão a um ponto de garantir o primeiro lugar na Série B do Campeonato Nacional de Juniores B

​Os Sub-17 empataram, este domingo, com o Boavista, a uma bola, em partida da 15.ª jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B, com o golo a ser apontado por Issa Marega (27m). Com este resultado, e tendo o Padroense (2.ª classificado, com oito pontos de atraso) vencido frente ao Penafiel, os portistas necessitam agora de um empate para assegurar o primeiro lugar nesta fase da competição, algo que pode ser alcançado no próximo encontro, frente ao Académico de Viseu (21 de Dezembro, 11h00, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival).

Os comandados de Bino tiveram dificuldades em lidar com a pressão inicial da equipa adversária, que criou alguns problemas na saída de bola e logrou mesmo chegar à vantagem, aos 18 minutos. Os Dragões reagiram e conseguiram estabilizar o seu jogo, alcançando o empate aos 27 minutos, por Issa, e falhando várias ocasiões para chegar à vantagem. Na segunda metade, os portistas tiveram algum controlo do jogo, mas estiveram precipitados e falharam em alguns momentos decisivos, não conseguindo o discernimento necessário para dar a volta ao marcador.

Os Sub-17 alinharam com: Diogo Costa (g.r.); Casimiro, Issa Marega, Pedro Marques e Bruno; Rui Pires, Madiu Bari e Moreto; Michael Morais, Idrisa e Pedro Pereira (Leandro Vieira, 59m).


in "fcp.pt"

Onze transita de Bilbau

EQUIPA QUE VENCEU NO SAN MAMÉS

Apesar dos nomes que compõem o onze provável do FC Porto para esta partida serem habitualmente titulares, a verdade é que só por uma vez Lopetegui escalou uma equipa inicial precisamente com estes jogadores: Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver Torres; Tello, Brahimi e Jackson.

Se confirmar as expectativas, o treinador espanhol estará a entrar em campo com o mesmo onze que venceu o Athletic Bilbao, por 2-0, no San Mamés.

in "record.pt"

Vítor Baía: «Parabéns a todos pelo clima de paz»

CONTRASTE COM RECEÇÃO AO SPORTING

Vítor Baía deu ontem os “parabéns a todos pelo clima de paz” que antecede o clássico desta noite. À margem de uma ação solidária, o antigo guarda-redes do FC Porto enalteceu “o comportamento dos agentes desportivos”, distinto do que aconteceu na receção dos dragões ao Sporting, para a Taça de Portugal, e que mereceu reparos de Vítor Baía aos dois lados da barricada.

“O ambiente que antecede estes jogos tem um peso específico, especialmente nos adeptos. Eles absorvem muito mais o que é dito e falado. Mas é claro que se a estratégia de algum dos lados passar por denegrir a imagem de alguém, que seja do clube que defendemos, naturalmente essa questão psicológica passa a ser importante”, disse, explanando a sua visão sobre o clássico anterior com o Sporting: “Aí a equipa não acompanhou e não deu a resposta que o presidente do FC Porto merecia que fosse dada, ao não corresponder àquilo que foram as provocações por parte do presidente do Sporting.”

A questão relaciona-se com uma das ideias que Vítor Baía mais tem vincado. “Neste caso concreto não teria sido um jogo tão passivo se o FC Porto tivesse mais jogadores portugueses, que são efetivamente os que podem dar seguimento à mística. Só assim ela terá a força que pode ter”, referiu, admitindo que, esta noite, a responsabilidade está do lado do FC Porto: “O Benfica tem mais três pontos, portanto o FC Porto é que tem de ir atrás do resultado.”

Peso específico nas condições anímicas

O resultado desta noite terá “pouco peso” naquilo que será o destino final do título de campeão, mas Vítor Baía identifica um fator que, na sua opinião, depende e muito da partida de hoje. “Na parte anímica vai ter muita influência, porque a confiança adquire-se muito neste tipo de jogos. Quanto ao resto, a prova está ainda muito longe de se decidir”, afirmou, pouco depois de ter entregue presentes a crianças desfavorecidas, numa ação solidária patrocinada pela empresa Sika, que ofereceu ainda a reabilitação exterior das instalações da Casa do Vale, em Contumil.

in "record.pt"

Noites Mágicas desde 1893

Brahimi já tem a receita das estrelas

Quatro meses de nível elevado não fazem um craque, diz o extremo. Números têm de se prolongar por épocas e o argelino denuncia querer transformar-se num goleado.

Com o início de temporada que está a fazer no FC Porto, Brahimi tem recebido solicitações quase diárias para dar entrevistas, mas quando é confrontado com o facto de já se ter tornado uma estrela, o internacional argelino tem a resposta pronta. "Ainda tenho muita coisa a aprender e a provar no FC Porto. É bom jogar três ou quatro meses em grande nível, mas é preciso prolongar isso até ao final da temporada, fazer igual na seguinte e assim sucessivamente. É isso que pode fazer de mim um grande jogador", declarou em entrevista ao "L"Équipe". 

in "ojogo.pt"

“CHAPA NOVE” E QUALIFICAÇÃO PARA OS QUARTOS GARANTIDA

Goleada sobre o Vendrell (9-1) coloca portistas a apenas um ponto de assegurar primeiro lugar do grupo

O FC Porto Fidelidade venceu, este domingo, o Vendrell, por 9-1, em partida da quarta jornada do grupo D da Liga Europeia, garantindo a qualificação para os quartos-de-final da competição. Com duas partidas para disputar, fica a faltar apenas um ponto para os portistas assegurarem o primeiro lugar do grupo, algo que pode ser alcançado frente ao Valdagno, a 17 de Janeiro de 2015. Os golos dos portistas foram marcados por Jorge Silva (2), Reinaldo Ventura (2), Vítor Hugo, Hélder Nunes, Ricardo Barreiros, Rafa e Caio.

Numa partida que estava prevista para sábado e foi adiada para este domingo, os Dragões entraram praticamente a perder, com um remate de longe de Sergi Miras (que pareceu precedido de falta de um companheiro sobre Reinaldo Ventura) a surpreender Nélson Filipe logo aos três minutos. Os portistas demoraram a reagir, mas o aumento de ritmo de jogo deu frutos aos 10 minutos, com Vìtor Hugo a desviar, à boca da baliza, um passe de Hélder Nunes. Não satisfeito em apenas assistir, Hélder Nunes marcou mesmo, apenas 63 segundos depois, numa iniciativa individual após um livre marcado de forma inteligente pelos portistas. Aos 16 minutos chegou a vez de Jorge Silva, numa jogada de insistência, com um remate de “ressaca” que vale a pena ver.

O 3-1 ao intervalo assentava bem aos comandados de Tó Neves, que estiveram sempre por cima das operações na partida. Na segunda metade, apoiados por um público que não se calou – incluindo alguns elementos dos Dragões de Jersey, recentemente galardoados com um Dragão de Ouro -, os azuis e brancos chegaram com facilidade a uma goleada expressiva, com golos do MVP Reinaldo Ventura (32m e 37m) e de Ricardo Barreiros (40m, num remate de precisão cirúrgica), Rafa (41m), Caio (de livre directo, também aos 41m) e, finalmente, Jorge Silva (43m).

Com este resultado, os portistas somam 12 pontos no grupo D, contra seis do Valdagno, próximo adversário na Liga Europeia, sendo que as duas equipas se encontram a 17 de Janeiro no Palalido di Valdagno, em Itália (20h00, hora portuguesa), na partida em que os Dragões podem assegurar o primeiro lugar do grupo. O próximo encontro do FC Porto Fidelidade é na quarta-feira, contra o Benfica, às 21h00, em encontro da 11.ª jornada do Campeonato Nacional.

FICHA DE JOGO 

FC PORTO FIDELIDADE-VENDRELL, 9-1
Liga Europeia, grupo D, 4.ª jornada
14 de Dezembro de 2014
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 512 espectadores

Árbitros: Alessandro da Prato e Alessandro Eccelsi (Itália)

FC PORTO FIDELIDADE: Nélson Filipe (g.r.); Hélder Nunes (1), Rafa (1), Vítor Hugo (1) e Reinaldo Ventura (cap., 2)
Jogaram ainda: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Caio (1), Jorge Silva (2) e Ricardo Barreiros (1)
Treinador: Tó Neves

VENDRELL: Guillem Fox (g.r.); Jordi Creus, Jordi Ferrer, Eloi Mitjans e Sergi Miras (1)
Jogaram ainda: Lluis Ferrer (cap.), Davi Martínez e Aleix Cid
Treinador: Pedro Alvarez

Ao intervalo: 3-1
Marcadores: Sergi Miras (3m), Vítor Hugo (10m), Hélder Nunes (11m), Jorge Silva (16m e 43m), Reinaldo Ventura (32m e 37m), Ricardo Barreiros (40m), Rafa (41m) e Caio (41m)
Disciplina: cartão azul a David Martínez (41m)

in "fcp.pt"

DRAGÕES INDOMÁVEIS DIZIMARAM O HORTA

FC Porto venceu equipa açoriana (40-23) no Dragão Caixa e prossegue o percurso imaculado no Andebol 1

Apesar de estarmos em plena quadra natalícia, o hexacampeão não teve compaixão e venceu, sem contemplações, o Sporting da Horta, por uns contundentes 40-23, este sábado, no Dragão Caixa. Disputadas que estão 14 jornadas do Andebol 1, o FC Porto segue formoso e invencível na liderança da tabela, com 42 pontos conquistados em outros tantos possíveis (mais cinco do que o ABC, segundo).

É verdade que pouca gente, ou mesmo ninguém, esperaria uma surpresa vinda da Horta, mas os portistas trataram depressa de dissipar qualquer dúvida que houvesse. Aos 12 minutos, venciam por 10-2 e tinham dez golos em 11 remates. O FC Porto começou cedo a cavar uma diferença no marcador que impediu que o adversário chegasse a pensar na hipótese de levar para a ilha outro resultado que não a derrota, apesar da recuperação na segunda metade da primeira parte, .

E, se ao intervalo eram apenas cinco os golos de vantagem (17-12), no segundo tempo os Dragões exploraram bem a pouca rotatividade da equipa adversária e terminaram a partida deixando os açorianos a uns expressivos 17 golos de distância. Destaque para as boas exibições de Alfredo Quintana, Gilberto Duarte e de Alexis Borges, num jogo que permitiu a Ljubomir Obradovic rodar a equipa desde cedo, com o pensamento no calendário exigente que tem pela frente. O próximo jogo é já na quarta-feira, na Maia, frente ao Águas Santas, pelas 21h00, e no fim-de-semana seguinte há uma Supertaça em disputa.

FICHA DE JOGO 

FC PORTO-SPORTING DA HORTA, 40-23
Andebol 1, 14.ª jornada
13 de Dezembro de 2014
Dragão Caixa, no Porto
Árbitros: Vânia Sá e Marta Sá

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (7), João Ferraz (2), Daymaro Salina (4), Ricardo Moreira (4), Alexis Borges (6) e Mick Schubert (4).
Jogaram ainda: David Sousa (g.r.); Edgar Landim (2), Yoel Morales (2), Miguel Martins, Nuno Gonçalves, Hugo Santos (3), Nuno Roque (4) e Wesley Freitas (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic

SPORTING DA HORTA: Juan Pasarin (g.r.); Yosdany Ballard, André Cardoso, Reifer Novoa (6), Rui Barreto (2), Yuriy Kostetskyy (6) e Afonso Almeida (4)
Jogaram ainda: Tiago Rodrigues (1), Bruno Castro (1), Nelson Pina (1), Nuno Silva, Inácio Carmo e Paulo Contente
Treinador: Filipe Duque

Ao intervalo: 17-12

in "fcp.pt"