domingo, 14 de dezembro de 2014

Vítor Baía: «Parabéns a todos pelo clima de paz»

CONTRASTE COM RECEÇÃO AO SPORTING

Vítor Baía deu ontem os “parabéns a todos pelo clima de paz” que antecede o clássico desta noite. À margem de uma ação solidária, o antigo guarda-redes do FC Porto enalteceu “o comportamento dos agentes desportivos”, distinto do que aconteceu na receção dos dragões ao Sporting, para a Taça de Portugal, e que mereceu reparos de Vítor Baía aos dois lados da barricada.

“O ambiente que antecede estes jogos tem um peso específico, especialmente nos adeptos. Eles absorvem muito mais o que é dito e falado. Mas é claro que se a estratégia de algum dos lados passar por denegrir a imagem de alguém, que seja do clube que defendemos, naturalmente essa questão psicológica passa a ser importante”, disse, explanando a sua visão sobre o clássico anterior com o Sporting: “Aí a equipa não acompanhou e não deu a resposta que o presidente do FC Porto merecia que fosse dada, ao não corresponder àquilo que foram as provocações por parte do presidente do Sporting.”

A questão relaciona-se com uma das ideias que Vítor Baía mais tem vincado. “Neste caso concreto não teria sido um jogo tão passivo se o FC Porto tivesse mais jogadores portugueses, que são efetivamente os que podem dar seguimento à mística. Só assim ela terá a força que pode ter”, referiu, admitindo que, esta noite, a responsabilidade está do lado do FC Porto: “O Benfica tem mais três pontos, portanto o FC Porto é que tem de ir atrás do resultado.”

Peso específico nas condições anímicas

O resultado desta noite terá “pouco peso” naquilo que será o destino final do título de campeão, mas Vítor Baía identifica um fator que, na sua opinião, depende e muito da partida de hoje. “Na parte anímica vai ter muita influência, porque a confiança adquire-se muito neste tipo de jogos. Quanto ao resto, a prova está ainda muito longe de se decidir”, afirmou, pouco depois de ter entregue presentes a crianças desfavorecidas, numa ação solidária patrocinada pela empresa Sika, que ofereceu ainda a reabilitação exterior das instalações da Casa do Vale, em Contumil.

in "record.pt"

Sem comentários: