domingo, 5 de agosto de 2012

FC Porto B apresenta-se com goleada


No dia do 10.º aniversário do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, o FC Porto B apresentou-se aos adeptos, no Estádio Luís Filipe Menezes, com toda a pompa e circunstância. O convidado da festa foi o Celta de Vigo B e saiu vergado a goleada (4-0).

Os Dragões entraram a tomar conta do jogo e cedo mostraram que estavam com toda a vontade de participar nas celebrações. O meio-campo adversário foi sendo tomado de assalto e por volta do primeiro quarto de hora Sebá permitiu a desejada explosão de alegria: David Bruno correu pela direita e serviu o avançado brasileiro para o 1-0, num lance concluído com classe, após finta de corpo e tiro de pé esquerdo colocado.

Fréderic Maciel deu o segundo aviso aos 20 minutos do encontro, mas o remate saiu ligeiramente por cima, algo que não se veio a repetir sobre a meia-hora de jogo. Aí, a assistência de Sérgio Oliveira foi superiormente aproveitada pelo extremo e a bola voltou a tocar as redes. 2-0 ao intervalo, já depois de uma “testada” de Mikel levar o esférico a bater com estrondo na barra, imitando duas bolas aos ferros do ataque dos galegos.

Na segunda parte, e sem forçar muito, o resultado dobrou. David ameaçou aos 48 minutos, mas apenas ficou perto do golo, obrigando o guarda-redes do Celta a ceder canto. Na sequência do mesmo, Zé António cabeceou para o terceiro do FC Porto B.

Lançado para o lugar de Dellatorre ao intervalo, Thibault Vion fechou a folha dos marcadores aos 64 minutos, concluindo de cabeça um excelente cruzamento de Fréderic Maciel. À passagem dos 87 minutos, em dose dupla, Fábio Martins e Tozé, com força e em jeito, ainda tentaram o quinto golo. Era merecido, em ambos os casos, mas o guarda-redes, primeiro, e o poste, depois, impediram a mão-cheia. Mesmo assim, estava feita a festa. Bem à medida.


FICHA DE JOGO
FC Porto B-Celta de Vigo B, 4-0
Jogo de Apresentação 2012/13
5 de Agosto de 2012
Estádio Luís Filipe Menezes, CTFD PortoGaia
Assistência: 700 espectadores

Árbitro: Mário Tibério
Árbitros Assistentes: Jorge Aguiar e Fábio Silva

FC Porto B: Stefanovic (62m); David (62m), Zé António (70m), Tiago Ferreira, Victor (62m); Mikel (70m), Edu (65m), Sérgio Oliveira (62m); Sebá (70m), Dellatorre (45m) e Fréderic Maciel.
Jogaram ainda: Vion (45m), Pedro Moreira, Diogo, M’Bola, Éloi (62m), Tozé (65m), Bruno Silva, Tomás Podstawski e Fábio Martins (70m)
Treinador: Rui Gomes

Celta de Vigo B: Óscar; Kevin, Macieira, Soto, S. Maestre; Anton, David Añon, S. Santos; Ruben Martinez, Javi Lopes e Marcos.
Jogaram ainda: Peña, Felix, Valdivia, Jordan, Borja, Yago, Fidi, Aitor Aspas.
Treinador: Pichi Lucas

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: Seba 15m, Frederic Maciel 30m, José António 49m e Vion 64m

in "fcp.pt"

Fernando: «Estou apenas concentrado no FC Porto»

ALHEIO A RUMORES DO MERCADO


São diárias as notícias em Itália que colocam Fernando na rota do Inter Milão. Ainda ontem, o jornal “Gazzetta dello Sport” garantiu que o médio portista, de 25 anos, passou para o topo das prioridades do referido clube, já que Nigel de Jong deixou de ser opção, uma vez que deve rumar ao Arsenal.

Alheio a todos os rumores de mercado, Fernando mantém-se focado no projeto do FC Porto, conforme garantiu em declarações ao portal transalpino FcInterNews. “Não penso nessas questões, estou apenas concentrado no FC Porto. Mais do que isso, digo-vos que este ano quero dar tudo pelo clube. Devemos continuar a trabalhar e, com o treinador Vítor Pereira, estamos a realizar uma pré-época fantástica”, comentou o trinco portista, que ontem voltou a ser titular, mesmo tendo vindo de lesão.

in "record.pt"

James: "Não pressionem o Jackson"


Esquerdino garante que se trata de um grande jogador e, como qualquer reforço, precisa de tempo para se adaptar.
É sempre difícil conjugar as expectativas dos adeptos perante um reforço e o seu rendimento em campo, mais ainda quando se trata de um avançado, cujo valor toma a medida dos golos que vai apontando. Jackson foi contratado para marcar golos e tornar-se na referência ofensiva da equipa, que faltou ao FC Porto na época passada. Isto significa que cada golo marcado pelo colombiano será mais um passo dado no sentido de convencer dirigentes e adeptos que tem qualidade para superar o incontornável fantasma que Falcao deixou no FC Porto. Precisamente por o termo, nesta fase inicial, ser de comparação, o próprio Jackson já tratou de separar as águas, em entrevista a O JOGO, tentando demarcar-se assim da pressão inevitável, que só começará a aliviar à medida que os seus golos forem festejados nas bancadas do Dragão. James tem tido a missão de fazer de elo de ligação para ajudar na adaptação. "Não há que o pressionar muito", recomendou James. "Ele está a chegar, precisa de tempo para se adaptar", frisou, numa altura em que todos os cuidados são poucos. "Está cá há cerca de um mês só. O que ele tem de fazer é continuar tranquilo. É um grande jogador e se precisar de ajuda, os colegas estarão à sua disposição para o levar a marcar muitos golos", explicou. 

O ambiente no balneário também parece reforçado, depois do recente almoço organizado pelos jogadores, o que ajuda na integração. "O grupo está muito unido, alguns de nós já estão juntos há mais de uma época. Chegou um reforço e esperamos poder começar bem a época para agradarmos aos adeptos", acrescentou, por seu turno, Fernando. 

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira está de saída


Álvaro Pereira e o jovem guarda-redes Kadú foram os únicos jogadores que foram apresentados, mas que não seriam utilizados pelo técnico portista no encontro frente aos franceses. 

Mas se o guardião tem lugar garantido na equipa B dos dragões, embora esteja muito ligado à formação principal, o caso do defesa uruguaio é distinto. Há uma semana, o esquerdino viajou com o FC Porto para Valência, mas também ficou de fora das escolhas do técnico. Sinais evidentes de que o futuro de Álvaro Pereira na próxima temporada será noutras paragens, longe da casa azul e branca.


in "abola.pt"

«Faltou o golo mas deixámos boa imagem» - Lucho


Lucho Gonzalez ficou satisfeito com a exibição do FC Porto no jogo frente ao Lyon, dizendo que apenas faltou o golo à festa de apresentação dos dragões aos adeptos.

«Fizemos um bom jogo, faltou o golo mas o saldo é positivo. Deixámos uma boa imagem. Lamentavelmente para os adeptos faltou o golo mas de certeza que vamos fazer uma boa época», afirmou o médio portista em declarações ao Porto Canal.

A época oficial começa com a Supertaça frente à Académica: «O objetivo é chegar da melhor maneira a esse jogo. Vamo-nos preparar e temos de respeitar a Académica que tem mérito por chegar a este jogo (Supertaça).»


in "abola.pt"

F.C. Porto-Lyon, 0-0: como jogaram os novos


Dragão descobre um novo Benni na noite em que Atsu arrancou os maiores aplausos


Miguel Lopes

F.C. Porto-Lyon (LUSA/Estrela Silva)Algo retraído, até porque a condição física ainda não será a ideal, mostrou-se melhor a defender do que a atacar. A segurança atrás contrastou com algum nervosismo sempre que era chamado a decidir no último terço. Os cruzamentos não saíram bem, aspeto que terá de afinar, bem como a parceria com James Rodríguez que, ao fugir muito para o centro, o deixou desamparado na lateral.

Jackson Martínez

O F.C. Porto queria um novo Falcao, mas este colombiano faz lembrar outro avançado que fez história no Dragão: Benni McCarthy. Até os adeptos viram isso, brindando-no com uma adaptação da música que era do sul-africano. Muito bom tecnicamente, Jackson teve pormenores que arrancaram efusivos aplausos das bancadas. Falhou em frente a Lloris ao minuto 34, num remate já em esforço, naquela que foi a sua melhor ocasião no jogo. O toque de bola não engana, tem de melhorar o entrosamento. Só o tempo o permitirá. 

Christian Atsu

Veneno na esquerda. Início fulgurante do jovem ganês com duas arrancadas a deixar Reveillere nas covas e a entusiasmar o Dragão. Nota-se que ainda tem muito por onde crescer, mas o potencial está todo lá. Os adeptos adoram quando decide arrancar contra o mundo, em lances que parecem, à partida, de destino traçado. O treinador quererá maior ponderação. Cabe a Atsu dosear os esforços, até porque foi caindo com o passar do tempo, pese mais uma arrancada de grande nível, consumada com um passe mortífero para Lucho que até fez o Dragão gritar golo.

Castro

Já tem a camisola 6 e parece com lugar reservado no plantel. Entrou para ser trinco e cumpriu.

Fabiano

Estreia no Dragão a confirmar o que se suspeitava: ganhou o lugar na pré-temporada. Fica a dúvida sobre o que vai acontecer a Bracali, que não esteve no banco. 

Sereno

O azarado da noite. Entrou para ser lateral direito, comprovando a sua polivalência, e saiu pouco depois, lesionado. Se ninguém sair na defesa, será difícil que fique.

Kelvin

Uma das dúvidas no grupo de Vítor Pereira, tentou acrescentar fantasia no pouco tempo que esteve em campo.

F.C. Porto-Lyon, 0-0: como jogaram os outros

Mangala cumpriu na esquerda, James é definitivamente um 10 e Lucho tentou desequilibrar


Helton

Uma saída a punhos ligeiramente mal calculada foi o lance mais delicado em que teve de intervir em toda a primeira parte. O Lyon não atacou muito e, quando o fez, não acertou na baliza protegida pelo brasileiro ou, acertando, não o fez com a convicção necessária. 

Maicon

Ganhou alguns duelos nas alturas, controlou as ações de Gomis e deu nas vistas numa louca correria para evitar um lançamento lateral ainda na primeira parte. Não mostrou mais porque o adversário não incomodou assim tanto. Na segunda parte voltou a tentar marcar de livre, mas saiu por cima.

Otamenti

Bem nas alturas apesar de uma falha na área. Um salto mal calculado que Gomis não aproveitou. Um pequeno deslize que não manchou uma atuação serena. Vai criando alicerces ao lado de Maicon.

Mangala

Surpreendeu. Começou muito ofensivo e até esteve a centímetros de desviar um centro de Christian Atsu, logo aos 8 minutos. Não é fácil esquecer que é uma adaptação, mas o francês até fez por isso, realizando um jogo certinho, ao qual faltou a profundidade ofensiva que Alvaro Pereira e Alex Sandro costumam acrescentar. Mas Mangala, sendo mais discreto, realizou um par de ações que motivaram palmas e o galvanizaram para continuar abnegado missão que já pareceu mais impossível. 

Fernando

Os anos passam e Fernando fica. Incólume, qual eucalipto, a secar eventual concorrência. Disponibilidade máxima, entrega total e o sentido posicional do costume, numa semana que até nem foi em pleno, devido a lesão. Talvez por isso tenha saído logo ao intervalo.

Defour

Tentou jogar prático e carrilar jogo para o ataque, mas encontrou muitos caminhos tapados. Faltou-lhe arte para encontrar as soluções que as exigências pediam. Aliás, a prestação de Defour foi um paradigma perfeito do que tem sido, quase sempre, o belga desde que aterrou no Dragão: não esteve mal, mas também não foi brilhante. 

Lucho Gonzalez

Tentou fazer a diferença com passes a abrir a defesa francesa, mas acabou por não ter o acompanhamento devido. Ainda assim foram dos seus pés e do jovem que saíram os lances de maior clarividência do ataque azul e branco na primeira metada.

James Rodríguez

Já nem a camisola deixa dúvidas: James é mesmo um 10. A partir da ala, esteve escondido e pouco em jogo na primeira parte, ainda que, numa ação simples, tenha entregue bem a Jackson Martínez, um lance resolvido por Lloris. Depois fugiu muito para o meio, o seu habitat natural. Miguel Lopes viu-se sozinho várias vezes e o flanco direito não conseguiu carburar, por isso. Na segunda metade foi mais incisivo e tentou várias vezes o remate, até ser substituído. 

João Moutinho

As bancadas brindaram-no com uma das ovações da noite e Moutinho tratou logo de mostrar serviço, chamando a si a responsabilidade de pensar parte dos ataques da sua equipa. A bola foi passando sempre por si, mas na frente houve mais problemas.

Varela

Não conseguiu agitar tanto as hostes como Christian Atsu. Teve menos tempo e as características também são diferentes.

Djalma

Ao contrário de James, colou-se à linha e foi a partir daí que tentou fazer alguma coisa. Algumas iniciativas mas nada de muito relevante.

Kléber

Está atrás de Jackson Martínez e também não conseguiu mostrar mais nos poucos minutos que teve.

Rolando

Matou saudades da dupla com Maicon e não teve trabalho.

Iturbe

Foi o último a entrar e, naturalmente, limitou-se a tentar tocar na bola. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Álvaro? Entendo a dinâmica do mercado»


Vítor Pereira não fugiu ao tema Álvaro Pereira na conferência de imprensa. Após o empate a zero frente ao Ol. Lyon, na apresentação do F.C. Porto aos seus adeptos, o treinador foi confrontado com uma realidade esclarecedora: o uruguaio foi o único jogador não utilizado, a par do jovem guarda-redes Kadu, no encontro.

«O Alvaro Pereira é nosso jogador. Gosto de jogar com laterais a laterais, com centrais a lateral, etc. Mas eu entendo é a dinâmica do mercado, no ano passado senti isso na pele e eu tenho de estar concentrado no título que vamos discutir e tenho de me agarrar aos que me dão mais garantias. É esse o meu foco, é esse o caminho», disse o técnico, dando a entender que o jogador poderá não estar totalmente concentrado. 

Uma vez mais, Vítor Pereira forma o plantel sem certezas. De qualquer forma, não teme o mercado. «A questão não é temer ou deixar de temer. É a realidade. É natural que o interesse surja, a especulação também. A experiência faz-nos evoluir e o que eu quero é preparar a equipa para disputar um título, seguindo o meu rumo. Já manifestei a minha opinião, o mercado não devia estar aberto até final de agosto. Está, mas não perco uma noite a pensar nisso. Durmo tranquilamente», garante. 

Jackson Martínez disse em entrevista que gostaria de jogar ao lado de Hulk. O treinador acha natural: «É natural que o Jackson tenha vontade de jogar ao lado de Hulk, os bons jogadores gostam de ter bons jogadores ao lado. Eu se fosse jogador, também queria o Hulk ao meu lado.»

De resto, Vítor Pereira não considera haver um défice de médios no plantel. «Estamos bem servidos no miolo, não espero reforços e estou contente com os jogadores que tenho. Vamos ver até final de agosto o que acontecerá», concluiu Vítor Pereira


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: conheça o plantel oficial para 2012/13


James é o 10, Iturbe o 7 e Jackson Martinez herda o 9 de Falcao


Na estreia dos novos equipamentos para a temporada 2012/13 também é possível perceber algumas alterações na numeração do plantel do F.C. Porto.

Jackson Martínez, por exemplo, confirma credenciais e herda a camisola 9 que estava livre desde que o seu compatriota Radamel Falcao deixou o clube, na temporada passada. O outro reforço para a nova época, Fabiano Freitas, fica com a 24 que também estava livre desde a saída de Beto. 

Mas as novidades não ficam por aqui. Com a saída de Cristian Rodríguez, James passa a vestir a 10, que é a sua camisola de eleição. Juan Iturbe fica com a 7 que era de Belluschi. A sua 27 passa para Christian Atsu.

Castro fica com o número 6, que era de Freddy Guarín e Miguel Lopes com a 13, de Fucile. Entre as novidades há também Kelvin. O jovem brasileiro vai vestir a camisola 28, que estava disponível desde a saída de Rúben Micael. 

Por fim, o austríaco Marc Janko deixou a sua camisola 29 e passa a vestir a 21 que era de Sapunaru.

No final do encontro com o Lyon, o F.C. Porto anunciou a constituição oficial do plantel. Confirmam-se as saídas de Bracali e David Addy. A surpresa é a presença de Abdoulaye.

F.C. Porto: Bracali e Addy saem, Abdoulaye fica

Numeração do plantel do F.C. Porto:

1- Helton
2- Danilo
3- Lucho
4- Maicon
5- Alvaro Pereira
6- Castro
7- Iturbe
8- João Moutinho
9- Jackson Martínez
10- James Rodríguez
11- Kléber
12- Hulk
13- Miguel Lopes
14- Rolando
15- Emídio Rafael
16- Sereno
17- Varela
20- Djalma
21- Marc Janko
22- Mangala
23- Abdoulaye
24- Fabiano
25- Fernando
26- Alex Sandro
27- Christian Atsu
28- Kelvin
30- Otamendi
35- Defour
41- Kadú

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Lyon, 0-0 (crónica)


Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue. Apresentação para outras núpcia


Something Old, Something New, Something Borrowed,
Something Blue. A tradução retira algum encanto à receita matrimonial, desde logo a rima, mas sintetiza a lógica de Vítor Pereira no desenho do plantel para a época 2012/13: algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul. 

O casamento do F.C. Porto não soa a novidade, antes a renovação de votos com Vítor Pereira a repetir a benção do dragão contra as probabilidades. A modernidade retira pompa e circunstância a estas apresentações. O adepto comum percebe que agosto é o mês quente no mercado de transferências, nada perdura e este grupo é apenas um esboço daquilo que poderá ser.

Jackson Martínez é algo de novo, uma novidade estranhamente familiar, semelhanças com um passado pouco distante e consideravelmente feliz. Em noite de apresentação, o reforço colombiano vestiu a camisola 9 que Falcao deixara sem dono.

Contudo, olha-se para Jackson e pensa-se em Benni McCarthy. O porte, o jeito, a aparente tranquilidade na relação com a bola. A claque já adaptou o cântico, o colombiano respondeu com um par de remates corajosos e alguns pormenores de qualidade.

Fabiano afasta Bracali

O F.C. Porto apresentou-se com dois reforços, coisa pouca e história pelo meio. Fabiano passou de aposta a médio prazo para segunda opção, tudo no decorrer de uma pré-época atípica. O jovem guarda-redes brasileiro, recrutado ao Olhanense, somou pontos e fica, retirando espaço no plantel a Bracali.

Perante a míngua de apostas no mercado, os adeptos observaram com interesse os emprestados. Ou ex-emprestados, aqueles que pretendem não voltar a sê-lo. Desde logo, o entusiasmante Christian Atsu, algo verde mas acutilante nos momentos de acerto. Miguel Lopes, agora outro estatuto, regressa ao Dragão e tem via aberta para a Supertaça.

O onze utilizado por Vítor Pereira, onde o azul contrastou com o roxo do equipamento alternativo, deixa indícios claros sobre a fórmula a apresentar perante a Académica, na próxima semana. As principais novidades residem nas laterais, onde Miguel Lopes e o adaptado Mangala surgem como principais candidatos.

O treinador portista prefere a integração progressiva dos elementos que chegaram mais tarde, sendo certo que Rolando, João Moutinho, Varela ainda podem entrar no plano para o primeiro jogo oficial da época.

O Ol. Lyon recusou entrar no clima de festa morna e apresentou-se como um teste à medida do renovado e incompleto dragão. O F.C. Porto, na sua plenitude, chegará apenas em setembro, depois do mercado fechar.

Alvaro Pereira a ver jogar

Com flancos renovados e falta de conhecimento entre as unidades ofensivas, a formação azul e branca não conseguiu controlar o jogo por inteiro e encher de alegria os corações dos adeptos. As reservas em torno de Vítor Pereira, agora bem menores, continuarão a ser uma realidade bem presente. 

Vítor Pereira mantém-se fiel aos seus princípios, esboçando um F.C. Porto onde James (agora com a camisola 10) poderá ter influência reforçada, embora as constantes derivações para o centro do terreno retirem profundidade a um dos flancos. Foi pelo meio, de qualquer forma, que o colombiano criou o principal desequilíbrio, lançando Jackson para um remate diluído na enorme mancha de Lloris.

A segunda metade começou com oportunidade ainda mais flagrante, quando Atsu provou que os maiores espaços encontram-se pelas laterais e lançou o capitão Lucho (estatuto assumido) para um desvio que fez a bola circular ao longo das malhas laterais. A dança das substituições fez baixar, ainda mais, o ritmo da música no Dragão. Alvaro Pereira assistiu a tudo sem sair do banco. Vida difícil para o uruguaio.

O F.C Porto utilizou o seguinte onze: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Defour, Fernando e Lucho González; James Rodriguez, Jackson Martínez e Christian Atsu.
Jogaram ainda: João Moutinho, Fabiano, Sereno, Rolando, Castro, Djalma, Varela, Kelvin, Kléber e Iturbe.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto 0-0 Lyon por simaotvgolo12