sábado, 18 de fevereiro de 2012

"Cristian Rodríguez é um jogador de combate"

Grémio de Porto Alegre está a negociar o empréstimo do "Cebola" junto do FC Porto. Treinador da equipa gaúcha aprova a eventual contratação do uruguaio.


Caio Júnior está entusiasmado com a perspectiva de poder vir a contar com Cristían Rodríguez no plantel do Grémio de Porto Alegre.

Os dirigentes do clube gaúcho estão a negociar com a SAD do FC Porto a cedência do extremo internacional uruguaio mas, para já, o treinador confessa gostar "muito" das características do "Cebola".

"É óbvio que conheço o Cristian Rodríguez. É um jogador de combate, adaptado ao futebol moderno. Gosto muito dele", atirou Caio Júnior, esta sexta-feira, em conferência de imprensa.



in "rr.pt"

Janko a postos para o V. Setúbal

O jogo com o Manchester City, na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa provocou duas baixas no plantel do FC Porto: Danilo e Mangala.

Ainda assim, nem tudo são más notícias. O ponta de lança austríaco Marc Janko, afastado da partida de quinta-feira com os ingleses por impedimento regulamentar, uma vez que já alinhou esta época na mesma competição ao serviço dos holandeses do Twente, está de regresso às opções de Vítor Pereira.

Mesmo que pudesse jogar nas competições europeias, Janko estaria limitado em função de uma gripe que o afastou dos últimos treinos.

Ontem, porém, o avançado já esteve à disposição de Vítor Pereira, mostrando-se restabelecido desse problema de saúde. O austríaco vai recuperar o seu lugar no eixo do ataque da equipa portista no encontro com o Vitória de Setúbal, no Estádio do Bonfim.


in"abola.pt"

É agora Sapunaru?

ESTÁ AFASTADO DA COMPETIÇÃO DESDE 28 DE OUTUBRO


A lesão de Danilo volta a reacender um problema no lado direito da defesa portista que, para muitos, nem tem razão de existir. O problema é que Vítor Pereira continua a insistir na adaptação de Maicon a lateral, em vez de lançar Sapunaru, jogador que na época passada tão boas exibições realizou: o romeno foi, quase sempre, a primeira opção de André Villas-Boas, somando, por exemplo, 19 jogos no campeonato (com 18 vitórias! e um empate), 13 na Liga Europa e 7 na Taça de Portugal. Os azuis e brancos arrecadaram todos estes troféus e pouco se falava sobre o facto de Fucile estar no banco.


in "record.pt"

Elias quer coroar estreia passando aos "quartos"

Elias está de novo no FC Porto, depois de já ter passado pelo Dragão na temporada passada, ao abrigo de um acordo com o Inter de Luanda. O internacional angolano veio dar mais estabilidade à ponta esquerda, numa época em que Dario Andrade tem sido muito afectado por lesões. A primeira mão dos oitavos-de-final da Taça EHF, jogada no Dragão Caixa, marcou a estreia de Elias nas competições europeias, num jogo em que os portistas venceram o Saint-Raphael por dois golos (28-26), mas cometendo 17 falhas técnicas e falhando muitas bolas 1x0 (jogador isolado frente ao guarda-redes).
"A nossa expectativa é fazer melhor do que na semana passada. Falhámos muitos remates e durante a semana trabalhámos muito esse aspecto", diz o nº 21 portista, considerando que a actuação defensiva pode subir de qualidade. "Temos de estar mais concentrados perante as mudanças de jogadores, além de aumentarmos a nossa agressividade", alerta o extremo, acreditando que "o FC Porto pode fazer um trabalho muito melhor", tendo "todas as possibilidades de passar". E justifica: "Se estamos na mesma prova, temos as mesmas capacidades. Não devemos temer nada, temos de os encarar como um adversário do nosso nível e pensar que podemos ser superiores. Mesmo cometendo muitas falhas, ganhámos no Dragão."
O encontro da segunda mão é hoje, às 19h00 portuguesas, num recinto que se espera tenha os seus 2000 lugares completos e frente a uma equipa que a meio da semana derrotou o Paris Handball, resultado que foi um tónico para a recepção ao FC Porto.

"Inteligentes frente à baliza"

Tem 24 anos, começou a jogar andebol com 12, no Grupo Desportivo da Banca, mas também foi guarda-redes de futebol. A dica perfeita para saber se essa experiência o ajuda agora nos duelos frente aos guardiães de andebol. "São coisas diferentes. Ao atacar um guarda-redes de andebol, quando se está isolado frente à baliza, temos de ser inteligentes. Antes da força, temos de saber enganar o guarda-redes", explica Elias, aliciado para o andebol por um treinador que o viu a brincar num parque. "Vieram ter comigo, e achei interessante experimentar. Não sabia o que era andebol, mas gostei logo e não hesitei; tocou-me mais o andebol do que o futebol", conta o angolano, que explica facilmente a velocidade que revela nos jogos: "Desde miúdo, sempre gostei de correr e, no andebol, fui aperfeiçoando."
De resto, diz-se integrado no clube, gosta da cidade do Porto, de música - no passeio matinal de ontem estava a ouvir Modern Talking, banda de grande sucesso nos anos 80, mas também gosta de kizomba, Tony Carreira e Mariza -, de ler e pescar. "Apanho qualquer coisa; o que der na cana, eu pesco. Com cana ou manual, só com fio e anzol. No Porto nunca pesquei, mas já vi que há muitos pescadores ao longo da marginal do Douro. Um dia experimento..."

Mangala em risco para o jogo da Luz

Mais uma má notícia para Vítor Pereira. Mangala sofreu uma "entorse de grau II no tornozelo direito" durante o jogo com o City e vai ficar afastado da competição durante as próximas duas ou três semanas. Feitas as contas, o central francês também corre o risco de falhar a próxima deslocação ao Estádio da Luz, agendada para o dia 2 de Março.
No entanto, a lesão de Mangala levanta um problema de curto prazo, mais concretamente para as viagens a Setúbal e Manchester, uma vez que se soma às ausências igualmente anunciadas de Danilo e Álvaro Pereira. O lateral uruguaio vai ter de cumprir castigo nos dois jogos que se seguem, por acumulação de cartões amarelos, o que abrirá espaço à estreia de Alex Sandro no campeonato, mas também na Liga Europa. O lateral brasileiro, que está novamente convocado para representar a selecção, ainda só participou em três jogos esta temporada, um para a Taça de Portugal e dois para a Taça da Liga. Recorde-se que Alex Sandro custou 9,6 milhões de euros ao Santos no início da época.

in "ojogo.pt"

Vírus FIFA pode deixar em xeque planos para o ataque ao clássico

Imagina o FC Porto na Luz com um ataque formado por Djalma, Kléber e Iturbe? Não, pois não? A verdade é que tudo aponta para que seja com esses avançados que Vítor Pereira vai trabalhar nos dias que antecedem o clássico, o que condiciona seriamente a preparação do jogo decisivo para a reconquista do título.
Com os horizontes europeus muito desfocados depois da derrota com o Manchester City, o duelo com o Benfica parece ser o que resta à época portista, mas o vírus FIFA promete atacar e logo no sector mais importante para quem tem de arrancar um triunfo em Lisboa.
Para já, a ameaça é apenas electrónica, tendo dado entrada nos gabinetes da SAD as notícias das pré-convocatórias de James, Varela, Hulk e Cristian Rodríguez (estes últimos já confirmados nas listas definitivas de Brasil e Uruguai). Com Janko, capitão da Áustria, quase garantido nas escolhas para o jogo com a Finlândia (também a 29), percebe-se que Vítor Pereira tem um drama para gerir. Mais do que a impossibilidade de trabalhar com o tridente que vai eleger, o treinador arrisca-se a encontrar umas lesões indesejáveis na bagagem dos regressados, aí condicionando toda a estratégia pensada para o clássico.
As paragens forçadas de Danilo e Mangala vão afastá-los dos compromissos internacionais, mas sem ganhos para o FC Porto. Assim, a equipa que se projecta para a Luz deve registar apenas duas baixas na defesa e no meio-campo, assim Paulo Bento confirme as chamadas de Rolando e João Moutinho.
Otamendi e Lucho não estão nos eleitos da Argentina, Álvaro Pereira está castigado e não vai à Roménia, Maicon e Fernando nunca foram opção para o Brasil. Problemática, portanto, é a gestão dos especialistas em golos, com o melhor marcador (James) em vias de ficar mesmo fora do clássico se tiver de ir aos EUA defrontar o México.

El Bandido a torcer por fora é a sina dos jogos grandes

James Rodríguez nunca foi titular num clássico de campeonato desde que está no FC Porto. O esquerdino cumpriu castigo na recepção ao Benfica (expulso contra o Feirense) e foi suplente utilizado na deslocação a Alvalade, tendo Vítor Pereira preferido a utilização de Djalma e Cristian Rodríguez. O facto é curioso, sobretudo se tivermos em conta que James é o portista mais influente na Liga, mas a única titularidade do colombiano num jogo grande remete mesmo para a época passada e para o encontro no Dragão com o Benfica, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. A perder por 2-0, James viria mesmo a sair ao intervalo. Com a presença no Estádio da Luz ameaçada pela convocatória do novo seleccionador, José Pekerman, o extremo abre o flanco a outra opção. Djalma, que foi titular contra o Sporting, vai ficar na Invicta, isto apesar de Angola receber a Guiné Equatorial no dia 29. A federação decidiu só convocar, porém, jogadores que joguem no país.

in "ojogo.pt"

Maicon: "Estou num bom momento"

No centro ou na direita, Maicon parece ter conquistado em definitivo um lugar no onze de Vítor Pereira. Frente ao Manchester City, o brasileiro foi mesmo um dos melhores em campo, apesar de ter voltado a experimentar o lado direito da defesa depois da lesão de Danilo. A ausência do internacional brasileiro nos próximos jogos, aliada à completa marginalização de que foi alvo Sapunaru durante os últimos meses, deverá obrigar a uma nova adaptação de Maicon já na partida de Setúbal. A disponibilidade do brasileiro foi total. "Estou disponível para ajudar a equipa em qualquer posição. Se me colocarem no lado direito, farei o melhor que sei para ajudar, apesar de não ser segredo para ninguém que sou defesa-central. É no meio que me sinto melhor, não o posso negar. Prefiro claramente jogar a central, mas se tiver de ser, volto a jogar na direita", explicou o defesa, que não escondeu o facto de estar a atravessar um bom momento de forma, sobretudo no aspecto emocional. "Desde que cheguei que trabalho para encontrar o meu espaço na equipa. Acho que estive bem frente ao Manchester City e sinto que estou a atravessar um bom momento no clube. Por isso, vou continuar a trabalhar da mesma forma para voltar a ter mais oportunidades no futuro próximo", defendeu.
Maicon lamentou ainda a lesão de Danilo, mas, ao contrário de Vítor Pereira, trouxe à conversa o nome de Sapunaru, que já não joga pelo FC Porto desde o final do mês de Outubro, ou seja, há quase quatro meses. "Ainda não sei se a lesão do Danilo é grave e nem quero falar muito sobre isso. Tenho é que trabalhar para continuar bem. Mas não podemos esquecer que também temos o Sapunaru para jogar no lado direito. Ele faz parte do nosso plantel. Acredito que o mister vai escolher a melhor opção possível", concluiu.

Liga Europa ficou "difícil"

"O resultado foi negativo, por culpa nossa. Errámos e eles aproveitaram." Curto e directo, Maicon não tem dúvidas em afirmar que depois da derrota no Dragão frente ao Manchester City ficou bem mais difícil de repetir a vitória da época passada na Liga Europa. "Estávamos a jogar contra uma grande equipa e é lógico que com esta derrota ficou mais complicado repetir o triunfo nesta competição. Mas nada está ainda perdido. Acreditamos que podemos vencer o jogo em Manchester e seguir em frente na competição." Maicon recordou ainda a "boa primeira parte" da equipa, que acabou estragada pelos "dois erros defensivos" que resultaram nos golos do City.


in "ojogo.pt"

Danilo: "Um mês e meio e estou de volta"

Uma mensagem deixada no Twitter por Danilo acabou com as dúvidas: "Foi menos [grave] do que esperávamos, graças a Deus! Um mês e meio e estou de volta!", escreveu o internacional brasileiro depois de ter realizado, durante a manhã de ontem, uma ressonância magnética ao joelho esquerdo. Oficialmente, o FC Porto limitou-se a confirmar a "lesão no ligamento lateral interno", como forma de justificar a ausência do lateral no treino matinal, mas os exames complementares serviram para afastar o pior cenário, o de uma rotura que o afastaria da competição pelo menos até ao final da época.
Mesmo assim, Danilo vai ficar ausente da competição durante o próximo mês e meio, ou seja, vai falhar, entre outros, os dois jogos agendados para o Estádio da Luz, do campeonato e da Taça da Liga. Apesar do sentimento de frustração que tomou conta de Danilo nas horas que se seguiram à lesão sofrida na partida com o Manchester City, o dia de ontem acabou por lhe trazer boas notícias, até porque uma eventual rotura - e chegou a temer-se isso... - tinha-lhe retirado a possibilidade de cumprir o sonho de representar a selecção brasileira nos próximos Jogos Olímpicos de Londres.
Apesar de se encontrar no Brasil, Fúlvio Misorelli, empresário e amigo de Danilo, foi conversando com o lateral-direito nas últimas horas. "Claro que quando acontece uma lesão destas, a sensação de frustração é grande, ainda para mais no momento em que aconteceu. Era uma partida muito importante e o Danilo está apenas a iniciar a sua história no FC Porto. Para ele, esta situação é nova. O Danilo nunca esteve impossibilitado de trabalhar, uma vez que nunca se tinha lesionado durante toda a sua carreira. Foi pena, porque ele sentia que estava numa sequência brilhante de jogos e num crescimento constante", contou a O JOGO. No entanto, Fúlvio Misorelli garante que Danilo tem uma personalidade forte e que será capaz de ultrapassar este contratempo com relativa facilidade. "Falei com ele e está muito optimista e já a pensar no regresso. Vai seguir à risca as instruções dadas pelo departamento médico do clube e terá todo apoio da família, que já está com ele no Porto. Ele é um grande profissional e não tenho dúvidas que estará apto ainda antes do tempo previsto de recuperação", garantiu.
Danilo escapou a uma interveção cirúrgica, mas não ao susto de uma primeira lesão na carreira, que o vai obrigar a parar despois de ter completado frente ao Manchester City o 73º jogo desde o início de 2011.

Jogos que perde

data prova adversário

19/02 Campeonato V. Setúbal
22/02 Liga Europa Manchester City
26/02 Campeonato Feirense
02/03 Campeonato Benfica
11/03 Campeonato Académica
18/03 Campeonato Nacional
21/03 Taça da Liga Benfica
25/03 Campeonato Paços de Ferreira
01/04 Campeonato Olhanense
Se a projecção de Danilo se confirmar, o lateral estará de regresso apenas para a deslocação a Braga, agendada para o dia 7 de Abril. Pelo meio, perderá os dois clássicos frente ao Benfica e ainda a segunda mão da Liga Europa com o Manchester City. No total, Danilo pode falhar os próximos nove jogos do FC Porto.

Neymar manda mensagem de apoio

Mensagens e mais mensagens. Danilo passou o dia de ontem a receber o apoio dos muitos fãs que tem, mas também de amigos, alguns deles bem conhecidos. Neymar, o craque do Santos e da selecção brasileira, foi um desses exemplos, ao deixar uma mensagem no Twitter de Danilo reproduzida aqui ao lado. Traduzida para "português", dá qualquer coisa como: "Danilo, as melhoras e força aí moleque. Vais regressar rapidamente! Amo-te e estamos juntos para sempre". Ibson, médio que já passou pelo FC Porto e foi companheiro de Danilo no Santos, também diz que ficará a torcer por uma recuperação rápida. O lateral brasileiro agradeceu o apoio e prometeu regressar dentro de um mês e meio.

in "ojogo.pt"