sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vírus FIFA pode deixar em xeque planos para o ataque ao clássico

Imagina o FC Porto na Luz com um ataque formado por Djalma, Kléber e Iturbe? Não, pois não? A verdade é que tudo aponta para que seja com esses avançados que Vítor Pereira vai trabalhar nos dias que antecedem o clássico, o que condiciona seriamente a preparação do jogo decisivo para a reconquista do título.
Com os horizontes europeus muito desfocados depois da derrota com o Manchester City, o duelo com o Benfica parece ser o que resta à época portista, mas o vírus FIFA promete atacar e logo no sector mais importante para quem tem de arrancar um triunfo em Lisboa.
Para já, a ameaça é apenas electrónica, tendo dado entrada nos gabinetes da SAD as notícias das pré-convocatórias de James, Varela, Hulk e Cristian Rodríguez (estes últimos já confirmados nas listas definitivas de Brasil e Uruguai). Com Janko, capitão da Áustria, quase garantido nas escolhas para o jogo com a Finlândia (também a 29), percebe-se que Vítor Pereira tem um drama para gerir. Mais do que a impossibilidade de trabalhar com o tridente que vai eleger, o treinador arrisca-se a encontrar umas lesões indesejáveis na bagagem dos regressados, aí condicionando toda a estratégia pensada para o clássico.
As paragens forçadas de Danilo e Mangala vão afastá-los dos compromissos internacionais, mas sem ganhos para o FC Porto. Assim, a equipa que se projecta para a Luz deve registar apenas duas baixas na defesa e no meio-campo, assim Paulo Bento confirme as chamadas de Rolando e João Moutinho.
Otamendi e Lucho não estão nos eleitos da Argentina, Álvaro Pereira está castigado e não vai à Roménia, Maicon e Fernando nunca foram opção para o Brasil. Problemática, portanto, é a gestão dos especialistas em golos, com o melhor marcador (James) em vias de ficar mesmo fora do clássico se tiver de ir aos EUA defrontar o México.

El Bandido a torcer por fora é a sina dos jogos grandes

James Rodríguez nunca foi titular num clássico de campeonato desde que está no FC Porto. O esquerdino cumpriu castigo na recepção ao Benfica (expulso contra o Feirense) e foi suplente utilizado na deslocação a Alvalade, tendo Vítor Pereira preferido a utilização de Djalma e Cristian Rodríguez. O facto é curioso, sobretudo se tivermos em conta que James é o portista mais influente na Liga, mas a única titularidade do colombiano num jogo grande remete mesmo para a época passada e para o encontro no Dragão com o Benfica, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. A perder por 2-0, James viria mesmo a sair ao intervalo. Com a presença no Estádio da Luz ameaçada pela convocatória do novo seleccionador, José Pekerman, o extremo abre o flanco a outra opção. Djalma, que foi titular contra o Sporting, vai ficar na Invicta, isto apesar de Angola receber a Guiné Equatorial no dia 29. A federação decidiu só convocar, porém, jogadores que joguem no país.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: