sábado, 11 de agosto de 2012

FC Porto 1 - Academica 0 (declarações)

Vitor Pereira: «Jackson apareceu para marcar na hora certa»

Treinador do F.C. Porto diz que resultado foi justo

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto após a vitória da Supertaça, em Aveiro, frente à Académica (1-0), com um golo de Jackson Martinez ao minuto 90.

«Defrontámos uma boa equipa, organizada. Tivemos alguns momentos bons e outros menos bons, como sucedeu no final da primeira parte, em que perdemos um pouco o controlo do jogo. Na segunda parte entrámos bem e acabámos por ser felizes na forma como chegámos ao golo. Resultado justo, frente a um adversário que valorizou sempre o espetáculo. Não foi um jogo brilhante mas foi muito competitivo».

[Sentiu a falta de Hulk no jogo] «Estou satisfeito com todos os jogadores que estiveram em campo. Trabalharam muito. Voltámos a não sofrer golos, o que mostra que estamos coesos e criamos, inclusive, situações de golo que nos poderiam ter permitido marcar mais cedo. Não estou a pensar nos jogadores que faltam».

[Sobre o golo de Jackson Martinez na estreia] O que eu peço a Jackson Martinez é que trabalhe para a equipa. Tem muita qualidade e os golos vão surgir com normalidade. Com o tempo vai crescer. Vai ajudar-nos. Hoje, trabalhou muito e na hora certa apareceu a marcar um golo. É isto que se pede a um goleador».

Jackson Martinez: «Estava difícil ganhar à Académica»

«Há coisas melhores para vir», diz o reforço portista

Jackson Martinez, autor do golo F.C. Porto ao minuto 90, que valeu a vitória da Supertaça, em Aveiro, frente à Académica (1-0).

«Estava difícil ganhar à Académica. Sabíamos que é uma equipa que corre os 90 minutos. Tentaram jogar bom futebol e com isso complicaram, mas no fim conseguimos vencer, que foi o mais importante».

«Agora é desfrutar primeiro e pensar que há que continuar a trabalhar. Há coisas melhores para vir. O campeonato vai ser muito mais forte».

in "maisfutebol.iol.pt"

 

F.C. Porto-Académica, 1-0 (destaques)


A figura: Jackson Martínez

O ponta de lança colombiano estreou-se em jogos oficiais pelo F.C. Porto e deu o prim
eiro título da temporada aos azuis e brancos. Herdou do compatriota Falcao a camisola nove e a sede por golos dos adeptos portistas. E não desiludiu. Tal como El Tigre, marcou na estreia, num cabeceamento a fazer lembrar o antecessor. Mostrou sempre boas movimentações dentro da área, contudo, até ao golo da decisivo pareceu faltar-lhe ainda aquele instinto felino que tantas saudades deixou no Dragão.

Outros destaques:

Moutinho

A empatia com os adeptos, há muito se sabe, é total. Mas se dúvidas restassem a partida deste sábado serviu para as desfazer. Aquando do anúncio das equipas titulares, e apesar de estar no banco de suplentes, o nome do número 8 portista foi o mais aplaudido pelos adeptos. Já quando entrou, parecia que os dragões tinham chegado à vantagem. E a verdade é que com o médio português em campo o futebol da equipa flui com outra naturalidade, e superioridade. Moutinho não falha um passe, e a partir da sua entrada o perigo tornou-se muito mais constante perto da baliza de Ricardo. Não se sabe se sairá até ao fecho do mercado de transferências, mas por enquanto diz presente, e mostra uma entrega exemplar.

Maicon

Na área de ação habitual, no centro da defesa, foi dono e senhor nunca concedendo espaço aos atacantes da Académica, quando estes por lá surgiram. E depois, na faceta revelada na pré-temporada, como marcador de livres diretos, o defesa central dos dragões deixou as mãos de Ricardo a arder, num lance que depois não foi bem concluído primeiro por Atsu, e depois por Otamendi.

Bruno Galo

Apesar de ter sido um dos últimos reforços a chegar a Coimbra, o lateral direito emprestado pelo Sp. Braga agarrou imediatamente o lugar e secou por completo a irreverencia de Atsu. Deixou bem claro que acrescenta segurança ao setor defensivo dos estudantes, e ainda pode dar um bom contributo a atacar, ainda que nesse aspeto tenha surgido neste jogo menos afoito.

Makelele

Grande jogo do médio brasileiro que chegou esta época à Académica. Muito forte na marcação, e ainda dono de excelente visão de jogo e técnica de passe, o jogador oriundo do ABC de Natal deixou muito boas impressões. O melhor elogio que lhe pode ser feito é que ninguém terá sentido saudades de Adrien, que tão importante foi na pretérita temporada da formação de Pedro Emanuel.

Cerimónia de abertura

Está declarada aberta a época 2012/2013 do futebol português. E a receção a mais uma nova temporada teve direito a alguma pompa. A Federação Portuguesa de Futebol esforçou-se para dar as boas vindas a mais uma temporada desportiva com um bonito espetáculo que antecedeu o apito inicial da Supertaça Cândido de Oliveira. Numa animada coreografia formou-se ao centro a bandeira de Portugal, e enquanto as equipas se perfilavam na apresentação uma mensagem levantada por detrás dos jogadores anunciava «Criamos Futebol». Tudo isto pincelado por uns fogachos de artifício que serviram para iluminar este regresso do futebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

Supertaça: F.C. Porto-Académica, 1-0 (crónica)

Jackson Martinez marca no último minuto do jogo e os dragões somam a quarta Supertaça seguida.

O F.C. Porto teve de esperar até ao último minuto de jogo para conseguir agarrar com as duas mãos o primeiro troféu da época. Quando tudo se encaminhava para o prolongamento, Jackon Martínez fez jus ao hábito de vários goleadores portistas de marcar logo na estreia.

Até então, os campeões nacionais haviam sido, naturalmente, superiores, ainda que pouco expeditos a desmontar a estratégia defensiva de um adversário que, apenas a espaços, logrou discutir o resultado. Fica também mais um feito: quarta Supertaça seguida dos azuis e brancos, segunda consecutiva para Vítor Pereira... 19 no total.

O técnico portista manteve a estrutura trabalhada na pré-época e apostou nos substitutos lógicos para os grandes ausentes da noite, Alex Sandro, Danilo e Hulk, além, claro, de João Moutinho, que ficou no banco. Assim, foi com naturalidade que Miguel Lopes, Mangala, Defour e Jakson Martínez surgiram no onze.

No papel parecia tudo bem, mas lá dentro a equipa surgiu lenta nos processos, incapaz de lidar com o colete-de-forças imposto pela Académica, que, como seria de esperar, procurou preencher bem os espaços e espreitar o conta-ataque.

Com tantas dificuldades no jogo corrido, não surpreendeu que fosse apenas de bola parada que os portistas conseguissem criar perigo. Em livres e cantos, os dragões estiveram perto de marcar, mas faltou sempre qualquer coisa para encontrar o caminho das redes.

Coincidência ou não, também a Académica, praticamente inexistente até ao último quarto-de-hora da primeira parte, escolheu os lances de bola parada para chegar até à baliza de Helton. Hélder Cabral arrepiou a espinha do dragão, mas não conseguiu mais do que isso.

Com Moutinho, a música é outra

O jogo não poderia continuar nesta toada estival eternamente e foi o estreante Jackson Martínez a dar o mote com um remate em boa posição que saiu, contudo, por cima. O F.C. Porto acelerava e passou a fazê-lo ainda mais com Moutinho e Djalma em campo.

Os estudantes estavam encostados às cordas, mas não se rendiam. Era preciso apelar à paciência e foi isso que os comandados de Vítor Pereira fizeram. Instalados no meio-campo adversário, foram rodando a bola à procura de uma brecha.

Otamendi tentou de bicicleta, Ricardo negou o golo num grande voo. Logo a seguir, os campeões nacionais voltaram a ameaçar perante uma Académica que já nem era capaz de tirar a cabeça de fora da água. Mas como o F.C. Porto não lograva «matar» o jogo, a contenda continuava entretida.

Só os assobios estridentes dos adeptos azuis e brancos para a troca de Lucho por Varela quebraram a monotonia, numa altura em que, tal como terminara a primeira parte, a Briosa voltava a mostrar maior atrevimento. O melhor estava guardado mesmo para o fim.

Nuno Lopes tirou de primeira as medidas a Jackson Martinez e este, de cabeça, colocou justiça no marcador. Mesmo ao soar do gongo. Mas também conta, ou não?

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk marca mas não evita ouro do México (2-1)

Confirmada a maldição canarinha no torneio olímpico; «incrível» saiu do banco e deixou marca, mas tarde de mais.

Ainda não foi desta! A seleção olímpica do Brasil voltou a falhar a medalha de ouro, perdendo para o México a decisão do torneio de 2012. Em Wembley, nem Neymar, nem Oscar, nem Hulk. Foi o ponta de lança mexicano, Oribe Peralta, a grande figura da partida, marcando os dois golos da sua equipa, que assim conquista um inédito primeiro lugar.

Alex Sandro foi o único jogador do F.C. Porto titular nos brasileiros, relegando Hulk para o banco. Mas os papéis inverteram-se logo aos 30 minutos, com o «incrível» a sair do banco e a deixar a sua marca na partida.

Numa tarde de grande desinpiração coletiva do Brasil, o «incrível» teve dificuldades para encontrar espaços, mas ainda viria a marcar o tento de honra da sua equipa, numa entrada em velocidade pela direita, no primeiro minuto dos descontos. Hulk voltaria a ter um lance de grande destaque, trabalhando na direita para o cabeceamento de Leandro Damião, que só com o guarda-redes mexicano pela frente cabeceou por cima. Foi o canto de cisne dos canarinhos.

Em Wembley, na sua primeira final olímpica, o México adiantou-se logo aos 29 segundos. Os mexicanos adiantaram-se logo na primeira jogada, aproveitando uma hesitação defensiva de Rafael, que perdeu a bola em zona proibida, permitindo a Peralta o remate vitorioso de fora da área.

A partir daí, os mexicanos organizaram-se nas imediações da sua área, convidando o Brasil a assumir a iniciativa. Face à ineficácia dos seus jogadores, Mano Menezes acabou por inverter a opção tática inicial, tirando Hulk do banco e lançando-o para o lugar do também portista Alex Sandro (30 m).

A reação brasileira foi sendo feita de forma descoordenada, e o México foi ganhando confiança, acabando por chegar ao segundo golo, numa boa cabeçada de Peralta, após cruzamento na direita. A partir daí, o Brasil, com os nervos à flor da pele, carregou, teve discussões em campo (Rafael foi substituído e saiu aos gritos com o colega Juan) e conseguiu apenas encurtar distâncias no tal golo de Hulk, que veio tarde de mais.

Apesar de esta ser a terceira final olímpica para o futebol brasileiro, a canarinha nunca conseguiu melhor do que a medalha de prata. O Brasil partia para esta final com claro favoritismo, diante de uma boa seleção mexicana, privada do avançado Giovani dos Santos, por lesão. Mas Peralta chegou para as necessidades.

Confira os onzes:

BRASIL: Gabriel; Rafael (Lucas, 84 m), Thiago Silva, Juan, Marcelo; Sandro (Pato, 70 m), Oscar, Rômulo; Alex Sandro (Hulk, 30 m), Leandro Damião, Neymar.

MÉXICO: Corona; Jiménez (Vidrio, 80 m), Mier, Reyes, Chávez; Salcido, Enríquez; Herrera, Fabián, Aquino (Ponce, 56); Peralta (R. Jimenez, 85 m).

Marcador: Peralta, 1 e 75 m; Hulk, 90 m.

 in "maisfutebol.iol.pt"

Rui Gomes impõe estreia “forte” e “concentrada”

Rui Gomes conta as horas para a estreia do FC Porto B na Segunda Liga, seguro de que o grupo está “preparado” para dar boa resposta às exigências da competição. O Tondela é tido como um adversário que “vai causar dificuldades”, mas a motivação do plantel azul e branco está bem e recomenda-se. A confirmar a partir das 11h15 de domingo.

Ansiosos pela estreia
“Para Tondela conto com as mesmas dificuldades que teremos em todos os jogos fora e em casa. Este jogo tem, de facto, um conjunto de particularidades: para além de ser o primeiro da competição, o que implica alguma ansiedade extra, algum nervosismo, há o facto de ser contra uma equipa que acabou de subir e que fará deste jogo uma festa. É um momento especial também para eles e penso que isso trará dificuldades extra para nós, porque aumentará o clima de euforia à volta de jogo e exigirá de nós uma postura extremamente séria, concentrada e muito forte.”

Preparadíssimos
“Estas semanas foram as necessárias para chegarmos a este jogo na melhor forma possível. Agora, há factores inerentes à própria competição, factores de natureza emocional, que não poderemos controlar. Quanto a esses, nunca poderemos dizer que estamos completamente preparados, mas vamos estar o mais preparados possível. Temos aqui um conjunto de jogadores, muitos deles internacionais, muitos deles que já competiram nesta divisão, que têm estaleca para os vários tipos de situação. É uma questão de as conseguir gerir. Eu penso que conseguirão, mas só a continuidade de jogos o dirá.”

Tondela bem estudado
“Jogando em casa e vindo de uma temporada em que foram campeões, espero uma equipa muito semelhante à do ano passado. Eles vão querer controlar o jogo e dominar, porque actuam em casa e têm esse tipo de hábito, esse tipo de rotinas. É essa a estratégia que espero do Tondela, uma equipa que vai tentar empurrar-nos lá para trás desde o início e vai fazer os possíveis para nos criar dificuldades.”

Objectivo: entrar com pé direito
“Todos os jogos são depois alvo de avaliação, mas acho que este jogo poderá realmente servir-nos de referência para os seguintes. Teremos três jogos no espaço de uma semana e não haverá muito tempo para grandes reflexões, será jogar, jogar e jogar, mas este jogo será certamente uma boa referência para nós quanto àquilo que já conseguimos fazer e quanto ao que teremos de fazer melhor.”

Equipa principal no horizonte
“A motivação da equipa terá de ser a motivação de todos os jogadores. Eles sabem que estão aqui com carácter transitório e, se realmente querem atingir aquilo a que se propuseram, chegar à equipa A a curto prazo, têm de mostrar toda a motivação. Temos consciência de que quanto melhor fizermos, mais próximos estaremos da equipa principal. Se a equipa não tiver um bom desempenho, dificilmente as individualidades demonstrarão competências suficientes para subir de escalão. Acho que essa vai ser a principal força da nossa equipa.”

Simbiose entre A e B
“O que está definido neste momento é contarmos com os jogadores que estão a treinar connosco. Se eventualmente algum dia, por questões estratégicas, vier algum jogador da equipa A treinar e jogar connosco, como o inverso pode acontecer, trataremos da situação na altura. No FC Porto isso será encarado com normalidade, mas neste momento contamos com os que treinam connosco. Esse será o meu princípio para a formação da equipa. Serão estes jogadores a levar a equipa para a frente.”

Christian Atsu é um exemplo
“O que está a acontecer ao Christian Atsu é o que eu gostava que acontecesse a todos os jogadores que fazem parte da minha equipa. O Christian foi nosso jogador na formação, portanto isto é fruto do trabalho dele e do nosso trabalho. O facto de no ano passado não ter havido equipa B fez com que fosse emprestado ao Rio Ave e acabou por suceder o que esperamos que aconteça com os nossos jogadores. O caso do Christian é um exemplo para quem está na equipa B: terminada a formação, não estando ainda totalmente preparado para jogar na equipa principal do FC Porto, aproveitou da melhor forma aquela fase de transição a que esteve sujeito no Rio Ave, na Liga. Teve uma atitude séria, ambiciosa, e melhorou o suficiente para, pelo menos, iniciar a temporada com a equipa principal, mostrando competência e foi estando ao nível da fasquia que lhe colocaram.”

Ze Antonio: “Temos condições para fazer um bom campeonato”

Zé António é o jogador mais experiente do FC Porto B e tem, por isso, funções alargadas dentro do grupo de trabalho. O central tem sido aposta regular de Rui Gomes e prepara-se para ser um dos esteios de uma equipa muito jovem, recheada de “bons valores” e capacitada “para dar muitas alegrias aos adeptos do FC Porto”. A visita ao Tondela, no domingo, para a estreia na Segunda Liga, é o início da aventura.

Um regresso que agrada
“Foi com muita satisfação que recebi o primeiro contacto das pessoas do FC Porto. É também um bom sinal, porque consideram que eu posso ajudar neste projecto tão ambicioso e sinto-me bem por isso. Estou aqui para ajudar esta equipa a atingir o máximo, a chegar ao melhor nível possível, e para responder àquilo que as pessoas pretendem. É um desafio importante.”

“Miúdos” preparados para vencer
“A minha responsabilidade é a de trazer experiência e ajudar os mais jovens no que for possível, dentro e fora do campo. Essa é mais uma motivação para mim. Este grupo tem muita qualidade e acho que vão sair daqui jogadores muito equilibrados, muito fortes, com capacidades para actuar ao mais alto nível, que é o objectivo de todos. Há uma interacção muito boa entre todo o grupo de trabalho, a comunicação com os jovens é muito boa e estamos todos focados em lutar pelo mesmo, em lutar pelas vitórias do FC Porto. Os miúdos têm sido fantásticos e há aqui muita matéria-prima para crescer e garantir ao clube muitas vitórias.”

Confiança consciente
“O mister sabe a qualidade do grupo e já explicou aos jogadores que temos um objectivo a cumprir. A maioria dos jovens que aqui estão tem 17/18 anos e apresentam realmente qualidades muito boas. Resta-lhes trabalhar e aceitar as indicações da equipa técnica. Só é bom para o clube e para o grupo ter jovens deste nível. Temos consciência do nosso valor e do nosso estilo de jogo e é isso que vamos tentar impor. Os jogos de preparação ajudaram-nos a melhorar, a corrigir um ou outro pormenor, e estamos prontos para jogar à Porto. Sabemos que os adeptos são exigentes e só querem ganhar, tal como a equipa. Temos os pés bem assentes no chão e somos humildes, mas temos consciência de que o nosso valor vai permitir dar muitas alegrias aos adeptos. Temos condições para fazer um bom campeonato.”

Venha a competição!
“A nível de competição oficial, o Tondela já está mais avançado do que nós, pois actuou na Taça da Liga e nós só realizamos encontros de pré-temporada, mas temos trabalhado dia-a-dia para chegarmos bem ao jogo. Com todo o respeito que temos pelo adversário, queremos apresentar-nos bem e ganhar. É para isso que temos estado a trabalhar e todo o grupo está com confiança para começar o campeonato da melhor maneira.”

in "fcp.pt" 

FC Porto: Chelsea desiste de Hulk

Elevado preço do avançado brasileiro terá levado os "blues" a apostarem em Edinson Cavani, do Nápoles. 

O Chelsea terá desistido da contratação de Hulk, dado o preço elevado que o FC Porto pede pelo avançado. A entrada em força do Zenit de São Petersburgo, com uma alegada proposta de 50 milhões de euros, mais o passe de Bruno Alves, terão afastado de vez os "blues" do "leilão" pelo "Incrível".

A notícia surge em Inglaterra, no jornal Daily Star, que aponta que o Chelsea já está em negociações com o Nápoles para a contratação do avançado Edinson Cavani, que será a alternativa a Hulk.

O FC Porto estará a pedir 60 milhões de libras (cerca de 76 milhões de euros) pelo passe de Hulk, enquanto que o Nápoles estará disposto a vender Cavani por 35 milhões de libras (um pouco mais de 44 milhões de euros). Circunstâncias que justificarão a desistência pelo internacional brasileiro e o treinador Roberto di Matteo já estará conformado com isso.

in Relvado.pt"

JO (final de futebol): Alex Sandro deve manter Hulk no banco

Mano Menezes aposta no mesmo onze, lateral portista aponta ao ouro

Alex Sandro deverá manter a titularidade na seleção brasileira, para a decisão do título olímpico, neste sábado. O lateral portista, adaptado a médio por Mano Menezes, na meia-final com a Coreia do Sul, voltou a treinar com os titulares na sessão de conjunto realizada pelo Brasil, no estádio de Wembley. Em princípio, o Brasil deverá apresentar o mesmo onze, o que deixaria Hulk novamente no banco de suplentes.

Sem receio de enfrentar uma maldição histórica, Alex Sandro mostra-se confiante na possibilidade de o Brasil conquistar pela primeira vez a medalha de ouro: «Ainda não ganhámos, mas não tem como ter medo. Vamos entrar com vontade para fazer de tudo pelo ouro», afirmou o jogador do F.C. Porto, que no entanto não assume o favoritismo: «Entre duas seleções de alto potencial não há vantagem. As equipes estão na final por méritos. Vai ser um jogo definido nos detalhes», frisou.

O esquerdino, que formou uma boa dupla com Marcelo no jogo com os asiáticos, não sente, porém, que tenha a titularidade garantida: «Na minha vida sempre trabalhei. Nunca fiquei triste por ficar no banco. Todos aqui são titulares e têm potencial, têm um nome, independentemente de quem inicie o jogo. Tenho a expectativa de jogar a final. É um sonho entrar em campo e levar o ouro», concluiu.  

in "maisfutebol.iol.pt"

Venha a bola

Três meses depois, o futebol está de volta a Portugal. A época arranca este sábado com a festa da Supertaça, em Aveiro. O campeão nacional defronta o detentor da Taça de Portugal. 

Bem-vindos à época 2012/13. Este sábado, FC Porto e Académica dão o pontapé de saída na nova temporada, com a realização da Supertaça Cândido de Oliveira.
Frente a frente, estarão o campeão nacional em título e o surpreendente vencedor da Taça de Portugal, que bateu o Sporting na final do Jamor.
A principal dose de favoritismo está entregue, obviamente, aos azuis e brancos, que até dominam o registo de conquista deste tipo de troféus.
Os portistas, que somam dezoito Supertaças em 33 edições, podem arrecadar a quarta consecutiva, caso batam uma Académica que nunca venceu um título deste género.

Regresso ao passadoApós 41 anos sem conseguir bater o FC Porto, a Briosa quebrou o longo jejum no mês de Novembro do ano passado. Iniciava-se, de forma decidida, o trajecto triunfal da Académica na Taça de Portugal, com a equipa comandada por Pedro Emanuel a bater os dragões por uns expressivos 3-0.
Certo é que o histórico de confrontos é francamente favorável à equipa de Vítor Pereira: em 128 encontros, o FC Porto regista noventa triunfos, dezasseis derrotas e 22 empates.

Não há Hulk. Mas há Jackson e um tal de AtsuOs Jogos Olímpicos "roubaram" aos campeões nacionais peças importantes.
Para além de Alex Sandro e Danilo, falta o "Incrível" Hulk para atacar a conquista do primeiro troféu da temporada.
Pelo lado positivo, o técnico dos azuis e brancos já poderá ter Jackson Martínez à disposição. O colombiano estreia-se a titular como ponta de lança em jogos oficiais.
Mas as surpresas não ficam por aqui. No lugar do capitão Hulk, surgirá um ganês franzino mas de nome a reter: Christian Atsu.
Mangala será lateral esquerdo improvisado - também não há Alvaro Pereira, de saída do Dragão -, enquanto que Miguel Lopes ocupa a vaga deixada em aberto por Danilo no lado direito da defesa.

Edinho será seta apontada à baliza de HeltonPedro Emanuel debate-se com alguns problemas físicos que atingem o plantel estudante. Exemplos disso mesmo são as ausências de Carlos Saleiro e Marcos Paulo, devido a lesão.
Com várias alterações face ao figurino base que esteve em acção na última época, o treinador do conjunto de Coimbra sabe que contará com a capacidade de finalização de Edinho na frente de ataque.
O FC Porto-Académica arranca às 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro. Olegário Benquerença é o árbitro da partida.

Supertaça Cândido de Oliveira
Estádio Municipal de Aveiro
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)


Equipas prováveis

FC PortoHelton; Miguel Lopes, Maicon, Nicolas Otamendi e Eliaquim Mangala; Fernando, João Moutinho e Lucho González; James Rodríguez, Jackson Martínez e Christian Atsu.

AcadémicaRicardo; Rodrigo Galo, João Real, Henrique e Hélder Cabral; Keita, Makelele e Cleyton; Marinho, Edinho e Afonso.

in "rr.pt"

Pinto da Costa critica o Governo

Pinto da Costa discursou esta noite nas comemorações do 100º aniversário da AF Porto e foi particularmente crítico para com o Governo. Na mira do presidente dos dragões esteve o aumento do IVA dos bilhetes de futebol, mas também o oportunismo de quem, na sua opinião, se colou à prata de Fernando Pimenta e Emanuel Silva nos Jogos Olímpicos.

O líder portista começou por ironizar quanto à quesão do IVA. "Temos um Governo que permitiu que o IVA dos bilhetes de futebol passasse de cinco para 23 por cento. Um adepto que vá comprar um bilhete para acompanhar a Seleção paga de IVA 23 por cento. Noutro dia disse a um governante que já tinha resolvido o problema: como os filmes pornográficos só pagam seis por cento de IVA, vou passar a vender os bilhetes como se fosse para filmes pornográficos e depois troco-os por bilhetes para futebol", registou antes de concluir: "Isto demonstra a insensibilidade e o desprezo com que o futebol é tratado."

Mas Pinto da Costa foi mais longe, questionando também o aproveitamento da medalha de prata conquistada esta semana em Londres. "Pergunto se alguém fez alguma coisa pela canoagem. Ganhámos a medalha de prata e a primeira notícia que vi foi a de que o Presidente da República saudou efusivamente os vencedores; que o Primeiro-Ministro saudou os vencedores; e que António José Seguro, da oposição, também saudou os vencedores. Eu acho que eles, não fosse o Carlos do Carmo a cantar a "Canoas do Tejo", nem sabiam que havia canoas e canoagem", atacou, acrescentando: "Na hora da vitória apareceram todos para ficar na fotografia."

Durante o discurso, o presidente do FC Porto disponibilizou ainda a equipa de futebol para um encontro de solidariedade a inserir no calendário das comemorações do centenário da AF Porto, fazendo questão de evocar a memória e a obra de Adriano Pinto, antigo presidente da Associação.
 
in "ojogo.pt"

Alex Sandro não pode perder medalha de ouro

Foi com humor e inteligência que o jogador do FC Porto abordou a pergunta do dia da imprensa brasileira: "Você está com medo de perder a medalha de ouro nas Olimpíadas?". 
 
Alex Sandro, jogador do FC Porto, teve hoje uma resposta à altura da pergunta que lhe foi feita hoje pela Imprensa brasileira, no hotel da seleção do Brasil. "Você está com medo de perder a medalha de ouro nas Olimpíadas?", perguntaram a Alex Sandro sobre a final do torneio de futebol, contra o México, amanhã.

Em jeito de quem dribla e ilude a tentativa de corte, o jogador dos dragões, arrumou, bem humorado, com as dúvidas: "Se ainda não a ganhei, então não tem como perder!".

Na conferência de imprensa em que também esteve Marcelo, Alex Sandro diz que o bom entrosamento com o lateral aconteceu de forma instantânea. "Foi uma sincronização natural. No primeiro jogo, contra a Nova Zelândia, foi bom, não tínhamos jogado juntos ainda", lembrou o atleta do FC Porto.

in "ojogo.pt"

At. Madrid já pagou os 2,5 milhões em atraso por Falcao

O At. Madrid já pagou os 2,5 milhões de euros em atraso relativos à transferência de Falcao. Os dirigentes do emblema da capital espanhola foram rápidos a responder à ameaça da SAD do FC Porto, que deu conta da intenção de recorrer à FIFA para receber a verba em falta da segunda tranche do pagamento da venda do avançado colombiano, no verão passado, e ontem mesmo depositaram o valor referido.

Na altura do negócio o At. Madrid pagou a pronto 22 milhões de euros e ficou acordado que o restante seria pago em mais duas vezes. A primeira tranche deveria ter sido paga até 31 de julho de 2012, mas nessa data os colchoneros apenas avançaram com 6,5 milhões de euros, em vez dos nove que tinham ficado acordados. O clube da capital espanhola atravessa alguns problemas financeiros, tentou sensibilizar o FC Porto para esse facto, mas o emblema português foi inflexível, forçando o pagamento imediato dos dois milhões e meio em falta.

A próxima tranche da transferência de Falcao terá de ser paga até 31 de julho do próximo ano.

in "abola.pt"

Atsu escapou às garras do leão

Feyenoord impediu que prestasse provas

Vítor Pereira bem pode agradecer ao Feyenoord o facto de, muito provavelmente, incluir Christian Atsu no onze que vai discutir a Supertaça Nacional com a Académica esta noite. Confuso? Foram os holandeses que, em 2009, impediram o Sporting de acolher o agora extremo do FC Porto para prestar provas na Academia.

A história foi relatada a Record pelo presidente do Cheetah, Abdul Hayye Yartey, clube pelo qual a mais recente coqueluche azul e branca jogou antes de chegar à Invicta.

in "record.pt"

Vítor do tri faz tetra?

académica não podia ter pior adversário na supertaça

O primeiro desafio que Vítor Pereira teve quando pegou na equipa do FC Porto em 2011/12 foi o de tentar conseguir um inédito tri na Supertaça. Anos antes, Fernando Santos, só com um título, ficou conhecido como “engenheiro do tetra”.

E o substituto de André Villas-Boas também teve sucesso: levou os dragões a erguer a Supertaça pela terceira vez consecutiva. Em 1985/86 o Benfica impediu os azuis e brancos de chegar a tal etapa: em 1992/93 foi o Boavista que travou o então campeão nacional. Mais recentemente, em 2000/01, o Sporting também impediu o tri portista. Mas o V. Guimarães não teve essa capacidade, em 2011/12.

in "record.pt"