sábado, 11 de agosto de 2012

F.C. Porto-Académica, 1-0 (destaques)


A figura: Jackson Martínez

O ponta de lança colombiano estreou-se em jogos oficiais pelo F.C. Porto e deu o prim
eiro título da temporada aos azuis e brancos. Herdou do compatriota Falcao a camisola nove e a sede por golos dos adeptos portistas. E não desiludiu. Tal como El Tigre, marcou na estreia, num cabeceamento a fazer lembrar o antecessor. Mostrou sempre boas movimentações dentro da área, contudo, até ao golo da decisivo pareceu faltar-lhe ainda aquele instinto felino que tantas saudades deixou no Dragão.

Outros destaques:

Moutinho

A empatia com os adeptos, há muito se sabe, é total. Mas se dúvidas restassem a partida deste sábado serviu para as desfazer. Aquando do anúncio das equipas titulares, e apesar de estar no banco de suplentes, o nome do número 8 portista foi o mais aplaudido pelos adeptos. Já quando entrou, parecia que os dragões tinham chegado à vantagem. E a verdade é que com o médio português em campo o futebol da equipa flui com outra naturalidade, e superioridade. Moutinho não falha um passe, e a partir da sua entrada o perigo tornou-se muito mais constante perto da baliza de Ricardo. Não se sabe se sairá até ao fecho do mercado de transferências, mas por enquanto diz presente, e mostra uma entrega exemplar.

Maicon

Na área de ação habitual, no centro da defesa, foi dono e senhor nunca concedendo espaço aos atacantes da Académica, quando estes por lá surgiram. E depois, na faceta revelada na pré-temporada, como marcador de livres diretos, o defesa central dos dragões deixou as mãos de Ricardo a arder, num lance que depois não foi bem concluído primeiro por Atsu, e depois por Otamendi.

Bruno Galo

Apesar de ter sido um dos últimos reforços a chegar a Coimbra, o lateral direito emprestado pelo Sp. Braga agarrou imediatamente o lugar e secou por completo a irreverencia de Atsu. Deixou bem claro que acrescenta segurança ao setor defensivo dos estudantes, e ainda pode dar um bom contributo a atacar, ainda que nesse aspeto tenha surgido neste jogo menos afoito.

Makelele

Grande jogo do médio brasileiro que chegou esta época à Académica. Muito forte na marcação, e ainda dono de excelente visão de jogo e técnica de passe, o jogador oriundo do ABC de Natal deixou muito boas impressões. O melhor elogio que lhe pode ser feito é que ninguém terá sentido saudades de Adrien, que tão importante foi na pretérita temporada da formação de Pedro Emanuel.

Cerimónia de abertura

Está declarada aberta a época 2012/2013 do futebol português. E a receção a mais uma nova temporada teve direito a alguma pompa. A Federação Portuguesa de Futebol esforçou-se para dar as boas vindas a mais uma temporada desportiva com um bonito espetáculo que antecedeu o apito inicial da Supertaça Cândido de Oliveira. Numa animada coreografia formou-se ao centro a bandeira de Portugal, e enquanto as equipas se perfilavam na apresentação uma mensagem levantada por detrás dos jogadores anunciava «Criamos Futebol». Tudo isto pincelado por uns fogachos de artifício que serviram para iluminar este regresso do futebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: