sábado, 11 de agosto de 2012

Rui Gomes impõe estreia “forte” e “concentrada”

Rui Gomes conta as horas para a estreia do FC Porto B na Segunda Liga, seguro de que o grupo está “preparado” para dar boa resposta às exigências da competição. O Tondela é tido como um adversário que “vai causar dificuldades”, mas a motivação do plantel azul e branco está bem e recomenda-se. A confirmar a partir das 11h15 de domingo.

Ansiosos pela estreia
“Para Tondela conto com as mesmas dificuldades que teremos em todos os jogos fora e em casa. Este jogo tem, de facto, um conjunto de particularidades: para além de ser o primeiro da competição, o que implica alguma ansiedade extra, algum nervosismo, há o facto de ser contra uma equipa que acabou de subir e que fará deste jogo uma festa. É um momento especial também para eles e penso que isso trará dificuldades extra para nós, porque aumentará o clima de euforia à volta de jogo e exigirá de nós uma postura extremamente séria, concentrada e muito forte.”

Preparadíssimos
“Estas semanas foram as necessárias para chegarmos a este jogo na melhor forma possível. Agora, há factores inerentes à própria competição, factores de natureza emocional, que não poderemos controlar. Quanto a esses, nunca poderemos dizer que estamos completamente preparados, mas vamos estar o mais preparados possível. Temos aqui um conjunto de jogadores, muitos deles internacionais, muitos deles que já competiram nesta divisão, que têm estaleca para os vários tipos de situação. É uma questão de as conseguir gerir. Eu penso que conseguirão, mas só a continuidade de jogos o dirá.”

Tondela bem estudado
“Jogando em casa e vindo de uma temporada em que foram campeões, espero uma equipa muito semelhante à do ano passado. Eles vão querer controlar o jogo e dominar, porque actuam em casa e têm esse tipo de hábito, esse tipo de rotinas. É essa a estratégia que espero do Tondela, uma equipa que vai tentar empurrar-nos lá para trás desde o início e vai fazer os possíveis para nos criar dificuldades.”

Objectivo: entrar com pé direito
“Todos os jogos são depois alvo de avaliação, mas acho que este jogo poderá realmente servir-nos de referência para os seguintes. Teremos três jogos no espaço de uma semana e não haverá muito tempo para grandes reflexões, será jogar, jogar e jogar, mas este jogo será certamente uma boa referência para nós quanto àquilo que já conseguimos fazer e quanto ao que teremos de fazer melhor.”

Equipa principal no horizonte
“A motivação da equipa terá de ser a motivação de todos os jogadores. Eles sabem que estão aqui com carácter transitório e, se realmente querem atingir aquilo a que se propuseram, chegar à equipa A a curto prazo, têm de mostrar toda a motivação. Temos consciência de que quanto melhor fizermos, mais próximos estaremos da equipa principal. Se a equipa não tiver um bom desempenho, dificilmente as individualidades demonstrarão competências suficientes para subir de escalão. Acho que essa vai ser a principal força da nossa equipa.”

Simbiose entre A e B
“O que está definido neste momento é contarmos com os jogadores que estão a treinar connosco. Se eventualmente algum dia, por questões estratégicas, vier algum jogador da equipa A treinar e jogar connosco, como o inverso pode acontecer, trataremos da situação na altura. No FC Porto isso será encarado com normalidade, mas neste momento contamos com os que treinam connosco. Esse será o meu princípio para a formação da equipa. Serão estes jogadores a levar a equipa para a frente.”

Christian Atsu é um exemplo
“O que está a acontecer ao Christian Atsu é o que eu gostava que acontecesse a todos os jogadores que fazem parte da minha equipa. O Christian foi nosso jogador na formação, portanto isto é fruto do trabalho dele e do nosso trabalho. O facto de no ano passado não ter havido equipa B fez com que fosse emprestado ao Rio Ave e acabou por suceder o que esperamos que aconteça com os nossos jogadores. O caso do Christian é um exemplo para quem está na equipa B: terminada a formação, não estando ainda totalmente preparado para jogar na equipa principal do FC Porto, aproveitou da melhor forma aquela fase de transição a que esteve sujeito no Rio Ave, na Liga. Teve uma atitude séria, ambiciosa, e melhorou o suficiente para, pelo menos, iniciar a temporada com a equipa principal, mostrando competência e foi estando ao nível da fasquia que lhe colocaram.”

Ze Antonio: “Temos condições para fazer um bom campeonato”

Zé António é o jogador mais experiente do FC Porto B e tem, por isso, funções alargadas dentro do grupo de trabalho. O central tem sido aposta regular de Rui Gomes e prepara-se para ser um dos esteios de uma equipa muito jovem, recheada de “bons valores” e capacitada “para dar muitas alegrias aos adeptos do FC Porto”. A visita ao Tondela, no domingo, para a estreia na Segunda Liga, é o início da aventura.

Um regresso que agrada
“Foi com muita satisfação que recebi o primeiro contacto das pessoas do FC Porto. É também um bom sinal, porque consideram que eu posso ajudar neste projecto tão ambicioso e sinto-me bem por isso. Estou aqui para ajudar esta equipa a atingir o máximo, a chegar ao melhor nível possível, e para responder àquilo que as pessoas pretendem. É um desafio importante.”

“Miúdos” preparados para vencer
“A minha responsabilidade é a de trazer experiência e ajudar os mais jovens no que for possível, dentro e fora do campo. Essa é mais uma motivação para mim. Este grupo tem muita qualidade e acho que vão sair daqui jogadores muito equilibrados, muito fortes, com capacidades para actuar ao mais alto nível, que é o objectivo de todos. Há uma interacção muito boa entre todo o grupo de trabalho, a comunicação com os jovens é muito boa e estamos todos focados em lutar pelo mesmo, em lutar pelas vitórias do FC Porto. Os miúdos têm sido fantásticos e há aqui muita matéria-prima para crescer e garantir ao clube muitas vitórias.”

Confiança consciente
“O mister sabe a qualidade do grupo e já explicou aos jogadores que temos um objectivo a cumprir. A maioria dos jovens que aqui estão tem 17/18 anos e apresentam realmente qualidades muito boas. Resta-lhes trabalhar e aceitar as indicações da equipa técnica. Só é bom para o clube e para o grupo ter jovens deste nível. Temos consciência do nosso valor e do nosso estilo de jogo e é isso que vamos tentar impor. Os jogos de preparação ajudaram-nos a melhorar, a corrigir um ou outro pormenor, e estamos prontos para jogar à Porto. Sabemos que os adeptos são exigentes e só querem ganhar, tal como a equipa. Temos os pés bem assentes no chão e somos humildes, mas temos consciência de que o nosso valor vai permitir dar muitas alegrias aos adeptos. Temos condições para fazer um bom campeonato.”

Venha a competição!
“A nível de competição oficial, o Tondela já está mais avançado do que nós, pois actuou na Taça da Liga e nós só realizamos encontros de pré-temporada, mas temos trabalhado dia-a-dia para chegarmos bem ao jogo. Com todo o respeito que temos pelo adversário, queremos apresentar-nos bem e ganhar. É para isso que temos estado a trabalhar e todo o grupo está com confiança para começar o campeonato da melhor maneira.”

in "fcp.pt" 

Sem comentários: