sábado, 11 de agosto de 2012

Venha a bola

Três meses depois, o futebol está de volta a Portugal. A época arranca este sábado com a festa da Supertaça, em Aveiro. O campeão nacional defronta o detentor da Taça de Portugal. 

Bem-vindos à época 2012/13. Este sábado, FC Porto e Académica dão o pontapé de saída na nova temporada, com a realização da Supertaça Cândido de Oliveira.
Frente a frente, estarão o campeão nacional em título e o surpreendente vencedor da Taça de Portugal, que bateu o Sporting na final do Jamor.
A principal dose de favoritismo está entregue, obviamente, aos azuis e brancos, que até dominam o registo de conquista deste tipo de troféus.
Os portistas, que somam dezoito Supertaças em 33 edições, podem arrecadar a quarta consecutiva, caso batam uma Académica que nunca venceu um título deste género.

Regresso ao passadoApós 41 anos sem conseguir bater o FC Porto, a Briosa quebrou o longo jejum no mês de Novembro do ano passado. Iniciava-se, de forma decidida, o trajecto triunfal da Académica na Taça de Portugal, com a equipa comandada por Pedro Emanuel a bater os dragões por uns expressivos 3-0.
Certo é que o histórico de confrontos é francamente favorável à equipa de Vítor Pereira: em 128 encontros, o FC Porto regista noventa triunfos, dezasseis derrotas e 22 empates.

Não há Hulk. Mas há Jackson e um tal de AtsuOs Jogos Olímpicos "roubaram" aos campeões nacionais peças importantes.
Para além de Alex Sandro e Danilo, falta o "Incrível" Hulk para atacar a conquista do primeiro troféu da temporada.
Pelo lado positivo, o técnico dos azuis e brancos já poderá ter Jackson Martínez à disposição. O colombiano estreia-se a titular como ponta de lança em jogos oficiais.
Mas as surpresas não ficam por aqui. No lugar do capitão Hulk, surgirá um ganês franzino mas de nome a reter: Christian Atsu.
Mangala será lateral esquerdo improvisado - também não há Alvaro Pereira, de saída do Dragão -, enquanto que Miguel Lopes ocupa a vaga deixada em aberto por Danilo no lado direito da defesa.

Edinho será seta apontada à baliza de HeltonPedro Emanuel debate-se com alguns problemas físicos que atingem o plantel estudante. Exemplos disso mesmo são as ausências de Carlos Saleiro e Marcos Paulo, devido a lesão.
Com várias alterações face ao figurino base que esteve em acção na última época, o treinador do conjunto de Coimbra sabe que contará com a capacidade de finalização de Edinho na frente de ataque.
O FC Porto-Académica arranca às 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro. Olegário Benquerença é o árbitro da partida.

Supertaça Cândido de Oliveira
Estádio Municipal de Aveiro
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)


Equipas prováveis

FC PortoHelton; Miguel Lopes, Maicon, Nicolas Otamendi e Eliaquim Mangala; Fernando, João Moutinho e Lucho González; James Rodríguez, Jackson Martínez e Christian Atsu.

AcadémicaRicardo; Rodrigo Galo, João Real, Henrique e Hélder Cabral; Keita, Makelele e Cleyton; Marinho, Edinho e Afonso.

in "rr.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Mais logo oficialmente inicia-se a nova época com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, um dos troféus em que o FC Porto tem mais títulos e que coincide com o 25 de Abril do futebol português.

A imprensa fascista, centralista, de retrete e afiliados têm dado pouca importância a este troféu, mas isso é um factor de motivação extra para nós adeptos e para os jogadores caso vençam a valorosa Académica orientada pelo nosso Pedro Emanuel.

A Académica reforçou-se bem.
Apesar da saída de Diogo Valente, Adrien e Cédric, contratou um dos que irá ser uma das revelações do nosso campeonato, um miúdo de 19 anos chamado Salim Cissé.

Reforçou-se igualmente com os experientes avançados Carlos Saleiro e Edinho.

Manteve Peiser, Marinho, Hélder Cabral e João Real elementos experientes no plantel.

Para o meio campo contratou um excelente cabeça de área, que foi pena não ter singrado no nosso futebol, trata-se de Bruno China.

Ao FC Porto cabe o favoritismo que tem de confirmar em campo.

Contamos com a magia de James e Atsu, com a classe de Lucho, e com Jackson Martinez que poderá hoje abrir o activo.

O nosso elo mais fraco é nas defensivas direita e esquerda. Miguel Lopes não me convence, e entristece-me a dispensa de Sapunaru.

Espero mais uma conquista, mas acima de tudo que seja um bom jogo de futebol, pois já sinto falta e que haja uma bonita festa no estádio.

Abraço

Bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt