sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Octávio Machado entrega favoritismo do 'clássico' ao FC Porto

O FC Porto é favorito para o "clássico" com o Sporting, de acordo com a perspectiva de Octávio Machado, que orientou os dois emblemas

Em Bola Branca e na véspera do "clássico", o antigo técnico de "leões" e "dragões" faz a antevisão da partida que marca a 12ª Jornada da Liga Zon Sagres. Analisando o momento das equipas, Octávio Machado não tem dúvidas sobre o nome do clube favorito, no jogo de Alvalade.

"O FC Porto claramente. Por tudo o que tem feito, com uma época extraordinária, e por tudo o que não tem feito. O FC Porto é uma equipa muito mais confiante, muito mais sólida, com jogadores na plenitude dos seus recursos, com um campeonato no qual ainda não experimentou o sabor da derrota. O Sporting é exactamente o contrário, com altos e baixos", começa por dizer.

Ora, dada a diferença entre as equipas na tabela (o F Porto entra em campo com mais 13 pontos que o Sporting), Octávio acha que se a equipa leonina perder o jogo, não mais poderá alimentar a esperança de chegar esta época ao título.


"Esta diferença pontual dá uma tranquilidade ao FC Porto e o Sporting poderá alargar essa desvantagem. Compete ao Sporting materializar um resultado positivo para alimentar a esperança do título", salienta.

Finalmente, aquela que se tornou a grande figura do clássico: João Moutinho. O ex-«capitão» do Sporting, visita pela primeira vez Alvalade com a camisola do FC Porto. 

Sobre o assunto, Octávio Machado é da opinião que Moutinho não ficará condicionado pela pressão psicológica a que poderá ficar sujeito, perante o comportamento dos adeptos do Sporting.

"Penso que qualquer tipo de hostilidade contra o Moutinho ou o FC Porto, será uma motivação extra para o FC Porto. Era o ideal para o FC Porto que isso viesse a acontecer e quanto ao Moutinho, não vai sentir nada", conclui.

in "rr.pt"

Fernando e Varela chamados para Alvalade

Alvaro Pereira de fora
 

Villas-Boas divulgou a lista de convocados para o clássico de sábado frente ao Sporting. O técnico dos dragões chamou Fernando e Varela, que já recuperaram das respetivas lesões e podem ir a jogo em Alvalade.

Em relação à convocatória para o jogo com o Moreirense, o timoneiro dos azuis e brancos promoveu os regressos de Helton, Otamendi e Cristian Rodríguez, deixando de fora Kieszek, Sereno, Walter, Castro e Ukra.

Alvaro Pereira, a recuperar da fissura num ombro, continua indisponível.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Fucile, Sapunaru, Maicon, Rolando, Otamendi e Emídio Rafael.
Médios: Fernando, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Ruben Micael e Cristian Rodríguez.
Avançados: Varela, James Rodríguez, Hulk e Falcão.

in "record.pt"

André Villas-Boas : "A irregularidade do Sporting parece-me uma evidência..."


Tranquilo e pouco dado a polémicas. Foi assim que Villas-Boas se apresentou na conferência de Imprensa que antecedeu o clássico de Alvalade. O treinador não fugiu a nenhuma questão e fartou-se de referir que tem alertado os jogadores para os perigos do adversário.

Sapunaru afirmou que o FC Porto é favorito para o jogo com o Sporting. Concorda?

O papel de favorito não serve para nada. Serve apenas para acreditarmos nele e nos deixarmos iludir e adormecer. Os jogadores já foram alertados para esse perigo, porque, para mim, favorito é aquele que vence o jogo.

Fernando e Rolando também afirmaram que, em caso de vitória, o título dificilmente escaparia...

Temos alertado os jogadores para o perigo desse discurso. É essa a missão da equipa técnica. Estamos num campeonato duro e, apesar de termos uma posição confortável, não podemos deixar de ganhar. Este jogo não decide nada, tal como o jogo com o Benfica não decidia. Apenas nos dará o conforto de podermos manter a distância de dez pontos para o segundo classificado. É esse o nosso objectivo.

Continua a acreditar que é possível acabar o ano invencível?

Enquanto não perdermos, estaremos sempre sujeitos a adversários que se transcendem e motivam cada vez mais. Continuamos com a cabeça a prémio. Neste momento, ser a primeira equipa a vencer o FC Porto tornou-se quase um prémio-extra. Obviamente, até aqui, todas as equipas quiserem vencer-nos, mas fomos sempre ganhando, tendo empatado apenas em Guimarães e com o Besiktas. Não queremos que isso aconteça. Queremos continuar a ganhar e vamos ter, em Alvalade, um bom teste à nossa liderança.

O Sporting tem sido inconstante ao longo da época. O que espera do jogo de Alvalade?

Quero acreditar que os princípios de jogo do Sporting já estão consolidados. É verdade que têm apresentado uma irregularidade acentuada, mas esta é a altura ideal para o Sporting reencontrar-se e marcar uma posição. Não quer dizer que esta seja a última hipótese do Sporting, apesar de sentir que eles precisam desta vitória para dar uma nova chama na luta pelo título. Essa é a vontade deles, tendo com conta as últimas declarações, em que foi anunciado um grupo unido, forte, que quer dar um sinal de mudança e que quer encontrar-se em definitivo com as vitórias. Acredito nessa mensagem de revolta e tenho avisado os meus jogadores para isso. Mas, a irregularidade do Sporting parece-me uma evidência... Aliás, tenho dito, e volto a repetir, que o FC Porto não tem feito nada de transcendente, os outros é que não têm sido regulares perante os objectivos definidos.

Que adversários prefere encontrar no ataque: Postiga, Liedson ou os dois?

O Sporting tem alternado a sua estrutura, e essas mudanças são positivas desde que se ganhem os jogos. Estamos preparados para as duas estruturas mais habituais, seja o 4x4x2 ou 4x2x3x1. Nada nos diz que não possa haver uma nova mudança na estrutura, de forma a tentarem surpreender-nos. Mas, trabalhámos essencialmente a pensar nas estruturas habituais do Sporting e acredito que jogará numa dessas duas formas. Estamos preparados.

Este jogo vai ser mais complicado do que o clássico com o Benfica?

A partida com o Benfica não foi fácil, nem se antevia que fosse fácil. Refuto essa ideia. Vamos jogar contra um candidato ao título, numa jornada em que o Braga vai ter uma recepção difícil ao Nacional e o Benfica uma deslocação complicada a Aveiro. Nesse sentido, se conquistamos os três pontos, acredito que podemos consolidar a liderança esta jornada.

Há vários jogadores no Sporting que já estiveram no FC Porto. Acredita que eles se podem transcender neste jogo?

Como treinador que acredita nos factores humanos do jogo, penso que sim. E partilho esta minha ideia, sobretudo quando estamos inseridos na nova era do táctico... Quem desvaloriza o lado humano e motivacional está enganado. Acredito na organização das equipas, mas não vejo os jogos apenas por esse lado, porque isso é redutor.

Desconfia de Bettencourt por causa de Moutinho

Amanhã, João Moutinho estará de regresso a Alvalade. Durante esta semana, José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting, afirmou que o médio é um "profissional extraordinário" e que não gostaria de ver "atitudes menos correctas" em relação ao jogador, depois de ter afirmado, no último Verão, que Moutinho era "uma maçã podre" do clube de Alvalade. André Villas-Boas desconfia do retrocesso no discurso de Bettencourt. "A mudança de um jogador para um rival não é propriamente uma novidade em Portugal. Quanto à mensagem, não sei se não é uma tentativa de o inibir... Estamos a falar de alguém que o criticou fortemente, com uma postura agressiva, e que agora passa para uma mensagem completamente diferente. Não sei se o objectivo não será outro, mas o FC Porto não dorme. O João é extremamente profissional, acredito nas suas qualidades humanas e enquanto jogador, e sei que vai apresentar um nível altíssimo, seja qual for a mensagem que vier do adversário."

"Derrota do Benfica não pode satisfazer ninguém"

Perante os resultados europeus desta semana, podemos ter quatro equipas portuguesas na Liga Europa...

Ainda falta uma jornada da Champions e o Braga ainda pode qualificar-se para os oitavos. Não há impossíveis e, esta época, o Arsenal até tem perdido vários jogos em casa. Mas mais importante do que isso, é o facto de os clubes portugueses continuarem a pontuar para o ranking da UEFA, de forma a consolidarmos o sexto lugar.

A derrota do Benfica em Israel pode provocar alguma instabilidade na equipa. Desse modo, ficou satisfeito com esse resultado?

Não me cabe a mim responder a essa pergunta. Foi uma derrota que penalizou Portugal em termos de ranking da UEFA e, por isso, não pode satisfazer ninguém. Gostava de alertar para o seguinte: no ano passado, a Liga Europa foi ganha por uma equipa que saiu da Liga dos Campeões [Atlético de Madrid], e que se encontrava mal no campeonato em Dezembro; depois, acabou a época a combinar a vitória na Liga Europa com o triunfo na Taça de Espanha. Ou seja, uma situação ultranegativa em Dezembro passou para uma situação ultrapositiva no final da temporada. O cenário actual, no FC Porto, é muito positivo, mas quem me diz que não será tudo negativo em Maio? Temos de continuar a ganhar e queremos focalizar-nos nos objectivos definidos para o final da época.

Perante os resultados de Benfica e Braga na Champions, acha que o FC Porto é a única equipa portuguesa com capacidade para ombrear com os melhores a nível europeu?

O FC Porto era, até esta temporada, a equipa com mais presenças na Liga dos Campeões, a par do Manchester United. Esse facto poderá trazer hábitos de Champions... No entanto, o plantel do FC Porto regenera-se todos os anos. O que sei é que o FC Porto não garantiu a presença na Champions para esta época e, agora, pretendemos dignificar o clube na competição em que estamos inseridos.

Sorteio da Taça

"O jogo com o Juventude de Évora depende da nossa abordagem. Para a maior parte das pessoas, será uma partida fácil, em que o FC Porto deverá golear. Eu faço uma leitura diferente: vamos defrontar uma equipa da segunda divisão, com vontade de vencer no Dragão, e, por isso, teremos de estar alerta para vencer um adversário ultramotivado, que, se não me engano, ainda não perdeu no campeonato".

Candidatura ao Mundial

"Não sei quais são as possibilidades reais de Portugal vencer... Depende da decisão da FIFA. O mais importante é querer acreditar que tudo está dependente dos critérios de qualidade e não deste corrupio de notícias que houve sobre esta decisão. Espero que a escolha seja feita em consciência e não para pagar favores. Obviamente, o meu apoio é total, porque todos temos a beneficiar com a organização de um Mundial".

Mais adeptos

"O aumento de espectadores nos jogos do FC Porto está relacionado com o nosso momento. Podemos comparar ao que aconteceu no último ano no Estádio da Luz, assim como ao decréscimo que se tem verificado esta época. Quanto ao rótulo de que Inglaterra tem sempre os estádios cheios, isso não é verdade. Numa partida entre o Blackburn e o Bolton, por exemplo, o estádio não está cheio. Aliás, há por lá muitos clubes que vivem no limite do caos financeiro, como são os casos do Liverpool ou Manchester United".

Jorge Sousa

"É um bom árbitro. Qualquer um seria bom, embora haja uns que têm mais histórico nos jogos do FC Porto. Mas, por exemplo, na partida com o Benfica duvidou-se de que o Pedro Proença pudesse apitar em condições porque teria beneficiado anteriormente o FC Porto de uma forma "escandalosa". Apesar disso, apitou de uma forma digna, tal como já tinha apitado o FC Porto-Braga. Nesse sentido, qualquer escolha é boa, desde que seja um árbitro com coragem".

Torce pelo futebol de...Guardiola no Barça-Real

"Há portugueses do lado do Real Madrid, que todos queremos ver vencer; mas o adepto portista - e enquadro-me no adepto portista - sempre se identificou mais com o Barcelona, pelo que representa, pelo crescimento que teve nos anos 70, pelas lutas que tem de enfrentar relativamente aos clubes da capital... Os portistas sempre sentiram um carinho especial pela Catalunha. Para além disso, sou um adepto incondicional do estilo de jogo do Guardiola. Gosto de ver aquela equipa a ganhar, porque reflecte o modo como todas as equipas deveriam jogar, um modo inatingível de perfeição, com um futebol mágico. A verdade é que o Real Madrid está num momento de forma espectacular e mexeu no mercado de uma forma perspicaz, como só um treinador como o Mourinho é capaz de fazer, com o Khedira e Ozil, para além da transcendência do Marcelo, jogador que poucos acreditavam. São qualidades que só um líder como o Mourinho é capaz de apresentar. Tendo em conta tudo isto, há sentimentos especiais para com as duas equipas e guardo para mim quem gostaria de ver ganhar".

in "ojogo.pt"

Angelino Ferreira : "Ganhar também implica mais custos com o pessoal"


O responsável pela área financeira da SAD do FC Porto, e que ontem viu o nome aprovado em assembleia geral como substituto de Fernando Gomes, explicou a O JOGO o orçamento para o exercício de 2010/11. No essencial, os números elevados, e que traduzem o maior orçamento da história do futebol português, mais não são do que uma aposta evidente no sucesso desportivo da equipa liderada por André Villas-Boas. "O orçamento reflecte uma aposta estratégica da administração da SAD, traduzida no reforço da equipa", disse Angelino Ferreira. Ora, essa aposta estratégica traz maiores gastos. "O orçamento também se reflecte na expectativa de um clube para a época. Ganhar também implica um aumento da componente variável, isto é, dos custos com o pessoal", frisou.

Angelino Ferreira confia plenamente na execução das contas orçamentadas. "A haver algum risco neste orçamento seria o da previsão das mais-valias [47,37 milhões], mas já temos 35 milhões executados [Bruno Alves e Raul Meireles]", explicou o responsável.

Mais de 250 milhões em transferências

A fatia das transferências é a que, por norma, compõe o bolo de receitas do FC Porto. Desde 2000, considerando os valores das mais-valias líquidas (ou seja, aquilo que entrou mesmo e não o valor global das transferências), os portistas já embolsaram mais de 250 milhões de euros. Está tudo nos relatórios oficiais comunicados à CMVM.

in "ojogo.pt"

Compras do defeso geram maior orçamento de sempre


A FC Porto, SAD aprovou ontem à tarde, em assembleia geral, por maioria sem votos contra, o maior orçamento da história do futebol português, com proveitos previstos de 94,7 milhões de euros e um lucro líquido de 2,1 milhões de euros para o exercício de 2010/11. A registar-se o lucro esperado, será o quinto ano consecutivo com contas positivas. Os valores do orçamento justificam-se com o elevado investimento no plantel (contratações de João Moutinho, Otamendi, James, Souza e Walter, sobretudo), como fez questão de salientar o responsável financeiro da SAD, Angelino Ferreira (ver peça à parte).

O orçamento também prevê a participação do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões, o que dará uma receita orçamentada de 10,54 milhões de euros. Os direitos televisivos (9,3 milhões), bilheteira (11,75 milhões no total, incluindo bilhetes anuais, normais e quotização) e ainda patrocínios (10,7 milhões) também fazem parte das receitas previstas. Mas é nas vendas de jogadores que a SAD espera ter a receita mais expressiva: 47,37 milhões. Quer isto dizer que o FC Porto vai ter de vender muito no final da temporada? Não necessariamente. É que 35 milhões de euros já estão executados devido às vendas de Bruno Alves ao Zenit (22 milhões) e de Raul Meireles ao Liverpool (13 milhões), valores que não foram incluídos no último exercício contabilístico. Ou seja, resta angariar até 30 de Junho de 2011 uma receita de 12,37 milhões para cumprir com o orçamentado.

O total de custos operacionais da SAD portista será de 88,03 milhões de euros, continuando a maior fatia a pertencer à parcela relativa aos custos com o pessoal, orçada em 40,26 milhões. O aumento em relação ao exercício anterior é de cerca de um milhão de euros. A justificação é simples: já estão incluídos prémios de alcance de objectivos, como a participação na Liga dos Campeões.

Também sem votos contra, a assembleia geral aprovou, entre outros pontos, a substituição de Fernando Gomes por Angelino Ferreira e o relatório e contas individual e consolidado do exercício de 2009/10.

94,7

Milhões de euros orçamentados para o exercício 2010/11. É o maior orçamento do futebol português e a explicação está no alto investimento no plantel portista.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira com "poucas hipóteses" de jogar em Alvalade

A recuperação de Álvaro Pereira está a correr bem, mas será difícil tê-lo em condições de participar no clássico com o Sporting. A ideia foi defendida ontem por André Villas-Boas, que, pelo menos, confimou a ideia sublinhada por O JOGO: o uruguaio foi mesmo considerado. "O Álvaro está a integrar lentamente os treinos. Não digo que esteja fora do jogo, mas posso adiantar que tem poucas hipóteses de jogar", disse. Caso se confirme a indisponibilidade do habitual defesa-esquerdo, Villas-Boas confia nos recursos disponíveis. "O Emídio Rafael está num nível superior. Fiquei satisfeito com a sua exibição em Moreira de Cónegos, especialmente no aspecto colectivo. Depois, há a polivalência do Fucile, utilizado nos dois lados durante o Mundial. Ainda agora, com o Chile, foi utilizado a lateral-esquerdo. E estou salvaguardado com a polivalência do Sereno para essa posição", explicou. Varela é que está apto para o clássico. "É opção", referiu o treinador.

in "ojogo.pt"

João Moutinho é mesmo um jogador à Porto, dizem eles

Abril de 2008: Pinto da Costa, numa entrevista à "Visão", confessa-se fã incondicional de João Moutinho. Disse mais: "Moutinho é um jogador à Porto." E mais ainda: achava improvável que algum dia pudesse constatar essa convicção de que estava ali um jogador feito à medida das ambições do clube, porque, dizia, o Sporting tinha o seu capitão no altar dos inegociáveis. Tinha, mas deixou de ter.

Novembro de 2010: algumas velhas glórias do FC Porto, três delas com ligação também ao Sporting, concordam com Pinto da Costa. Afinal era mesmo verdade: Moutinho tem provado ser um jogador à Porto. E isso é exactamente o quê? João Pinto, que carregou uma Taça dos Campeões à cabeça, diz que é "dar o que se tem e o que não se tem". Inácio consegue encurtar a definição numa palavra: no fundo, é "esfarrapar-se" em campo. André, referência histórica nos meios-campos de combate que o FC Porto foi tendo ao longo dos anos, atreve-se a sugerir que o Moutinho que vê agora vestido de azul não lhe parece o mesmo de Alvalade. Jaime Pacheco acrescenta que, para um verdadeiro jogador à Porto, não há distinções "entre treino e jogo". Conhecedor de causa, ou não tivesse ele experimentado os dois lados da questão, Pacheco diz também que o conceito, que não encontrou em Alvalade, se molda na garra que traça a identidade do Norte. Mas, nesse caso, os extremos tocam-se, porque do Norte que tem o FC Porto como bandeira ao Algarve, onde nasceu Moutinho, a distância ainda é considerável e, para Sousa, que também fez carreira de azul e de verde, a "cultura competitiva" de João Moutinho parece ter nascido com ele. Jaime Magalhães propõe outra explicação, ao jeito do bem popular diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és: Moutinho anda bem acompanhado. "Tem outros jogadores ao lado dele que o ajudam a sobressair mais em campo e a fazer a diferença."

Os adeptos do FC Porto estão conquistados. Aliás, de jogador à Porto a Dragão de Ouro pode ser uma distância curta...

29
Internacionalizações pela Selecção principal, com a particularidade de ter sido titular nos três jogos já orientados por Paulo Bento.

18
Jogos pelo FC Porto, em 20 possíveis. Falhou apenas os encontros com o Limianos (Taça) e Portimonense (campeonato).

Os adeptos de Moutinho


João Pinto
"Joga com garra"

"Um jogador à FC Porto é aquele que, em campo, dá o que tem e o que não tem, que joga com garra e sempre no limite, e o João Moutinho faz isso, além da enorme qualidade que tem. Não é fácil para um jogador novo chegar ao FC Porto e impor-se, mas o Moutinho conseguiu-o. Fiquei admirado por ter deixado o Sporting, porque foi sempre um jogador que pesou muito naquele clube, mas ainda bem. Quando cheguei ao FC Porto, os mais velhos foram-me passando a cultura do clube e a competitividade que tínhamos de ter para vencer. Penso que o João Moutinho poderá mais tarde transmitir isso a quem chegar ao clube, porque é um jogador que me parece ter a mesma forma de ver as coisas. Isso faz muita falta num clube."

André
"Tem humildade"

"O João Moutinho é de facto aquilo que o presidente disse na entrevista antes de o contratar: trata-se de um jogador à Porto, porque sabe ser humilde dentro de campo e dá sempre tudo o que tem. Está a fazer a primeira temporada no FC Porto, e acho que até já deve ser a melhor de sempre da sua carreira, porque não me lembro de o ver jogar assim em Alvalade e de fazer tanta diferença em campo como tem feito no FC Porto."

Jaime Magalhães
"Ele enche o meio-campo"

"O João Moutinho foi sempre o jogador que se conhece, simplesmente no FC Porto, que tem outra estrutura e que está habituado a jogar a Champions, tem outros jogadores ao lado dele que o ajudam a sobressair mais em campo e a fazer a diferença. Mas está à vista que é de facto um jogador que, como o presidente tinha dito, tem mostrado todas as qualidades para jogar no FC Porto, e reconhece-se nele a capacidade de encher o meio-campo, porque é um jogador que joga sempre com o mesmo empenho do princípio ao fim."

António Sousa
"Faz 60 jogos com a mesma alegria"

"É um jogador que tem sempre a mesma atitude em campo, é capaz de fazer 60 jogos com o mesmo espírito, alegria, entusiasmo e entrega total. Era isso que ele transmitia no Sporting e que o levou para o FC Porto. Depois vê-se que é uma coisa que faz parte da cultura competitiva dele, e não há muitos com essa mentalidade. Esta cultura que ele encarna, de certa forma sempre existiu no FC Porto, e recordo-me de que os jogadores mais velhos a transmitiam aos que chegavam, que absorviam tudo isso à medida que se integravam no clube, sempre à procura de alcançar o máximo."

Jaime Pacheco
"Dá sempre tudo"

"Jogadores à Porto têm características especiais, são os que dão tudo, seja em treino seja num jogo; estão sempre no máximo para ganhar, gostam de ganhar, porque é uma necessidade colectiva, mais do que individual. O João Moutinho é um jogador desses. Mas não se pode comparar a cultura competitiva do FC Porto com a do Sporting: são duas realidades completamente diferentes, mas não só no futebol. No Norte, as pessoas são mais aguerridas, mais sentimentalistas, colocam mais delas no que fazem, vivem a vida com o coração e com responsabilidade; no Sul, é diferente, vive-se um dia de cada vez. Senti isso no Sporting e procurei não me deixar contagiar. Se não ganhássemos hoje, ganhávamos amanhã, mas a vida continuava normalmente. Cá em cima, depois de uma derrota, nem se falava, não se saía à rua. Tínhamos pouca disposição para isso. No Sporting, sentia que podíamos e devíamos fazer mais, mas que não era entendido, e deixei o clube ao fim de dois anos. No FC Porto, quando se perdia havia um silêncio pesado dentro do autocarro. Mas não vamos ser ingénuos: o João Moutinho foi para o FC Porto porque o contrato era melhor. É natural que se sinta bem agora e que se vá apercebendo destas diferenças de valores, que só se começam a conhecer com a vida no clube e com as suas pessoas."

Inácio
"Esfarrapa-se e vai a todas"

"O João Moutinho é um daqueles jogadores que se esfarrapam e deixam o suor em campo. Vai a todas para ganhar as bolas com um grande espírito guerreiro, e é isso que o presidente aprecia nele. No FC Porto, está um jogador refinado, porque acho que a qualidade de quem joga ao lado dele também o ajudou a potenciar as qualidades. Isso faz com que ele marque mais a diferença em campo num clube que, ao contrário do Sporting, que privilegia uma base individual, exige mais empenho aos jogadores e se baseia num colectivo muito forte."


in "ojogo.pt"

Júnior Elói Silva na mira do Parma

Guarda-redes jovem cobiçado
 

A imprensa italiana coloca o guarda-redes Elói Silva, dos Sub-19, na mira do Parma. Segundo as notícias, os transalpinos só teriam de pagar 90 mil euros aos dragões, verba correspondente aos direitos de formação. Tiago Maia e Samir Badr são os guarda-redes mais utilizados.

in "record.pt"

Hulk a tocar no céu

Só messi e ronaldo participam em mais golos do que o brasileiro
 

Que Hulk está a fazer uma época de sonho, já todos sabemos. Que Hulk tem somado golos e assistências a um ritmo extraordinário, também. É, pois, sem grande surpresa que um estudo estatístico da base de dados online “IMScouting” coloca o brasileiro no terceiro lugar de um ranking internacional de eficiência que é liderado por Messi e tem Ronaldo na segunda posição.

O estudo analisa o tempo de que os jogadores precisam para estar diretamente associados a golos, assinando-os ou fazendo o passe decisivo. Hulk, que se tem destacado sobretudo na finalização, precisa de menos de uma hora para deixar a sua marca, aproximando-se muito do registo de Ronaldo no Real Madrid. São dados relativos aos campeonatos internacionais, pelo que está aqui posto de parte o impacto que o brasileiro tem tido na participação europeia dos dragões.

Com Messi, que é o melhor marcador do Mundo em 2010, a uma distância ainda considerável, não deixa de ter impacto esta presença de Hulk num pódio de ilustres. É o rendimento individual colocado em benefício do coletivo, mas é de três desequilibradores que falamos. Jogadores que transformam situações de 1x1 em sucesso e que têm facilidade em sair de um drible para um remate ou para um passe de morte.

Em suma, atletas que fazem a diferença e que têm catapultado as respetivas equipas para patamares de excelência. É significativo que Hulk tenha ganho uma posição privilegiada entre os maiores portentos individuais, o que dá ainda maior dimensão aos seus feitos e o projeta no mercado de uma forma que torna quase inevitável a sua saída no final da temporada.

Como Record já revelou, o assédio dos grandes tem-se intensificado por forma a antecipar também um autêntico leilão que promete resultar num dos maiores negócios do próximo defeso. Postas de parte estão negociações em janeiro, já que os dragões não estão disponíveis para beliscar o projeto de toda uma temporada. O próprio jogador tem mostrado, também, o seu comprometimento para com a causa portista, fazendo orelhas moucas à agitação mediática que é natural em torno de um rendimento superior e que vale já 16 golos para a equipa de Villas-Boas.

Espelho. A marca individual do Incrível espelha os feitos do coletivo. O imbatível FC Porto goza de um estatuto que só Real Madrid e Manchester United imitam. Têm sido os merengues, porém, que melhor competem com os dragões ao nível do binómio entre rendimento ofensivo e defensivo. O trabalho do novo treinador está à vista em ambos os emblemas, sendo curioso que tanto em Portugal como em Espanha estejam agendadas deslocações de fogo na próxima jornada. Alvalade e Camp Nou testam os líderes.

in "record.pt"

Clássico: ex-leõezinhos terminam escola no F.C. Porto (saiba como)

As quartas-feiras à tarde são um novo sopro de conhecimento para João Moutinho e Emídio Rafael. Os dois jogadores do F.C. Porto inscreveram-se no programa Novas Oportunidades e frequentam a Escola Secundária Daniel Faria, em Baltar, concelho de Paredes. Chegaram «há um mês» e levaram «confusão e entusiasmo» aos corredores do estabelecimento de ensino.

Em semana de Clássico em Alvalade, o Maisfutebol foi perceber como dois ex-leõezinhos se estão a dar no regresso à escola. «O João e o Rafa querem concluir o 12º ano. São muito prestáveis, mas já tive de lhes dar na cabeça, porque têm horários complicados», explica-nos a professora Patrícia Dias, formadora responsável pela avaliação de ambos.

Com Moutinho e Rafa está também Sereno, embora a situação do defesa seja diferente. Todos eles foram integrados no Grupo de RCV (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), mas o alentejano está mais adiantado, pois já frequentava este programa nos tempos do V. Guimarães.

«Na primeira fase eles são avaliados por um psicólogo, de forma a ser possível compreender o nível de conhecimento que possuem. Só depois são encaminhados para um formador», explica-nos o professor Carlos Santos, director do estabelecimento de ensino.

«Para nós é óptimo tê-los cá. É uma forma de publicitar a escola e cativar ainda mais os nossos alunos. Aliás, tivemos de os colocar neste horário das quartas à tarde porque é o único período da semana em que não há aulas. É preferível não misturá-los com os restantes jovens, pois iriam provocar-lhes uma compreensível onda de desconcentração.»

Em Janeiro pode haver mais dragões em Baltar

João Moutinho e Emídio Rafael têm 24 anos e um percurso escolar semelhante. Durante os tempos em que trabalharam na Academia de Alcochete, estudaram na mesma escola da margem sul do Tejo e não conseguiram completar o secundário. Entretanto, cada um palmilhou percursos distintos até se reencontrarem no F.C. Porto.

Agora, entenderam ser essencial este passo nas respectivas vidas académicas. «Quem os trouxe foi um amigo deles que, por acaso, é nosso professor de Informática. Eles gostaram da ideia e estão entusiasmados», diz Carlos Santos.

O docente responsável não recebeu «até agora» qualquer contacto ou indicação por parte da direcção azul e branca. No futuro, porém, espera ver mais profissionais do F.C. Porto em Baltar. «Eles ficaram de passar a informação no balneário e convencer aqueles que não têm, pelo menos, o 12º anos. Pode ser que em Janeiro o grupo seja ainda maior.»

Apetite de João Moutinho já é famoso

Numa comunidade pequena e feita de gente simples, como é Baltar, a chegada de três jogadores do F.C. Porto provoca sempre uma natural curiosidade. Alguns dos alunos da Secundária Daniel Faria contam-nos como é estar lado a lado com alguns dos pupilos de André Villas-Boas.

«São muito acessíveis. Depois da escola vão lanchar e é nessa altura que costumamos estar com eles», explicam-nos. O apetite de João Moutinho já é, de resto, famoso na confeitaria Giramilho, dois passos ao lado da escola. O pequeno médio nunca se fica por menos de duas tostas mistas.

Desta vez, três dias antes do Sporting-F.C. Porto, ninguém pôs a vista em cima ao trio azul e branco. «Deve ser por causa da greve geral», explicam-nos, em coro desafinado.

No sábado, os imberbes olhares vão estar colados ao televisor. «Queremos que seja um dos nossos colegas de escola a decidir o Clássico. Se for o Moutinho ainda melhor.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Jardel lembra os sete golos marcados Juventude de Évora

Por capricho do sorteio, o Juventude de Évora volta a defrontar o F. C. Porto, 13 anos depois, quando disputou a quinta eliminatória da Taça de Portugal de 1997/98, altura em que o F.C. Porto goleou por 9-1. Só que esse jogo teve uma história invulgar e um artista principal, de seu nome, Jardel.

E porquê? É que, ao intervalo, a equipa eborense só perdia por 2-1, mas o técnico do F. C. Porto de então, António Oliveira, decidiu lançar o goleador brasileiro na segunda parte.

Durante os 45 minutos seguintes, Jardel marcou um golo a cada 6 minutos e 30 segundos facturando sete golos, para gáudio dos adeptos.

Mário Jardel, lembra-se dessa prodigosa noite? " Quem não lembra, foi uma proeza única. Creio que, em 45 minutos, numa prova oficial e em condições normais, ninguém obtém esse score", respondeu, ao JN. E aproveitou para dar um conselho a Villas-Boas: "Em futebol e em jogos da Taça o que parece fácil, às vezes, fica complicado, mas o F. C. Porto está a jogar bem e ainda não perdeu , pelo que não vai ser agora que isso vai acontecer".

E, a finalizar, deixou um desejo: "Do que gostava mesmo é que nesse jogo, agora, o Falcao marcasse dez. Era uma boa maneira de celebrar a minha proeza..."

in "jn.pt"

F. C. Porto já passou Sporting em número de títulos há dez anos

O jogo de amanhã, sábado, entre Sporting e F. C. Porto será sempre um clássico do futebol português, mas há muito que a rivalidade entre os dois clubes deixou de fazer sentido, pelo menos no que diz respeito aos títulos conquistados. Com vantagem clara para os dragões...

Sporting e F. C. Porto defrontam-se amanhã à noite em Alvalade, num jogo que está longe de ser decisivo nas contas do título, tendo em conta os 13 pontos que já separam as duas equipas na classificação do campeonato, apenas com 11 jornadas realizadas.

O avanço do F. C. Porto sobre o rival lisboeta é, de resto, o espelho do que se tem passado nos últimos anos no futebol português, ao longo dos quais o clube do Dragão passou a ocupar um patamar superior, a ponto de se poder dizer que os dois emblemas deixaram, na maioria das vezes, de lutar pelos mesmos objectivos.

O número de títulos conquistados diz tudo: depois de várias décadas a assistir à hegemonia de Benfica e Sporting, o F. C. Porto passou a ganhar muito mais do que os rivais e, há dez anos, conseguiu superar o número de troféus que o Sporting tem actualmente (45). Na última década, os dragões conquistaram mais 20 títulos, chegando a um total de 66, a um dos 67 que o Benfica possui.

Pinto da Costa merece, naturalmente, grande parte do crédito, já que, quando assumiu a presidência do clube azul e branco, em 1982, o F. C. Porto tinha apenas 16 troféus no palmarés. De então para cá, foram 50 as taças levantadas pelos dragões, incluindo seis troféus internacionais: Taça dos Campeões (1987), Liga dos Campeões (2004), Taça UEFA (2003), Supertaça Europeia (1987) e Taça Intercontinental (1987 e 2004).

O F. C. Porto já leva vantagem sobre o Sporting no número de campeonatos nacionais (24 contra 18) e de Supertaças (17 contra sete), tendo igualado na época passada o total de Taças de Portugal conquistadas pelo clube de Alvalade (15), que a nível europeu apenas ganhou a Taça das Taças, na longínqua época de 1963/64.

Nos últimos 10 anos, os dragões ganharam 20 títulos (seis campeonatos, cinco Taças, seis Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental), mais do dobro dos nove que foram ganhos pelo Sporting (dois campeonatos, três Taças e quatro Supertaças).

in "jn.pt"

Modalidas - SuperFlash

Hoquei - "Sabemos da nossa superioridade", diz Henrique Magalhães

O hoquista do FC Porto, Henrique Magalhães, na antevisão do jogo com o Limianos, disse que não tem dúvidas da superioridade dos eneacampeões.

O FC Porto joga, este sábado, às 18 horas, com o Limianos, equipa que subiu este ano à I Divisão do campeonato nacional de Hóquei em Patins.

“Sabemos que a nossa equipa é superior ao Limianos, uma equipa que acabou de subir à I Divisão, e se não entrarmos com uma atitude positiva sabemos que estes jogos podem tornar-se complicados, temos de quebra-las com golos” disse Henrique Magalhães, esta quinta-feira, em superflash de antevisão do encontro com a turma de Ponte de Lima, realizada na Arena do Dragão Caixa.

Os eneacampeões nacionais vêm de uma vitória em Espinho e querem manter este ritmo, isto porque a Oliveirense, com os mesmos 22 pontos, quererá voltar a roubar o primeiro lugar aos Dragões.

Basquetebol - Diogo Correia admirado com qualidade do plantel

O jovem basquetebolista do FC Porto, que este fim-de-semana defronta o Penafiel, afirmou ter ficado admirado com a qualidade do plantel dos azuis e brancos.

O jovem base/extremo, contratado esta época ao Benfica, afirmou que ficou admirado com a qualidade dos jogadores da modalidade de Basquetebol que moram no Dragão Caixa.

“Tenho que admitir que me está a surpreender, mas era algo que se esperava quando se joga ao lado de jogadores como Carlos Andrade, Miguel Miranda, Julian Terrel ou Greg Stempin. Um jovem chega aqui e olha para eles e representam tudo o que um jovem aspira no futuro. A forma como eles trabalham aqui é notável. Com a ajuda deles irei ter sucesso”, disse o jovem de 19 anos, esta quinta-feira, em superflash de antevisão do encontro com o CB Penafiel, referente à sexta jornada da Liga de Basquetebol.

A formação azul e branca encontra-se na primeira posição da tabela classificativa enquanto a turma de Penafiel fica-se pelo sétimo lugar.

“O nosso objectivo é sempre o mesmo, ganhar. Já defrontámos o CB Penafiel esta época (no Troféu António Pratas) e ganhámos por uma larga margem, mas sabemos que não traduz bem a realidade porque trata-se de uma equipa difícil”, analisou Diogo Correia.

O encontro entre portistas e Penafidelenses joga-se este sábado, às 15 horas, no Dragão Caixa, e os bilhetes podem ser adquiridos a 1 euro (sócio) e 2 euros (não sócio).

in "sapo.pt"



Villas-Boas. Será ele o treinador campeão mais jovem de sempre?

É uma série de "ses" mas o resultado final é histórico. Se o FC Porto se sagrar campeão em Olhão, no final de Fevereiro, Villas-Boas (então com 33 anos e 129 dias) bate o recorde de Juca, estabelecido em 1962 no Sporting


Butler (número 1), Nicholls (3), Browne (5), Roach (7), Lennon (9), Smile (13), Simmons (15), Wendol Williams (17), Azille (18), Prince Williams (19) e Savage (21). Este foi o primeiro onze oficial da carreira de André Villas-Boas, ao serviço da selecção das Ilhas Virgens Britânicas, frente à das Bermudas, para a qualificação da zona do Caribe para o Mundial-2002. Estávamos a 5 de Março de 2000 e o i deixou passar em claro essa efeméride em 2010. E dez anos é um número redondo. Bronca. Escândalo. Mas pronto, está esquecido, o passado já lá vai, o i agora muda a agulha e passa, neste caso específico, a fazer exercícios futuristas. E se Villas-Boas fosse o treinador campeão português mais jovem de sempre?

O recorde está de pé desde Maio de 1962. E só podia ser do Sporting, tão especialista neste capítulo: ele é o recorde do Campeonato de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em Março de 1928), ele é o recorde da I Liga (13-0 ao Carcavelinhos, em Abril de 1938), ele é o recorde do campeonato nacional (14-0 ao Leça, em Fevereiro de 1942), ele é o recorde das competições europeias (16-1 ao Apoel Nicósia, em Novembro de 1963), ele é o recorde da Taça de Portugal (21-0 ao Mindelense, em Maio de 1971). Enfim... E agora, ele é o recorde do treinador mais jovem a sagrar-se campeão nacional, instituído há 48 anos. O homem em causa chamava-se Juca (morreu em 2007) e contava com 33 anos, quatro meses e 13 dias naquela tarde de 27 de Maio de 1962, depois dos 3-1 sobre o Benfica, em Alvalade, para a última jornada do campeonato 1961-62.

O desafio está lançado ao FC Porto. Para que Villas-Boas (nascido a 17 de Outubro de 1977 e agora com 33 anos, um mês e nove dias) supere o recorde de Juca, tem de se sagrar campeão em Olhão, na 21.a jornada, no fim-de-semana de 26/27 de Fevereiro. Mas então isso significa ser campeão a nove jornadas do fim!! Isso significa 27 pontos de avanço sobre o segundo classificado!! Certo, certo.

É difícil? Sim. Complicado? Claro. Impossível? Não. E basta o exemplo do grande Benfica de Jimmy Hagan em 1972-73 para demonstrar isso mesmo. Com um inspirado Eusébio (40 golos e a desejada segunda Bota de Ouro como melhor marcador europeu), o Benfica liderou da primeira à última jornada para arrebatar o mais fácil título da história, com cinco pormenores inéditos: sem uma única derrota; 23 vitórias seguidas; 18 pontos de avanço (vitória a dois pontos, atenção) sobre o segundo classificado, o surpreendente Belenenses; mais de 100 golos marcados; e sempre a festejar a sete jornadas do fim (vitória a dois pontos, reforce-se). Se esse campeonato já fosse a três pontos por vitória, o Benfica terminaria com 32 pontos de avanço sobre o Belenenses.

Por este caminho, e vale lembrar que o FC Porto está invicto na presente época (18 vitórias e dois empates), só imitado na Europa por Real Madrid (15-4) e Manchester United (14-8), os portistas são bem capazes de dar conta do recado. Não só pelo rolo compressor no ataque, devidamente amparado pela segurança da defesa, como pela fragilidade até agora evidenciada pelos outros, que só se podem autodenominar rivais pela grandeza do seu passado. Assim, tudo é possível. Até ser campeão a nove jornadas do fim. E que melhor demonstração de poderio dos azuis-e-brancos do que na casa do Sporting, onde mora o recorde de Juca? Desde que não seja 1-5 como na tal estreia de Villas-Boas nas Ilhas Virgens Britânicas... Ai ainda não sabia? Pois foi. As Bermudas golearam (a segunda mão foi bem pior para Villas-Boas: 9-0) mas isso já pertence ao passado. O futuro é amanhã. Em Alvalade.

in "ionline.pt"

Hostilidade pode ser motivadora para Moutinho, Futre


Lisboa, 26 nov (Lusa) -- Paulo Futre admite que a hostilidade que o ex-capitão do Sporting João Moutinho vai encontrar no clássico de sábado, para a Liga de futebol, possa ser motivadora para o agora médio do FC Porto.

"Não é fácil, porque, neste caso, vai ter 50 mil pessoas a assobiar. No meu caso eram muitas mais, não sei se 70 a 80 mil pessoas, mas também pode servir de motivação. Eu recordo-me do meu primeiro jogo em Alvalade. Fiz um jogo espetacular, com toda a gente a assobiar, claro, mas fiz um bom jogo", afirmou à Agência Lusa o ex-internacional luso.

As recordações de Futre remontam a 28 de abril de 1985, quando, à 26.ª jornada do campeonato, os "dragões" arrancaram um "nulo" no "velho" José Alvalade, que praticamente lhes valeu o título desse ano.

in "expresso.pt"

Futebol: Sporting-FC Porto - Casas de apostas dão favoritismo aos "dragões" para Alvalade

Lisboa, 26 nov (Lusa) -- O FC Porto é favorito a vencer sábado o Sporting, no "clássico" da 12.ª jornada da Liga de futebol, apesar de jogar no Estádio de Alvalade, casa do rival lisboeta, de acordo com quatro casas de apostas desportivas.

Bwin, Betfair, Betclic e Bet365 dão larga vantagem ao FC Porto, líder destacado do campeonato, oferecendo "odds" entre 1,85 e 2,08 por cada euro apostado no triunfo da equipa "azul e branca".
Para as quatro casas de apostas, o empate no "clássico" é o segundo resultado mais provável, entre 3,25 e 3,55, e a vitória do Sporting, que ocupa a quarta posição do campeonato a 13 pontos do líder, oferece "odds" entre 3,70 e 3,95.

in "expresso.pt"

Alvalade serve de aperitivo a Camp Nou

Alvalade (amanhã) e Camp Nou (na segunda-feira) vão atrair as principais atenções da tribo futebolística no trapézio ibérico. A uma escala diferente, naturalmente. No segundo caso, anuncia-se um espectáculo inolvidável entre duas equipas de sonho, um confronto entre dois treinadores de elite e com personalidade e carácter distintos e até um tira-teimas entre os dois melhores futebolistas da actualidade, discussões em que, nunca é por demais referir, estarão envolvidos dois portugueses (Mourinho e Ronaldo). Se o cartaz do Barcelona-Real Madrid apresenta ingredientes para todos os gostos, o Sporting-FC Porto espelha uma realidade bem mais difusa e remediada, por força de um mercado e de um suporte financeiro infelizmente mais pudibundos, mas também do papel subalterno em que, ao longo dos últimos tempos, se foram deixando cair os sportinguistas. Mas é o que se pode arranjar.


O FC Porto tem sido um caso à parte na realidade futebolística nacional. Conta com o jogador mais desequilibrante dos relvados nacionais (Hulk), mas também beneficia de uma organização sem paralelo em Portugal, de um plantel equilibrado e com vários protagonistas de classe extra, além de um jovem treinador que se tem revelado muito evoluído tacticamente e sagaz ao nível das opções, da gestão e do discurso.

Em Alvalade, não se esperam grandes novidades por parte do FC Porto. Irá começar com o habitual desenho táctico (4x3x3), mas deixando na manga outras opções de recurso, como o 4x4x2 losango que lhe permitiu resolver a eliminatória da Taça de Portugal. As duas últimas exibições foram pouco mais do que sofríveis, como se a equipa se tivesse distendido um pouco após a goleada imposta ao Benfica. O jogo com o Sporting servirá para esclarecer se há aqui uma tendência ou apenas um breve intervalo, antes de um novo ciclo de futebol exuberante.

Tudo indica que Fernando irá recuperar o seu lugar em detrimento de Guarín, que até aproveitou razoavelmente bem a ausência do brasileiro, mas que continua a perder claramente na comparação. Fernando é um dos casos em que é mais notório o dedo de André Villas-Boas, que soube transformar um “trinco” de elevado sentido posicional num “seis” tacticamente evoluído e capaz de participar na primeira fase de construção. De resto, face à ausência do lesionado Álvaro Pereira e como Emídio Rafael ainda está algo “cru”, Fucile irá relembrar as suas aventuras no lado esquerdo, ele que é um exemplar raríssimo, mesmo a nível europeu, porque consegue manter um comportamento eficaz independentemente da faixa que ocupa. As últimas informações apontam para que Varela esteja refeito da lesão muscular. É uma notícia importante para o líder, porque Ukra ainda atravessa uma fase de formatação e Rodríguez continua a desperdiçar as oportunidades para se afirmar como uma solução consistente.

O Sporting perde claramente na comparação, seja qual for o prisma de análise escolhido. Mas Paulo Sérgio será o primeiro a perceber que este jogo pode também funcionar como uma oportunidade. Porque poderá funcionar como um “clic” para uma equipa com problemas crónicos de maturidade e que muda de humores com uma facilidade incrível, por vezes até durante o mesmo jogo. É ainda evidente a falta de um central de classe top, o que ajuda a explicar alguns erros de palmatória e a permeabilidade nos lances de bola parada. Dentro deste quadro, o regresso à titularidade de Polga acaba por se aceitar.

Paulo Sérgio nunca foi um treinador fiel a um sistema, mas a exagerada flutuação táctica não tem ajudado ao equilíbrio de um grupo com várias debilidades, até do ponto de vista emocional. No entanto, o Sporting tinha obrigação de mostrar outra maturidade, até em função dos vários jogadores experientes contratados nos últimos tempos.

As opções estabilizaram ultimamente em torno do 4x2x3x1 ou do 4x4x2 clássico, discussão reaberta agora que Liedson está refeito do problema físico. Face ao bom período que Hélder Postiga atravessa e à falta de ritmo que o brasileiro naturalmente acusa ainda, não seria surpreendente que Liedson ficasse de fora do onze inicial. No entanto, há também que levar em conta que Liedson é um daqueles jogadores talhados para os grandes momentos, o que tem algum peso numa equipa carente de verdadeiros cabeças de cartaz.

O problema é que a aposta numa dupla de avançados pode ser condicionada pelo facto de o Sporting ter hoje mais opções credíveis para o miolo do que vinha sendo habitual. Pedro Mendes já deixou a enfermaria, Maniche já cumpriu o castigo e André Santos vem jogando a muito bom nível. Acrescente-se-lhe o poder desequilibrante que Valdés passou a ter quando é utilizado na posição “dez”.

Há uma solução que, não sendo a quadratura do círculo, juntaria todas estas mais-valias: 4x4x2 losango. Pedro Mendes jogaria no vértice mais recuado, Maniche e André como médios interiores e Valdés nas costas de Postiga e Liedson. Seria uma solução interessante, principalmente por garantir superioridade numérica e capacidade de “pressing” numa zona do campo em que o FC Porto é muito forte. Mas que, por outro lado, acarreta problemas ofensivos em termos de jogo exterior, principalmente se os laterais não derem a necessária verticalidade nos flancos. Este dilema poderá fazer com que Paulo Sérgio abdique de um dos médios-centro e opte por outro desenho em que haja espaço para Vukcevic ou até Djaló.


Não deixa de ser curioso que a imprensa espanhola também passou os últimos dias a debater um dilema idêntico: se o sempre pragmático José Mourinho irá mesmo abdicar, no Camp Nou, de uma unidade que vem sendo preponderante na organização ofensiva (Özil) para dar mais músculo ao miolo com a entrada na equipa do francês Lass. Isso implicaria trocar o habitual 4x2x3x1 pelo 4x3x3, com Di María a funcionar assumidamente como extremo. Esta solução já foi, de resto, utilizada pelos madrilenos na Champions, frente ao Auxerre, e pode fazer algum sentido para resistir ao “tique-taca” do Barcelona.

Afinal de contas, sempre foi possível encontrar (pelo menos) um ponto de contacto entre os espectáculos que se anunciam para Alvalade e Camp Nou..

Bruno Prata in "publico.pt"