sexta-feira, 26 de novembro de 2010

André Villas-Boas : "A irregularidade do Sporting parece-me uma evidência..."


Tranquilo e pouco dado a polémicas. Foi assim que Villas-Boas se apresentou na conferência de Imprensa que antecedeu o clássico de Alvalade. O treinador não fugiu a nenhuma questão e fartou-se de referir que tem alertado os jogadores para os perigos do adversário.

Sapunaru afirmou que o FC Porto é favorito para o jogo com o Sporting. Concorda?

O papel de favorito não serve para nada. Serve apenas para acreditarmos nele e nos deixarmos iludir e adormecer. Os jogadores já foram alertados para esse perigo, porque, para mim, favorito é aquele que vence o jogo.

Fernando e Rolando também afirmaram que, em caso de vitória, o título dificilmente escaparia...

Temos alertado os jogadores para o perigo desse discurso. É essa a missão da equipa técnica. Estamos num campeonato duro e, apesar de termos uma posição confortável, não podemos deixar de ganhar. Este jogo não decide nada, tal como o jogo com o Benfica não decidia. Apenas nos dará o conforto de podermos manter a distância de dez pontos para o segundo classificado. É esse o nosso objectivo.

Continua a acreditar que é possível acabar o ano invencível?

Enquanto não perdermos, estaremos sempre sujeitos a adversários que se transcendem e motivam cada vez mais. Continuamos com a cabeça a prémio. Neste momento, ser a primeira equipa a vencer o FC Porto tornou-se quase um prémio-extra. Obviamente, até aqui, todas as equipas quiserem vencer-nos, mas fomos sempre ganhando, tendo empatado apenas em Guimarães e com o Besiktas. Não queremos que isso aconteça. Queremos continuar a ganhar e vamos ter, em Alvalade, um bom teste à nossa liderança.

O Sporting tem sido inconstante ao longo da época. O que espera do jogo de Alvalade?

Quero acreditar que os princípios de jogo do Sporting já estão consolidados. É verdade que têm apresentado uma irregularidade acentuada, mas esta é a altura ideal para o Sporting reencontrar-se e marcar uma posição. Não quer dizer que esta seja a última hipótese do Sporting, apesar de sentir que eles precisam desta vitória para dar uma nova chama na luta pelo título. Essa é a vontade deles, tendo com conta as últimas declarações, em que foi anunciado um grupo unido, forte, que quer dar um sinal de mudança e que quer encontrar-se em definitivo com as vitórias. Acredito nessa mensagem de revolta e tenho avisado os meus jogadores para isso. Mas, a irregularidade do Sporting parece-me uma evidência... Aliás, tenho dito, e volto a repetir, que o FC Porto não tem feito nada de transcendente, os outros é que não têm sido regulares perante os objectivos definidos.

Que adversários prefere encontrar no ataque: Postiga, Liedson ou os dois?

O Sporting tem alternado a sua estrutura, e essas mudanças são positivas desde que se ganhem os jogos. Estamos preparados para as duas estruturas mais habituais, seja o 4x4x2 ou 4x2x3x1. Nada nos diz que não possa haver uma nova mudança na estrutura, de forma a tentarem surpreender-nos. Mas, trabalhámos essencialmente a pensar nas estruturas habituais do Sporting e acredito que jogará numa dessas duas formas. Estamos preparados.

Este jogo vai ser mais complicado do que o clássico com o Benfica?

A partida com o Benfica não foi fácil, nem se antevia que fosse fácil. Refuto essa ideia. Vamos jogar contra um candidato ao título, numa jornada em que o Braga vai ter uma recepção difícil ao Nacional e o Benfica uma deslocação complicada a Aveiro. Nesse sentido, se conquistamos os três pontos, acredito que podemos consolidar a liderança esta jornada.

Há vários jogadores no Sporting que já estiveram no FC Porto. Acredita que eles se podem transcender neste jogo?

Como treinador que acredita nos factores humanos do jogo, penso que sim. E partilho esta minha ideia, sobretudo quando estamos inseridos na nova era do táctico... Quem desvaloriza o lado humano e motivacional está enganado. Acredito na organização das equipas, mas não vejo os jogos apenas por esse lado, porque isso é redutor.

Desconfia de Bettencourt por causa de Moutinho

Amanhã, João Moutinho estará de regresso a Alvalade. Durante esta semana, José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting, afirmou que o médio é um "profissional extraordinário" e que não gostaria de ver "atitudes menos correctas" em relação ao jogador, depois de ter afirmado, no último Verão, que Moutinho era "uma maçã podre" do clube de Alvalade. André Villas-Boas desconfia do retrocesso no discurso de Bettencourt. "A mudança de um jogador para um rival não é propriamente uma novidade em Portugal. Quanto à mensagem, não sei se não é uma tentativa de o inibir... Estamos a falar de alguém que o criticou fortemente, com uma postura agressiva, e que agora passa para uma mensagem completamente diferente. Não sei se o objectivo não será outro, mas o FC Porto não dorme. O João é extremamente profissional, acredito nas suas qualidades humanas e enquanto jogador, e sei que vai apresentar um nível altíssimo, seja qual for a mensagem que vier do adversário."

"Derrota do Benfica não pode satisfazer ninguém"

Perante os resultados europeus desta semana, podemos ter quatro equipas portuguesas na Liga Europa...

Ainda falta uma jornada da Champions e o Braga ainda pode qualificar-se para os oitavos. Não há impossíveis e, esta época, o Arsenal até tem perdido vários jogos em casa. Mas mais importante do que isso, é o facto de os clubes portugueses continuarem a pontuar para o ranking da UEFA, de forma a consolidarmos o sexto lugar.

A derrota do Benfica em Israel pode provocar alguma instabilidade na equipa. Desse modo, ficou satisfeito com esse resultado?

Não me cabe a mim responder a essa pergunta. Foi uma derrota que penalizou Portugal em termos de ranking da UEFA e, por isso, não pode satisfazer ninguém. Gostava de alertar para o seguinte: no ano passado, a Liga Europa foi ganha por uma equipa que saiu da Liga dos Campeões [Atlético de Madrid], e que se encontrava mal no campeonato em Dezembro; depois, acabou a época a combinar a vitória na Liga Europa com o triunfo na Taça de Espanha. Ou seja, uma situação ultranegativa em Dezembro passou para uma situação ultrapositiva no final da temporada. O cenário actual, no FC Porto, é muito positivo, mas quem me diz que não será tudo negativo em Maio? Temos de continuar a ganhar e queremos focalizar-nos nos objectivos definidos para o final da época.

Perante os resultados de Benfica e Braga na Champions, acha que o FC Porto é a única equipa portuguesa com capacidade para ombrear com os melhores a nível europeu?

O FC Porto era, até esta temporada, a equipa com mais presenças na Liga dos Campeões, a par do Manchester United. Esse facto poderá trazer hábitos de Champions... No entanto, o plantel do FC Porto regenera-se todos os anos. O que sei é que o FC Porto não garantiu a presença na Champions para esta época e, agora, pretendemos dignificar o clube na competição em que estamos inseridos.

Sorteio da Taça

"O jogo com o Juventude de Évora depende da nossa abordagem. Para a maior parte das pessoas, será uma partida fácil, em que o FC Porto deverá golear. Eu faço uma leitura diferente: vamos defrontar uma equipa da segunda divisão, com vontade de vencer no Dragão, e, por isso, teremos de estar alerta para vencer um adversário ultramotivado, que, se não me engano, ainda não perdeu no campeonato".

Candidatura ao Mundial

"Não sei quais são as possibilidades reais de Portugal vencer... Depende da decisão da FIFA. O mais importante é querer acreditar que tudo está dependente dos critérios de qualidade e não deste corrupio de notícias que houve sobre esta decisão. Espero que a escolha seja feita em consciência e não para pagar favores. Obviamente, o meu apoio é total, porque todos temos a beneficiar com a organização de um Mundial".

Mais adeptos

"O aumento de espectadores nos jogos do FC Porto está relacionado com o nosso momento. Podemos comparar ao que aconteceu no último ano no Estádio da Luz, assim como ao decréscimo que se tem verificado esta época. Quanto ao rótulo de que Inglaterra tem sempre os estádios cheios, isso não é verdade. Numa partida entre o Blackburn e o Bolton, por exemplo, o estádio não está cheio. Aliás, há por lá muitos clubes que vivem no limite do caos financeiro, como são os casos do Liverpool ou Manchester United".

Jorge Sousa

"É um bom árbitro. Qualquer um seria bom, embora haja uns que têm mais histórico nos jogos do FC Porto. Mas, por exemplo, na partida com o Benfica duvidou-se de que o Pedro Proença pudesse apitar em condições porque teria beneficiado anteriormente o FC Porto de uma forma "escandalosa". Apesar disso, apitou de uma forma digna, tal como já tinha apitado o FC Porto-Braga. Nesse sentido, qualquer escolha é boa, desde que seja um árbitro com coragem".

Torce pelo futebol de...Guardiola no Barça-Real

"Há portugueses do lado do Real Madrid, que todos queremos ver vencer; mas o adepto portista - e enquadro-me no adepto portista - sempre se identificou mais com o Barcelona, pelo que representa, pelo crescimento que teve nos anos 70, pelas lutas que tem de enfrentar relativamente aos clubes da capital... Os portistas sempre sentiram um carinho especial pela Catalunha. Para além disso, sou um adepto incondicional do estilo de jogo do Guardiola. Gosto de ver aquela equipa a ganhar, porque reflecte o modo como todas as equipas deveriam jogar, um modo inatingível de perfeição, com um futebol mágico. A verdade é que o Real Madrid está num momento de forma espectacular e mexeu no mercado de uma forma perspicaz, como só um treinador como o Mourinho é capaz de fazer, com o Khedira e Ozil, para além da transcendência do Marcelo, jogador que poucos acreditavam. São qualidades que só um líder como o Mourinho é capaz de apresentar. Tendo em conta tudo isto, há sentimentos especiais para com as duas equipas e guardo para mim quem gostaria de ver ganhar".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: