terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"FOI PARA O LUCHO, SIM!"

Tratam-no por "Rei", mas este fim-de-semana foi "Comandante" de patins. Reinaldo Ventura, o número 66 do FC Porto Império Bonança, destroçou por completo o Benfica, anotando cinco golos na vitória por 6-5. Em exclusivo ao www.fcporto.pt, o internacional português explica o que sentiu na tarde perfeita de domingo e admite a homenagem ocasional a Lucho González na celebração do triunfo.

Marcar cinco golos num só jogo ao maior rival é obra. Qual a sensação?
Estaria a mentir se dissesse que não foi uma boa sensação. É lógico que me senti muito bem, senti-me muito contente, até porque aos meus golos juntámos a vitória. Somando os dois factores, há motivos para me sentir feliz e muito orgulhoso. Agora é continuar a trabalhar desta forma, porque sábado temos já um outro jogo muito importante com o Candelária e, se não ganharmos, de nada adianta ter vencido o Benfica.

Mas não foi só pelos cinco golos que o Reinaldo deu nas vistas esta jornada. O festejo do primeiro tento foi especial. E bem conhecido dos portistas...
Foi uma menção ao Lucho, sim. Sou amigo de uma pessoa que costuma vir cá fotografar todos os jogos e tinha-lhe dito que se se confirmasse o regresso do Lucho iria festejar assim. Sou fã dele, sem dúvida. O Lucho é um jogador distinto, que fez o seu percurso cá, saiu, e sempre quis voltar. Acho que de todos os estrangeiros que passaram pelo FC Porto foi o que mais se identificou com o clube e com a cidade. Foi um prazer saber que ele tinha assinado novamente e por isso prometi a esse meu amigo que, se marcasse ao Benfica, iria celebrar da mesma forma que “El Comandante”, para mostrar o quão satisfeito eu estava, e estou, com o regresso dele ao FC Porto.

Voltando ao rinque, a partida foi renhida até ao último minuto, mas no fim o adversário só se lembrou da equipa de arbitragem...
Acho que foi um jogo fantástico, uma excelente partida de hóquei. Só foi pena alguns comentários no final, a dizer que a arbitragem não esteve bem. Nós estamos num clube que tem quase a obrigatoriedade de vencer; resumir a nossa vitória a erros de arbitragem é injusto para quem ganha há tanto tempo. É injusto e ficamos chateados com isso, porque o Benfica teve uma boa prestação, mas nós fomos melhores e ganhámos. Admitir a derrota fica bem a toda a gente. Há que saber ganhar e há que saber perder; nós soubemos ganhar, acho que eles também deviam saber perder. Mas ainda bem que são eles que estão assim chateados e não nós!

Ter o Dragão Caixa repleto contribuiu para a vitória, como dizia o treinador na antevisão desta ronda?
O ambiente ajudou à vitória, claro. É algo de que nós falamos muitas vezes. Quando o pavilhão está cheio, é infernal para a equipa adversária e é uma grande ajuda para nós. Gostaríamos muito de ter este ambiente na maioria dos jogos, embora saibamos que o facto de ter este adversário a visitar-nos motiva sempre mais interesse dos adeptos. Seria excelente ter mais adeptos nos outros jogos para nos apoiar, independentemente do nome do adversário. Acho que, por todo o percurso que temos feito ao longo dos anos, já fizemos muito por merecer mais presenças no Dragão Caixa a cada jornada. Penso que seria justo, merecido, e mais uma grande motivação para nós.

A liderança é agora mais tranquila, com cinco pontos de diferença para o Benfica. A pressão na procura do 11.º título consecutivo fica de alguma forma atenuada graças a essa vantagem?
Esta diferença pontual é sintomática do que nós estamos a fazer. Como disse, não adianta festejar a vitória sobre o Benfica, se no próximo fim-de-semana não mantivermos o nível e perdermos com o Candelária. Não queremos perder esta vantagem, que é um pouco mais confortável, mas não nos deixa relaxar. A pressão aqui existe sempre e não podemos nunca ficar desatentos. Não nos consideramos os melhores do mundo só porque ganhamos este jogo e vamos continuar com a mesma garra e dedicação. Só assim conseguiremos atingir os nossos objectivos: sermos campeões nacionais, principalmente, e fazer uma boa campanha na Liga Europeia.



in "fcp.pt"

"QUE O REINALDO CONTINUE A CONQUISTAR MUITOS TÍTULOS!"

O decalque da saudação militar por Reinaldo Ventura, depois de dois dos cinco golos que marcou ao Benfica, não passou despercebido ao autor do original. Depois de o "Rei" ter assumido o projecto de homenagem, em entrevista exclusiva ao www.fcporto.pt, "El Comandante", surpreendido com "tanto carinho", agradece e retribui, esperando que o hoquista continue "a ganhar muitos títulos".

A forma como Reinaldo Ventura festejou os golos contra o Benfica surpreendeu-o?
Para mim, é um orgulho que um jogador e uma pessoa que conhece e se identifica tão bem com o espírito do FC Porto me tenha feito aquela homenagem. Foi, acima de tudo, um gesto muito bonito, de um colega de outra modalidade, que me deixou extremamente feliz.

Qual é a sensação de se ser assim tão desejado por todo o universo portista, desde dirigentes, adeptos e até jogadores de outras modalidades?
Sinceramente, surpreendeu-me tanto carinho. É gratificante sentir-me tão desejado e isso gera um compromisso máximo com todos. Vou fazer tudo para não desiludir ninguém, até porque o carinho e o apoio que tenho recebido não me permitem que os decepcione.

Se o Lucho é apelidado de “El Comandante”, no mundo do hóquei o Reinaldo Ventura é conhecido por “Rei”. Quer deixar-lhe uma mensagem?
Queria agradecer ao Reinaldo a forma como me homenageou. Sei que ele é dos melhores no seu desporto, um grande jogador e que, acima de tudo, é uma grande pessoa, que representa bem o espírito do FC Porto. Desejo que continue a conquistar muitos títulos ao serviço do nosso clube.

in "fcp.pt"

FIFA e UEFA desmentem investigação à contratação de Walter pelo FC Porto

A FIFA e a UEFA desmentiram qualquer investigação ao processo que resultou na contratação do futebolista brasileiro Walter pelo FC Porto, notícia que a agência internacional de informação Bloomberg avançou a semana passada.
Segundo a Bloomberg, teria sido a UEFA a iniciar uma investigação sobre o negócio entre os uruguaios do Atlético Rentistas e o FC Porto, mas fonte do organismo europeu desmentiu à Agência Lusa que estivesse a recolher quaisquer dados sobre a transferência, remetendo o assunto para a FIFA.
Em causa estaria o envolvimento de duas empresas, a Gool Co e a Pearl Design (sediadas em Inglaterra), no financiamento deste negócio, a troco de 35 por cento do passe do jogador.
“A UEFA não está a investigar essa transferência. Aliás, as transferências estão sob jurisdição da FIFA e quaisquer dúvidas sobre a matéria têm de ser esclarecidas junto da FIFA”, adiantou a mesma fonte.
Tal como a UEFA, também a FIFA negou à Lusa qualquer investigação à contratação de Walter, entretanto emprestado pelo FC Porto ao Cruzeiro de Belo Horizonte.
“Não existe qualquer investigação a Walter ou ao FC Porto”, garantiu fonte da FIFA.
Sobre o envolvimento de empresas em negociações de jogadores, a mesma fonte lembrou que todas as transferências são registadas, desde outubro de 2010, numa base de dados (Transfer Matching System) que permite à FIFA avaliar a legalidade de todos os negócios.
Para esclarecer esta matéria, a FIFA remeteu para o artigo 18 do regulamento de transferências, que barra a interferência de terceiros na independência dos clubes, em matéria de política laboral, transferências e desempenho.
Se verificada alguma destas ingerências de terceiros, “o Comitê Disciplinar da FIFA pode impor medidas disciplinares aos clubes que não cumpram as obrigações previstas”, como refere o ponto 2 do mesmo artigo.
in "ionline.pt"

Janko: um cd especial e a tragédia no ano de 2009

O novo dragão deu a voz ao hino do Campeonato da Europa de 2008. No ano seguinte teve de lidar com a morte do melhor amigo. «Foi muito pesado».


2008 e 2009, anos terríveis na vida de Marc Janko. A dor pelo afastamento do Campeonato da Europa, co-organizado por Áustria e Suíça, só teve dimensão paralela no transtorno desesperado causado pela morte do melhor amigo. 

Janko conhecera Gustav Kral nas escolas do Admira Wacker. Tinham a mesma idade, partilhavam os mesmos interesses, andavam sempre juntos. No dia 11 de Outubro de 2009, Gustav sofreu um terrível acidente de viação e não resistiu às graves lesões. Morreu com 26 anos. 

Marc estava concentrado num estágio da selecção austríaca. O mundo desabou. A sua mãe, Eva Janko, conta tudo aoMaisfutebol. O dia em que a tragédia bateu à porta. «O desaparecimento do Gustav foi um momento muito pesado para ele. Ele teve uma morte trágica, num acidente de carro», recorda a progenitora do novo ponta-de-lança do F.C. Porto.

«Ele estava com a selecção da Áustria e quis logo vir-se embora. Convenceram-no a ficar e três dias depois conseguiu marcar um golo em memória do Kral. Foi num jogo contra a França, em Paris. Ele disse-me que essa foi a melhor forma de homenagear o melhor amigo.»

A história é horrível. Gustav conduzia o seu Audi acompanhado pela namorada Patricia Kaiser, Miss Áustria. Um pouco à frente seguiam os pais de Gustav. Numa estrada escura e com o piso molhado, o amigo de Janko perdeu o controlo do veículo e despistou-se. Faleceu no local. 

Um ano e meio antes, a vida de Marc era perfeita. Capitão da selecção, estrela do Red Bull Salzburgo, menino de boas famílias. Não lhe faltava fama nem saúde. A poucos meses do início do Euro2008, o ponta-de-lança chega a ser capa de um cd de música. Wir Sind Europa (Somos Europa), o hino do Europeu, teve a voz do jogador do F.C. Porto. 

A ideia nasceu numa concentração da selecção. Marc falou com os dois outros capitães, Andrei Ivanschitz e Helge Payer, e avançaram com o sonho. Convidaram um compositor austríaco famoso, Rainhard Fendrich, e o projecto nasceu. Consta que a voz de Janko está longe de corresponder aos predicados futebolísticos. 

No final da peça pode assistir ao vídeo com a cantiga. A foto corresponde, precisamente, à capa desse álbum. 

Responder à frustração com golos

Esse Verão de calor e futebol na Áustria esteve quase a ser perfeito. Não foi. Marc Janko acabou por ser excluído pelo seleccionador Josef Hickersberger e não fez parte do lote de 23 jogadores chamados para representar a Mannschaft austríaca no Euro. 

«O Marc teve alguns momentos tristes na carreira. Esse é um deles. Não foi chamado para o Euro2008. Estava a contar com isso, mas o treinador disse que não chamaria os melhores e sim os que ele queria», recorda Eva Janko.

Mesmo nos piores momentos, Marc não perdeu a compostura. A boa educação está-lhe no sangue. «Defino-o como uma pessoa amável e culta, extremamente confiante. Aliás, demasiado confiante em algumas situações (risos)», refere Dominik Talhammer, o primeiro técnico de Marc no futebol profissional. 

À frustração, Marc respondeu com golos. Muitos. 39 em 34 partidas da Bundesliga, ao serviço do Red Bull Salzburgo. «O meu filho conseguiu ser o melhor marcador do Mundo e o avançado mais eficaz. Isso foi muito importante para ele recuperar a confiança e, se calhar, dar a melhor resposta depois da ausência no Euro2008.»

Janko: o baixote que detestava a solidão do ténis

«No ténis sentia-se sozinho, enquanto no futebol faz parte de uma equipa», explica a mãe do reforço portista


Marc Janko ainda não despertou do sonho. Nesta segunda-feira, anda a passear pelo Porto para digerir a estreia perfeita. Um jogo, um golo. Marca positiva para o gigante (1,96 metros) que veio na sombra de Lucho González.

Afinal, quem é o novo goleador do F.C. Porto?

Aos 28 anos, Janko tem selo de garantia. Estava destinado ao sucesso, como a mãe e o pai. Vem de uma família de desportistas e só surpreende pela orientação. A mãe Eva ganhou uma medalha olímpica no lançamento do dardo, o pai Herbert foi campeão austríaco de salto em altura. A irmã brilhou no voleibol. E Marc?

Marc Janko gosta de companhia. Por isso mesmo, abraçou o desporto colectivo.

«O Marc praticou ténis até aos 10 anos, enquanto jogava futebol, mas a dada altura teve de decidir entre um dos dois desportos. No ténis sentia-se sozinho, enquanto no futebol faz parte de uma equipa», conta Eva, ao Maisfutebol.

«Chegou a experimentar o lançamento do dardo na escola e conseguia atirá-lo para bem longe, mas nunca gostou muito», reconhece a mãe, sem ponta de crítica.

Os três filhos seguiram outro caminho: «O Marc está no futebol, a Claudia chegou à equipa nacional de voleibol mas é agora dermatologista e o Jan é chefe no Ikea, aqui na Áustria.»

Era o mais pequeno da equipa!

Voltando a Marc. Começou no Admira Wacker com sete anos, mas nem sempre viu o mundo de cima para baixo. «Toda a família dele é alta mas, com 14 anos, ele era o mais pequeno da equipa! Depois teve um período de três anos em que cresceu mais de trinta centímetros!»

«Ele até teve alguns problemas físicos por causa do crescimento repentino. Naquela altura, não havia tão bom acompanhamento, os clubes não tinham muito dinheiro e demorou até ele conseguir descobrir um plano para se manter em boa forma», frisa Eva Janko, a mãe.

O jogador do F.C. Porto sofreu com o crescimento espontâneo. Teve de combater várias lesões e sentiu dificuldades para chegar à primeira equipa do Admira Wacker.

Pelo meio, com 19 anos, esteve seis meses na tropa. Lá, aprendeu a acordar cedo. 

As lesões abriram o caminho

«Acabou por estrear-se na equipa principal do Admira Wacker após uma lesão. Não estava a conseguir ser chamado mas, certa vez, lesionou-se e foi fazer a recuperação com a equipa principal. Acabou por ficar apto, gostaram dele nos treinos e entrou num jogo. Marcou logo nesse mesmo jogo e ficou», relata a antiga campeã olímpica.

8 de Dezembro de 2004. O Grazer AK bate o Admira por 5-2. Janko, então com 21 anos, entra ao intervalo e marca a três minutos do final. Esperara demasiado tempo pela oportunidade.

O treinador Dominik Thalhammer, que o conhecia das camadas jovens, ficou convencido.

«Na primeira vez que o vi pensei que ia ter um gigante ao meu dispor. Normalmente esses jogadores altos são toscos, mas ao ver o Marc tocar na bola percebi que o tipo era especial. Grande e habilidoso, não é comum», explica Thalhammer, aoMaisfutebol.

O seu primeiro treinador deixa o aviso. «O Marc pode fazer a diferença na zona entre a pequena área e a marca de penálti. Aí é perigosíssimo. No Admira Wacker eu fazia questão de ter dois bons extremos, para que o Marc recebesse muito jogo», lembra.

«Fez a opção certa ao ir para o Porto. Vai ser uma referência importante no clube», garante Dominik Thalhammer. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Fucile pode estrear-se pelo Santos na próxima quinta-feira

Lateral uruguaio foi a Montevideo tratar dos documentos em falta


Fucile pode estrear-se pelo Santos na próxima quinta-feira frente ao Botafogo caso consiga resolver os problemas burocráticos que têm adiado a sua inscrição no clube paulista até quarta-feira. O lateral uruguaio, emprestado pelo F.C. Porto, partiu para Montevideu para procurar acelerar a obtenção a documentação em falta e, assim, ficar à disposição do treinador Muricy Ramalho.

«Ele vai resolver a questão do visto e, conseguindo, vai estar disponível para a partida de quinta-feira. Aí vai depender do Muricy escalá-lo ou não», explicou Nei Padolfo, responsável pelo futebol do Santos. O jogador ainda não foi apresentado pelo clube, mas já está a treinar com os novos companheiros há uma semana. Num jogo treino com uma equipa sul-coreana, Fucile jogou adaptado ao lado esquerdo e fez uma assistência para Rentería.

Caso Fucile não possa ainda defrontar o Botafogo, terá de esperar até domingo, dia em que o Santos defronta o Linense, para se estrear pela nova equipa.

in "maisfutebol.iol.pt"

Blackburn Rovers aponta baterias a André Pinto

O Blackburn Rovers está a equacionar a contratação de André Pinto, defesa-central que está cedido ao Olhanense pelo FC Porto, clube ao qual está vinculado até 2014.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo tabloide The Sun, referindo que se os Rovers quiserem avançar para o internacional sub-21 terão de desembolsar uma verba na ordem dos 1,8 milhões de euros.

A vontade de Chris Samba abandonar Ewood Park no final da época sustenta a necessidade de o clube inglês reforçar o eixo da defesa.


in "abola.pt"

Souza pode sair para jogar mais

EMPRÉSTIMO ESTÁ EM CIMA DA MESA



O mercado de transferências do Ocidente Europeu já fechou, mas não é seguro que Souza se mantenha no FC Porto até ao final da época. Aliás, está em cima da mesa a possibilidade de o médio vir a ser emprestado a um clube onde possa jogar com maior regularidade.
O Cluj foi hipótese descartada pelo próprio jogador, que tem mercado no Brasil. “Tudo terminou bem. Novo desafio, nova etapa. Todos saíram felizes”, escreveu Souza, ontem, no Facebook, tendo depois apagado essa mensagem...
in "record.pt"

Falcao: "Um ano mágico no FC Porto"

O ex-jogador do FC Porto, Falcao, recebeu um prémio de melhor jogador em Portugal em 2011.


Falcao recebeu, ontem, na Embaixada da Colômbia, em Madrid, a Bola de Ouro, como melhor jogador de Portugal em 2011, pelo FC Porto. 

Em entrevista ao jornal espanhol "AS", o avançado do Atlético de Madrid não esperava que a época passada nos Dragões fosse tão boa como acabou por ser: "Tive a oportunidade de fazer um ano mágico no FC Porto e ganhar todos os títulos. A verdade é que se me perguntassem por isso na temporada passada não teria imaginado que iria ser tudo tão completo, era impensável".

Quanto à campanha que está a fazer nos espanhóis, Falcao garante: "No Atlético estamos muito melhor. Estamos a trabalhar para conseguir uma regularidade importante que nos permita ganhar tanto em casa como fora".

O Atlético de Madrid está, neste momento, no sexto lugar da Liga espanhola, com 30 pontos, a 25 do líder Real Madrid.


in "rr.pt"

Karel Jansen: «Janko fez a melhor escolha»

Afirmação pertence ao empresário do avançado austríaco, Karel Jansen. Antigo jogador do Twente estreou-se da melhor forma com a camisola azul e branca, ao marcar um dos golos do triunfo sobre o Vit. Setúbal.



Karel Jansen, empresário de Marc Janko, sustenta que o avançado austríaco fez a melhor escolha ao ingressar no FC Porto no penúltimo dia do mercado de Inverno.

O jogador contratado ao Twente estreou-se da melhor forma ao serviço dos portistas, apontando o segundo golo da vitória sobre o Vit. Setúbal, para a Taça da Liga, e está naturalmente entusiasmado com o arranque positivo no Dragão.

"Foi um arranque muito bom, foi a melhor forma de se estrear. Acredito que o Janko fez a melhor escolha ao assinar pelo FC Porto, porque é um grande clube da Europa. Por isso, quando soube do interesse do FC Porto, aceitou logo o convite", realça Jansen, em declarações a Bola Branca, revelando que Janko está "impressionado" com a estrutura que encontrou no clube azul e branco.
"O Marc Janko já se apercebeu da grandeza do FC Porto e o impacto que o clube tem junto dos adeptos. Ficou impressionado com tudo", garante.
in "rr.pt"

Fernando Póvoas: «O FC Porto vai mostrar o que vale»

JOGO NA LUZ VISTO COMO DECISIVO



Fernando Póvoas assegura que o FC Porto, que está a 5 pontos de desvantagem para o Benfica, ainda tem uma palavra a dizer no que diz respeito ao título de campeão nacional.
"Em Barcelos, com o Gil Vicente, tivemos um jogo menos feliz mas também fomos empurrados para que assim fosse. Isso tirou-nos algumas possibilidades mas estamos ainda muito longe do fim do campeonato. O FC Porto ainda vai à Luz e vai mostrar aquilo que vale", diz o vice-presidente dos dragões à TSF.
Fernando Póvoas acredita que o Benfica ainda "vai perder pontos". O jogo de dia 2, no Estádio da Luz, é visto como "decisivo".
O vice-presidente dos dragões frisa que os jogadores "estão motivados para dar a volta ao campeonato porque têm qualidade para isso e a obrigação moral de lutar pelo primeiro lugar".
in "record.pt"

Madeira no Dragão

Por causa de mais uma ronda das competições europeias, os oitavos-de-final, o FC Porto recebe hoje, às 21h00, o Madeira SAD em encontro relativo à 19ª jornada do Campeonato Nacional. De resto, pelo mesmo motivo, dessa ronda já há duas partidas disputadas, tendo o Benfica ganho na Maia ao ISMAI (30-19) e o Sporting derrotado em casa o Águas Santas (25-21).
Para os homens de Ljubomir Obradovic, será mais uma partida em casa, onde não perdem, somadas todas as competições (internas e externas), há 53 jogos, sendo que no sábado, a partir das 17h00, voltam a ter encontro marcado no Dragãozinho, então com os franceses do Saint-Raphael, a valer para a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça EHF.
Taça EHF
sábado 11/02 17h00 Dragão Caixa
FC Porto-Saint Raphael (Fra.)
sábado 18/02 20h00*
Saint Raphael (Fra.)-FC Porto
Taça das Taças
sábado 11/02 16h00*
Pandurii Targu-Jiu (Roménia)-Benfica
sábado 18/02 17h00 Luz
Benfica-Pandurii Targu-Jiu (Roménia)
Taça Challenge
sábado 11/02 17h00*
HC Zubri (Rep. Checa)-Sporting
sábado 18/02 18h00 Casal Vistoso
Sporting-HC Zubri (Rep. Checa)
*horas portuguesas

in "ojogo.pt"

De pé esquerdo pode ser uma boa entrada

Até domingo estaríamos inclinados para pensar que Lucho González usaria o pé esquerdo para muitas coisas, como subir ao jipe Cadillac Escalade ou escadas, mas não para rematar a bola. O golo que marcou ao V. Setúbal, e que golo foi, obrigou a fazer outras contas, que confirmam a pouca apetência do argentino para entregar ao pé esquerdo outra função que não de apoio para que o direito faça passes, recuperações de bola e remates. Na Europa, desde 2005, período em que é mais fácil a compilação de dados, o médio que o FC Porto descobriu no River Plate apenas marcou seis golos com o pé esquerdo. O sexto foi o que no domingo entrou no ângulo superior esquerdo da baliza defendida pelo setubalense Matos e que selou da melhor forma o regresso de El Comandante ao Dragão.
É, claramente, o pé que ajuda a subir para o autocarro - expressão célebre no futebol -, sendo, por isso, menos requisitado do que o direito, esse sim, capaz de ajudar à construção de um currículo impressionante de títulos e rótulos. Números? Lucho González marcou 51 golos com o pé direito, divididos pelas épocas ao serviço de FC Porto e Marselha. A estes dados, acrescente-se um pormenor: mais três com a camisola da selecção da Argentina. De cabeça, o registo também é modesto: apenas quatro remates certeiros, todos no FC Porto.

in "ojogo.pt"

Outro reforço: Hulk de volta

Hulk é a última boa notícia para Vítor Pereira. O brasileiro está recuperado da lesão muscular que o afastou dos jogos com V. Guimarães, Gil Vicente e V. Setúbal, estando previsto que regresse à equipa na recepção ao Leiria, sendo possível projectar um onze com a inclusão de Hulk na faixa direita do ataque. Depois de ter experimentado com o sucesso que se conhece contra o V. Setúbal os reforços Lucho e Janko, Vítor Pereira não terá, porventura, de fazer muitos acertos para o encontro da próxima jornada. A manter-se, como tudo indica, o avançado austríaco no eixo, o mais natural será ver Hulk surgir agora do lado direito do ataque do FC Porto, devolvendo-se assim o brasileiro à posição na qual sempre rendeu mais.
Com o Incrível na ala direita e Janko no eixo do ataque, Vítor Pereira terá a oportunidade de voltar a pôr a funcionar uma dinâmica ofensiva mais familiar para os azuis e brancos e que tão bons resultados deu na época passada com Falcao. Por outro lado, este regresso à direita deverá ter efeitos colaterais, ou seja, levar Varela a perder a titularidade. O internacional português até vinha subindo de rendimento nos últimos encontros, mas não será surpreendente que volte ao banco de suplentes, numa altura em que a concorrência aumenta também com o regresso do angolano Djalma, que reintegrou os trabalhos do FC Porto no final da semana passada, depois de participar na Taça das Nações Africanas.
Para alimentar o ataque e Janko, o mais provável será também James alinhar no flanco oposto, sacrificando-se Cristian Rodríguez, que perderá, também ele, a titularidade.
O FC Porto treina hoje, dia em que Vítor Pereira decidiu fechar as portas do Olival.


in "ojogo.pt"

Fernando não é preocupação

Fernando estará entre as opções para a recepção ao Leiria. Apesar do traumatismo na crista ilíaca (zona da pélvis) que o levou a abandonar o jogo com o V. Setúbal aos 34 minutos da primeira parte, estará recuperado a tempo de poder ser utilizado. O trio do meio-campo que se estreou contra a equipa sadina na Taça da Liga poderá assim ser reeditado por Vítor Pereira, que vai beneficiar até lá de mais uma semana de trabalho para afinar melhor o entrosamento entre as suas peças. Fernando, como se sabe, tem sido uma opção preponderante no meio-campo, tornando-se num dos poucos jogadores imprescindíveis da equipa totalizando 1659 minutos de jogo (somadas todas as competições) esta temporada com a camisola azul e branca.
Por esta altura e dado o regresso de Hulk aos treinos, a partir de hoje, o departamento médico do FC Porto só terá mesmo em Fernando um "cliente" quase exclusivo para o tratamento à lesão na pélvis, até porque Rafa continua em repouso.
A manter-se este cenário, Vítor Pereira poderá contar com o plantel praticamente na máxima força para preparar o jogo com o Leiria, o que não acontecia já há algum tempo.
O FC Porto começa a trabalhar hoje, portanto, mas só abrirá as portas do complexo de treinos do Olival à Comunicação Social amanhã, às 10h30.

in "ojogo.pt"

Reforços já conquistaram Defour

Defour até perdeu a titularidade por causa da entrada de Lucho na equipa, mas o belga não guarda ressentimentos. Pelo contrário. A julgar pelas linhas que escreveu ontem no seu Facebook, Defour está encantado com a chegada de El Comandante e, também, de Janko, que marcaram os golos no triunfo sobre o V. Setúbal. Um resultado que o médio destacou. "Foi importante recomeçar com uma vitória após a nossa derrota com o Gil Vicente na última semana. Estou particularmente feliz pelo facto de os reforços terem sido imediatamente importantes na equipa", escreveu. Recorde-se que Defour entrou ainda na primeira parte, rendendo o lesionado Fernando.


in "ojogo.pt"

"Janko vai marcar muitos golos"

"Vai ter muito sucesso, não tenho dúvidas. Vai marcar muitos golos no FC Porto". A convicção é de quem o conhece melhor do que ninguém, de quem o treinou em dois clubes diferentes: Co Adriaanse, lembram-se? Sim, o treinador que foi campeão nacional com uma táctica revolucionária em Portugal e que pouco depois abandonou o FC Porto a meio de um estágio de pré-temporada. Pois bem, o holandês prosseguiu a carreira de treinador noutras andanças e conheceu Janko no Casino Salzburgo. A capacidade goleadora do austríaco (39 golos no campeonato que ganharam juntos, em 2008/09) convenceu o treinador - que como se sabe é bastante exigente no que diz respeito a homens-golo. Esta época voltaram a encontrar-se, desta vez no Twente, clube pelo qual o treinador só assinou depois de lhe terem garantido que Janko não seria vendido no mercado de Verão.
O avançado continuou a facturar e Co Adriaanse acabou por ter de aceitar a partida do seu principal goleador e logo para a equipa que treinou em 2005/06. A troco de três milhões de euros. "Gosto muito das suas características. Trabalhei com ele em dois clubes diferentes e só posso dizer que é um fantástico finalizador, um "top scorer" com a cabeça e o pé esquerdo. Na área é incrivelmente perigoso e tenho a certeza de que vai marcar muitos mais golos no FC Porto", referiu em exclusivo a O JOGO, num breve contacto telefónico desde a Holanda.
Atendendo às estatísticas de Janko pode dizer-se que Co Adriaanse foi quem melhor soube tirar proveito da veia goleadora do austríaco. O holandês diz que não há qualquer segredo. Para Janko facturar basta ser bem servido desde as alas, como aconteceu no jogo com o V. Setúbal. "Não sei ao certo qual o sistema que o FC Porto está a usar neste momento, mas se privilegiar um estilo bastante ofensivo, com muitos cruzamentos da direita e da esquerda, tendo-o como referência na área, vai ser muito complicado para os adversários. Ele movimenta-se muito bem entre os centrais e sabe onde aparecer para finalizar", explicou. Por isso, Co Adriaanse não duvida de que os adeptos portistas vão ter um novo ídolo que lhes dará muitas alegrias. "Vai ter muito sucesso, não tenho dúvidas. É um jogador muito inteligente, excelente profissional e boa pessoa. Merece tudo de bom", frisou.
Co Adriaanse é o actual treinador do Twente, mas não tem problemas em admitir que Janko deu um passo em frente na sua carreira ao assinar pelo FC Porto. "Estamos a falar de um clube de nível mundial, que venceu a Liga Europa na época passada, e é uma grande motivação para ele", concluiu.

Golo chegou à Holanda

A estreia com a camisola do FC Porto e o primeiro golo com a nova equipa teve impacto na Áustria e na Holanda. Os jornais especializados fizeram referências à eficácia do reforço portista e Co Adriaanse até viu o resumo. "Por ele ter saído do Twente há pouco tempo, as televisões mostraram o resumo do jogo e o seu golo. Já passou algumas vezes", contou o treinador.

Benfica está forte

Co Adriaanse já não mantém grande contacto com o FC Porto, o que não é de estranhar atendendo à forma como abandonou o clube em pleno estágio de pré-temporada. Em todo o caso, o holandês mantém-se atento aos resultados e ao que se passa no campeonato. "O Benfica está muito forte esta temporada. O FC Porto perdeu em Barcelos e atrasou-se, mas penso que vai ser uma luta interessante até ao fim", antecipou.

Passou o dia a escolher casa

O dia seguinte à estreia com a nova camisola foi passado às voltas pelas cidades de Gaia, Porto e Matosinhos. Janko nunca viveu junto ao mar e não quer desperdiçar esta oportunidade. Por isso, visitou uma série de moradias nessas zonas balneárias, por indicação dos responsáveis portistas. O austríaco gostou do que viu e a decisão está para breve. Aliás, o avançado está de tal forma encantado com a Invicta que publicou, no Facebook e no Twitter uma fotografia com a ponte D. Luís em fundo para que os seus fãs, sobretudo os austríacos e holandeses, conheçam a cidade que o acolheu. Além disso, fartou-se de agradecer o apoio de todos os adeptos.

in "ojogo.pt"