domingo, 18 de setembro de 2011

Feirense-F.C. Porto, 0-0 (crónica)


O campeão perdeu os primeiros pontos e alimentou o clássico da próxima jornada com o Benfica: há vários tópicos para a discussão.


O F.C. Porto deixou dois pontos em Aveiro, e naturalmente essa é a notícia mais relevante. Mas pode até nem ser a pior: é impossível esconder, por exemplo, um certo conformismo perante a falta de inspiração. A equipa lutou e correu, é verdade, mas encontrou mais problemas do que soluções.

Há uma imagem sintomática, aliás: por volta da hora de jogo, durante uma paragem para assistência a Carlos Fonseca, olhava-se para o relvado e via-se os jogadores de mãos na cintura, olhar no vazio e cara de preocupação. Eles próprios, se calhar como mais ninguém, sentiam o peso da desinspiração.

Até ao final do jogo, de resto, nunca se percebeu que pelo menos um ponto estava garantido: do primeiro ao último minuto, o Feirense foi uma ameaça séria. Dividiu a capacidade de luta, a vontade de ir mais longe do que o empate e até as oportunidades de golo. Algumas bem flagrantes, de facto.

Bem vistas as coisas é impossível desligar este atrevimento de um efeito causal no resultado: à medida que a formação de Quim Machado criava uma boa ocasião de golo, a consequência natural era deixar o F.C. Porto mais nervoso. Como um aristocrático, parecia acusar o descaramento da plebe.

A expulsão de James é disso o melhor exemplo: perdeu a cabeça e esboçou uma agressão. Pôs-se a jeito, portanto: o resto foi critério do árbitro. Um erro que lhe vai custar caro, até porque significa que não joga com o Benfica no clássico da próxima semana. Uma má notícia, realmente, nunca vem só.

Vítor Pereira complica o que é fácil

O primeiro empate portista na Liga, após quatro vitórias que pareciam embalar o campeão, trouxe outra evidência: um jeito muito português de complicar o que é fácil. Neste caso, de Vítor Pereira. Já se sabe que às vezes há treinadores que gostam de ver mais longe do que toda a gente, de inventar soluções.

Ora o que Vítor Pereira fez foi exactamente isso: jogou toda a segunda parte sem um ponta-de-lança de raiz. Procurou a fórmula de chegar ao golo num futebol apoiado, e feito de dinâmica, quando o F.C. Porto carregava, colocava bolas na área e buscava o golo mais com o coração do que com a cabeça.

Todo aquele caudal pedia um homem fixo na área, à procura de um cruzamento, de um ressalto, de uma bola perdida. Até porque os médios, este domingo, nunca foram a solução. Desde a primeira parte, aliás, o futebol portista emperrou logo na zona de construção, num futebol lento e muito denunciado.

Sem marcações individuais, o Feirense ia preenchendo os espaços e fazendo-o bem. Sem velocidade, sem improviso do adversário, ficava muito mais fácil. O que Vítor Pereira quis depois foi criar uma virtude a partir de onde estava o defeito: na dinâmica de um meio-campo desinspirado. Não funcionou, claro.

Pelo meio vale também a pena lembrar que faltou Hulk a esta equipa: faltou aquela capacidade de furar, de levar a equipa para a frente, de esticar o futebol em meia-dúzia de passadas largas. Faltou tudo, e faltou Hulk. O que pode muito bem alimentar a discussão em torno de uma Hulk-dependência.

Por falar em discussão, vale a pena terminar com outra notícia óbvia: o F.C. Porto falha o objectivo de chegar ao jogo com o Benfica só com vitórias. O que é mais um tópico para a discussão. Mas há mais: o ano passado, antes dos 5-0 no Dragão, o F.C. Porto também tinha empatado. Na altura com o Besiktas. Enfim, a discussão vai aquecer.



in "maisfutebol.iol.pt"

João Moutinho: «Só faltou a bola entrar»


Médio do F.C. Porto não quis ligar a ausência de Hulk ao empate concedido em Aveiro.


João Moutinho, médio do F.C. Porto, em declarações à TVI após o empate a zero bolas frente ao Feirense em Aveiro:

«Faltou a bola entrar. Tivemos várias oportunidades, arriscámos e depois concedemos alguns espaços. Hulk? É um grande jogador, faz falta, mas não estava. Quem o substitui esteve bem. Vamos já tentar a vitória no próximo jogo.»



in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto sem Hulk: primeiros pontos perdidos em muito tempo


«Ele sente-se melhor e queria jogar contra o Feirense. Mas percebe», diz o empresário do avançado ao Maisfutebol. Compromissos com Benfica e Zenit aconselham gestão cirúrgica da condição física


Não havia razão para accionar alarme no Dragão. Eram os números que o diziam. O F.C. Porto já tinha provado no passado ser capaz de sobreviver sem Hulk em campo. Bastava olhar para os dados da pretérita temporada. O internacional brasileiro não participou em cinco jogos. Todos vencidos pelos dragões. Desta fez, em Aveiro, frente ao Feirense, deu empate.

Um grave problema familiar, logo no início da época, afastou Hulk da deslocação a Genk (vitória por 0-2) e da recepção ao Beira-Mar para o campeonato (3-0). Depois de uma longa série de presenças consecutivas nas opções de André Villas-Boas, o Incrível só voltou a falhar o compromisso diante do V. Guimarães - relativo à 22ª jornada do campeonato - para cumprir uma suspensão disciplinar.

O conjunto orientado, então, por Villas-Boas voltou a reagir bem e a triunfar: 2-0. Nos últimos compromissos do campeonato, já em plena desaceleração, Hulk acabou por ser suplente não utilizado na visita ao Bonfim (goleada por 0-4) e foi excluído da viagem aos Barreiros (0-2 em casa do Marítimo), na antecâmara da final da Liga Europa.

Desta vez, porém, «Hulk queria mesmo jogar». Quem nos diz é Teodoro Fonseca, empresário do avançado. «É uma decisão natural da equipa técnica e do departamento médico. Depois de uma conversa optaram por fazer o atleta descansar», explica ao Maisfutebol.

«Pior estava ele, e muito, contra o Shakhtar Donetsk. Ele nessa altura nem dormia com as dores provocadas pela entorse no pé direito. A lesão não é preocupante e o Hulk até já se sente quase recuperado. Mas temos de respeitar, pois há jogos muito importantes pela frente.»

Agora que Vitor Pereira, a pensar já nos confrontos com o Benfica e Zenit, preferiu jogar pelo seguro e proteger Hulk, importa também recordar aquilo que foi o F.C. Porto durante o período em que o avançado esteve suspenso em 2009/10. Estamos a falar, precisamente, da pena sofrida no seguimento do infelizmente afamado caso do túnel da Luz.

Hulk (e também Sapunaru) perderam 17 jogos oficiais do F.C. Porto. O saldo final resume-se em dez vitórias, cinco empates e duas derrotas. 3-0 às mãos do Sporting em Alvalade (21ª ronda do campeonato) e exactamente o mesmo resultado na final da Taça da Liga perante o Benfica. Tudo isto ainda no reinado de Jesualdo.

Novidade mesmo era o F.C. Porto 2011/12 sem Hulk. E, desta vez, não correu bem.

F.C. PORTO SEM HULK:

ÉPOCA 2009/10

Taça: Oliveirense-F.C. Porto, 0-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Leixões, 1-0 (V)
Liga, 15ª ronda: F.C. Porto-U. Leiria, 3-2 (V)
Taça da Liga: Académica-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 16ª: F.C. Porto-P. Ferreira, 1-1 (E)
Taça: Belenenses-F.C. Porto, 2-2 (E)
Taça da Liga: Estoril-F.C. Porto, 0-2 (V)
Liga, 17ª: Nacional-F.C. Porto, 0-4 (V)
Taça: F.C. Porto-Sporting, 5-2 (V)
Liga, 18ª: F.C. Porto-Naval, 3-0 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Académica, 1-0 (V)
Liga, 19ª: Leixões-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 20ª: F.C. Porto-Sp. Braga, 5-1 (V)
Liga, 21ª: Sporting-F.C. Porto, 3-0 (D)
Liga, 22ª: F.C. Porto-Olhanense, 2-2 (E)
Liga, 23ª: Académica-F.C. Porto, 1-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Benfica, 0-3 (D)

TOTAL: 10 vitórias; 5 empates; 2 derrotas

ÉPOCA 2010/11

Liga, 2ª: F.C. Porto-Beira Mar, 3-0 (V)
Liga Europa: Genk-F.C. Porto, 0-3 (V)
Liga, 22ª: F.C. Porto-V. Guimarães, 2-0 (V)
Liga, 28ª: V. Setúbal-F.C. Porto, 0-4 (V)
Liga, 30ª: Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (V)

TOTAL: 5 vitórias

ÉPOCA 2010/11
Liga, 5ª: Feirense-F.C. Porto, 0-0 (E)



in "maisfutebol.iol.pt"

Feirense-F.C. Porto, 0-0 (destaques)


James muito abaixo do que vinha sendo normal, contra uma verdadeira equipa


A figura: Feirense

A pouca inspiração dos avançados do F.C. Porto pode ter ajudado, mas não se pode tirar mérito à excelente organização evidenciada pela equipa montada por Quim Machado. Depois da boa réplica dada na Luz, que não teve consequências pontuais, conseguiram travar o campeão nacional, num jogo onde até podiam ter tido uma sorte diferente, numa mão cheia de grandes penalidades desperdiçadas.

A desilusão: James

Na ausência de Hulk, grande parte dos adeptos portistas depositava a sua esperança no jovem colombiano, que atravessa grande momento de forma. Mas a noite foi para esquecer. Demasiado escondido na primeira parte, teve pouco jogo e poucas oportunidades para brilhar. No segundo tempo começou como falso ponta-de-lança, alternando com Guarín, mas nunca conseguiu, sequer, ficar próximo no nível que já mostrou este ano. Acabou expulso e falha o Clássico. Serve-lhe de lição para o futuro.

O momento: minuto 60

Guarín não é guarda-redes, mas fez, por ventura, a defesa da noite. O Feirense tinha tudo para se adiantar no marcador, num dos muitos contra-ataques rápidos que ensaiou. O corte de Belluschi ficou curto, a saída de Helton não resolveu o problema e Diogo Cunha ficou com tudo para marcar. Sem guarda-redes na baliza e com tempo para tudo, o médio da casa ajeitou a bola e tentou colocar em jeito. Guarín voou e tirou-a com o corpo. Que defesa. E que falhanço.

O caso: minuto 15

Diogo Cunha, em boa posição na área, tenta driblar Belluschi. O argentino, que fazia as dobras aos companheiros que subiram para um canto, estica a perna e o homem do Feirense cai. Bruno Esteves entendeu que Diogo Cunha simulou e mostrou-lhe amarelo. Pareceu mais penalty do que simulação.

Outros destaques:

Mangala

Estreia absoluta com a camisola do F.C. Porto do central francês, que deixou algumas pistas daquilo que dele se pode esperar. É rápido e, por isso, forte nas compensações. Com boa estampa física dominou pelo ar, em Aveiro, mas com a bola nos pés não exímio, embora não tenha comprometido. Não foi maldoso, mas manteve respeito com o estilo impetuoso que começa a ganhar fama.

Carlos Fonseca

Quim Machado treinou-o no Tirsense e trouxe-o para Santa Maria da Feira. Em boa hora o fez. Caso contrário, este avançado formado no Gil Vicente e que já conta com 24 anos, poderia passar ao lado dos grandes palcos. Jogador de interessantes recursos, fez da pressão extenuante a regra para a sua actuação. Tentou o remate, tentou o drible e os passes a rasgar, trocando várias vezes de posição com Rabiola. Perdeu, ainda, uma boa oportunidade na cara de Helton, na recta final, com um remate fulminante, por cima. Um nome a seguir para o resto do campeonato. Definitivamente.

Belluschi

Alternou o bom e o mau. Pouca fluidez, numa equipa que, sem ponta-de-lança, vive das trocas constantes no carrossel ofensivo que promove. Mas raça para dar e vender. Belluschi já não é só aquele médio criativo que aterrou no Dragão há dois anos. Curiosamente, foi a capacidade de decidir, e de o fazer rapidamente, que lhe faltou hoje. A entrega não chegou para desbloquear o resultado.



in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO VITALIS "CONTROLOU" S. BERNARDO (29-24)

O FC Porto Vitalis bateu este sábado o S. Bernardo, por 29-24, em encontro da terceira jornada do Andebol 1. Depois da vitória esmagadora a meio da semana sobre o ABC (35-19), os Dragões mantiveram o ritmo, num encontro que tiveram sempre sob controlo (ao intervalo, venciam por 18-11) e em que o destaque vai para o colectivo. Gilberto Duarte foi o melhor marcador, com seis golos.

Destaque-se ainda a boa eficácia dos guarda-redes Hugo Laurentino e Alfredo Quintana, sendo que este último teve o mérito de defender quatro livres de sete metros consecutivos. Os tricampeões nacionais estão agora no quarto lugar do Andebol 1, com sete pontos, integrados num grupo de três equipas que se encontra a um ponto do trio de líderes.

O FC Porto Vitalis, comandado por Ljubomir Obradovic, alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (6), Filipe Mota (4), Tiago Rocha (5), Dario Andrade, Ricardo Moreira (2) e Pedro Spínola (5). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), João Ramos, Eduardo Filipe (5), Ricardo Costa e Nenad Malencic (2).



in "fcp.pt"

DRAGÕES VENCEM TIGRES DE ALMEIRIM POR 5-0

Em jogo-treino, disputado este sábado, o FC Porto Império Bonança venceu por 5-0 no pavilhão do HC Tigres de Almeirim. Os golos foram apontados por Pedro Moreira (2), Nélson Pereira, Tiago Santos e Tomás Castanheira.


in "fcp.pt"

James, uma espécie de 007


Qualquer que seja a missão, apostar no agente especial James tem garantido sucesso ao FC Porto. E o rendimento do colombiano já tem muito pouco de secreto, tal tem sido a sua influência na equipa, confirmando-se o impacto que o esquerdino já tinha reclamado na parte final da última temporada.
Pois bem, James teve interferência directa no resultado nos últimos 7 jogos em que participou como titular, numa saga que começou em Setúbal e se foi prolongando, ainda em 2010/11, até à final da Taça de Portugal, onde arrasou o Guimarães.
Apesar de ter perdido o arranque da nova época, James depressa reclamou o espaço perdido, sendo decisivo nos 3 jogos em que participou. Com ou sem Hulk, com ou sem Falcao, a sua preponderância na equipa tem sido constante, o que o projecta como um dos valores mais seguros do presente e um dos mais promissores do futuro.
Sem o Incrível, é James e mais dez, porque o golo é uma relíquia até para quem mais factura e o FC Porto não se quer dar ao luxo de prescindir de um jogador que marca e dá a marcar como muito poucos.
Vítor Pereira pode ainda não ser capaz de definir os limites do colombiano, mas sabe o que ele vale neste momento e isso basta-lhe. Para além daquilo que mais salta à vista - que são os golos e as assistências -, James é ainda um jogador muito útil no plano táctico, porque tem uma versatilidade que tanto permite à equipa alargar-se sobre o terreno, como também garante o preenchimento da zona central, reforçando a qualidade da posse e da circulação de bola.
Características ímpares e que lhe têm garantido um claro avanço sobre as outras opções para fechar o trio de ataque. Varela, Djalma, Rodríguez e Iturbe (é bom que não o esqueçamos) ficam com os caminhos do onze mais tapados a cada exibição de James.

Últimos jogos a titular

ADVERSÁRIO INFLUÊNCIA

Shakhtar (c) Uma assistência
Setúbal (c) 1 golo
Leiria (f) 2 golos
Guimarães (n) 3 golos
Marítimo (f) Uma assistência
P. Ferreira (c) Duas assistências
Setúbal (f) Duas assistências

Nas contas da caminhada para o Mundial'2014

Arranca já em Outubro a caminhada para o Mundial'2014 na CONMEBOL, a confederação da América do Sul que abre 5 vagas para a competição que será organizada pelo Brasil. A Colômbia tem novo seleccionador, Leonel Álvarez, e um novo projecto, no qual deverá encaixar James Rodríguez. A convocatória para o jogo com a Bolívia, marcado para 11 de Outubro, só será conhecida nas próximas semanas, mas o treinador já admitiu que o capitão dos sub-20 é um dos jogadores em avaliação. Os jornais colombianos garantem mesmo que James estará entre os eleitos e até o apontam à titularidade, confirmando a indicação que Silvio Sandri, o seu empresário, já tinha deixado nas páginas de O JOGO. Aos 20 anos, James é uma certeza que não escapará à selecção principal do seu país, onde se juntará a Guarín e a Falcao. Resta-lhe acrescentar valor a uma equipa que não participa em Mundiais desde 1998...

in "ojogo.pt"

Pauleta: "Se Vítor Pereira pudesse adiantava o guarda-redes"


Fernando Gomes abriu as portas do Centro de Treinos do Olival a Pauleta para uma visita guiada ao açoriano, cuja escola tem um protocolo com o FC Porto para a detecção e formação de jovens jogadores. Ora, a visita foi o pretexto não só para um encontro entre os dois antigos goleadores, como acabou por conduzir a conversa para o inevitável: a filosofia ofensiva da equipa de Vítor Pereira. Não se podiam exigir melhores ligações entre os intervenientes, porque Pauleta foi visita regular do treinador azul e branco aquando da sua passagem pelo Santa Clara, pelo que estava perfeitamente identificado com o assunto. "Continua com a filosofia que tinha no Santa Clara, uma equipa que gostava de atacar, de ter a bola e criar muitas ocasiões de golo", recordou quem partilha das mesmas ideias, ou não tivesse ele sido ponta-de-lança.
A questão ofensiva tem estado na ordem do dia e até Vítor Pereira voltou a alimentá-la recentemente, em conferência de Imprensa, quando revelou as ideias que tinha para o número 6 que pretende na sua equipa. Mas para Pauleta isso nem chegou a ser surpresa. "Acho que se o Vítor Pereira pudesse até adiantava o guarda-redes para fazer mais golos", atirou, por entre risos. "Agrada-me muito a filosofia dos treinadores que gostam de atacar e de marcar golos. Quanto mais perto da baliza estivermos, mais perto estamos de marcar e é perfeitamente normal na filosofia dele", acrescentou. Esta pode ser uma explicação para um dos melhores arranques de sempre do FC Porto, com 12 golos à quarta jornada, mesmo sem Falcao: "Se calhar o Vítor encontrou no FC Porto qualidade para isso. Não há só um jogador a fazer golos, mas mais três ou quatro."

O futebol jovem e a mudança do chip

Durante a visita às instalações do Olival, Pauleta foi percebendo algumas das razões que têm levado o FC Porto a vencer regularmente em todos os escalões, mas para o antigo goleador português a questão da formação vai para além das condições que os jovens possam, ou não, ter à disposição: "O futebol jovem tem-me surpreendido pela grande qualidade dos seus jogadores. Mas se calhar o que falta é mudar a mentalidade e ter mais vontade de triunfar como profissionais. Se incutirmos uma mentalidade ganhadora o futebol vai crescer ainda mais."

"Kléber precisa de tempo e golos"

Este FC Porto é "mais ofensivo", na opinião de Pauleta, ainda que a equipa tenha perdido a sua referência no ataque: Falcao. O seu substituto, Kléber, soma três golos, mas tudo se resume a tempo. "Kléber vai ter algumas dificuldades, não pela sua qualidade, mas por Falcao ainda estar muito presente na cabeça dos adeptos. É uma dificuldade que todos os avançados sentem, quando chegam a um clube com uma referência como Falcao, e só o tempo, golos e uma equipa como a do FC Porto é que o pode ajudar a ultrapassar isso", apontou, sem fazer comparações: "Não se pode, senão ninguém jogava, nem fazia golos". De alternativa, Kléber passou a titular com a saída de El Tigre. "Quando cheguei a Salamanca era para ser quarta opção e quinze dias depois era titular. Ele é que tem de mostrar por que é que é a primeira opção", frisou.

"Açores nunca estiveram tão próximos"

Com a escola de futebol que pôs em marcha nos Açores, Pauleta espera um dia poder ver mais jogadores açorianos na I Divisão. O protocolo com o FC Porto foi mais um passo importante para que os valores emergentes das ilhas possam dar o salto para o futebol do continente. "Diria que nunca os Açores estiveram tão próximos do continente com este protocolo. O Pauleta é uma referência do futebol português e reconhecemos grande competência na sua escola de formação, entendemos que se trabalha bem a todos os níveis e esperamos ter um dia jogadores açorianos na equipa do FC Porto, já que temos treinadores que passaram pelos Açores", comentou Fernando Gome

in "ojogo.pt"

Um olho na tradição e o outro no clássico


Vítor Pereira tinha deixado a pista na véspera e a lista de convocados confirmou ontem a suspeita: Hulk não foi convocado para o jogo desta tarde frente ao Feirense, com o objectivo de recuperar de uma vez por todas do problema no tornozelo direito que o tem limitado desde a partida na Marinha Grande. Apesar da ausência do mais importante jogador do plantel, Vítor Pereira não tem motivos para se preocupar com o que se segue. Desde logo, porque há dados históricos que permitem concluir que mesmo sem Hulk o FC Porto só soube ganhar durante a última temporada - e foram cinco as ocasiões; depois, sobram ainda as muitas opções para o ataque, num plantel elogiado até à exaustão por Vítor Pereira. Cristián Rodríguez, Varela e Djalma candidatam-se ao lugar deixado em aberto pelo internacional brasileiro, sendo que entre este naipe apenas o angolano ainda não foi titular esta temporada. Para já, apenas James e Kléber têm lugar garantido no onze.
Hulk até queria jogar hoje, tal como revelou, a O JOGO, Teodoro Fonseca, empresário do avançado, mas Vítor Pereira optou por fazê-lo descansar, até porque, como ele próprio fez questão de referir na conferência de Imprensa de antevisão da jornada, "uma equipa como o FC Porto, quando faz um plano para um jogo, tem em consideração os que se seguem". Pois bem, e o que se segue são dois jogos importantes para o futuro dos campeões nacionais: recepção ao Benfica e visita a São Petersburgo, para defrontar o Zenit. Vítor Pereira quer ter Hulk na máxima força para esses dois encontros, depois de o avançado ter sido utilizado de uma forma intermitente nos últimos três: 68 minutos com o Leiria - jogo em que se lesionou, aos 58', depois de uma entrada de Edson -, 19' frente ao Setúbal e mais 78' na recepção ao Shakhtar Donetsk.
Mais uma curiosidade: mesmo nestes 105 minutos de ausência de Hulk, os portistas saíram com um "score" claramente favorável (4-1). A verdade é que se é inequívoco que Hulk é um jogador "imprescindível", como o considerou Pinto da Costa, também não deixa de ser menos verdade que o FC Porto se dá bem sem ele. E hoje, como será?

Dragões sem o incrível em 2010/11

Adversário Prova Resultado
Genk (f) Liga Europa 0-3 (V)
Beira-Mar (c) Liga ZON Sagres 3-0 (V)
Guimarães (c) Liga ZON Sagres 2-0 (V)
Setúbal (f) Liga ZON Sagres 0-4 (V)
Marítimo (f) Liga ZON Sagres 0-2 (V)

in "ojogo.pt"

Guarín no réveillon

RENOVAÇÃO CONCLUÍDA ATÉ FINAL DE DEZEMBRO



Quando daqui a alguns meses estiver a festejar a chegada de 2012, Guarín já terá assinado um novo contrato com o FC Porto. A garantia foi dada ontem a Record por Marcelo Ferreyra, empresário do médio, que questionámos sobre a demora na oficialização da renovação do atual vínculo.O agente assegurou que, “até dezembro”, tudo já terá passado ao papel.
“Temos conversado com o FC Porto e não há muito mais a acertar. De qualquer forma vai tudo ficar decidido antes do final do ano.Este foi um verão com bastante trabalho, tanto para o Guarín como para mim e, por isso, vamos concentrar-nos agora nas prestações dele e mais tarde voltaremos ao assunto. Certo é que não vamos entrar na janela de transferência de janeiro com o dossiê da renovação em aberto”, disse.
in "record.pt"

Sapunaru a dar luta

ROMENO ALIVIA DIFICULDADES NAS LATERAIS



Pode ter um feitio complicado, por vezes exceder os limites e em não raras ocasiões ser protagonista de polémicas. Todavia, na hora da verdade, Sapunaru está sempre pronto para a luta, por vezes até encarando esse termo de forma demasiado... literal.
O romeno, de 27 anos, foi dado como recuperado da lesão muscular na coxa esquerda contraída ao serviço da seleção da Roménia e a sua chamada aos eleitos alivia a pressão sobre as laterais. É que, com Alvaro Pereira fora de combate e Alex Sandro ainda em recuperação, só restava Fucile como elemento de raiz para essa posição. A polivalência do camisola 13 leva a que volte a ser desviado para a esquerda, cabendo a Sapunaru voltar ao ativo. Ele que esteve impedido de defrontar a U. Leiria pelo facto de ainda se encontrar integrado na sua formação nacional, e que em virtude dos problemas físicos lá contraídos acabou por perder, igualmente, os choques com V. Setúbal e Shakhtar.
in "record.pt"

F.C. Porto sem Hulk: números sossegam o dragão


«Ele sente-se melhor e queria jogar contra o Feirense. Mas percebe», diz o empresário do avançado ao Maisfutebol. Compromissos com Benfica e Zenit aconselham gestão cirúrgica da condição física


Não há razão para accionar o alarme no Dragão. São os números que o dizem. O F.C. Porto já provou no passado ser capaz de sobreviver sem Hulk em campo. Basta olhar para os dados da pretérita temporada. O internacional brasileiro não participou em cinco jogos. Todos vencidos pelos dragões.

Um grave problema familiar, logo no início da época, afastou Hulk da deslocação a Genk (vitória por 0-2) e da recepção ao Beira-Mar para o campeonato (3-0). Depois de uma longa série de presenças consecutivas nas opções de André Villas-Boas, o Incrível só voltou a falhar o compromisso diante do V. Guimarães - relativo à 22ª jornada do campeonato - para cumprir uma suspensão disciplinar.

O conjunto orientado, então, por Villas-Boas voltou a reagir bem e a triunfar: 2-0. Nos últimos compromissos do campeonato, já em plena desaceleração, Hulk acabou por ser suplente não utilizado na visita ao Bonfim (goleada por 0-4) e foi excluído da viagem aos Barreiros (0-2 em casa do Marítimo), na antecâmara da final da Liga Europa.

Desta vez, porém, «Hulk queria mesmo jogar». Quem nos diz é Teodoro Fonseca, empresário do avançado. «É uma decisão natural da equipa técnica e do departamento médico. Depois de uma conversa optaram por fazer o atleta descansar», explica aoMaisfutebol.

«Pior estava ele, e muito, contra o Shakhtar Donetsk. Ele nessa altura nem dormia com as dores provocadas pela entorse no pé direito. A lesão não é preocupante e o Hulk até já se sente quase recuperado. Mas temos de respeitar, pois há jogos muito importantes pela frente.»

Agora que Vitor Pereira, a pensar já nos confrontos com o Benfica e Zenit, preferiu jogar pelo seguro e proteger Hulk, importa também recordar aquilo que foi o F.C. Porto durante o período em que o avançado esteve suspenso em 2009/10. Estamos a falar, precisamente, da pena sofrida no seguimento do infelizmente afamado caso do túnel da Luz.

Hulk (e também Sapunaru) perderam 17 jogos oficiais do F.C. Porto. O saldo final resume-se em dez vitórias, cinco empates e duas derrotas. 3-0 às mãos do Sporting em Alvalade (21ª ronda do campeonato) e exactamente o mesmo resultado na final da Taça da Liga perante o Benfica. Tudo isto ainda no reinado de Jesualdo Ferreira.

Novidade mesmo é o F.C. Porto versão 2011/12 sem Hulk. A opção, cuidadosamente tomada, potencia a influência cada vez mais óbvia de James Rodríguez na equipa e pode, ainda, promover a estreia de Djalma na equipa inicial. Silvestre Varela e Cristián Rodríguez estão à espreita.

F.C. PORTO SEM HULK:

ÉPOCA 2009/10

Taça: Oliveirense-F.C. Porto, 0-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Leixões, 1-0 (V)
Liga, 15ª ronda: F.C. Porto-U. Leiria, 3-2 (V)
Taça da Liga: Académica-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 16ª: F.C. Porto-P. Ferreira, 1-1 (E)
Taça: Belenenses-F.C. Porto, 2-2 (E)
Taça da Liga: Estoril-F.C. Porto, 0-2 (V)
Liga, 17ª: Nacional-F.C. Porto, 0-4 (V)
Taça: F.C. Porto-Sporting, 5-2 (V)
Liga, 18ª: F.C. Porto-Naval, 3-0 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Académica, 1-0 (V)
Liga, 19ª: Leixões-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 20ª: F.C. Porto-Sp. Braga, 5-1 (V)
Liga, 21ª: Sporting-F.C. Porto, 3-0 (D)
Liga, 22ª: F.C. Porto-Olhanense, 2-2 (E)
Liga, 23ª: Académica-F.C. Porto, 1-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Benfica, 0-3 (D)

TOTAL: 10 vitórias; 5 empates; 2 derrotas

ÉPOCA 2010/11

Liga, 2ª: F.C. Porto-Beira Mar, 3-0 (V)
Liga Europa: Genk-F.C. Porto, 0-3 (V)
Liga, 22ª: F.C. Porto-V. Guimarães, 2-0 (V)
Liga, 28ª: V. Setúbal-F.C. Porto, 0-4 (V)
Liga, 30ª: Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (V)

TOTAL: 5 vitórias



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Walter está «finalmente de cabeça limpa»


Ultrapassado o drama familiar, avançado brasileiro está novamente em condições de corresponder. «A não contratação de outro ponta-de-lança foi uma prova de confiança»


O drama familiar mitigou a ascensão de Walter na hierarquia portista. Ao longo de vários meses, o avançado teve de gerir a preocupação com a frágil saúde da filha e a exigência profissional imposta pelo F.C. Porto. Como consequência, «perdeu espaço e agora tem de o reconquistar». É o próprio empresário do brasileiro, Teodoro Fonseca, quem o diz ao Maisfutebol.

«O Walter tem um potencial enorme. Estava a subir de rendimento e confiança, tudo parecia estar a melhorar para ele e depois aconteceu esse problema com a sua menina. Finalmente tudo está bem e ele está novamente de cabeça limpa», referiu o agente, depois de Vitor Pereira ter voltado a incluir o nome do ex-jogador do Internacional no lote de convocados.

«Acredito que, pouco a pouco, ele vai mostrar o quão útil pode ser. O mais importante é ele ter equilíbrio emocional. Nesta altura isso existe. O Walter até mudou de casa para poder prestar os melhores cuidados à filha. Tem sido ajudado por todos no F.C. Porto», explicou Teodoro Fonseca.

Outro factor determinante para o regresso da alegria foi, no entender do empresário, a não contratação de outro ponta-de-lança para o F.C. Porto. «O Walter encarou essa situação como mais um voto de confiança. O F.C. Porto podia, de facto, ter adquirido outro atacante e não o fez. Ele está na sombra do Kléber, um excelente jogador, mas quer aproveitar todos os minutos. Fez uma boa pré-temporada e em breve voltará aos golos.»

Depois de ter feito quatro golos na pré-época, Walter apenas jogou dez minutos em jogos oficias. Foi contra o Gil Vicente, logo na segunda jornada. Em Aveiro, este domingo, clama por nova oportunidade.



in "maisfutebol.iol.pt"

Feirense-F.C. Porto (antevisão): assalto ao castelo em Aveiro


Quim Machado defende o castelo da Feira em casa emprestada. Vítor Pereira quer chegar ao Benfica só com triunfos.


O momento:

Feirense: Depois do primeiro triunfo no campeonato, obtido em Olhão, a equipa de Quim Machado continua a realizar um interessante início de campeonato. É verdade que só venceu na semana passada, mas também ainda só perdeu com o Benfica. Em casa, dois empates. Casa que é uma forma mais carinhosa de apelidar o Municipal de Aveiro, que, pela penúltima vez vai acolher o Feirense, antes do regresso definitivo ao Marcolino de Castro.

F.C. Porto Quatro jogos, quatro vitórias. Registo imaculado e último desafio para fechar este primeiro capítulo da Liga. Vítor Pereira definiu a meta: chegar ao jogo com o Benfica na frente e só com vitórias. Falta conquistar o castelo da Feira, em Aveiro, palco que traz boas memórias aos Dragões. Foi lá que conseguiram a primeira conquista da época: a Supertaça Cândido Oliveira.

Os ausentes:

Feirense: Diogo Rosado é a baixa de última hora, por lesão. A ele juntam-se Serginho, Anderson e Jonathan. Os novos reforços Jandson e Bédi Buval ainda não são opção.

F.C. Porto: Hulk e Alvaro Pereira são as principais ausências. Alex Sandro também continua a recuperar da lesão que trouxe do Brasil. Por opção, Vítor Pereira excluiu Maicon.

Discurso directo:

Quim Machado (Feirense) «O FC Porto está habituado a ganhar e, apesar da nossa dimensão, também trabalhamos para ganhar. Não posso pensar de outra forma que não seja a de incutir ambição nos meus jogadores. Temos respeito pelo FC Porto, mas não temos medo.»

Vítor Pereira (F.C. Porto) «Quando abordamos um jogo não estamos a pensar se temos 22 jogos para trás sem perder fora do nosso estádio. Pensamos apenas que queremos os três pontos em disputa e é focalizados nesse objectivo que estamos, sabendo que vamos encontrar um adversário que nos vai criar dificuldades. Temos motivos para estar confiantes e acreditar no domingo que, com maior ou menor dificuldade, vamos conseguir o nosso objectivo.»

Registo histórico:

O F.C. Porto jogou por três vezes no reduto do Feirense, em jogos para o campeonato, e venceu sempre. Aliás, num total de dez jogos em ambos os estádios (entre campeonato e Taça), nunca o Feirense venceu os dragões.

Equipas prováveis

FEIRENSE: Paulo Lopes, Pedro Queirós, Henrique, Luciano e Mika; Varela e Sténio; Ludovic, Diogo Cunha e Carlos Fonseca; Rabiola.

Outros convocados: Douglas, William, Stopira, Cris, Hélder Castro, Siaka Bamba, André Fontes e Miguel Pedro.

F.C. PORTO: Helton, Sapunaru, Otamendi, Rolando e Fucile; Fernando, João Moutinho e Belluschi; James, Kléber e Cristian Rodríguez

Outros convocados: Bracali, Mangala, Guarín, Souza, Defour, Walter, Djalma e Varela



in "maisfutebol.iol.pt"

Djalma espreita lugar no onze

Hulk não vai estar e, naturalmente, entra a questão sobre quem o vai substituir. Os candidatos são mais do que... um, porque no FC Porto há um excesso de alas... sem ser excessivo. Djalma, por uma série de circunstâncias, parece ser o elemento melhor colocado para a difícil tarefa de substituir o incrível, mas há outros candidatos e de valor.

Vítor Pereira tem seis alas no total: Hulk, James, Varela, Djalma, Cristian Rodriguez e o pequeno prodígio Iturbe, que ainda não foi a jogo nem vai hoje, porque ainda não foi desta que o chamaram. O jovem argentino está a viver um processo de integração, uma situação pensada, para quando entrar saber muito bem os terrenos que pisa. É muito jovem ainda, está a conhecer o futebol português, e o FC Porto não está com pressa de o mostrar. É um jogador a ter em conta daqui a um mês, mas será mais um ala ao barulho.

Quem joga, então, no lugar de Hulk? Djalma esteve a meio da semana numa superflash e esse pode ser um bom indicador. Joga mais sobre a direita, tal como Hulk. Varela também conhece esses terrenos, mas não teve sorte nos jogos em que participou. Rodriguez, por muito que isso aborreça os opinion makers, é uma aposta clara do FC Porto para esta temporada. O problema é que não se dá tão bem na direita como na esquerda, mas continua a ser dos jogadores mais elogiados. Também está pronto a jogar.



in "abola.pt"

Mangala valoriza no banco

Central francês recebe prova de confiança do treinador. Estreou-se nas convocatórias no jogo com o UD Leiria, na Marinha Grande. Maicon sai directamente da equipa para a bancada...

Tem obviamente mais impacto o súbito e surpreendente desaparecimento de Maicon da lista de convocados (ou não...), jogador que foi titular nos últimos três jogos dos dragões, mas em contrapartida ganha cada vez mais expressão a silenciosa, gradual e sustentada escalada de Eliaquim Mangala, jovem central francês que o FC Porto contratou, neste defeso, ao Standard de Liège e se estreou no banco dos suplentes, de onde não mais saiu, no jogo com o UD Leiria, na Marinha Grande, realizado a 28 de Agosto.

Já era esperado que o regresso de Rolando às escolhas de Vítor Pereira determinaria o sacrifício de um dos centrais neste jogo com o Feirense, estava era longe de imaginar-se que a vítima fosse Maicon. Situação que só estaria salvaguarda se o defesa fosse englobado no plano de poupança do técnico, o que não é o caso.



in "abola.pt"

Eles já estão a pensar no clássico de sexta-feira

O clássico da próxima jornada, que vai disputar-se na sexta-feira (alguém se lembra de uma coisa assim?!), quer queiram quer não, já mexe com a cabeça dos treinadores de FC Porto e Benfica e, porque não, também com a dos jogadores.

Não é de espantar. O jogo do Dragão pode fazer muitos estragos... Vítor Pereira, à cautela, sem duvidarmos das maleitas que possam efectivamente impedir Hulk e Álvaro Pereira de darem o seu contributo à equipa, não convocou os dois jogadores. E se o defesa-esquerdo, Álvaro Pereira, é peça importantíssima no conjunto azul e branco, Hulk, então, é fundamental, mais, tem sido fundamental no jogo da equipa e nos resultados por ela conquistados.

Quer isto dizer que, à cautela, o técnico dos dragões joga o olhar para o clássico que aí vem, esse sim, o jogo capaz de definir muita coisa. É que, uma derrota, para além, dos estragos pontuais, vai acarretar, certamente, estragos anímicos e psicológicos que, nunca se sabe como ultrapassar. Já a vitória, a surgir, coloca um rival e candidato ao título quase de rastos e a quatro pontos da liderança. Não é de estranhar, pois, que o jogo com o Feirense, a ser disputado ainda por cima em terreno alheio, no Estádio Municipal de Aveiro, mereça um tratamento sério, mas envolto em cautelas muito específicas, que têm a ver com outro adversário chamado Benfica.

Benfica está bem avisado

Jorge Jesus deve fazer o mesmo. Antevê-se que ou Aimar ou Gaitán fiquem de fora, para não dizer que Witsel também é candidato ao banco de suplentes. O Benfica tem, tal como o rival, soluções ofensivas e não vai descartá-las. Todavia, o adversário chamado Académica, nos últimos anos tem sido um enorme desmancha prazeres. Tanto assim, que nas últimas cinco épocas perdeu por duas vezes e venceu três, a última delas na época passada (1-2).

A tradição tem a força que tem. No entanto, vencer na Luz um ano, depois outro e mais outro, dá força e alento, motiva, deixa uma equipa na situação de ser capaz de se transcender. O Benfica está mais do que avisado. Aliás, todos estão avisados. Académica e Feirense são, nesta jornada, adversários de dois candidatos ao título e não têm culpa nenhuma que uns dias depois de os defrontarem eles mesmos tenham de se bater entre si. Até agradecem. E decerto tudo vão fazer para aproveitar as cautelas na construção das equipas de FC Porto e Benfica.



in "abola.pt"