domingo, 18 de setembro de 2011

F.C. Porto sem Hulk: números sossegam o dragão


«Ele sente-se melhor e queria jogar contra o Feirense. Mas percebe», diz o empresário do avançado ao Maisfutebol. Compromissos com Benfica e Zenit aconselham gestão cirúrgica da condição física


Não há razão para accionar o alarme no Dragão. São os números que o dizem. O F.C. Porto já provou no passado ser capaz de sobreviver sem Hulk em campo. Basta olhar para os dados da pretérita temporada. O internacional brasileiro não participou em cinco jogos. Todos vencidos pelos dragões.

Um grave problema familiar, logo no início da época, afastou Hulk da deslocação a Genk (vitória por 0-2) e da recepção ao Beira-Mar para o campeonato (3-0). Depois de uma longa série de presenças consecutivas nas opções de André Villas-Boas, o Incrível só voltou a falhar o compromisso diante do V. Guimarães - relativo à 22ª jornada do campeonato - para cumprir uma suspensão disciplinar.

O conjunto orientado, então, por Villas-Boas voltou a reagir bem e a triunfar: 2-0. Nos últimos compromissos do campeonato, já em plena desaceleração, Hulk acabou por ser suplente não utilizado na visita ao Bonfim (goleada por 0-4) e foi excluído da viagem aos Barreiros (0-2 em casa do Marítimo), na antecâmara da final da Liga Europa.

Desta vez, porém, «Hulk queria mesmo jogar». Quem nos diz é Teodoro Fonseca, empresário do avançado. «É uma decisão natural da equipa técnica e do departamento médico. Depois de uma conversa optaram por fazer o atleta descansar», explica aoMaisfutebol.

«Pior estava ele, e muito, contra o Shakhtar Donetsk. Ele nessa altura nem dormia com as dores provocadas pela entorse no pé direito. A lesão não é preocupante e o Hulk até já se sente quase recuperado. Mas temos de respeitar, pois há jogos muito importantes pela frente.»

Agora que Vitor Pereira, a pensar já nos confrontos com o Benfica e Zenit, preferiu jogar pelo seguro e proteger Hulk, importa também recordar aquilo que foi o F.C. Porto durante o período em que o avançado esteve suspenso em 2009/10. Estamos a falar, precisamente, da pena sofrida no seguimento do infelizmente afamado caso do túnel da Luz.

Hulk (e também Sapunaru) perderam 17 jogos oficiais do F.C. Porto. O saldo final resume-se em dez vitórias, cinco empates e duas derrotas. 3-0 às mãos do Sporting em Alvalade (21ª ronda do campeonato) e exactamente o mesmo resultado na final da Taça da Liga perante o Benfica. Tudo isto ainda no reinado de Jesualdo Ferreira.

Novidade mesmo é o F.C. Porto versão 2011/12 sem Hulk. A opção, cuidadosamente tomada, potencia a influência cada vez mais óbvia de James Rodríguez na equipa e pode, ainda, promover a estreia de Djalma na equipa inicial. Silvestre Varela e Cristián Rodríguez estão à espreita.

F.C. PORTO SEM HULK:

ÉPOCA 2009/10

Taça: Oliveirense-F.C. Porto, 0-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Leixões, 1-0 (V)
Liga, 15ª ronda: F.C. Porto-U. Leiria, 3-2 (V)
Taça da Liga: Académica-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 16ª: F.C. Porto-P. Ferreira, 1-1 (E)
Taça: Belenenses-F.C. Porto, 2-2 (E)
Taça da Liga: Estoril-F.C. Porto, 0-2 (V)
Liga, 17ª: Nacional-F.C. Porto, 0-4 (V)
Taça: F.C. Porto-Sporting, 5-2 (V)
Liga, 18ª: F.C. Porto-Naval, 3-0 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Académica, 1-0 (V)
Liga, 19ª: Leixões-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 20ª: F.C. Porto-Sp. Braga, 5-1 (V)
Liga, 21ª: Sporting-F.C. Porto, 3-0 (D)
Liga, 22ª: F.C. Porto-Olhanense, 2-2 (E)
Liga, 23ª: Académica-F.C. Porto, 1-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Benfica, 0-3 (D)

TOTAL: 10 vitórias; 5 empates; 2 derrotas

ÉPOCA 2010/11

Liga, 2ª: F.C. Porto-Beira Mar, 3-0 (V)
Liga Europa: Genk-F.C. Porto, 0-3 (V)
Liga, 22ª: F.C. Porto-V. Guimarães, 2-0 (V)
Liga, 28ª: V. Setúbal-F.C. Porto, 0-4 (V)
Liga, 30ª: Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (V)

TOTAL: 5 vitórias



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: