domingo, 18 de setembro de 2011

FC Porto sem Hulk: primeiros pontos perdidos em muito tempo


«Ele sente-se melhor e queria jogar contra o Feirense. Mas percebe», diz o empresário do avançado ao Maisfutebol. Compromissos com Benfica e Zenit aconselham gestão cirúrgica da condição física


Não havia razão para accionar alarme no Dragão. Eram os números que o diziam. O F.C. Porto já tinha provado no passado ser capaz de sobreviver sem Hulk em campo. Bastava olhar para os dados da pretérita temporada. O internacional brasileiro não participou em cinco jogos. Todos vencidos pelos dragões. Desta fez, em Aveiro, frente ao Feirense, deu empate.

Um grave problema familiar, logo no início da época, afastou Hulk da deslocação a Genk (vitória por 0-2) e da recepção ao Beira-Mar para o campeonato (3-0). Depois de uma longa série de presenças consecutivas nas opções de André Villas-Boas, o Incrível só voltou a falhar o compromisso diante do V. Guimarães - relativo à 22ª jornada do campeonato - para cumprir uma suspensão disciplinar.

O conjunto orientado, então, por Villas-Boas voltou a reagir bem e a triunfar: 2-0. Nos últimos compromissos do campeonato, já em plena desaceleração, Hulk acabou por ser suplente não utilizado na visita ao Bonfim (goleada por 0-4) e foi excluído da viagem aos Barreiros (0-2 em casa do Marítimo), na antecâmara da final da Liga Europa.

Desta vez, porém, «Hulk queria mesmo jogar». Quem nos diz é Teodoro Fonseca, empresário do avançado. «É uma decisão natural da equipa técnica e do departamento médico. Depois de uma conversa optaram por fazer o atleta descansar», explica ao Maisfutebol.

«Pior estava ele, e muito, contra o Shakhtar Donetsk. Ele nessa altura nem dormia com as dores provocadas pela entorse no pé direito. A lesão não é preocupante e o Hulk até já se sente quase recuperado. Mas temos de respeitar, pois há jogos muito importantes pela frente.»

Agora que Vitor Pereira, a pensar já nos confrontos com o Benfica e Zenit, preferiu jogar pelo seguro e proteger Hulk, importa também recordar aquilo que foi o F.C. Porto durante o período em que o avançado esteve suspenso em 2009/10. Estamos a falar, precisamente, da pena sofrida no seguimento do infelizmente afamado caso do túnel da Luz.

Hulk (e também Sapunaru) perderam 17 jogos oficiais do F.C. Porto. O saldo final resume-se em dez vitórias, cinco empates e duas derrotas. 3-0 às mãos do Sporting em Alvalade (21ª ronda do campeonato) e exactamente o mesmo resultado na final da Taça da Liga perante o Benfica. Tudo isto ainda no reinado de Jesualdo.

Novidade mesmo era o F.C. Porto 2011/12 sem Hulk. E, desta vez, não correu bem.

F.C. PORTO SEM HULK:

ÉPOCA 2009/10

Taça: Oliveirense-F.C. Porto, 0-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Leixões, 1-0 (V)
Liga, 15ª ronda: F.C. Porto-U. Leiria, 3-2 (V)
Taça da Liga: Académica-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 16ª: F.C. Porto-P. Ferreira, 1-1 (E)
Taça: Belenenses-F.C. Porto, 2-2 (E)
Taça da Liga: Estoril-F.C. Porto, 0-2 (V)
Liga, 17ª: Nacional-F.C. Porto, 0-4 (V)
Taça: F.C. Porto-Sporting, 5-2 (V)
Liga, 18ª: F.C. Porto-Naval, 3-0 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Académica, 1-0 (V)
Liga, 19ª: Leixões-F.C. Porto, 0-0 (E)
Liga, 20ª: F.C. Porto-Sp. Braga, 5-1 (V)
Liga, 21ª: Sporting-F.C. Porto, 3-0 (D)
Liga, 22ª: F.C. Porto-Olhanense, 2-2 (E)
Liga, 23ª: Académica-F.C. Porto, 1-2 (V)
Taça da Liga: F.C. Porto-Benfica, 0-3 (D)

TOTAL: 10 vitórias; 5 empates; 2 derrotas

ÉPOCA 2010/11

Liga, 2ª: F.C. Porto-Beira Mar, 3-0 (V)
Liga Europa: Genk-F.C. Porto, 0-3 (V)
Liga, 22ª: F.C. Porto-V. Guimarães, 2-0 (V)
Liga, 28ª: V. Setúbal-F.C. Porto, 0-4 (V)
Liga, 30ª: Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (V)

TOTAL: 5 vitórias

ÉPOCA 2010/11
Liga, 5ª: Feirense-F.C. Porto, 0-0 (E)



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: