quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Equipa está doente"

Rui Moreira faz um diagnóstico preocupante da equipa portista.


Rui Moreira, reconhecido adepto do FC Porto e comentador desportivo, está muito preocupado com o momento que a equipa portista atravessa e com as "consequências financeiras" que daí podem advir. Considerando que o apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões é "muito improvável", Rui Moreira antevê uma "quebra das receitas previstas" e, principalmente, "a desvalorização dos activos". 

Desiludido com as recentes exibições da equipa, o adepto vê uma "equipa doente, muito diferente, nos seus processos, do Porto do ano passado". Neste sentido, Rui Moreira identifica uma "condição física deficiente e uma equipa previsível que erra muitos passes".

Sobre o jogo com o APOEL, em concreto, não entende as razões que levam Vítor Pereira a colocar James Rodriguez no banco: "passar o Hulk para o centro, se calhar, seria uma solução, jogando com Varela e James nas alas. Sinceramente, não consigo perceber porque é que James ficou no banco tanto tempo". Sócio do ano, em 2010, este "Dragão de Ouro" não encontra explicação lógica para o abaixamento de forma da equipa, em relação à época passada. Saiu Falcao, mas "se lá estivesse ontem, eu duvido que tivesse sido diferente. O problema não se coloca no ataque, mas na circulação de bola e na construção de jogo", analisa.

Sobre a declaração de Vítor Pereira, que falou de uma exibição "à Porto", Rui Moreira justifica que foi uma declaração proferida pouco tempo depois do final de uma partida frenética. "Eu só posso acreditar que Vítor Pereira quis dizer que os jogadores, na segunda parte, se empenharam", porque os adeptos "não viram" uma equipa "à Porto".

Condena e lamenta insultos à equipa
Cerca de meia centena de adeptos receberam a equipas, às 6h00, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com insultos aos jogadores e à equipa técnica. Rui Moreira lamenta que "haja adeptos que se dão ao trabalho de ir ao aeroporto insultar os jogadores e o treinador", e recomenda que "ponham a mão na consciência", porque estes jogadores "dão sempre o seu melhor".



in "rr.pt"

Presidente do Santa Clara sai em defesa de Vítor Pereira

Actual presidente do Santa Clara era o vice para o futebol aquando da passagem de Vítor Pereira no comando técnico da equipa açoriana.



Após a comprometedora derrota do FC Porto em Nicósia, diante do APOEL (2-1), o tom crítico quanto ao trabalho do treinador intensificou-se.

Certo é que, e em sentido contrário, o actual presidente do Santa Clara e vice-presidente quando o treinador portista orientou a equipa açoriana, sai em defesa de Vítor Pereira.
Mário Batista pensa que Vítor Pereira está tranquilo, apesar das contestações de que tem sido alvo. O dirigente do Sta. Clara acredita que o treinador vai dar a volta à situação já que é um homem inteligente.

"Os resultados menos positivos num ambiente de clube grande traz maior contestação. Penso que, todavia, ele está tranquilo porque é um grande profissional e muito inteligente. Rapidamente vai ultrapassar esta fase menos positiva", começa por dizer.
Na opinião do dirigente açoriano, Vítor Pereira tem condições para continuar a liderar a equipa portista, embora os dois resultados que restam na Champions possam ser decisivos quanto ao futuro do treinador no Dragão.

"O futebol em Portugal já nos habituou a que bastam dois ou três resultados menos positivos para subir a contestação. Também é importante que o grupo de trabalho esteja na mesma linha de pensamento do treinador porque ainda há a Liga dos Campeões. Se o FC Porto não ultrapassar esta fase, poderá ser complicada a sua vida", considera.~
in "rr.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados das equipas de formação de hóquei em patins, basquetebol e andebol, referentes ao fim-de-semana e a terça-feira.

SEXTA-FEIRA

Hóquei em patins: Campeonato Distrital de Juniores
FC Porto-Gulpilhares, 9-1
Marcadores: Renato Castanheira, Afonso Santos, João Souto (2), Tomás Castanheira (4) e Miguel Costa

Basquetebol: Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sub18
FC Porto-CD Póvoa, 56-42

SÁBADO

Hóquei em patins: Campeonato Distrital de Iniciados
Paço de Rei-FC Porto, 2-10
Marcadores: Bernardo Castanheira (2), Filipe Ribeiro, Tomás Moreira e Dinis Abreu (6) 

DOMINGO

Hóquei em patins: Campeonato Distrital de Juniores
FC Porto-Lavra, 4-3
Marcadores: Renato Castanheira, João Souto (2) e Tomás Castanheira

Hóquei em patins: Campeonato Distrital de Juvenis
FC Porto-CH Carvalhos, 12-4
Marcadores: Xavier Cardoso, Álvaro Morais, Luís Melo (3), João Almeida (5) e Diogo Cardoso (2)

Hóquei em patins: Campeonato Distrital de Infantis
Paço de Rei-FC Porto, 0-23
Marcadores: Nuno Fonseca, João Lima (3), Alexandre Barreira (2), Nuno Ferreira (2), Vasco Casanova (6) e Hugo Santos (9)

Andebol: Campeonato Nacional de Juniores (1.ª Fase, 5.ª jornada)
FC Porto–SC Espinho, 32-21

Andebol: Campeonato Nacional de Juvenis (1.ª Fase, 4.ª jornada)
CDS Bernardo “A”–FC Porto, 27-26

TERÇA-FEIRA

Hóquei em patins: Campeonato Nacional de Infantis
FC Porto-Marco, 10-0
Marcadores: João Lima (3), David Silva, Alexandre Barreira, Nuno Ferreira (2) e Hugo Santos (3)

Basquetebol: Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sub16 A
FC Porto-Guifões SC, 81-66

Basquetebol: Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sub14 A
Guifões SC-FC Porto, 58-54

Basquetebol: Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sub14 B
Académico B-FC Porto B, 28-108

Andebol: Campeonato Nacional de Juvenis (1.ª Fase, 5.ª jornada)
FC Porto–Águas Santas, 26-30


in "fcp.pt"

PORTISTAS CONQUISTAM TROFÉU SPEEDO

O FC Porto dominou o XXII Troféu Speedo, competição que organiza anualmente, ao vencer grande parte das provas disputadas este fim-de-semana, na Piscina Municipal de Paços de Ferreira.

A competição abriu com a vitória do FC Porto na estafeta de 20 minutos do escalão de cadetes, imitados, pouco depois, pelos infantis, que ganharam a estafeta de 30 minutos.

Em absolutos, os Dragões voltaram a dominar as diferentes distâncias e estilos, somando 85 pontos, mais 20 do que o Sporting, que terminou na segunda posição, com a equipa feminina azul e branca a vencer todas as cinco provas do programa.


in "fcp.pt"

Hugo Almeida: «Vítor Pereira tem valor para treinar o FC Porto»

Na ressaca da derrota do FC Porto frente ao APOEL para a Liga dos Campeões, os adeptos já contestam os jogadores e a equipa técnica.
Questionado sobre o desempenho da sua antiga equipa e do atual treinador dos dragões, Hugo Almeida não poupa elogios ao técnico, mas reconhece que o seu futuro depende de Pinto da Costa.
"Vítor Pereira é uma excelente pessoa, um grande treinador e sabe comandar um balneário. É bastante alegre e fanático por futebol, pelo que vai conseguir dar a volta por cima, vai dar uma boa resposta. Quem tem de dizer se ele tem margem de manobra ou não é o presidente Pinto da Costa", afirmou o internacional português à TSF.
Hugo Almeida considerou, ainda, que Vítor Pereira tem capacidade para orientar o FC Porto. "Todo o treinador sabe que, quando se senta naquela cadeira, está sob pressão, que tem de vencer, ganhar títulos e ele, mais do que ninguém, quer muito ganhar e tem valor para isso. É muito bom treinador, é um grande valor para treinar o FC Porto", concluiu.
in "record.pt"

Roma vai atacar Guarín OBJETIVO PRIORITÁRIO PARA JANEIRO

A Roma vai tentar a contratação de Fredy Guarín na reabertura do mercado de transferências, em janeiro de 2012, avança esta quarta-feira o "Corriere dello Sport".
De acordo com o relato do jornal italiano, o médio colombiano é o objetivo prioritário do clube romano, relegando Lassana Diarra (Real Madrid) para segunda escolha.
in "record.pt"

F.C. Porto: regresso triste ao Olival, presidente a ver

O F.C. Porto regressou esta quarta-feira ao Olival depois da derrota em Nicósia, com o Apoel, numa sessão de trabalho triste, cinzenta e marcada por um silêncio manifesto. Só dois aplausos de James Rodriguez, a golos de Otamendi e Rodriguez, cortaram a mudez que os jogadores se impunham.

Os jornalistas viram os primeiros quinze minutos, tendo sido conduzidos ao campo numa altura em que a conversa de Vítor Pereira com o grupo já terminara. O círculo central desfazia-se por entre um cenário algo cinzento e só era pincelado com os ruídos do treino das camadas jovens, ali ao lado. 

Entre os elementos do plantel principal, a tristeza era evidente. Os titulares fizeram apenas corrida e futevoléi, todos os restantes jogadores cumpriram alguns exercícios de finalização, orientados por Vítor Pereira e pelo preparador-físico Filipe Almeida, que não se cansaram de incentivar os atletas.

Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto, fez questão de marcar presença. O dirigente sentiu-se mal durante a viagem de regresso de Nicósia mas recuperou a abandonou o aeroporto pelo próprio pé, com aparente normalidade. Num momento sensível para a equipa, quis acompanhar a sessão.

Os adeptos, desta vez, estiveram ausentes. A contestação da madrugada, no momento da chegada a Portugal, não se repetiu no centro de treinos: nem um só apoiante do F.C. Porto esteve nas imediações do Olival, para o treino que começou às 16 horas (os jogadores chegaram antes das 15 horas).

O F.C. Porto, recorde-se, procura digerir o segundo desaire na Liga dos Campeões, com o Apoel, centrando rapidamente atenções na Liga: no sábado joga em Olhão. Para este jogo Vítor Pereira não conta com Iturbe e Emídio Rafael, tendo agora Fucile em dúvida: o uruguaio não esteve no relvado.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto pagou Mangala ao Standard Liège

Belgas confirmam que foi liquidada a dívida e por isso retiraram queixa da FIFA


O Standard Liège confirmou esta quarta-feira que o F.C. Porto já liquidou a dívida relativa à primeira tranche de Mangala. O pagamento deu entrada nas contas do clube belga nesta terça-feira, um dia depois de anunciado o ultimato de dois dias para o clube portista liquidar a dívida de dois milhões de euros.

Desta forma, acrescenta o comunicado publicado no site oficial, o Standard Liège retirou de imediato a queixa que tinha apresentado na FIFA por incumprimento do F.C. Porto. A dívida relativa à primeira tranche da transferência de Defour, essa, já tinha sido liquidada em finais do mês de Outubro.

Recorde-se que esta novela começou ainda no mês de Setembro, quando o Standard Liège denunciou o atraso no pagamento da primeira tranche das transferências de Defour e Mangala. Em meados de Outubro o clube belga apresentou uma queixa na FIFA e na última segunda-feira fez um ultimato.

Perante as acusações do Standard, o F.C. Porto defendeu-se com «coisas estranhas que afectam os mercados», garantindo por Angelino Ferreira que «é uma história mais complexa» do que se contava. Agora está tudo bem. «Os montantes devidos desde o mês de Agosto foram saldados», diz o comunicado.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto na Champions: Fernández é o exemplo a seguir

Em 2004/05, dragões somavam apenas dois pontos à 4ª jornada e seguiram em frente. E Bobby Robson foi eliminado com mais pontos por esta altura


O cenário do F.C. Porto na Liga dos Campeões é delicado, mas o clube já viveu situações piores e conseguiu ter sucesso. A derrota em Nicósia complica muito as contas, mas a matemática e a história dizem que ainda nada está acabado.

De facto, analisando os pontos somados até à 4ª jornada desde que a competição foi criada, em 1992, o F.C. Porto já passou a fase de grupos com mais e, inclusive, menos pontos, nesta altura. 

Quatro pontos em quatro jogos parece um pecúlio pobre. Ora, em 2004/05, Víctor Fernandez tinha metade! À 4ª jornada, os dragões ainda não tinham ganho e somavam dois empates, ambos em casa, frente a CSKA Moscovo e Paris Saint-Germain.

Ainda assim, a equipa encheu-se de brio para os dois últimos jogos que obrigavam o F.C. Porto a ganhar. Dito e feito. Triunfo por 1-0 em Moscovo e por 2-1 na recepção ao Chelsea, no jogo decisivo. O F.C. Porto terminou com 8 pontos e seguiu para os oitavos-de-final. 

Esta é, no entanto, a excepção à regra. Descontando as desastradas campanhas de 1992/93 e 1997/98, onde a equipa só somou um ponto em quatro jogos, encontram-se mais casos onde não amealhar pontos cedo foi decisivo. 

A última vez foi em 2005/06. O F.C. Porto de Co Adriaanse conseguiu apenas uma vitória em quatro jogos e ficou em último do grupo. Em 1998/99, Fernando Santos tinha exactamente os mesmos pontos de Vítor Pereira, por esta altura. Resultado: 3º lugar e consequente afastamento. 

E ter mais de um ponto por jogo, nesta fase, nem sempre foi sinónimo de sucesso. Em 1995/96, Bobby Robson somava 5 pontos e acabou por ficar atrás de Panathinaikos e Nantes. 

O melhor registo à 4ª jornada pertence a António Oliveira. Em 1996/97,o F.C. Porto espantava a Europa e fazia o pleno: quatro jogos, quatro vitórias e liderança de um grupo que tinha o AC Milan. 

Ponto do F.C. Porto à 4ª jornada:

2011/12- 4 pontos
2009/10- 9 pontos (Passou em 2º lugar)
2008/09- 6 pontos (Passou em 1º lugar)
2007/08- 8 pontos (Passou em 1º lugar)
2006/07- 7 pontos (Passou em 2º lugar)
2005/06- 3 pontos (Não passou; último do grupo)
2004/05- 2 pontos (Passou em 2º lugar)
2003/04- 7 pontos (Passou em 2º lugar)
2001/02- 7 pontos (Passou em 2º lugar)
1999/00- 9 pontos (Passou em 2º lugar)
1998/99- 4 pontos (Não passou; 3º do grupo)
1997/98- 1 ponto (Não passou; último do grupo)
1996/97- 12 pontos (Passou em 1º lugar)
1995/96- 5 pontos (Não passou; 3º do grupo)
1993/94- 6 pontos (Passou em 2º lugar)*
1992/93- 1 ponto (Não passou; 3º lugar)*
in "maisfutebol.iol"