quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

F.C. Porto: Falcao pára por gestão de esforço

Villas-Boas orientou treino sem seis jogadores



Cumprido um dia de folga, o F.C. Porto começou a preparar esta quarta-feira a recepção ao Juventude de Évora, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Da sessão de trabalho matinal, sobra a notícia de que André Villas-Boas não conta nesta altura com seis jogadores, todos a contas com problemas físicos.

A maior novidade acabou por ser a ausência de Falcao, que fez apenas trabalho de ginásio. O colombiano parou apenas por uma questão de gestão de esforço, não estando em dúvida para o jogo de sábado. Alvaro Pereira, Fernando, Beto, Cristian Rodríguez e Varela não treinaram devido a lesões.

Por partes: Alvaro Pereira e Fernando fizeram treino condicionado, Beto, Varela e Rodriguez realizaram apenas tratamento. Recorde-se que o uruguaio é o mais recente caso clínico devido a uma mialgia de esforço que o obrigou a abandonar o jogo com o V. Setúbal. Nesta altura é o atleta que inspira menos cuidados.



Jogo entre Nacional e F.C. Porto cancelado

Particular não se realiza por causa do mau tempo


O F.C. Porto cancelou o encontro particular com o Nacional que estava agendado para esta quarta-feira, no âmbito das comemorações do centenário do clube madeirense, por causa do mau tempo.


As condições climatéricas adversas que se têm feito sentir na Madeira levaram a que o Nacional-Naval se tenha arrastado por três dias, por causa do nevoeiro, e a que o Marítimo não tenha conseguido viajar a tempo de jogar domingo com a Académica: o jogo está marcado para quarta-feira.

Em compensação, o guarda-redes Kadú (Sub-17) voltou a ser chamado ao plantel principal, ele que se afirma como uma aposta de André Villas-Boas. O F.C. Porto volta a treinar esta quinta-feira, pelas 10 horas, à porta fechada, preparando assim a recepção ao Juventude de Évora marcada para sábado às 18 horas.

in "maisfutebol.iol.pt"

TAÇA DE PORTUGAL: WILSON DAVYES APONTA AOS QUARTOS-DE-FINAL

Recuperado de uma gripe, Wilson Davyes espera dar o seu contributo à equipa já esta quarta-feira, no jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O FC Porto Vitalis recebe o S. Bernardo, às 17h00, no Pavilhão Dragão Caixa, e o universal promete um grupo concentrado, confiante e bem preparado.

Recuperar um troféu que vem escapando
«Queremos marcar presença nos quartos-de-final. Está em jogo um troféu que nos escapa há três anos e gostaríamos de conquistá-lo esta época.»

Concentrados e sem menosprezar o adversário
«O S. Bernardo tem uma equipa jovem, com jogadores de qualidade; Tem realizado uma época irregular, mas merece todo o nosso respeito, até porque sabemos melhor do que ninguém as dificuldades que sentimos em Aveiro, à quarta jornada, numa partida que foi disputada até aos últimos instantes. Como tal, vamos entrar muito concentrados, sem menosprezar minimamente o adversário.»

Capazes de jogar contra qualquer equipa
«Somos Bicampeões e temos de fazer justiça ao nosso estatuto a cada jogo e cada treino que passa. Os nossos índices de confiança estão a aumentar, creio que estamos a atravessar um bom momento, e sentimo-nos capazes para jogar contra qualquer equipa.»

Ritmo de jogo sempre elevado
«O facto de estarmos bem preparados fisicamente permite-nos aguentar um ritmo de jogo elevado durante os 60 minutos. Quem nos consegue acompanhar, disputa o encontro até ao fim; quem não consegue, acaba por se ressentir na segunda parte.»



in "fcp.pt"

Falcao mata, Hulk esfola


Hulk e Falcao têm sido as grandes figuras do F. C. Porto desde o início da época. Numa campanha sem derrotas da equipa de André Villas-Boas, os dois avançados possuem registos idênticos: 17 golos marcados por cada um, em igual número de jogos realizados (21)


É caso para dizer que, se Falcao mata, Hulk esfola... Os internacionais colombiano e brasileiro estão a carregar o F. C. Porto às costas, sobretudo no que aos golos diz respeito, para uma temporada de grande sucesso, parecendo pouco interessados em deixar que um faça mais pela equipa do que o outro. Os números desta época são elucidativos: o "Incrível" e "El tigre" somam 17 golos cada em 21 jogos disputados até agora pelos dragões e até os minutos de utilização de ambos são bastante parecidos (1776 para Hulk,  1646 para Falcao).
Os dois avançados também falharam o mesmo número de jogos (dois), tendo o brasileiro ficado de fora, logo no início da temporada, nas partidas com o Genk (play-off da Liga Europa) e Beira-Mar (Liga portuguesa), enquanto o colombiano não participou nos encontros com o Limianos (Taça de Portugal) e Portimonense (Liga). Hulk é, à passagem da 13.ª jornada, o melhor marcador do campeonato, com 12 golos, mais cinco do que Falcao, que lidera a lista de goleadores da Liga Europa, com oito golos (sete na fase de grupos e um no play-off), mais três do que o brasileiro.
"El tigre" também já facturou na Supertaça (um golo ao Benfica) e na Taça de Portugal (um golo ao Moreirense), faltando-lhe apenas marcar na Taça da Liga para completar o pleno das competições que o F. C. Porto tem para disputar. Nos 23 jogos realizados até agora pela equipa treinada por André Villas-Boas, estando um ou outro em campo, ou os dois em simultâneo, apenas em três ocasiões não aconteceram golos de Hulk ou Falcao: nas partidas da Liga com o Nacional e com a Académica, e no encontro da Taça com o Limianos.
Os dois avançados bisaram no mesmo jogo em duas ocasiões, em casa com a U. Leiria e no clássico com o Benfica, e também já assinaram ambos um "hat-trick" na presente temporada, sempre na Liga Europa (Hulk marcou três golos na segunda mão do play-off com o Genk e Falcao fez o mesmo na semana passada, em Viena, na partida com o Rapid).
Falcao desmente Collin
Ontem, as duas estrelas  estiveram em acção fora dos relvados, por motivos diferentes. Falcao desmentiu, ao site oficial do F. C. Porto, ter dito que o lance de que resultou o golo da vitória dos dragões sobre o V. Setúbal não era passível de penálti, contrariando o defesa Collin: "Fiquei surpreendido ao ler as declarações do jogador do V. Setúbal. Não é verdade que tenha conversado com ele, nem que tenha concordado com a sua análise no lance da grande penalidade. Não falei com ele... Assim que o árbitro marcou a falta, ele reclamou comigo de forma intensa, mas não falámos sobre nada. Limitei-me a não responder à forma agressiva como se estava a dirigir a mim, portanto é mentira que tenhamos conversado".
Hulk deu uma entrevista à Rádio Lance, do Brasil, na qual sublinhou a vontade de conquistar o título perdido na época passada para o Benfica. "Faltam muitos jogos, mas temos uma boa vantagem para o segundo classificado. Queremos recuperar o título e para isso não podemos facilitar", afirmou o "incrível".

in "jn.pt"

Hulk: «Queremos recuperar o título»

BRASILEIRO DIZ ESTAR FOCADO APENAS NO FC PORTO


Hulk, uma das figuras da campeonato até ao momento, concedeu uma entrevista à Rádio Lance, do Brasil, onde sublinhou a vontade do FC Porto em conquistar o título perdido na época passada para o Benfica.
"Faltam muitos jogos, mas temos uma boa vantagem para o segundo classificado. Queremos recuperar o título e para isso não podemos facilitar", disse o avançado brasileiro, que refere também como meta a conquista da Liga Europa.
Quanto ao seu bom momento pessoal, assim como o possível interesse de outros clubes, o melhor marcador da Liga ZON Sagres respondeu de forma pragmática, referindo que está concentrado em ajudar o clube.
"Estou a ser muito falado em Portugal, mas tenho de continuar a trabalhar para ser observado e para poder estar sempre no topo. Continuo focado no Porto e espero estar bem fisicamente, pois se estiver bem posso fazer algo positivo em campo", rematou.
in "record.pt"

Jardel recorda jogo dos 7 golos

ENCONTRO COM JUVENTUDE DE ÉVORA FOI ÉPICO


Ao intervalo estava 1-0 e de penálti! António Oliveira olhou para o banco e chamou Jardel para evitar calafrios com o Juventude de Évora. Na semana em que os alentejanos regressam ao Porto, é impossível não evocar os 7 golos do Super Mário naquele 17 de dezembro de 1997 (9-1). Em Fortaleza, o avançado do Cherno More comenta o feito na 3.ª pessoa. Naturalmente. “Não tem como esquecer esse jogo. É para a história. Marcar 7 golos numa parte é obra. Só Jardel mesmo...”, disse aRecord.
Recapitulando: 3 golos de cabeça, 3 de pé direito e 1 de pé esquerdo. Todos dentro da área, 1 de penálti e outro de letra. “Parei uns instantes para pensar, idealizei, acreditei e fiz”, rebobinou no final do encontro. Hoje, recuando 13 anos, não se lembra do que lhe pediu Oliveira ao intervalo. “Fiquei no banco, foi opção do treinador. O que ele me disse quando entrei? Nunca ninguém precisou de me dizer nada. Eu simplesmente ia e marcava”, resume no estilo que é a sua imagem de marca.
Com 5 golos em 22 minutos, o fenómeno Jardel conseguiu pôr Salgado, o infeliz guarda-redes do Juventude, a menorizar o cabaz com que saiu das Antas. “É um desespero, mas no bom sentido. Ou seja, o Jardel, de facto, não dá hipóteses de marcação a ninguém”, sintetizou o eborense, ainda mais conciso no que respeita ao tal golo de letra: “Partiu-me todo.”
O brasileiro continua a garantir que foi o melhor tento da sua carreira, não acreditando que Falcão ou Hulk possam, no sábado, repetir o seu feito. “Jardel só tem um”, comenta. O desafio está lançado: quem dá mais?
in "record.pt"

Otamendi para o Mundial do Brasil

ESTÁ NAS ESCOLHAS DE SERGIO BATISTA


Nicolás Otamendi, de 22 anos, é um dos jovens argentinos apontados pelo selecionador Sergio Batista para o Mundial do Brasil. O central do FC Porto faz parte de uma lista onde constam também os nomes dos benfiquistas Jara, Gaitán e Salvio.
Depois do último jogo particular frente ao Brasil, no Qatar, Batista esteve na Europa e conversou com todos os jogadores individualmente, dando conta das suas intenções para a competição agendada para 2014. Dos casos referidos, Otamendi é o único que já tem experiência de um Mundial, tendo marcado presença na África do Sul. Com Maradona, foi utilizado a lateral-direito.
in "record.pt"

Poupanças na Taça sem correr riscos

André Villas-Boas tem aproveitado os jogos da Taça de Portugal para dar oportunidade a alguns jogadores menos utilizados e, ao mesmo tempo, oferecer descanso a outros. Foi assim com o Moreirense, mas sobretudo frente ao Limianos. No primeiro destes dois jogos, disputado no Estádio do Dragão, André Villas-Boas utilizou apenas três dos habituais titulares: Sapunaru, Hulk e Varela; no segundo, em Moreira de Cónegos, arriscou menos nas poupanças, tendo chamado ao onze inicial mais gente habituada ao lugar: Sapunaru, Rolando, Maicon, Belluschi, Moutinho, Hulk e ainda Falcao, que entrou para decidir o jogo na segunda parte. Ora bem, a partida deste sábado frente ao Juventude de Évora apresenta um grau de dificuldade teoricamente superior à recepção ao Limianos, mas substancialmente inferior ao Moreirense. Sendo assim, parece crível que André Villas-Boas volte a oferecer oportunidade a jogadores menos utilizados nos últimos tempos, como são os casos de Sereno, Souza, Castro ou até mesmo Walter, para além de James e Ukra, já referidos aqui ao lado. Estas dúvidas, no entanto, só serão desfeitas com os próximos dias de trabalho, embora também seja facilmente perceptível que existe a necessidade de fazer descansar alguns jogadores mais desgastados pelos últimos meses de competição. O jogo com o Setúbal, que se seguiu a uma desgastante visita a Viena, foi a prova disso mesmo. No entanto, o FC Porto até tem dois jogos consecutivos aparentemente fáceis: Juventude de Évora e CSKA de Sófia, pelo que André Villas-Boas deverá optar por misturar nos dois encontros que se seguem titulares com alguns dos jogadores menos utilizados.


in "ojogo.pt"

Já só falta James cumprir as promessas

Que se passa com James Rodríguez? O colombiano custou mais de cinco milhões de euros ao FC Porto, realizou uma excelente pré-temporada, apresentou bons pormenores sempre que foi a jogo, mas raramente tem sido utilizado por André Villas-Boas. A promessa de um grande jogador continua intacta e o treinador já lhe reconheceu talento, embora também lhe tenha aconselhado paciência, porque a hora é de trabalhar e esperar pelas oportunidades. Agora, para este sábado, não haverá Varela, nem tão pouco Cristian Rodríguez para a partida frente ao Juventude de Évora, sendo que a ausência de extremos pode abrir espaço para o regresso de James à competição, ele que anda afastado dos relvados desde o memorável triunfo frente ao Benfica. Até ao momento, o colombiano não realizou nem uma única partida a titular - e já lá vão 23 jogos oficiais -, nem tão pouco 90 minutos no somatório de todos os desafios em que participou. Para ser preciso, foram três partidas, 51 minutos, e sempre na condição de suplente utilizado - 22' com o Limianos, 21' frente ao Leiria e mais oito na recepção ao Benfica. Muito pouco para tão grande promessa.

Mas há muito tempo pela frente e a época nem sequer chegou a meio. A administração do FC Porto acredita no jogador, André Villas-Boas também, motivos mais do que suficientes para se recusarem a admitir um empréstimo na reabertura de mercado - e o Espanhol de Barcelona até já tentou resgatar o jogador.

No entanto, parece haver um pequeno problema para resolver. A verdade é que James Rodríguez passou a maior parte dos tais 51 minutos de competição a jogar no meio, atrás dos avançados - ou avançado - e quase sempre longe das alas. Esta constatação pode levar a outra conclusão: Villas-Boas parece com dificuldades para encontrar no colombiano as características essenciais para ocupar a posição de extremo na actual fórmula do FC Porto.
Os factos assumidos no passado recente não impedem, no entanto, que o futuro de James Rodríguez passe mesmo pelo lado esquerdo do ataque, algo que até pode acontecer já este sábado, na recepção ao Juventude de Évora, em virtude das ausências dos dois jogadores que mais vezes fazem o lugar: Varela e Cristian Rodríguez. Mas, é bom não esquecer, ainda há Hulk e Ukra...

Ukra tem sido mais aposta

A hierarquia de extremos no FC Porto parece definida há muito tempo por André Villas-Boas: há Hulk e Varela, os mais titulares, para além de Cristian Rodríguez, a primeira alternativa, surgindo logo a seguir Ukra. O extremo português tem mais minutos de competição do que James Rodríguez, tendo garantido também mais jogos esta temporada - seis contra apenas três do colombiano.

Nesta luta muito particular entre os dois extremos mais jovens do plantel, o português tem saído a ganhar nestes primeiros tempos, parecendo oferecer, actualmente, mais garantias no que diz respeito às faixas laterais do ataque portista. Ukra participou, inclusivamente, nos dois jogos já realizados esta época para a Taça de Portugal - foi mesmo titular em Moreira de Cónegos - o que até lhe poderá oferecer vantagem na escolha para o próximo sábado...

in "ojogo.pt"

Falcao: "Não falámos sobre nada"

A grande penalidade assinalada por Elmano Santo sobre Falcao gerou polémica na altura, no campo, mas continua a dar que falar fora dele, com declarações contraditórias entre os protagonistas do lance. No final do encontro, em declarações à Imprensa, Collin alegou, para sustentar a sua versão, que até Falcao lhe teria confessado que não tinha sido lance para grande penalidade. "Para mim, não há falta. O árbitro não justificou a sua decisão, mas o Falcao disse-me que não houve falta. Agora, isto é futebol e há que respeitar, porque quando o árbitro marca, não há nada a fazer", declarou Collin na zona mista a propósito do que se seguiu mal Elmano Santos apontou para a marca de grande penalidade.

Confrontado com tais declarações o colombiano reagiu ontem, desmentindo que tivesse sequer conversado com o defesa, quanto mais comentado o lance em causa. Falcao aproveitou a página do sítio oficial do FC Porto na internet para apresentar a sua versão: "Fiquei surpreendido ao ler hoje [ontem] as declarações do jogador do Setúbal. Não é verdade que tenha conversado com ele nem que tenha concordado com a sua análise no lance da grande penalidade. Não falei com ele... Assim que o árbitro marcou a falta, ele reclamou comigo de forma intensa, mas não falámos sobre nada. Limitei-me a não responder à forma agressiva como se estava a dirigir a mim, portanto é mentira que tenhamos conversado." De facto, no relvado, as imagens que se seguem ao apito do árbitro mostram Falcao, ainda no chão, virado para trás, de braços no ar, a pedir falta. Pouco depois surge Collin a dirigir-se ao avançado a esbracejar e a protestar, sem que o colombiano responda sequer, limitando-se a encolher os ombros e a abrir os braços, mas sem trocar qualquer palavra com o defesa sadino, tudo perante o olhar de Neca.

in "ojogo.pt"