sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lima: «Não há nada concreto com o FC Porto»

AVANÇADO FALOU SOBRE AS RECENTES NOTÍCIAS


Lima comentou este sábado o possível interesse do FC Porto no seu concurso. O avançado bracarense enaltece a grandeza dos dragões mas garante que não há nenhuma proposta concreta.
“São coisas que saem na imprensa, mas não me afetam. É um grande clube, mas não há nada de concreto e eu estou tranquilo no Sp. Braga. O que quero deixar claro é que vou lutar sempre para que o Sp. Braga esteja bem”, garantiu o jogador brasileiro no final da partida em que os minhotos venceram o Marítimo.
Lima elogiou ainda o momento da sua equipa: “Foi uma vitória muito importante, tínhamos ganho em Portimão, hoje voltámos a ganhar fora, o que nos dá mais confiança. Estamos a crescer e vamos continuar a tentar pontuar nos próximos jogos”.
in "record.pt"

DRAGÕES GOLEIAM TOMAR (14-3)

Na antevisão da recepção ao Tomar, Henrique Magalhães tinha avisado que os Dragões queriam resolver cedo a partida. Dito e feito. Com uma entrada fulminante, o FC Porto Império Bonança já vencia por 6-0 aos 10 minutos. Reinaldo Ventura e Pedro Gil apontaram, cada um, quatro golos.

Os azuis e brancos entraram na partida com um ritmo muito elevado, que de resto mantiveram ao longo dos 50 minutos. Os três primeiros golos surgiram de rompante e, a partir daí, percebeu-se que o vencedor estava encontrado. Refira-se que Edo Bosch efectuou a primeira defesa aos 16 minutos. Franklim Pais iniciou a rotatividade dos hoquistas em pista a meio do primeiro tempo. Filipe Magalhães, por exemplo, tomou conta da baliza na segunda parte.

Ao intervalo, os Dragões venciam por 8-1, pelo que geriram o marcador ao longo do segundo tempo, nunca deixando de estar «por cima» na partida. No capítulo das assistências, destacaram-se Pedro Gil e Pedro Moreira, cada um deles com dois passes decisivos para golo.

No final, o técnico Franklim Pais analisou o encontro: «O nosso objectivo era entrar de forma forte na partida. Conseguimos manter a intensidade ao longo dos 50 minutos, devido ao grande valor que tem o nosso plantel. O resultado foi surgindo naturalmente, num jogo em que o Tomar valorizou a nossa vitória».

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-SC Tomar, 14-3
Campeonato nacional, 17.ª jornada
5 de Fevereiro de 2011
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 716 espectadores.

Árbitros: Paulo Santos (Porto), Paulo Rainha (Minho) e Cristina Costa (Porto)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Filipe Santos «cap.», Reinaldo Ventura, Pedro Gil e Pedro Moreira
Jogaram ainda: Filipe Magalhães (g.r.), Gonçalo Suíssas, Henrique Magalhães, André Azevedo e Emanuel Garcia
Treinador: Franklim Pais

SC TOMAR: Márcio Ornelas (g.r.), Gonçalo Santos «cap.», Tiago Barros, Nuno Domingues e Gonçalo Marques
Jogaram ainda: Fábio Guerra (g.r.), David Gonçalves, João Lomba, Rui Alves e Ivo Silva
Treinador: Nuno Lopes

Ao intervalo: 8-1
Marcadores: Pedro Moreira (2m e 38m), Pedro Gil (6m, 6m, 28m e 32m), Filipe Santos (8m) Reinaldo Ventura (9m, 9m, 12m, g.p., e 22m, g.p.), Rui Alves (24m), André Azevedo (41m e 44m), Gonçalo Suíssas (48m) e Gonçalo Favinha (49m e 49m)
Disciplina: cartão azul para Emanuel Garcia (23m)


in "fcp.pt"

STEMPIN DE VOLTA E EM GRANDE

Greg Stempin está de volta e em grande. Depois de três semanas sem competir, devido a lesão, o norte-americano regressou frente ao Barreirense, no Dragão Caixa, e distinguiu-se como o MVP da partida da 14.ª jornada da Liga, que os portistas venceram por 21 pontos de diferença (93-72), mesmo sem poder contar com Carlos Andrade e João Santos.

Após o traumatismo craniano sofrido nos minutos finais da última ronda da Taça Hugo dos Santos, que o impediu de defrontar Guimarães e Lusitânia, Stempin precisou de pouco mais de 22 minutos para somar 18 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências, e distinguir-se como o homem do jogo, revelando-se especialmente decisivo na fase em que os Dragões «dispararam» no resultado.

Julian Terrell (17 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) esteve igualmente em bom plano, enquanto João Soares, que jogou menos de 17 minutos, correspondia às exigências de uma equipa privada de Carlos Andrade e João Santos (ambos lesionados), anotando 13 pontos, 9 deles na conversão de lançamentos triplos (3 em 4).

O encontro com o Barreirense, que teve o FC Porto Ferpinta na frente do marcador desde os minutos iniciais, colocava uma dupla dificuldade: foi o primeiro, em 14 jornadas, sem Carlos Andrade no cinco inicial e aquele que se seguiu a dois jogos consecutivos em que João Santos emergiu como o melhor dos Dragões, permitindo-lhe, inclusive, ascender à segunda posição no ranking dos melhores lançadores de três pontos da Liga, o que, só por si, esclarece sobre o peso das duas ausências.

Numa primeira análise, Moncho López terá solucionado o problema recorrendo a uma rotatividade profunda do plantel, com os suplentes a responderem com a obtenção de 38 pontos (contra os 19 conseguidos pelo banco adversário), mas a chave do desenlace também pode ter sido fornecida pelos 23 pontos assinados em parceria pelos extremos João Soares e Nuno Marçal, até porque Stempin, o melhor marcador dos azuis e brancos, não faz parte das contas do cinco inicial.

No final da partida, o treinador do FC Porto Ferpinta reconheceu as dificuldades colocadas pelo adversário, que chegou a superiorizar-se aos Dragões no segundo período (13-20), e, em particular, pela adaptação súbita «a uma equipa mais baixa», imposta pela indisponibilidade de Carlos Andrade e João Santos. «Na segunda parte, fomos obrigados a corrigir vários aspectos, com o objectivo de contornar as dificuldades encontradas nos momentos defensivos», assumiu Moncho López, que, depois de ter proporcionado a estreia de Miguel Cardoso na Liga, se mostraria «muito satisfeito com o desempenhos dos mais novos», referindo-se a Pedro Catarino, João Soares e Diogo Correia.

Os azuis e brancos mantêm a primeira posição da Liga, com um registo de 13 vitórias e 1 derrota.

FICHA DE JOGO

III Campeonato da Liga, 14.ª jornada
5 de Fevereiro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 933 espectadores

Árbitros: Nuno Monteiro, Pedro Maia e Paulo Sousa

FC PORTO (93): Diogo Correira (5), Sean Ogirri (11), Nuno Marçal (10), Miguel Miranda (12) e Julian Terrell (17); José Costa (3), João Soares (13), Pedro Catarino (3), Greg Stempin (18), David Gomes (1), Miguel Cardoso (0)
Treinador: Moncho López

BARREIRENSE (72): Pedro Pinto (5), Miguel Queiroz (2), Tiago Raimundo (6), Tyrone Curnell (19) e Garrison Johnson (21); José Silva (4), Henrique Sico (0), João Guerreiro (13), Mário Neves (2), Pedro Pereira (0), Eugénio Silva (0)
Treinador: Arturo Alvarez

Ao intervalo: 39-37
Por períodos: 26-17, 13-20, 28-17 e 26-18


in "fcp.pt"

Djalma dragão por 5 anos com cláusula de 30 milhões


O FC Porto garantiu a contratação de Djalma para as próximas cinco épocas, num acordo acertado nos últimos dias e que é válido a partir da próxima temporada. Em final de contrato, e tal como estipulam os regulamentos, o avançado do Marítimo era livre para escolher o destino e, apesar dos vários convites que recebeu, aceitou a proposta dos portistas, que, segundo apurou O JOGO, incluíram no acordo uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. A pouco mais de dois meses de completar 24 anos, o internacional angolano chega ao Dragão sem qualquer contrapartida para o Marítimo, com quem o FC Porto tem relações tensas por causa de Kléber. Aliás, como é público, os madeirenses tentaram convencer o jogador a aceitar propostas já em Janeiro - uma delas do Sporting, apesar de ter havido também sondagens da Ucrânia - mas Djalma manteve-se irredutível, jogando com o facto de ser jogador livre no final da época. Filho do ex-benfiquista Abel Campos, Djalma está na Madeira desde 2004 (primeiro no Marítimo B e desde 2006 no plantel principal) e já foi associado antes aos dragões. Agora a mudança é certa, juntando-se a Iturbe e Kelvin nos reforços para a próxima época. O Marítimo recebe hoje o Braga e Djalma faz parte dos convocados.


in "ojogo.pt"

Hulk sem pressa para sair

Sendo um dos jogadores menos conhecidos da convocatória do seleccionador Mano Menezes para o jogo particular que o Brasil vai disputar com a França, em Paris, na quarta-feira, o portal brasileiro Terra publicou um extenso trabalho sobre o avançado portista, que inclui também uma entrevista arrancada, segundo o jornalista, a ferros.

Numa altura em que é insistentemente observado por alguns dos principais clubes europeus, Hulk não nega o assédio, mas prefere concentrar-se unicamente no FC Porto. "Existem sempre especulações, mas não é bom pensar nelas. O importante é estar concentrado no FC Porto e fazer um bom trabalho. Deixo tudo para os meus empresários e só penso no FC Porto", disse. Experimentar outro campeonato europeu não é, nesta altura, uma obsessão para o camisola 12. "Já estou num clube grande da Europa, que ganhou a Liga dos Campeões e a Taça UEFA. Procuro dar o melhor no FC Porto. Se ocorrer uma transferência, que seja boa para todos. Mas repito: deixo tudo com os meus empresários."

Com uma média de golos incrivelmente superior à de Robinho, Pato e Luís Fabiano, só para citar alguns avançados brasileiros que actuam na Europa, Hulk começa a despertar atenção também no seu país. "Fico feliz com o reconhecimento. Devo tudo ao FC Porto, que me deu espaço para brilhar. Estando num clube grande, é fácil ser reconhecido se trabalhar bem", afirmou o internacional brasileiro. Nos últimos tempos, devido às lesões de Falcao, Hulk saiu da linha e experimentou a posição 9, nesta altura também algo carenciada na selecção brasileira. "No FC Porto é normal jogar nas duas posições. Joguei como ponta-de-lança e tentei dar o melhor. Procuro sempre o melhor no clube para poder jogar também na selecção. Seja como ponta-de-lança ou extremo, procuro marcar golos e ser reconhecido pelo Mano [Menezes]", explicou o jogador portista, que, lembra o portal, só tem menos golos do que Messi em 2011. Hulk voltou a lembrar também o castigo que o afastou 18 jogos, na época passada. "Ainda não se porquê. Não havia imagem que mostrasse uma agressão clara." Mas aprendeu. "Evolui bastante. Temos de procurar aprender com o que acontece de errado e com as coisas boas", rematou.

Fazer história na selecção do Brasil

Hulk prepara-se para somar a terceira internacionalização pela selecção brasileira. O sonho de se tornar um dos indiscutíveis do escrete ainda vem longe, mas está nos planos do avançado, que não se importa de ser praticamente um desconhecido no seu país. "Não ligo muito para os média ou em ser reconhecido. Quero fazer o meu trabalho no FC Porto e ser chamado para a selecção. A única preocupação que tenho é a de jogar bem. Sem dúvida que a selecção vai ajudar-me a ser reconhecido", disse o Incrível.

A razão para Hulk não ser um jogador conhecido no Brasil deve-se ao trajecto da sua carreira. "Tive que sair cedo do Brasil para jogar no Japão. Tinha 18 anos e passei três anos e meio naquele país. Foi uma grande aprendizagem, descobri muitas coisas, evoluí e tive a felicidade de ir para um grande clube da Europa", descreveu, explicando ainda a troca do Vitória da Bahia por um clube nipónico. "Quis ir para o Japão. É que a questão financeira era muito boa. Só tinha feito dois jogos no campeonato brasileiro. Após um ano de adaptação tudo foi uma maravilha." Passou seis meses no Kawasaky Frontale e foi cedido ao Consadole Sapporo, da segunda divisão, marcando 25 golos em 38 jogos. Subiu de divisão e brilhou no Tokyo Verdy antes de chegar ao FC Porto. O resto da história é conhecida.
Menos conhecida, talvez, é a história de quem descobriu Hulk. Foi Zé do Egipto, também referido na reportagem do Terra. "Foi há 13 anos e eu era dirigente do Campinense. O Francisquinho, o primo dele, chamou-me para vê-lo treinar. Naquela época jogava futsal e indiquei-o ao Corinthians. Ficou dois meses e não foi aproveitado", contou Zé do Egipto. Seguiu-se o Vilanovense, popular clube de Gaia agora chamado de Vila FC, uma experiência nas camadas jovens do São Paulo e, finalmente, o primeiro contrato profissional com o Vitória da Bahia.

Foi também mais ou menos a meio da sua formação que deixou de ser defesa-esquerdo para se tornar avançado.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira queima etapas

Álvaro Pereira prosseguiu ontem o trabalho condicionado, queimando mais uma etapa para o regresso. Falcao integrou sem limitações aparentes, mas, como O JOGO escreveu e Villas-Boas reconheceu ontem, ainda não é desta que o avançado colombiano volta às opções. Longe dos relvados, situação que ainda se manterá por largos meses, está Rafa. Operado ao tornozelo esquerdo, o lateral continua apenas em tratamentos. Hoje haverá mais um treino seguido de convocatória.

in "ojogo.pt"

Iturbe: "Tento copiar Messi, mas ainda não sou ninguém"

O futuro dirá se as semelhanças são pura coincidência, mas o certo é que Iturbe não se livra das comparações com Messi, ampliadas pelo golo marcado anteontem ao Chile (resultado: 3-2). "Tento copiar o que Messi faz, depois logo se vê com quem me pareço", confessou. Sem perder a humildade e a noção das devidas distâncias em relação ao astro do Barcelona, o reforço do FC Porto mostrou que sabe qual é o seu lugar: "Messi é um craque. Eu ainda não sou ninguém. Estou a começar a mostrar o que valho, mas o Messi já é um exemplo como jogador." Os pontos em comum com a "pulga" do Barcelona, golos incluídos, têm sido um ponto de partida inevitável: ambos baixinhos, esquerdinos, dotados tecnicamente e, entre outros detalhes, com muita irreverência em campo. O segundo golo marcado no sul-americano só reforçou as referências. Uma jogada em velocidade que se inicia a uns bons 40 metros da baliza. Iturbe, rapidíssimo a receber a bola e a girar, acelerou do meio para a direita, picou um sprint à frente do primeiro chileno que lhe apareceu, deixando-o no retrovisor em dois tempos, desviou-se do segundo e, já na área, desferiu com o pé direito - o seu pior pé, dizem... - o remate para o golo.

No Mundial de 1986, o locutor da televisão que narrou o golo de Maradona contra a Inglaterra, que Messi "plagiou" contra o Getafe, em 2007, agradeceu a Deus e chorou, perguntando de que planeta tinha vindo "Diegol". No final do jogo com o Chile, Walter Perazzo, seleccionador da equipa das Pampas, não terá ido tão longe, mas agradeceu, seguramente, o abanão que Iturbe deu no jogo. O futuro portista começou no banco e despertou a equipa para a vitória, quase garantindo o apuramento da Argentina para o Mundial da categoria, em Julho. "Não sei se foi o golo mais importante da minha carreira, mas foi certamente um dos mais bonitos", frisou.
Quando entrou, ao intervalo, a equipa perdia por 1-0. Iturbe reconheceu ter sido um jogo "difícil". "Entrei com a disposição de dar o máximo, porque me apercebi que não vinha rendendo como gosto nos últimos jogos e que a equipa precisava de mim naquele momento. Por sorte, as coisas acabaram por me sair bem", admitiu. A disputa judicial no Paraguai, que o afastou dos relvados durante seis meses quebraram-lhe o ritmo competitivo. Para além disso, na selecção argentina apostaram nele no flanco direito, quando o mais natural seria surgir no flanco oposto: "Sempre joguei pela faixa esquerda na minha formação e no Cerro, mas tenho de estar capacitado para jogar pelas duas alas e até me sinto bem. Nestes jogos tínhamos de vencer a todo o custo, porque se perdêssemos, complicaríamos muito o apuramento para o Mundial."

"Aproveitar a oportunidade no FC Porto"

Os acontecimentos têm-se sucedido a uma velocidade estonteante para Iturbe. Primeiro foi a presença no Peru para o sul-americano sub-20, dias depois a notícia do acordo para a sua transferência para o FC Porto, a seguir um golo ao Uruguai, nos descontos, que evitou um empate comprometedor à Argentina e, por fim, novo golo, agora contra o Chile, que despertou a selecção das Pampas. "Quando apareceu o interesse do FC Porto, disse ao meu empresário para tratar disso, de modo a que pudesse concentrar-me na selecção. Correu tudo bem, graças a Deus." Aliás, não esquece a sucessão vertiginosa de acontecimentos. "Este sul-americano pode mudar-me a vida em 40 dias. Vou para o Porto em Junho. Quero aproveitar a oportunidade no FC Porto", comentou, sem esconder outras ambições: "Também sonho com o Mundial e os Jogos Olímpicos".

Imprensa

Olé

Como explicar algo que corre mais do que qualquer crónica, que tem nome, apelido, é esquerdino e até o chamam Messi? "A Argentina não tem ideias, toque, nem iniciativa", estes comentários correspondem à primeira parte, mas Juan Iturbe tratou de os desfazer com um golo que plagiou o de Messi.

LANACION

Com a entrada de Iturbe na segunda parte, a Argentina mudou por completo. A equipa encontrou mais mobilidade, jogou com mais velocidade e precisão. Em poucos minutos a pérola de 17 anos devolveu vida à selecção.

ELEO@DIGITAL

Iturbe foi determinante para a vitória, não só pela excelente jogada individual em que ultrapassou vários defesas até marcar, mas também pelas incursões pela frente de ataque, jogando pelas alas e encarando uma defesa chilena que se abriu e foi cometendo erros, à medida que a Argentina adiantava as suas linhas.

in "ojogo.pt"

Megacentro de treinos para avançar no Brasil

ANTIGO TÉCNICO CARLOS ALBERTO SILVA TEM COLABORADO


Está em marcha a construção de um megacentro de treinos do FC Porto em Pará de Minas, pequena cidade do estado de Minas Gerais, no Brasil. O investimento ronda os 44 milhões de euros e contempla a criação de uma dezena de campos de futebol, um hotel de luxo e uma escola para garantir os estudos das crianças que se treinem nas diversas equipas. Além disso, o projeto vai permitir a transformação do Estádio Ovídio de Abreu numa área multiusos.
A imprensa local dá conta de que a assinatura do documento deverá acontecer até ao próximo mês de março com o total consentimento do governo estadual. Calcula-se que o impacto na economia local será tremendo, já que se prevê a criação de 800 empregos de forma direta ou indireta. A Prefeitura de Pará de Minas doa o terreno com 900 mil metros quadrados e a Consultoria Dragão, que representa os interesses portistas, assume a construção do centro com inauguração prevista para 2012.
in "record.pt"

Brasil avisa: «Temos de ter cuidado com Iturbe»

Seleccionador diz que se eles têm Neymar, a Argentina tem o reforço portista

Iturbe anda nas bocas do mundo. Do Brasil à Espanha, e um pouco por todo o lado, somam-se artigos que apresentam o novo craque argentina. O golo à Messi, sobre o Chile, serviu para reclamar os holofotes sobre o miúdo de 17 anos que está a ser considerado o melhor argentino no Sul-americano sub-20.


Esta sexta-feira, também o seleccionador brasileiro foi elogioso para com o novo reforço do F.C. Porto. O Brasil, recorde-se, defronta a Argentina na próxima segunda-feira. Um jogo decisivo para as duas selecções. Ora nesse sentido, Ney Franco diz que o Brasil não é favorito e explica porquê.



«Respeitamos muito a escola argentina. A deles e a nossa são as que mais jogadores dão ao futebol. As duas selecções têm jogadores desequilibradores. Assim como nós temos Neymar, e outros grandes atletas, eles também têm Iturre, e outros grandes jogadores», referiu o brasileiro.



Para o novo reforço do F.C. Porto, Ney Franco só tinha aliás elogios. «É um jogador que desequilibra. Temos de ter muito cuidado com ele», disse. «O golo que marcou ao Chile foi um golaço», referiu, recordando o golo em que Iturbe correu quarenta metros até se isolar na cara do guarda-redes.

in "maisfutebol.iol.pt"

Lima nos planos da próxima época

O brasileiro Lima volta à agenda noticiosa do dia, após a revelação de que já estará encaminhado ou mesmo comprometido com o FC Porto, segundo noticiava ontem o diário O Jogo. 

O regresso de Lima às manchetes reforça, assim, a informação avançada por A BOLA na última edição de 2010, em que colocávamos Lima como o alvo principal do FC Porto para o mercado de Janeiro, numa altura em que já se conhecia a posição definitiva do Marítimo em não libertar Kléber senão a troco de 460 mil euros.

Sabe-se agora que o FC Porto terá insistido junto do Sp. Braga, mas o potencial negócio poderá ou terá que esperar pelo Verão, numa altura em que o FC Porto já terá assegurado... Kléber. André Villas Boas negou ontem que Lima esteja encaminhado, embora tivesse admitido «gostar muito» do jogador, conhecido pela espectaculariade dos seus golos, alguns dos quais o FC Porto sentiu na pele... 


in "abola.pt"