sábado, 5 de fevereiro de 2011

Iturbe: "Tento copiar Messi, mas ainda não sou ninguém"

O futuro dirá se as semelhanças são pura coincidência, mas o certo é que Iturbe não se livra das comparações com Messi, ampliadas pelo golo marcado anteontem ao Chile (resultado: 3-2). "Tento copiar o que Messi faz, depois logo se vê com quem me pareço", confessou. Sem perder a humildade e a noção das devidas distâncias em relação ao astro do Barcelona, o reforço do FC Porto mostrou que sabe qual é o seu lugar: "Messi é um craque. Eu ainda não sou ninguém. Estou a começar a mostrar o que valho, mas o Messi já é um exemplo como jogador." Os pontos em comum com a "pulga" do Barcelona, golos incluídos, têm sido um ponto de partida inevitável: ambos baixinhos, esquerdinos, dotados tecnicamente e, entre outros detalhes, com muita irreverência em campo. O segundo golo marcado no sul-americano só reforçou as referências. Uma jogada em velocidade que se inicia a uns bons 40 metros da baliza. Iturbe, rapidíssimo a receber a bola e a girar, acelerou do meio para a direita, picou um sprint à frente do primeiro chileno que lhe apareceu, deixando-o no retrovisor em dois tempos, desviou-se do segundo e, já na área, desferiu com o pé direito - o seu pior pé, dizem... - o remate para o golo.

No Mundial de 1986, o locutor da televisão que narrou o golo de Maradona contra a Inglaterra, que Messi "plagiou" contra o Getafe, em 2007, agradeceu a Deus e chorou, perguntando de que planeta tinha vindo "Diegol". No final do jogo com o Chile, Walter Perazzo, seleccionador da equipa das Pampas, não terá ido tão longe, mas agradeceu, seguramente, o abanão que Iturbe deu no jogo. O futuro portista começou no banco e despertou a equipa para a vitória, quase garantindo o apuramento da Argentina para o Mundial da categoria, em Julho. "Não sei se foi o golo mais importante da minha carreira, mas foi certamente um dos mais bonitos", frisou.
Quando entrou, ao intervalo, a equipa perdia por 1-0. Iturbe reconheceu ter sido um jogo "difícil". "Entrei com a disposição de dar o máximo, porque me apercebi que não vinha rendendo como gosto nos últimos jogos e que a equipa precisava de mim naquele momento. Por sorte, as coisas acabaram por me sair bem", admitiu. A disputa judicial no Paraguai, que o afastou dos relvados durante seis meses quebraram-lhe o ritmo competitivo. Para além disso, na selecção argentina apostaram nele no flanco direito, quando o mais natural seria surgir no flanco oposto: "Sempre joguei pela faixa esquerda na minha formação e no Cerro, mas tenho de estar capacitado para jogar pelas duas alas e até me sinto bem. Nestes jogos tínhamos de vencer a todo o custo, porque se perdêssemos, complicaríamos muito o apuramento para o Mundial."

"Aproveitar a oportunidade no FC Porto"

Os acontecimentos têm-se sucedido a uma velocidade estonteante para Iturbe. Primeiro foi a presença no Peru para o sul-americano sub-20, dias depois a notícia do acordo para a sua transferência para o FC Porto, a seguir um golo ao Uruguai, nos descontos, que evitou um empate comprometedor à Argentina e, por fim, novo golo, agora contra o Chile, que despertou a selecção das Pampas. "Quando apareceu o interesse do FC Porto, disse ao meu empresário para tratar disso, de modo a que pudesse concentrar-me na selecção. Correu tudo bem, graças a Deus." Aliás, não esquece a sucessão vertiginosa de acontecimentos. "Este sul-americano pode mudar-me a vida em 40 dias. Vou para o Porto em Junho. Quero aproveitar a oportunidade no FC Porto", comentou, sem esconder outras ambições: "Também sonho com o Mundial e os Jogos Olímpicos".

Imprensa

Olé

Como explicar algo que corre mais do que qualquer crónica, que tem nome, apelido, é esquerdino e até o chamam Messi? "A Argentina não tem ideias, toque, nem iniciativa", estes comentários correspondem à primeira parte, mas Juan Iturbe tratou de os desfazer com um golo que plagiou o de Messi.

LANACION

Com a entrada de Iturbe na segunda parte, a Argentina mudou por completo. A equipa encontrou mais mobilidade, jogou com mais velocidade e precisão. Em poucos minutos a pérola de 17 anos devolveu vida à selecção.

ELEO@DIGITAL

Iturbe foi determinante para a vitória, não só pela excelente jogada individual em que ultrapassou vários defesas até marcar, mas também pelas incursões pela frente de ataque, jogando pelas alas e encarando uma defesa chilena que se abriu e foi cometendo erros, à medida que a Argentina adiantava as suas linhas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: