segunda-feira, 23 de maio de 2011

Domingos. Três anos como caçador oficial dos leões

Havia uma razão para André Villas-Boas gostar tanto de Domingos Paciência. O avançado de Leça da Palmeira era um goleador nato com queda para os grandes jogos. Na selecção (nove golos em 35 jogos) enfrentou sempre algumas críticas por não marcar tanto como fazia no FC Porto, mas ao serviço dos dragões, em pleno período pré-Jardel, o avançado com cara de menino era um terror para os adversários.

O Sporting sentiu os dotes de goleador de Domingos na pele durante três anos consecutivos. Tudo começou em 1993/94, ano em que o Sporting lutou pelo título como já não fazia há muito tempo. Na décima jornada, os leões recebiam o FC Porto na ressaca da primeira derrota no campeonato (fora com o Boavista por 1-2). Ainda assim, os leões eram favoritos e os centrais até respiravam de alívio porque o búlgaro Kostadinov estava de fora das opções de Ivic devido aos compromissos com a selecção.

Não havia Kostadinov, houve Domingos. O FC Porto ganhou 1-0 com um golo do futuro treinador do Sporting e abriu caminho para o que se iria passar nas duas épocas seguintes. Em 1994/95, as duas equipas lutavam directamente pelo título. Na 31.ª jornada, o FC Porto tinha quatro pontos de vantagem e seria campeão se ganhasse em Alvalade. A história? A história já se adivinha: vitória dos dragões por 1-0 com um golo de Domingos, de grande penalidade.

Faltava o terceiro e último acto. Domingos quis terminar este ciclo em beleza e teve a melhor época de sempre ao serviço do FC Porto, com 25 golos em 29 jogos. Quatro desses 25 golos foram contra o Sporting. Os dois primeiros aconteceram logo na primeira jornada. O marfinense Ouattara ainda adiantou os leões mas o instinto goleador de Domingos sentenciou a partida na segunda parte (2-1).

A despedida de golos ao Sporting estava marcada para a segunda volta. No batatal de Alvalade, provocado pela forte chuva que se tinha feito sentir durante toda a semana, Domingos marcou pelo terceiro ano consecutivo em Alvalade: dois golos no triunfo por 2-0.

A história de Domingos contra o Sporting acabava aqui. No ano seguinte chegou Jardel e, depois, o Tenerife apostou na sua contratação. Curiosamente, o último jogo de Domingos contra o Sporting foi em 2000/2001, quando Jardel já estava no Galatasaray e a meses de assinar pelos leões. A 19 de Março de 2001, no dia do pai, Domingos percebeu que já havia pai para ele, tanto no Sporting como no FC Porto. O avançado entrou a onze minutos do fim, para o lugar de Nélson, e não teve qualquer acção no empate a dois golos.

in "ionline.pt"

PGR recebe queixa contra Pinto da Costa

Queixa contra o presidente do FC Porto deu entrada esta segunda-feira na Procuradoria Geral da República. Em causa está o alegado jantar do presidente do FC Porto com o árbitro do jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, entre o FC Porto e o Villarreal.

Fonte oficial da Procuradoria Geral da República confirmou à Agência Lusa que "deu, efectivamente, entrada uma queixa relativa à matéria indagada", não referindo a identidade do autor da acção e a fundamentação, bem como se existem outros indiciados na denúncia.

A mesma fonte esclareceu que a queixa entregue na PGR contra Pinto da Costa "foi enviada à senhora directora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto", considerando a PGR que o DIAP do Porto é "o departamento competente para a apreciação" da queixa e a quem caberá a decisão de arquivamento ou da instauração de um inquérito.

Confrontado hoje com a denúncia, fonte do FC Porto reiterou à Agência Lusa que Pinto da Costa "não esteve presente" e que tal ficou "comprovado até pela UEFA".

O alegado jantar entre Pinto da Costa, Reinaldo Teles, administrador da SAD do clube, e o ex-árbitro António Garrido com o holandês Bjorn Kuipers, árbitro designado pela UEFA para dirigir o FC Porto-Villarreal de 28 de Abril, constou de notícia publicada pelo jornal espanhol "A Marca" a 4 de Maio. O jornal espanhol chamou o tema à capa, sustentando que o alegado jantar ocorreu num restaurante em Matosinhos, após o jogo no Estádio do Dragão, que o FC Porto venceu por 5-1.

Em comunicado, o FC Porto desmentiu "em absoluto que alguns dos seus dirigentes ou funcionários tenham jantado com o árbitro Bjorn Kuipers, após o jogo com o Villarreal".

"Como acontece nestas circunstâncias, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou o senhor António Garrido para acompanhar a equipa de arbitragem, tendo mesmo levado os árbitros a jantar após o jogo", esclareceu o FC Porto, anunciando a intenção de processar o jornal e o autor da notícia.

in "rr.pt"

Declarações de Guarin após a vitoria na Uefa

Fredy Guarín (Oporto): Orgulloso de ser colombiano tras el apoyo por el título en la Liga de Europa

El jugador colombiano Fredy Guarín en diálogo con LA FM de RCN se mostró complacido por el apoyo recibido por lo colombianos tras el título en la Liga de Europa y afirmó que se sentía muy orgulloso de ser colombiano.


in "antena2.com.co"

James Rodríguez (Oporto): Pese a sus titulos quiere seguir siendo el mismo

El jugador colombiano James Rodríguez quien logró tres goles en el triunfo de su equipo en la final de la Copa de Portugal aseguró que se siente muy feliz por lo obtenido y que quiere ser el mismo de siempre pese a sus seis titulos a sus 19 años.


in "antena2.com.co"


Link para as Declarações de James

Pinto da Costa entrevistado na RTP1


O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, dará esta segunda-feira uma entrevista na RTP1 a Fátima Campos Ferreira.
O dirigente dos dragões, que conquistou no domingo o seu 57.º troféu com a vitória do FC Porto sobre o V. Guimarães na final da Taça de Portugal, estará na estação pública às 21 horas, depois do "Telejornal".
in "record.pt"

DRAGÕES VENCEM MADEIRA SAD (28-26) NO FECHO DO ANDEBOL


O FC Porto Vitalis venceu, este domingo, no pavilhão do Madeira SAD, por 28-26, em desafio da 10.ª jornada da fase final do Andebol 1. Os Dragões, que já tinham assegurado o título há duas rondas, terminam o campeonato com 57 pontos.

Os azuis e brancos garantiram a conquista de dois pontos com golos de Nuno Grilo (5), Filipe Mota, Pedro Spínola (5), Dario Andrade (2), Ricardo Moreira (6), Elias António, Wilson Davyes (4) e Inácio Carmo.


in "fcp.pt"

A FRASE

"Com 33 anos apenas, André Villas-Boas converteu o FC Porto numa das sensações da temporada e formou uma das equipas mais notáveis do mundo"

Santiago Segurola, director-adjunto do jornal espanhol "A Marca"

Abramovich só quer Villas-Boas

APOSTA NO PORTUGUÊS PARA O CHELSEA


O Chelsea terminou uma temporada sem títulos com uma dececionante derrota em casa do Everton, por 1-0, e no final do jogo Roman Abramovich perdeu a paciência e despediu Carlo Ancelotti. E o desejado do bilionário russo para assumir o comando dos blues é apenas André Villas-Boas, pois, segundo a imprensa inglesa, a ideia de Abramovich é repetir a era de glória que José Mourinho construiu em Stamford Bridge.
Há outros nomes em agenda, mas esses só entram em equação se a renitência do FC Porto e de Pinto da Costa chegar aos limites. Tudo porque Abramovich estará disposto a “pagar o que for preciso”, segundo relata a imprensa inglesa, para ter o treinador português, de 33 anos, que já trabalhou nos blues como observador de adversários.
in "record.pt"

FINAL REGRESSA AO DRAGÃO COM EMPATE A DUAS VITÓRIAS


O FC Porto Ferpinta, vencedor da fase regular, voltou a perder na Luz (79-75), no quarto jogo da final dos playoffs da Liga, agora empatada a duas vitórias. A próxima partida devolve a série decisiva ao Dragão Caixa, com o quinto encontro a disputar-se às 21h00 da próxima quinta-feira.

Depois das diferenças dilatadas registadas no Dragão, com os portistas a vencerem as duas primeiras partidas da final por 26 e 33 pontos, respectivamente, o segundo jogo na Luz foi, à imagem do de sexta-feira, resolvido nos últimos segundos, com um triplo de Miguel Miranda a reduzir para 76-75 a 42 segundos do fim. 

Os pontos restantes foram obtidos da linha de lances livres, com os Dragões obrigados a provocar a falta e a revelarem-se infelizes no ressalto defensivo.


in "fcp.pt"

Pinto da Costa: "Só se oferecerem 500 milhões"

Por muito que insistam, Pinto da Costa responde sempre do mesmo modo. "Se me oferecerem 500 milhões de euros por qualquer jogador, eu vendo. Não vou negociar abaixo das cláusulas de rescisão, nem que seja um euro a menos", reagiu o presidente do FC Porto, garantindo "que esta estrutura, técnica incluída, é para manter". "Sentimos que os jogadores querem continuar neste conforto, tanto que têm renovado livremente os contratos, prolongando-os no tempo", acrescentou Pinto da Costa, que esta época não parou de ganhar medalhas. "Há sempre espaço para elas", disse, satisfeito, no culminar de "uma época excelente". Os êxitos em catadupa não permitem alargar a imaginação para a próxima temporada, mas o FC Porto, assegura, "vai continuar a trabalhar da mesma forma, com a mesma união e vontade de vencer", pois, "foi este o espírito que norteou" o caminho da equipa comandada por André Villas-Boas, "o melhor treinador português da actualidade". "Quando contrato treinadores", explica Pinto da Costa, "penso sempre que estou a contratar o melhor e, com ele, sabia que íamos virar a página e entrarmos no ciclo que entrámos. "Foi uma época à Porto", com poucos pontos de comparação à de 2002/03, que venceu a Taça UEFA. "São diferentes e ambas com excelentes jogadores. A de 2003 teve jogadores fantásticos, como o Deco, por exemplo. É difícil dizer qual é a melhor", concluiu.

in "ojogo.pt"

FC Porto em DISCURSO DIRECTO

Hulk

"Eu, sair? Não sou doido!"

A possível saída de Hulk continua a estar na ordem do dia, mas, a julgar pelas palavras do avançado, o futuro passa mesmo pelo Dragão. "Não sou doido para mudar de equipa", atirou, em plenos festejos. Uma declaração forte e à qual se seguiu um esclarecimento, na sequência de uma alegada revelação do empresário Teodoro Fonseca, dando conta do sonho de Hulk em jogar no Milan, entretanto negada. "Nunca disse que queria jogar noutro clube. Fala-se muito mas da minha boca não saiu nada. O meu sonho aos 15 anos era jogar no FC Porto", declarou. "Renovei o meu contrato e estou bem aqui", resumiu.
Já no final, em plena zona mista, as questões repetiram-se. O cenário de permanência continua no ar, mas aqui num tom bem menos acentuado. "Tenho contrato e está tudo em aberto. Não estou desesperado para sair e sinto-me bem onde estou", respondeu, ao mesmo tempo que garantia já representar um "grande clube". Sentindo-se "feliz por ter conseguido todos estes títulos", Hulk aponta já baterias para 2011/12, a começar pela Supertaça Europeia, frente a Barcelona ou Manchester United. "Vai ser muito bom e importante. Surpresa será se o FC Porto não ganhar", disse, pleno de optimismo no título e na reedição da terrível dupla com Falcao. "Temos ambos contrato", terminou.


James Rodríguez

"Um jogo de sonho e inesquecível"

Há dias felizes, o de James Rodríguez aconteceu ontem, no Estádio Nacional, onde marcou o primeiro hat trick da carreira. O jovem avançado colombiano viveu uma tarde "inesquecível", protagonizando uma "exibição apenas possível graças ao colectivo". Está há pouco tempo no Dragão, mas já sorveu o espírito que conduziu a equipa a uma série de sucessos. O último foi a da Taça de Portugal - "num jogo de sonho". "Nunca tinha marcado três golos num só jogo. É uma sensação boa e inesquecível. Jamais esquecerei esta final da Taça de Portugal. O que fiz, repito, foi possível graças a esta equipa. Se espero ser titular mais vezes? Estou tranquilo", rematou.


Fernando "despede-se" após vencer oito títulos

Desejado, alegadamente, por vários clubes europeus, o médio Fernando não se coibiu ontem a considerar que esta será a altura certa para deixar o FC Porto. "Fico feliz por estar neste grande clube, mas vamos ver. Depois de tudo o que vivemos e daquilo que conquistei aqui dentro, vários títulos, que foram oito, penso que a melhor altura para sair seria esta. Fala-se muito na Itália, mas vamos ver", afirmou o brasileiro, acrescentando que pensa em "subir ainda mais na carreira", até porque, no seu entender, "todos os jogadores sonham em jogar em grandes campeonatos".


Mariano despediu-se e pode ir para o Brasil

O Botafogo, do Brasil, apresentou proposta a Mariano, que, segundo a Imprensa brasileira, terá gostado da oferta. O clube do Rio de Janeiro junta-se ao Racing Avellaneda, da Argentina, onde Mariano deu nas vistas. O jogador despediu-se ontem do FC Porto, jogando na final do Jamor. "Fico contente por acabar desta forma, com quatro títulos. Fecha-se um ciclo para mim, que termina a ganhar. Foi uma felicidade coincidir tudo na época em que fui capitão da equipa", disse. "Gostava de ficar cá, sou muito feliz no FC Porto", sublinhou, jurando fidelidade aos dragões. "Em Portugal só jogo no FC Porto, se não for assim prefiro sair". Iniciamente, a intenção de Mariano passava por manter-se no futebol europeu, faltando saber se resistirá aos convites que entretanto recebeu da América do Sul.


Walter desiludido por não ser opção

Sem Falcao entre os convocados, as hipóteses de Walter aumentam... em teoria. Walter alimentava esperança de poder alinhar de início, conforme admitiu. "Venho trabalhando a pensar sempre que vou jogar e achei que podia acontecer nesta final, mas optaram por outro jogador e só tenho de levantar a cabeça e esperar outra oportunidade" comentou, na zona mista. O avançado brasileiro não escondeu mesmo uma certa desilusão. "É uma decepção não jogar na final, mas o professor escolheu o melhor e há que respeitar", reforçou. Daqui em diante é tempo de férias, mas o Bigorna promete mais: "Na próxima temporada vou trabalhar para tentar jogar mais, mas por agora tenho de pensar nas férias, descansar para voltar bem", prometeu.


"Conseguimos marcar nas alturas certas. Foi uma boa vitória frente a um adversário que nos dificultou a tarefa. Vencemos a Taça e alcançámos mais um objectivo, terminando a época da forma que queríamos: da melhor maneira
Guarín

"Pude dar o meu contributo, e o FC Porto, mais uma vez, festejou um dos objectivos traçados no início. Foi uma época de sonho, inesquecível. Estou feliz por fazer parte desta história. O treinador confia, porque sabe que damos uma resposta positiva
Beto

"Aqui, no FC Porto, é só vitórias, só títulos! Já consegui seis! Quando cheguei, já sabia o que me esperava e, graças a Deus, conseguimos uma grande época. Os objectivos traçados foram todos concretizados. Este ano, tive bastantes oportunidades, mas, quero afirmar-me ainda mais
Maicon

Acusámos cansaço, mas fizemos de tudo para acabar a época da melhor maneira. Conseguimos uma boa vantagem na primeira parte, meia maluca e nada habitual no futebol português. Foi incrível vencer a Liga Europa, mas o mais importante acabou por ser o campeonato, ganho em casa do rival e sem derrotas.
Álvaro Pereira

in "ojogo.pt"

Villas-Boas: "FC Porto histórico, um dos melhores"

Conquistada a Taça de Portugal, o FC Porto terminou em grande uma época histórica. Além disso, os campeões são agora o clube nacional com maior número de troféus (69), apesar das confusões à volta dos números. Villas-Boas incluído, embora ele próprio tenha mencionado a velha história da Taça Latina que ajuda a baralhar. "O objectivo é ultrapassar o número de títulos do Benfica, se é que o FC Porto já não o fez, considerando a Taça Latina", afirmou o técnico do FC Porto, acrescentando que entre vários momentos épicos, a vitória na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal na Luz, foi "especial para qualquer portista". Porém, Villas-Boas sabe que não será nada fácil repetir os sucessos desta temporada. "Esta época tem de perdurar na nossa memória; há coisas que não voltam a acontecer, e essa é a realidade. Passaram-se coisas maravilhosas este ano, reuniu-se um grupo de muita competência e de muito talento, o que se traduziu em quatro troféus muito importantes, e este clube continua a caminhar, solidamente, para o futuro", sublinhou André Villas-Boas, que igualou os quatro troféus obtidos por Tomislav Ivic há 23 anos. "Ganhar a Liga Europa e não terminar aqui com uma vitória na Taça de Portugal não teria o mesmo sabor. Felizmente, conseguimos juntar os grandes troféus do país mais o troféu europeu", referiu o treinador, acrescentando que ontem no Estádio Nacional, a grande penalidade defendida por Beto foi decisiva para os índices de confiança. "O momento decisivo no jogo é, obviamente, o do penálti falhado pelo Edgar. De um possível 4-3 passámos para o 5-2. O jogo terminou aí. Tivemos algumas falhas normais, também devido ao número elevado de jogos realizados", analisou um treinador que tenciona manter as peças-chave do actual plantel na próxima época, época essa que começa com duas Supertaças. "O FC Porto falhou as últimas Supertaças Europeias e é algo que tem muito significado para nós. Vamos tentar conseguir vencê-la, reunindo a mesma competência e talento deste ano. Termos uma oportunidade maravilhosa para adicionar troféus emblemáticos", disse, confessando que a Taça da Liga servirá para efectuar experiências e apostar nos jogadores da formação. Disse ainda que este era "um FC Porto histórico, um dos melhores da história" e que o objectivo prioritário da próxima época será outra vez "o campeonato"

in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um

A ESTRELA: James Rodríguez 10

Este miúdo joga como gente grande

Mal o árbitro terminou o jogo, o colombiano pegou na bola e não a deu a ninguém. Ficou com ela e percebeu-se a razão. Tinha acabado de realizar uma exibição memorável, com números espantosos para um miúdo de 19 anos. Marcou três golos, fez uma assistência para Varela fuzilar Nilson e ainda assinou o cruzamento na jogada do terceiro golo, de Rolando. Marcou dois golos com o pé esquerdo, um deles precedido de uma finta de corpo deliciosa ao guarda-redes vimaranense, e apontou o último de cabeça. Uma novidade. Os adeptos ficaram em êxtase, tamanha foi a qualidade da exibição do colombiano. Pegou no jogo sem medo, optou pelos passes simples quando não tinha espaço e descobriu nesgas livres de relvado para lançar os companheiros.


Beto 8
Tarde memorável no Jamor. Com uma defesa pela frente que nem sempre conseguiu segurar o ataque vimaranense, valeu a enorme eficácia de Beto. E houve exemplos dessa eficácia ao longo de todo o jogo, mas a principal aconteceu mesmo em cima do intervalo. Defendeu uma grande penalidade - uma especialidade, lembram-se do jogo da Taça, no Restelo? -, adivinhando o lado para onde Edgar rematou e chegando à bola com uma palmada. Ainda defendeu mais dois remates de Edgar, primeiro com um voo espectacular e depois ao dar o corpo à bola. Rui Miguel e Alex também experimentaram a qualidade da exibição do portista.

Sapunaru 6
Faouzi deu-lhe alguns problemas no início, que foi resolvendo com o recurso a uma maior concentração. Ainda assim, não se livrou de alguns sustos, especialmente nas bolas que lhe apareceram nas costas. Na segunda parte esteve bem melhor.

Rolando 6
No pior e no melhor. Ao contrário do habitual, deu muito espaço aos adversários e permitiu que o Guimarães acreditasse que era possível chegar aos golos com recurso ao futebol aéreo. O que aconteceu, aliás. Ligado ao primeiro golo do Guimarães, por não ter conseguido interceptar o cruzamento de Anderson, redimiu-se pouco depois, com um golo que colocou de novo a equipa em vantagem. Que nunca mais seria desperdiçada, de resto. O gigante Edgar foi uma fonte constante de problemas.

Maicon 6
No lugar do lesionado Otamendi, nem sempre conseguiu travar as investidas dos minhotos. Compensou na outra área, e de que maneira! Da primeira vez que conseguiu cabecear, o golo esteve perto. Depois chegou mesmo. O brasileiro cabeceou forte num cruzamento de James e Rolando marcou o terceiro.

Álvaro Pereira 6
Dando a ideia de algum desgaste físico, algo normal no último jogo da época, Targino conseguiu ganhar-lhe lances em velocidade. Aliás, foi do lado do uruguaio que nasceram os golos do Guimarães. Aos poucos começou a aparecer no jogo e até iniciou o lance do quinto golo. Sem Targino, a segunda parte foi mais descansada.

Fernando 5
Se foi verdade que saiu do jogo quando a equipa já tinha marcado cinco golos, participando em várias jogadas de envolvimento e fazendo recuperações, o brasileiro registou um erro fatal. Deixou Faouzi fugir, porque abordou mal o lance, e depois cometeu falta em plena área. Saiu ao intervalo.

Belluschi 6
Apesar do pouco ritmo, surgiu no onze e cedo reclamou protagonismo. Rematou com o pé esquerdo e James abriu o marcador. Formou com Moutinho uma dupla de pensadores simples, com trocas de bola constantes e passes que lançaram os avançados. Depois de um remate para fora deu o lugar a Souza.

Moutinho 7
Jogo de régua e esquadro, raramente falhando um passe. Disputou bolas com grande fulgor e nunca perdeu a noção do espaço. Foi o elemento mais regular do meio-campo, dando uma ajuda a Fernando nas recuperações durante a primeira parte. Com Guarín ao lado, continuou a articular o jogo portista, dando-lhe precisão sempre com recurso a processos simples.

Varela 8
Num ataque sem Falcao, o extremo foi um dos responsáveis pela grande quantidade de lances jogados pelo chão. Marcou um golo de bela execução técnica, sem deixar cair a bola na relva, e esteve perto de marcar o segundo. Valeu Nilson, que se esticou. Combinou lances com Hulk e esteve na jogada do último golo, saindo pouco depois.

Hulk 8
Um golo de canto directo e duas assistências, ambas para James, provaram a utilidade do brasileiro. Recuou para ganhar espaços e protagonizou igualmente jogadas individuais, sempre em velocidade elevada. Nilson e João Paulo negaram-lhe maior protagonismo, com duas oposições determinantes em remates que levavam selo de golo.

Guarín 6
Entrou bem para o lugar de Fernando, subindo depois com a entrada de Souza. Deu consistência ao meio-campo e assinou uma assistência para Varela, que não conseguiu o golo.

Souza 5
Mais macio do que Fernando, não complicou quando teve que jogar feio.

Mariano 5
Fez o último jogo com a camisola portista e participou na festa. Marcou um golo, prontamente anulado pelo árbitro por alegado fora-de-jogo. Duvidoso, no mínimo...

in "ojogo.pt"