sábado, 6 de abril de 2013

FÍSICA "ESMAGADA" NO DRAGÃO CAIXA


O FC Porto Império Bonança goleou este sábado, no Dragão Caixa, a Física, por 11-3, em encontro da 24.ª jornada do Campeonato nacional. Com este resultado, os Dragões mantêm-se na luta pelo título, mas ainda mais confiantes, num momento em que as grandes decisões da época se avizinham. Destaque-se o "hat-trick" de Ricardo Barreiros.

Com um "cinco" inicial composto pelo regressado guarda-redes Edo Bosch e por Pedro Moreira, Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros e Jorge Silva, o FC Porto chegou ao 2-0 em oito minutos (golos de Jorge Silva, a passe de Reinaldo Ventura, e de Ricardo Barreiros, assistido por Pedro Moreira). A equipa de Torres Vedras ainda chegou ao empate, mas ao intervalo os Dragões já venciam por 5-2, com mais um tento de Barreiros e remates poderosos, de meia distância, de Hélder Nunes e Caio.

Na segunda parte, a exibição portista foi ainda mais fluída, beneficiando da constante rotação de jogadores imposta pelo treinador Tó Neves. Tiago Losna, Hélder Nunes e Reinaldo Ventura (de livre directo), Vítor Hugo (na finalização de um belo lance de envolvimento), Ricardo Barreiros e de novo Reinaldo Ventura (com uma "bomba" ao ângulo superior direito da baliza da Física) estabeleceram o marcador final, que registou uma breve intromissão do forasteiro Ricardo Pereira, que apontou o 8-3. Exceptuando os guarda-redes, Pedro Moreira foi o único portista que não marcou.

A equipa treinada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros (3) e Jorge Silva (1). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Caio (1), Tiago Losna (1), Vítor Hugo (1) e Hélder Nunes (2).


in "fcp.pt"

DIOGO MATEUS, GUILHERME LOPES E VION NOS CONVOCADOS


O defesa Diogo Mateus, o médio Guilherme Lopes e o avançado Vion são as novidades da convocatória do FC Porto B para a recepção ao Arouca (34.ª jornada da Segunda Liga, sábado, 16h). Relevo ainda para as entradas dos Sub19 Bruno Silva e Ricardinho.

Em sentido inverso, Anderson e Pedro Moreira (lesionados), Dellatorre e Sebá (suspensos por uma partida) e o Sub19 Gonçalo Paciência saem das escolhas de Rui Gomes, que orientou este sábado a última sessão de preparação para o encontro, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Lista de 18 convocados: Stefanovic e Elói (guarda-redes); Bruno Silva, Caballero, David Bruno, Diogo Mateus, Edú, Fábio Martins, Guilherme Lopes, Michael Seri, Mikel, Ricardinho, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Tozé, Victor Luís, Vion, Zé António.


in "fcp.pt"

SUB 19 VENCEM BRAGA

A equipa de Sub 19 do FC Porto bateu na tarde desta sábado o Sporting de Braga por 3-1, em jogo da oitava jornada da fase final do campeonato nacional de juniores.

Não foi fácil a vitoria dos Dragões, que chegaram ao intervalo a perder 0-1, com os minhotos a aproveitarem o único ataq
ue para chegarem à vantagem através de um auto-golo de Vítor Andrade.

Na segunda parte e com um ritmo muito mais alto, os jovens Dragões foram pressionando o Braga, que só resistia através de sucessivas faltas, que lhe custaria duas expulsões por acumulação de amarelos.

A vantagem numérica revelar-se-ia decisiva, com o FC Porto a marcar três golos no ultimo quarto de hora. Primeiro, Rafa empatou aos 76 minutos, com Gonçalo Paciência a bisar aos 78 e 90.

Com este resultado o FC Porto mantém a segunda posição, com 16 pontos, menos um do que o líder Sporting.


in "fcp.pt"

Vítor Pereira: «Cada jogo que falta define o título»


Com quatro pontos de atraso em relação ao Benfica, o F.C. Porto defronta esta jornada o Sp. Braga. Vítor Pereira não espera facilidades neste jogo, mas frisa que não é este o encontro decisivo para a conquista do título, mas sim todos os que faltam.

«Acho que cada jogo que falta define o título. Cada jogo vai ser decisivo em função dos nossos resultados e dos resultados do nosso adversário», afirmou o treinador do F.C. Porto na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

Sobre o adversário desta jornada, Vítor Pereira frisa: «Não estamos à espera de qualquer tipo de facilidade, estamos à espera de um grande jogo».

«O Sp. Braga é uma equipa que está a lutar pela Liga dos Campeões, tem o seu objetivo definido. Espero um Braga agressivo, forte, a lutar pelos seus objetivos e, da nossa parte, vamos à procura também dos nossos objetivos de ganhar o jogo e levar os três pontos», garantiu.

Mas para o treinador, a classificação não acrescenta pressão acrescida. «Independentemente de faltarem seis jogos para o fim do campeonato, o nosso objetivo passaria sempre pela vitória. Não vamos fugir muito disso». 

«Defrontamos o Sp. Braga em casa e a nossa responsabilidade é vencer. Disputar o jogo para ganhar e é isso que vamos fazer», frisou.

Questionado sobre as ausências de Mangala e Izmailov, Vítor Pereira garantiu que esse factor não o preocupa. «Nesta altura do campeonato, do ponto de vista tático as coisas estão mais do que assimiladas. Os jogadores sabem perfeitamente quais são as exigências em termos de comportamento e, independentemente da qualidade do Mangala e do Izmailov, entram dois jogadores de qualidade». 

«Não estou preocupado. Os jogadores que entrarem saberão as suas responsabilidades, saberão o que fazer e nós, como equipa sabemos a importância do jogo».

E o treinador dos dragões também acredita que as ausências no adversário não serão determinantes no jogo. «Independentemente de faltar o jogador A, B ou C, o Sp. Braga é sempre uma equipa de qualidade, que cria dificuldades aos adversários».



«Jackson? É preciso esperar alguns anos para ter outro desta qualidade»

Vítor Pereira não poupa elogios ao ponta de lança do F.C. Porto


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto não se mostra preocupado pelo facto de o goleador da equipa, Jackson Martinez, não ter feito o gosto ao pé tantas vezes como habitual nestes últimos jogos. Para o técnico portista, essa questão é perfeitamente normal e frisa o orgulho num ponta de lança fora do normal.

«O F.C. Porto terá de esperar alguns anos para ter outro ponta de lança desta qualidade. Um ponta de lança que chega e na primeira época faz aquilo que ele fez, com a qualidade de jogo que nos tem dado, não será fácil encontrar por esse mundo fora», afirmou Vítor Pereira na antevisão do jogo com o Sp. Braga.

«Claro que o ponta de lança vive de golos e os golos trazem golos, trazem confiança. Mas os pontas de lança passam por momentos em que os golos acontecem narturalmente, uns atrás dos outros, e passam por períodos sem golos», frisou o técnico e deu um exemplo. «Recordo-me, por exemplo do Falcao estar um mês e meio sem fazer qualquer golo». 

Por isso, o treinador acredita que não tardará a Jackson voltar à «produção» habitual. «É uma questão de entrar o próximo e eles começam a aparecer uns atrás dos outros outra vez». 

«Os adeptos devem ter um orgulho muito grande no ponta de lança de altíssimo nível que temos no cube», disse ainda.

in "maisfutebol.iol.pt"

Liga: F.C. Porto só na Assembleia Geral


Antero Henrique chegou pouco depois do meio-dia


Na sede da Liga, no Porto, já decorre o Conselho de Presidentes, no Auditório João Aranha.

O F.C. Porto, um dos seis clubes que não está representado na primeira reunião, vai estar presente nas Assembleias Gerais que se seguem ao Conselho de Presidentes, através de Antero Henrique, diretor-geral. O dirigente portista entrou na sede da Liga pouco depois do meio-dia. 

Quem está presente no Conselho de Presidentes é Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses. O clube do Restelo já assegurou matematicamente a presença na I Liga da próxima época. Tal como o Boavista, é um antigo campeão nacional de regresso ao escalão máximo do futebol profissional.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando e Atsu na linha da renovação


Adicionados dois anos ao contrato de Jackson, medida que defende os interesses do clube até 2018 e premeia a notável campanha do avançado em ano de estreia na Europa, seguem-se outros craques na lista de prioridades do FC Porto no capítulo das renovações.

Atsu é um desses casos. O vínculo do extremo tem termo em 2014 
e os dragões estão interessados em estender a ligação.

Fernando também figura na primeira página deste dossier, médio cuja relação com os dragões tem o mesmo prazo de validade. Jogador apetecível para os colossos europeus, os portistas querem mantê-lo afastado... da tentação. 

Helton, Lucho e Castro são da casa e o processo de renovação oferece todas as garantias.


in "abola.pt"

James pronto-socorro

VOLTOU A ASSUMIR MARCAÇÃO DOS PENÁLTIS

Depois do penálti desperdiçado na Madeira, levantou-se a questão sobre quem deveria bater as grandes penalidades dos bicampeões nacionais na reta final do campeonato. Três falhanços fizeram com que Jackson Martínez perdesse capital de confiança e Vítor Pereira não garantiu que fosse o colombiano o marcador do próximo castigo máximo.

in "record.pt"

Vítor Pereira nas mãos de agente belga

HENROTAY ASSUME GESTÃO DA CARREIRA

Um dos mais prestigiados empresários FIFA do centro da Europa e com contactos privilegiados nos grandes clubes ingleses vai passar a gerir a carreira de Vítor Pereira. Christophe Henrotay e o treinador do FC Porto chegaram, recentemente, a um acordo de representação e o próprio agente belga confirmou, ontem, a notícia a Record.

in "record.pt"

Helton só é superado por Aloísio


O guarda-redes iguala Drulovic contra o Braga. Depois fica apenas atrás do compatriota que brilhou na década de 90. E, a julgar pela idade, não deve ter tempo para um dia o superar
Helton cumpre segunda-feira o 195º jogo pelo FC Porto na Liga. O número não é redondo e nem sequer deve ser comemorado. Mas é importante para a história portista. O guarda-redes passará a ser, em igualdade com Drulovic, o segundo estrangeiro com mais jogos disputados de azul e branco vestido. E, como tem contrato até 2014 e o seu reinado não parece estar para terminar, é seguro que deixará o sérvio para trás, mesmo com hipóteses muito reduzidas de um dia bater o recorde de Aloísio.

O atual diretor-desportivo do Gil Vicente, indiscutível nos dragões na década compreendida entre 1990/91 e 2000/01, tem 335 jogos disputados. Teve a vantagem de ter sempre participado em campeonatos com 34 jornadas e não 30, como acontece atualmente. E, por ter mais duas épocas do que as oito que Helton está a completar, retira mais dividendos, mas isso não reduz a dimensão do seu feito. Se Helton jogasse sempre, precisaria de mais cinco temporadas para apagar o nome do compatriota. Aos 34 anos, falamos de um cenário altamente improvável. 

in "ojogo.pt"