segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hulk: «Dá vontade de jogar em Espanha, Itália ou Alemanha»


Brasileiro diz que está motivado no F.C. Porto, mas que ambiciona mais e que sairia feliz para uma grande liga


Hulk continua a dar que falar: menos de uma semana depois de se ter estreado a titular pela selecção brasileira, a atenção em torno do avançado do F.C. Porto aumentou entre a imprensa brasileira. Esta segunda-feira, numa entrevista à Rádio Bandeiras, Hulk garantiu que está bem e motivado.

A conversa passou aliás pela hipótese de Hulk deixar o F.C. Porto em breve. Não há muitos dias, aliás, o Inter Milão foi dado como pretendente do avançado. «Graças a Deus estou bem em Portugal e continuo a estar motivado», disse. «Especula-se muito sobre a minha saída todos os anos.»

«Estou a entrar no meu quarto ano no F.C. Porto, estou focado no F.C. Porto e tenho contrato por mais cinco anos. Se tiver que sair vai ser com certeza por uma coisa boa», adiantou, sem negar que ambiciona um grande campeonato. «Se tiver de sair para um desses campeonatos, sairia bem e feliz.»

«Dá sempre vontade de jogar num campeonato inglês, espanhol, até mesmo num campeonato alemão, que tem sempre os estádios cheios, completamente lotados, ou num campeonato italiano. Mas eu também estou bem no F.C. Porto, o campeonato português também é bom de se jogar.»

Para já, porém, não quer pensar nisso. «Ninguém entrou em contacto comigo, até porque não me meto nessas situações. Tenho um representante que é praticamente da família e que trata dessas coisas por mim. Se houver alguma coisa que tiver de ser feito, ele vai ver o que é melhor para mim.»

Enquanto isso não acontece, Hulk diz querer continuar a ganhar no F.C. Porto. «Os resultados positivos já estão a aparecer e temos tudo para conquistar títulos. Villas-Boas é um grande treinador e desejo-lhe boa sorte no Chelsea, mas Vítor Pereira é um grande treinador também e tem tudo para ter sucesso.»

Pelo caminho falou-se do Dragão de Ouro. «Para mim é sempre gratificante ser homenageado. O ano passado recebi o prémio de atleta do ano, este ano ganho o prémio de futebolista do ano, e fico feliz por isso, por ser homenageado, e tento retribuir da melhor maneira dentro de campo.»



in "maisfutebol.iol.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados deste fim-de-semana das equipas de formação de hóquei em patins do FC Porto.

Sábado

Campeonato Distrital de Juniores
FC Porto-Carvalhos, 17-1
Marcadores: Renato Castanheira, Afonso Santos, João Souto (4), Telmo Pinto, João Ramalho (3), Tomás Castanheira (4), Miguel Costa (2) e Pedro Cerqueira

Domingo

Campeonato Distrital de Iniciados
Bragança-FC Porto, 1-14
Marcadores: José Martins (3), Dinis Abreu (5), Tomás Moreira (2), Bernardo Castanheira e Miguel Guimarães (3)

Campeonato Distrital de Infantis
Bragança-FC Porto, 0-17
Marcadores: João Silva (3), Alexandre Barreira (2), Nuno Ferreira, Vasco Casanova (5), Hugo Santos (5) e Artur Silva~



in "fcp.pt"

JUNIORES A GOLEIAM GONDOMAR

A equipa de Sub19 do FC Porto goleou, este sábado, o Gondomar, por 6-0, em jogo da décima jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A, disputado do mini-estádio do Centro de Treino e Formação Desportiva PortoGaia.

Os golos dos azuis e brancos, que lideram a Zona Norte, foram apontados por Fábio Martins (2), Tiago Ferreira, Adriano, Lupeta e Tozé.



in "fcp.pt"

Segunda parte à campeão


O campeão nacional, FC Porto, entrou da melhor forma na Liga, ao vencer, em casa, a Académica, por 95-76.
Apesar de estarem a jogar em casa, os portistas entraram na partida nervosos, o que provocou alguns problemas na primeira parte, sobretudo a nível defensivo. A Académica foi aproveitando essa situação e, com uma elevada eficácia ofensiva, principalmente do poste Dillion Sneed, que esta época chegou a Coimbra, foi equilibrando as contas até ao final do terceiro período, apesar de os portistas terem elevado o nível defensivo e já se encontrarem a vencer por 67-64.
No quarto tempo, a formação de Moncho López transformou-se acabando por travar definitivamente Dillion Sneed. Com um parcial de 28-12 o FC Porto alcançou a maior vantagem da partida e rumou à primeira vitória da época.
O extremo-poste Gregory Stempin, apesar de uma inflamação nos joelhos, causada pelo piso duro do Pavilhão de Vagos, local onde o FC Porto disputou a final do Troféu António Pratas, esteve em destaque sobretudo na defesa e fez um duplo-duplo ao contabilizar 10 pontos e 13 ressaltos.

Figura: Carlos Andrade

Determinante e eficaz no ataque

Carlos Andrade esteve em grande destaque na vitória de ontem, sobretudo no quarto período onde somou dez pontos. O extremo foi eficaz na linha de lance livre ao marcar dez em outras tantas tentativas e acabou por ser o jogador mais valioso da partida ao contabilizar 25 pontos, seis ressaltos e duas assistências.

Declarações

Moncho López, treinador do FC Porto: 

"O resultado não faz justiça"

Para Moncho López "o resultado não faz justiça face ao trabalho da Académica." "Não estava à espera que a minha equipa começasse a defender apenas na segunda parte. E com todo o mérito que a Académica teve, nós não podemos defender só vinte minutos", afirmou o treinador portista. Moncho López destacou ainda Gregory Stempin: "Na segunda parte fez um extraordinário trabalho defensivo e, numa altura em que está atravessar um problema físico, esta entrega e atitude, mostra que não está aqui só para marcar 20 pontos."


Luís Santarino, treinador da Académica: 

"Estamos a construir uma equipa"

"Foi um jogo, até determinada altura, equilibrado", começou por dizer Luís Santarino.
"A Académica tentou sair daqui com uma vitória, mas as dificuldades que nos criaram nos últimos minutos foram determinantes para a distância que o FC Porto conseguiu. A defesa zona que o adversário nos impôs foi decisiva", afirmou o treinador da Académica.
"O resultado é justo, o FC Porto tem uma excelente equipa, nós ainda estamos a construir a nossa", concluiu Santarino.

in "ojogo.pt"

Jogadores requerem hoje abertura de instrução

Os cinco futebolistas do FC Porto - Helton, Hulk, Cristian Rodríguez, Fucile e Sapunaru - acusados pelo Ministério Público de agressões a dois seguranças, na sequência dos incidentes no túnel da Luz, no final do jogo com o Benfica, em 2009, vão requerer hoje a abertura de instrução do processo. Esta hipótese já tinha sido adiantada por O JOGO na sua edição de 12 de Outubro, altura em que foi conhecido o despacho de acusação. Concretiza-se assim o que o jurista José Manuel Meirim tinha aventado, ou seja: "a possibilidade de os arguidos abrirem instrução para debater a matéria de acusação e tentarem evitar o julgamento". O juiz voltará a avaliar a situação e decidir se há matéria para julgamento. Se não tivessem requerido a abertura de instrução, então aí sim o caminho seria o julgamento. Recorde-se que os jogadores também interpuseram uma acção judicial contra Sandro Correia e Ricardo Silva, seguranças alegadamente agredidos.


in "ojogo.pt"

Guarín pode, finalmente, jogar na Champions


Não esteve no triunfo sobre o Shakhtar por causa do vermelho directo visto na Supertaça Europeia e não foi a São Petersburgo porque a UEFA decidiu acrescentar mais um jogo de suspensão na sequência do inquérito resultante da partida com o Barcelona. De folha disciplinar limpa, Guarín tem, finalmente, via aberta para se estrear na presente edição da Liga dos Campeões. O APOEL é o senhor que se segue e é bem provável que Vítor Pereira reserve um lugar no onze para o colombiano. João Moutinho e Fernando completarão o tridente do sector intermediário.
Ontem, o médio teve a companhia de Fucile no ginásio do Olival. Ambos não estiveram no treino ainda para gerir o esforço muscular na sequência dos jogos das respectivas selecções, mas estarão disponíveis para a partida com os cipriotas. Aliás, o treinador portista tem toda a gente disponível, pelo menos entre aqueles que estão inscritos na prova.

in "ojogo.pt"

Kadú fugiu depois de ser vendido ao Benfica


Para chegar ao Dragão, o guarda-redes que em Pêro Pinheiro se transformou no mais jovem de sempre a jogar pelo FC Porto, teve de escapar ao destino que o queria encaminhar para o Manchester United (depois de ser observado pelo olheiro Toninho Cruz) e mais tarde para o Benfica. E se só não viajou para Inglaterra por problemas na obtenção de visto, que demorava cerca de três meses, tempo que o United não tinha; para a Luz não havia documento que o travasse, mas Kadú não queria. Assim que soube que Viana de Carvalho, então presidente do Belenenses, o vendeu, Kadú fugiu para o FC Porto. A história é deliciosa, até porque Viana de Carvalho não sabia quem estava a vender.
"O FC Porto apareceu e mostrou interesse no jogador. Trataram sempre comigo o assunto de forma séria e eu prometi-lhes que se na época seguinte o Kadú não ficasse no Belenenses, iria para o FC Porto", recorda Luís Alves, o empresário do jogador. Mais tarde surgiu o Benfica. "Num encontro promovido por Jorge Castelo, em Janeiro de 2009, apareceu o Nené e o Manuel Ribeiro. Eu disse que já estava comprometido com o FC Porto e eles optaram, então, por falar directamente com a direcção do Belenenses. Eu avisei o FC Porto do que se estava a passar", conta.
O resto da época passou sem grandes novidades, além de alguns empresários que "apareceram a oferecer dinheiro e a acenar com Barcelona e Inter de Milão. Mas ele já só pensava no FC Porto."
No arranque de 2009/10, e quando tudo indicava que ia ficar no Belenenses, aconteceu a transferência do Júlio César para o Benfica. "No mesmo pacote, os encarnados queriam meter um iniciado e um juvenil chamado Aldo Monteiro. Os directores do Belenenses não se aperceberam que se tratava de Kadú e assinaram o acordo. Quando eu soube, peguei no miúdo e levei-o para o FC Porto. Ele também quis ir logo. É portista desde pequenino e sempre foi esse o seu desejo", acrescenta aquele que também descobriu Bebé, actualmente no Besiktas.
Como Kadú não tinha contrato profissional, o Benfica não o podia recrutar sem que este assinasse a inscrição. Assim, foi fácil para o FC Porto pôr um ponto final no processo e começar a escrever uma história que em Pêro Pinheiro teve o dia mais significativo até ao momento: nove minutos na primeira equipa. Cumpriu-se o sonho.

Curiosidades

> QUE SELECÇÃO?
Kadú foi duas vezes chamado à selecção principal de Angola para que jogasse e assim fosse impedido, no futuro, de optar por Portugal. Os (maus) resultados daquela selecção não permitiram a estreia e, por isso, jogar por Portugal não é uma hipótese descartada.

> OLHO DE PACHECO
Se Jesualdo Ferreira o recrutou para treinar com os seniores a poucos dias de completar 15 anos, melhor fez Jaime Pacheco, no Belenenses, que o chamou pouco depois de ter feito 14 (!). Assim começou a sua fama.

> MÃE QUERIDA
Muito ligado à família, é na mãe que Kadú tem o seu grande apoio. Assim que terminou o jogo com o Pêro Pinheiro, publicou dois agradecimentos no Facebook dirigidos a Deus e à progenitora

> PROIBIDO JOGAR
Apesar da ligação forte, foram muitas as vezes em que levou um tabefes da mãe. E tudo porque fugia para jogar futebol nas ruas de Porto Amboim, cidade angolana onde nasceu. Nessa fase, jogava à baliza, na defesa e como avançado.

> MAIS DE 30 IRMÃOS
Filho de pais divorciados, o guarda-redes tem mais de 30 irmãos e nenhum seguiu a via do futebol. Mas tem um primo, que também é guarda-redes, mas de andebol.

> ÍDOLO HELTON
Como portista que sempre foi, Kadú teve o primeiro ídolo em Vítor Baía. Posteriormente, foi Helton que lhe ficou na retina, especialmente pela elasticidade. A oportunidade para fazer parte do mesmo plantel do brasileiro foi um sonho tornado realidade.

Chegou doente e sem dinheiro para se tratar

Kadú chegou a Portugal com 14 anos. Veio de Angola com a família e pensou que a ideia era passar uns dias de férias. Por gostar de futebol, aceitou o repto de um amigo que jogava nos juniores e foi treinar ao Belenenses. Gostou do ambiente, foi continuando e quando os azuis do Restelo o convidaram para ficar decidiu que não regressaria ao país natal. Poucas semanas depois de ter assinado, foi-lhe descoberto um problema de saúde ao nível das virilhas. Sem dinheiro para o tratamento, foi o empresário [Luís Alves] que assumiu as despesas médicas permitindo que em Janeiro de 2009 pudesse finalmente começar a jogar.

Mudo no primeiro dia

Luís Alves conheceu Kadú um mês depois deste chegar ao Belenenses. "Um amigo do clube quis mostrar-me um guarda-redes que ia buscar bolas ao Cristo-Rei", brinca. A empatia foi imediata. "Ele morava em Santarém e só podia treinar duas vezes por semana. Nesse dia arranjei-lhe logo onde ficar", continua.
Kadú foi morar com Assis, júnior do Belenenses. Hoje no Freamunde, recorda o dia em que o portista lhe apareceu em casa. "Não disse uma palavra, tanta era a timidez. Só falou no dia seguinte", ri.
Da convivência resultou uma boa amizade e a certeza de que "por ser uma pessoa muito dedicada e com qualidade", vai ter "sucesso."
Sobre os meses que passou com ele, recorda uma história: "Ele ia buscar a comida ao restaurante e levava numa marmita para comer em casa. Viajava no comboio do meio-dia e as pessoas ficavam a olhar para ele, tal era o cheiro a comida. Ficou tão envergonhado que deixou de o fazer."

in "ojogo.pt"

Iturbe operado pára duas semanas


Iturbe foi operado ontem de manhã a uma fractura no cotovelo esquerdo e vai ser sujeito a uma paragem competitiva de, no mínimo, duas semanas. Na prática, a intervenção cirúrgica teve dois objectivos: reduzir a fractura e, também, o tempo de inactividade. Isto porque se fosse adoptado um tratamento conservador - ou seja não invasivo - o braço teria de ser imobilizado durante alguns dias e o problema demoraria o dobro do tempo para desaparecer. A intervenção foi conduzida por Leandro Massada, no Hospital de Santa Maria, e decorreu dentro do previsto. De tal forma que a meio da tarde o reforço portista recebeu alta hospital e já se encontra em repouso domiciliário.
Estreia mais azarada para Iturbe era difícil. O "miúdo" foi lançado na equipa titular por Vítor Pereira e depois de ter iniciado os lances do terceiro e quarto golo da equipa, disputou um lance aéreo no meio-campo e caiu mal sobre o duro tapete sintético do Estádio Pardal Monteiro. O facto de não ter reentrado para a segunda parte deu a entender que o problema poderia ser grave. Porém, só após os exames complementares realizados ontem, ao início da manhã, é que permitiram detectar a fractura num dos ossos do cotovelo.
Iturbe vai, então, parar durante duas semanas, regressando ao activo muito a tempo da próxima eliminatória da Taça de Portugal, marcada para o fim de semana de 20 de Novembro. Iturbe não está inscrito na Champions e ainda não foi convocado no campeonato pelo que a prova-rainha do nosso calendário será o espaço competitivo ideal para Iturbe se mostrar.



Relvados sintéticos têm custado caro

"Se fosse um relvado normal e não um sintético não teria ficado lesionado. Julgo que parti a clavícula." As palavras são de Fucile no final do encontro com o Spartak Moscovo, em Abril. Os exames confirmaram a lesão e o uruguaio falhou no resto da temporada e ainda a Copa América. Desta vez, foi Iturbe a vítima da dureza dos relvados sintéticos. Claro que a forma como caiu, desamparado, sobre o cotovelo esquerdo poderia ter os mesmos efeitos num tapete normal, mas a verdade é que os dragões se têm dado mal com as relvas artificiais.

in "ojogo.pt"


Walter aumenta conta goleadora em Outubro


O mês de Outubro ainda só vai a meio e Walter já melhorou a marca que tinha alcançado na época passada pela mesma altura. Pelos vistos, o Bigorna é mais prolífero por essa altura. Coincidência? Talvez não se atendermos que é nesta fase que o calendário introduz os clubes profissionais nas eliminatórias da Taça de Portugal. Mas o que é facto é que Walter marca muitos golos nesses jogos. E se no sábado foi capaz de fazer um póquer contra o Pêro Pinheiro, a verdade é que já tinha conseguido um hat trick contra o Limianos na época passada, pela mesma altura. Esta temporada, o Bigorna acrescentou um golo em Coimbra às contas de Outubro e já leva cinco marcados nos dois jogos em que Vítor Pereira lhe concedeu a titularidade, por força da lesão de Kléber. O brasileiro já marcou metade (5) dos golos que foi somando durante toda a temporada passada (10), isto quando nem a um terço da temporada se chegou ainda.
Impedido de jogar na Champions, por não ter sido inscrito, Walter ainda tem os jogos com Nacional e Paços de Ferreira para alimentar algumas esperanças de voltar a jogar e tentar marcar no mês de Outubro. Até ao final da época, Walter terá certamente mais oportunidades para tentar melhorar os dez golos apontados durante a sua primeira campanha de azul e branco e aproximar-se mais das opções iniciais do treinador.

in "ojogo.pt"

Desafio Kléber

BOM MOMENTO DE WALTER EXIGE RESPOSTA NA CHAMPIONS


O primeiro treino de preparação para o duelo com o Apoel Nicósia confirmou a disponibilidade de Kléber, deixando Vítor Pereira aliviado. É que Walter não pode jogar, por não estar inscrito na Liga dos Campeões, e Hulk só alinha na frente de ataque em caso de necessidade extrema. Desta forma, o treinador do FCPorto pode contar com aquele que tem sido o seu ponta-de-lança de eleição desde o primeiro dia da época. Kléber foi titular nos primeiros 10 jogos oficiais e só perdeu esse estatuto quando se lesionou diante do Zenit. Não esteve em campo diante da Académica e falhou o Pêro Pinheiro.
Nesse espaço surgiu o seu principal concorrente a nível interno: Walter. O Bigorna não desperdiçou a oportunidade e marcou por cinco vezes nos dois encontros. De avançado de segundo plano, o brasileiro passou a conquistar a simpatia dos adeptos portistas e o reconhecimento de Pinto da Costa. Mesmo tendo em conta que a Briosa e o Pêro Pinheiro não têm o potencial do Apoel, o certo é que Walter deixou a fasquia elevada para Kléber. Agora impõe-se uma resposta à altura do camisola 11.
in "record.pt"

«Só quero pensar em recuperar» - Iturbe

O avançado argentino Iturbe, do FC Porto, que hoje foi operado ao cotovelo esquerdo, quer recuperar o mais rapidamente possível para regressar o quanto antes às opções do treinador Vítor Pereira.

«Graças a Deus tudo correu bem. Agora só quero pensar em recuperar», disse o jogador na sua conta no Twitter.

Iturbe lesionou-se no jogo da Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro e foi operado este domingo, sem que o clube portista tivesse dado uma estimativa sobre o tempo de paragem do jogador.



in "abola.pt"

Sapunaru de volta à Champions

APOEL, que ontem começou a preparar, depois da goleada para a Taça de Portugal em Pêro Pinheiro (8-0).

Mas uma das novidades no jogo da Taça, Sapunaru, tem tudo para se manter no lugar. O romeno beneficia até da ausência do concorrente mais directo ao lugar, Fucile, que está castigado, embora talvez Vítor Pereira apostasse nele mesmo com o uruguaio disponível.

Sapunaru vai, assim, estrear-se na Liga dos Campeões, porque nesta temporada ainda não tinha sido chamado, principalmente, devido a problemas físicos. 



in "abola.pt"