segunda-feira, 8 de abril de 2013

F.C. Porto-Sp. Braga, 3-1 (crónica)

Kelvin saiu da cartola

KelvinKelvin como herói provável no triunfo de Vítor Pereira. A terceira opção, o derradeiro cartucho sem provas dadas para o grande público. Liedson a ver. Dois golos como resposta, Sporting de Braga a tombar com estrondo na promessa de uma reta final sem favores do F.C. Porto ao líder (3-1).

Dez minutos a retificar uma história mal contada, a crónica de uma morte anunciada, a pressão face à vitória do Benfica e o campeão nacional a responder presente, vasculhando o plantel à procura de uma solução. Em abril, vai longa a época, chega então Kelvin.


Para o Sp. Braga, é desfecho merecido. Toada defensiva, sem ponta-de-lança, meio-campo reforçado a pensar no empate, como se o empate bastasse para alcançar o pódio. O F.C. Porto enviou duas bolas aos ferros e chegou ao triunfo com justiça. Tardia, ainda assim.


Encontros com pressão acentuada


O primeiro de dois encontros com pressão acentuada. F.C. Porto e Sp. Braga irão defrontar-se na final da Taça da Liga, daqui a uns dias, disputando um troféu apetecível para os minhotos e agridoce para os dragões. Não seria isso a salvar a época de Vítor Pereira.


Para o treinador azul e branco, encarar o Sp. Braga é rever a única equipa portuguesa capaz de abater o F.C. Porto na presente temporada. Nessa altura, ditou o afastamento portista da Taça de Portugal. 


Acossado pela derrota frente ao Sporting, José Peseiro reinventou a estratégia e aumentou a teia. Sp. Braga sem ponta-de-lança, Mossoró e João Pedro à vez, mais Nuno André Coelho de regresso e Mauro dando músculo ao setor intermediário. Não chegou.


Alan despertou com o falhanço de João Pedro


Mossoró soava a falsa referência na área mas bastou para Alan. Ao minuto 22, mal os arsenalistas despertaram para o jogo, chegou o golo. Tabela entre brasileiros, oposição sofrível da defensiva contrária e remate violento de Alan. Choque no Dragão.


O F.C. Porto, sem Mangala nem Izmaylov, apostou em mais do mesmo, o improviso recorrente de Defour como extremo, ele que fez uma boa segunda parte na Taça da Liga mas não recolhe unanimidade. Maicon surgiu na defesa. Ambos saíram, um por lesão, outro por ter passado ao lado do jogo.


Foram vinte minutos de pressão portista até que Otamendi perdeu o norte e animou o Sp. Braga. O argentino isolou João Pedro com uma fífia tremenda mas Helton defendeu. Tremeram os dragões, marcaram os visitantes. Pouco depois, Alan festejava.


Respondeu o F.C. Porto, soluçante, sem presença na área para acompanhar Jackson Martínez. Lucho e Moutinho a espaços, Defour desorientado, James à espera de uma oportunidade. Seria ele a inventar o empate, um pontapé na aflição, belíssimo ensaio ao minuto 37.

Vítor Pereira sorria com o empate antes do intervalo, fator importante para evitar a quebra anímica. Perdia Maicon por lesão antes do regresso às cabines e lançava Atsu para procurar o triunfo com a mesma fórmula.


Liedson no plano B que não existe

Desengane-se o menos atento: o F.C. Porto não tem plano B. 4x3x3 ou 4x3x3, muda unidades mas conserva o modelo, Liedson continua a ser figurante na história e o tempo reforça a ideia. Sobrava uma substituição apenas, é certo, mas seria o jovem Kelvin a pisar o relvado no quarto-de-hora final. 

O plano A garantiria triunfo folgado se Santos (grande exibição do central brasileiro) não desviasse um remate acrobático de James Rodriguez e, sobretudo, se a trave não devolvesse os ensaios de Otamendi e Alex Sandro, este com uma pontaria inusitada no pé direito. 

Kelvin seria o triunfo e o triunfo de Vítor Pereira. O jovem brasileiro, o tal que ultrapassou Liedson, deu razão ao seu técnico com um remate saído da cartola, de fora da área, já ao minuto 83. E, como promessa em noite de afirmação, provou que não havia ali obra do acaso. Pouco depois, marcou novamente e selou o triunfo. Justo, saliente-se.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Sp. Braga, 3-1 (destaques)


O MOMENTO
Kelvin, quem diria?
A coisa estava mesmo muito complicada para os azuis-e-brancos. O tempo passava, o 1-1 continuava, as dificuldades de entrar na área bracarense eram cada vez maiores. Quase em desespero, Vítor Pereira tira o capitão e mete um miúdo. Sai Lucho, entra Kelvin. Havia que baralhar o esquema «chatinho» de Peseiro, que estava a tirar do sério o jogo ofensivo portista. E Kelvin, quem diria?, resolveu mesmo. Dois belos golos, a surgirem mesmo na altura certa, em remates potentes e colocados. Resolvido. 

Positivo

Kelvin
A solução parao F.C. Porto estava onde menos se esperaria.Dois belos golos num quarto de hora de jogo. Que mais se poderia pedir?

James
Um golaço a evitar o pior e quase o segundo, de cabeça, logo a seguir. Na segunda parte, foi o mais inconformado dos dragões, sempre à procura do desequilíbrio, sempre em busca do 2-1. Quase o fez, aos 75, em remate acrobático na área, desviado à última por Aderlan Santos. O colombiano está a voltar ao seu melhor nível e assumiu a condições de MVP de um F.C. Porto longe, muito longe, do seu maior fulgor enquanto dimensão coletiva.

Alan
O jogo ofensivo bracarense foi muito reduzido, mas um golaço no Dragão como o que marcou o brasileiro é sempre de aplaudir.

Santos
Vai-se impondo como uma solução cada vez mais consistente para o eixo da defesa do Sp. Braga. Teve uma noite muito positiva, com vários cortes oportunos, a adiar o pior, a complicar a vida a Jackson, James e companhia. Aos 75, teve intervenção decisiva, desviando à última um remate do 10 portista que levava selo de golo.

Negativo

Otamendi
Foi do argentino uma boa parte da responsabilidade do 0-1, ao permitir que Alan aparecesse com demasiado espaço na área portista. Dois minutos antes, o central já tinha facilitado, ao atrasar mal em zona proibida, oferecendo um «rebuçado» a João Pedro. No Estádio do Dragão, esta noite, muitosse terão lembrado de... Mangala. 

Primeiros 20 minutos do Sp. Braga
Jogar no Dragão nunca é fácil e é normal que haja receios e cautelas. Mas os primeiros 20 minutos do Braga mostraram uma equipa demasiado recuada, com quase todas as unidades a jogar sobre a sua área, convidando os azuis-e-brancos a um ataque continuado. É certo que logo a seguir aconteceu o 0-1, mas antes dos 20 minutos não havia mesmo motivo nenhum para acreditar nessa possibilidade...

Reação do F.C. Porto
O jogo não estava a correr de feição aos azuis-e-brancos, mas a verdade é que o F.C. Porto atacava com perigo e até podia ter chegado ao golo no primeiro quarto-de-hora. Mas a contrariedade inesperada (0-1, golaço de Alan) foi rude golpe no ânimo do dragão. A equipa não esperava tal coisa, foi-se abaixo por largos minutos e só mesmo aquele golaço de James fez alterar a agulha do encontro. Mas o F.C. Porto não tardou a voltar a desacelerar e foi sempre jogando em esforço, correndo atrás do prejuízo. Até aos dois de Kelvin, claro. 


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto recebe SC Braga num jogo onde está proibido de perder pontos


O FC Porto recebe na próxima segunda-feira, dia 8 de Abril, no Estádio do Dragão o SC Braga, num jogo que irá contar para a 25. jornada da Liga Zon Sagres.

Numa altura em que os azuis e brancos ocupam o segundo lugar com 60 pontos, a quatro do líder Benfica, o técnico dos Dragões Vítor Pereira não quer dar demasiada importância ao embate com os arsenalistas, mas sim a todos os restantes jogos que faltam até ao final da época.

"Acho que cada jogo que falta define o título. Cada jogo vai ser decisivo em função dos nossos resultados e dos resultados do nosso adversário, disse Vítor Pereira às notícias da Liga Zon Sagres.

Apesar do segundo lugar no campeonato o FC Porto tem realizado uma temporada de grande nível e com grandes resultados de futebol, prova disso é o facto de esta época para o campeonato ainda não conhecer o sabor da derrota, já que a par do Benfica, os campeões nacionais continuam invictos, somando até ao momento 18 vitórias e seis empates com um resisto de 55 golos marcados e apenas 11 sofridos, sendo mesmo a defesa menos batida do campeonato.

O FC Porto vem de uma vitória por 4-0 frente ao Rio Ave, num jogo que contou para a Taça da Liga, sendo que esta vitória colocou os azuis e brancos na final da competição, onde vão defrontar precisamente o SC Braga, no dia 13 de Abril.

Aos portistas só a vitória interessa, no entanto Vítor Pereira está a espera de receber no Dragão uma equipa complicada.

"O Braga é uma equipa que está a lutar pela Liga dos Campeões, tem o seu objectivo definido. Espero um Braga agressivo, forte, a lutar pelos seus objectivos e, da nossa parte, vamos à procura também dos nossos objectivos de ganhar o jogo e levar os três pontos", explicou Vítor Pereira.

O SC Braga que está na luta por um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada, ocupa neste momento o 4. lugar com 43 pontos, com um registo de 13 vitórias, quatro empates e sete derrotas.

Os minhotos vêm de uma derrota por 3-2 frente ao Sporting, no último encontro do campeonato.

Lembrar apenas que o FC Porto na primeira volta do campeonato foi a Braga vencer a equipa da casa por 2-0.

O encontro entre FC Porto e SC Braga realiza-se na próxima segunda-feira, dia 8 de Abril, no Estádio do Dragão às 20:00 horas e terá transmissão em directo na Sport TV 1.


FC Porto x SC Braga: Dragão recebe primeiro round



O FC Porto recebe o SC Braga, no Dragão, com sete pontos de atraso para o líder Benfica, esta noite (20h), em encontro da 25.ª jornada da Liga portuguesa. Vencer é, pois, palavra obrigatória (mais que nunca) na casa azul e branca. Pressão não falta também ao emblema bracarense que tentará vencer e, dessa forma, igualar o Paços de Ferreira no terceiro lugar.
É tempo de definir o título
Vítor Pereira, no lançamento do jogo com os minhotos, fez questão de destacar que o campeonato «se define a cada jogo». Porém, este não é um jogo qualquer. Este é um dos duelos mais escaldantes entre as duas equipas nortenhas mais fortes da atualidade.
A partida no Dragão será uma espécie de primeiro round em menos de uma semana entre ambos. É que estas equipas têm também duelo marcado, sábado, na final da Taça da Liga, em Coimbra. Todavia, as atenções estão fixadas no encontro desta noite.
Invicto no campeonato, o FC Porto foi perdendo alguns pontos com empates surpreendentes. A margem de erro é agora nula e anação azul e branca quer a revalidação do título mas, para tal, torna-se fundamental somar os três pontos diante do SC Braga.
A equipa minhota, por seu lado, chega à Invicta com a ideia de se aproximar do Paços de Ferreira, que tem mais três pontos (e mais um jogo).
A turma de José Peseiro entra no Estádio do Dragão vinda de uma derrota diante do Sporting (2x3) mas os minhotos têm como pretexto repetir o triunfo sobre os portistas, esta época, para a Taça de Portugal.
Emoção não deve faltar num duelo de cataz da 25.ª ronda da Liga portuguesa.
FC Porto em vantagem nos duelos
O jogo desta noite, no Porto, é o 136.º duelo oficial entre os dois mais fortes emblemas nortenhos da atualidade. A supremacia é dos portistas que venceram 96 partidas, empataram por 22 ocasiões, tendo existido ainda 18 vitórias dos bracarenses.
Em casa, o FC Porto tem 72 duelos contra os minhotos, somando 61 triunfos, sete empates e quatro derrotas. De resto, nas últimas três épocas o FC Porto venceu sempre o SC Braga no Dragão para a Liga portuguesa.
in "zerozero.pt"

F.C. Porto-Sp. Braga: um jogo de alta pressão


Ambas as equipas estão obrigadas a vencer


O F.C. Porto recebe esta segunda-feira o Sp. Braga no jogo de encerramento da 25ª jorndada da I Liga. Com a vitória do Benfica sobre o Olhanense este domingo, a equipa de Vítor Pereira está obrigada a vencer, para impedir que os encarnados aumentem para 7 os pontos de vantagem.

Pressão tem também o Sp. Braga, que luta pelo terceiro lugar. O Paços de Ferreira empatou na Madeira e tem três pontos de vantagem sobre a equipa de José Peseiro.

O técnico Vítor Pereira volta a contar com o guarda-redes Helton e Christian Atsu, já recuperado de uma lesão. Marat Izmailov e Mangala, ambos suspensos por um jogo, ficam de fora.

Do lado dos minhotos, José Peseiro voltou a chamar o central Nuno André Coelho, o que não acontecia desde dezembro, e o médio Rúben Amorim, que não jogava desde o início de março, em ambos os casos devido a lesão.

in "maisfutebol.iol.pt"

Jackson quer regressar aos golos


Desde que chegou ao FC Porto, Jackson Martínez nunca lidou com quatro jogos consecutivos sem golos. Enfrenta agora frente ao SC Braga o desafio de superar uma privação que começou a ganhar forma a partir dos 14 minutos com o Rio Ave, quando assinou de grande penalidade um dos golos da vitória portista. 

Desse jogo para cá, o colombiano ficou em branco frente a Málaga, Marítimo, Académica e Rio Ave, mantendo o registo de 28 golos assinados em todas as competições 23 deles para o campeonato, onde figura como melhor marcador de forma destacada.


in "abola.pt"

Liedson sem futuro na estrutura portista

SÓ 51 MINUTOS DISPUTADOS


Por razões clínicas, físicas ou outras, o facto é que a prestação de Liedson no FC Porto tem sido uma sombra do que foi o seu passado glorioso em Alvalade.

O Levezinho apenas entrou em quatro encontros, disputando 51 minutos, e regressando aos relvados na quarta-feira passada depois de mais de um mês sem sair do banco.

O reforço de inverno dos dragões chegou em má forma, por não estar a competir, mas o facto é que, passados mais de dois meses, continua sem conquistar a confiança de Vítor Pereira. Parece um corpo estranho em campo e não deverá ter futuro na estrutura portista.

Após a saída de Alvalade, o ponta-de-lança realizou 88 jogos por Corinthians e Flamengo, obtendo 31 golos. No FC Porto foi chamado a entrar por quatro vezes, sem ter estado perto de marcar.

in "record.pt"

Vem aí o rival da retoma

SP. BRAGA DE BOA MEMÓRIA PARA JACKSON


No futebol, como na vida, a história muitas vezes repete-se e Jackson Martínez certamente desejará que isso aconteça agora. Há quatro jogos oficiais sem marcar, dois deles para o campeonato, o avançado tornou esta fase na sua pior ao serviço do FC Porto.

Em novembro esteve 391 minutos sem faturar e, agora, está há 435 sem o fazer. Curiosamente, foi precisamente frente ao Sp. Braga que pôs fim àquela que era a sua maior seca de golos no FC Porto. Conseguirá, esta noite, repetir a história?

in "record.pt"

Duas finais na ementa

CIMEIRA COM O SP. BRAGA NÃO PERMITE ERROS


À semelhança do que aconteceu em novembro de 2012, FC Porto e Sp. Braga voltam a encontrar-se por duas vezes consecutivas, em jogos separados por apenas quatro dias, sendo que a carga emotiva é agora muito superior. São duas verdadeiras finais para ambas as equipas. Os dragões estão proibidos de perder mais terreno na luta pelo título, enquanto os arsenalistas precisam de pontos para se manterem colados ao Paços de Ferreira no duelo pelo acesso ao playoff da Champions.

Na primeira ronda, em Braga, os dragões venceram para o campeonato (2-0) e perderam na Taça de Portugal (2-1). O afastamento da caminhada para o Jamor acabou por passar quase em claro junto da nação portista, dado que poucos dias depois havia um importante jogo com o Paris Saint-Germain e Vítor Pereira colocou em campo uma segunda linha. Desta vez, além da necessidade de vencer para o campeonato, o FC Porto não coloca de parte a conquista da Taça da Liga.

in "record.pt"

Mangala trava ciclo goleador

DEFESA FRANCÊS CUMPRE CASTIGO


Eliaquim Mangala é o grande ausente no encontro desta noite, uma vez que terá de cumprir castigo. O central francês, de 22 anos, foi o melhor marcador dos dragões nas duas últimas partidas. Depois de ter aberto a contagem em Coimbra, fechou a goleada diante do Rio Ave. Menos uma opção a ter em conta para os lances de bola parada ofensivos.

Além de Mangala, já se sabia que Marat Izmailov também não entraria nas contas de Vítor Pereira pelos mesmos motivos. O cartão vermelho que viu na quarta-feira obriga-o a ficar na bancada. Seja como for, o russo não faria parte dos titulares.

in "record.pt"

Vítor Pereira esteve em Vila do Conde

TIROU NOTAS DO V. SETÚBAL E VIU UKRA EM AÇÃo


O domingo à tarde não foi de descanso para a equipa técnica do FC Porto, já que Vítor Pereira e os seus assistentes estiveram em ação em duas frentes. O treinador marcou presença em Vila do Conde, juntamente com Paulinho Santos e o observador Pedro Ribeiro, para ver o Rio Ave-V. Setúbal. As atenções de Vítor Pereira estiveram centradas na formação de José Mota, já que para o final deste mês está marcado um encontro entre dragões e sadinos, na Invicta.

O extremo Ukra, que mantém ligação contratual ao FC Porto, também terá merecido algumas notas do técnico, ele que teve oportunidade de defrontar os bicampeões nacionais, na quarta-feira.

Filipe Almeida, assistente de Vítor Pereira, passou a tarde em Pedroso a observar a equipa B frente ao Arouca. Não esteve em ação qualquer jogador do plantel principal, mas Mauro Caballero fez a sua estreia a titular. Antero Henrique, CEO do FC Porto, também viu o paraguaio, de 18 anos, mostrar serviço. R.S.

in "record.pt"

Maicon: «Preparado para mais um grande jogo»

CENTRAL JÁ ESTÁ A PENSAR NO SP. BRAGA


O defesa-central Maicon deve avançar no onze que defrontará o Sp. Braga, na noite de segunda-feira, beneficiando do castigo que Mangala vai cumprir. A mais de 24 horas do início desse desafio, o brasileiro do FC Porto mostra que já está a pensar na receção aos arsenalistas e, através do Twitter, deixou uma mensagem de confiança.

"Preparado para mais um grande jogo, amanhã, com o Sp. Braga. Com a ajuda de Deus, lutaremos até ao fim pela vitória, porque somos Porto", escreveu Maicon na referida rede social.

in "record.pt"