terça-feira, 16 de agosto de 2011

Robert Waseige: Mangala e Defour são excelentes contratações


Quanto a Mangala, o antigo seleccionador da Bélgica sublinha que “a velocidade é o seu forte.
Estão na cidade Invicta os dois reforços contratados ao Standard de Liége, o central francês Mangala e o médio belga Defour. Bola Branca ouviu o antigo treinador do Sporting, Robert Waseige, sobre estes dois jogadores.

O também antigo seleccionador da Bélgica elogia Mangala e Defour, são excelentes contratações para o FC Porto. “É a oportunidade das suas vidas. É evidente que num clube como o FC Porto é a chance de uma vida”, diz.

Robert Waseige diz que Defour “é impressionante com a bola nos pés. Também é excelente a fazer passes longos. Tem muita experiência e pode coordenador o jogo colectivo”.

Quanto a Mangala, o antigo seleccionador da Bélgica sublinha que “a velocidade é o seu forte. O volume da sua actividade em campo é impressionante”.
Robert Waseige compara ainda Defour ao reforço do Benfica, Witsel, dois médios que actuavam no Standard de Liége.

“Witsel está num patamar superior ao de Defour porque o jogo é muito diferente. Ele evoluiu mais facilmente sobre o terreno e consegue filtrar melhor o jogo para que a bola chegue com rapidez aos avançados”, afirma Robert Waseige. 
in "rr.pt"

F.C. Porto: investimento já ultrapassa os 62 milhões


Dragões nunca tinham gasto tanto em contratações e compras de passes de jogadores como neste ano. Hulk e Danilo são os investimentos mais avultados.

É um investimento ímpar no futebol português. Com as contratações de Defour e Mangala, caso as mesmas se efectuem pelos badalados 13 milhões de euros, o F.C. Porto ultrapassa a barreira dos 60 milhões de euros gastos em 2011, no que diz respeito à contratação de jogadores e aquisição de percentagens de passes. No total, já foram gastos 62,75 milhões de euros.

Só em reforços para o plantel, a equipa dirigida por Pinto da Costa já despendeu 43 milhões. Tomando como certo o valor pago pelos dois jogadores do Standard Liège, o F.C. Porto ultrapassa a barreira da época passada, quando, pela primeira vez, tinha chegado aos 30 milhões gastos em contratações.

Mas o investimento dos dragões no plantel não se fica pelas contratações. Este ano, o F.C. Porto reforçou a sua posição no passe de três jogadores: Hulk, João Moutinho e James Rodríguez. O caso do brasileiro foi o mais mediático. Os dragões compraram mais 40% do passe ao Atlético Rentistas, do Uruguai, ficando com 85%. Pagaram 13,5 milhões e, com isso, subiram o valor pago por Hulk para uns «incríveis» 19 milhões de euros. É o jogador mais caro da história do futebol português.

Seguiu-se a compra de mais 30% do passe de James. O F.C. Porto pagou 2,250 milhões de euros e passou a deter 65% do passe do jovem colombiano. Por fim, João Moutinho, pagando 4 milhões de euros por 22,5% do passe que pertencia ao fundo Soccer Invest Fund e passando a possuir 85% do mesmo.

Para além destes dados oficiais, foi noticiado uma possível compra dos restantes 50% do passe de Sapunaru, ao Rapid Bucareste, por 2,5 milhões de euros. A informação nunca foi confirmada pelos dragões.

Este foi também o ano em que o F.C. Porto renovou contractos com Hulk, James, Falcao, Ruben Micael e Rolando. Sapunaru, Guarín e Belluschi foram, várias vezes, apontados a uma possível renovação que, até ao momento, não foi oficializada.

Jogadores contratados:
Danilo- 13 milhões de euros
Alex Sandro- 9,6 milhões de euros
Steven Defour- 6 milhões de euros
Mangala- 7 milhões de euros
Iturbe- 2,5 milhões de euros
Kelvin- 2,5 milhões de euros
Kléber- 2,4 milhões de euros
Djalma- custo zero
Bracali- custo zero

Percentagens de passes adquiridas
Hulk- 40%, por 13,5 milhões de euros
João Moutinho- 22,5%, por 4 milhões de euros
James- 30 por cento, por 2,250 milhões de euros

TOTAL: 62,75 MILHÕES DE EUROS

Passes na posse do F.C. Porto:

Hulk (85%, contrato até 2016, cláusula de rescisão de 100 milhões)
Falcao (95%, contrato até 2015, cláusula de 45 milhões)
James (65%, contrato até 2016, cláusula de 45 milhões)
João Moutinho (85%, contrato até 2015, cláusula de 40 milhões)
Rolando (85%, contrato até 2015, cláusula de 30 milhões)
Alvaro Pereira (75%, contrato até 2015, cláusula de 30 milhões)
Walter (50%, contrato até 2015, cláusula de 30 milhões)
Maicon (100%, contrato até 2014, cláusula de 30 milhões)
Guarín (100%, contrato até 2014, cláusula de 30 milhões)
Belluschi (50%, contrato até 2013, cláusula de 30 milhões)
Ruben Micael (70%, contrato até 2015, cláusula de 30 milhões)
Fernando (80%, contrato até 2014, cláusula de 30 milhões)
Sapunaru (50%, contrato até 2013, cláusula de 25 milhões)
Cristian Rodríguez (70%, contrato até 2012)
Souza (70%, contrato até 2015)
Otamendi (50%, contrato até 2015)

Nota: só jogadores incluídos no último Relatório e Contas

Os reforços

Danilo (100%, contrato até 2016, cláusula de 50 milhões)
Alex Sandro (100%, contrato até 2016, cláusula de 50 milhões)
Kléber (100%, contrato até 2016, cláusula de 40 milhões)
Djalma (100%, contrato até 2016, cláusula de 30 milhões)
Iturbe (60%, contrato até 2016, cláusula de 60 milhões)
Kelvin (90%, contrato até 2016)



in "maisfutebol.iol.pt"

De corpo e alma no FC Porto


É o «clube do coração» e onde Tó Neves se vai dedicar, pela primeira vez, só ao cargo de treinador de hóquei em patins.
Aos 45 anos, Tó Neves terminou uma carreira brilhante como hoquista e enfrenta agora um novo desafio: liderar os decampeões nacionais de hóquei em patins, o FC Porto, que por acaso também é o seu «clube do coração». Em entrevista à Federação Portuguesa de Patinagem, admitiu que não vai gozar férias e que voltar ao FC Porto «era um objetivo». 
«O FC Porto é o meu clube, que representei durante 28 anos. A responsabilidade será maior», disse, lembrando que «houve um desafio» que foi aceite, «sem pensar no legado que tinha». 
Quando questionado sobre a seleção, assume que ainda não é algo em que pense. 
«Treinar a Seleção Nacional é como treinar o FC Porto, mas não penso nisso, nem tenho estatuto para tal», sublinhou. 

in "sapodesporto.pt"

Dupla para assinar


Eram sensivelmente 22h00 quando Mangala e Defour aterraram no Porto. Uma formalidade que apenas vai ao encontro do desenlace há muito anunciado e que hoje deve confirmar a dupla ex-Standard como reforço dos dragões. O central e o médio estão dependentes dos indispensáveis exames médicos, que vão realizar esta manhã antes de assinarem por cinco temporadas com os azuis e brancos.
Essa mesma ressalva seria feita pelo FC Porto, em comunicados enviados à CMVM minutos depois de os jogadores chegarem a Portugal num jacto privado. As informações prestadas ao mercado dão conta de princípios de acordo com o Standard de Liège, remetendo detalhes da operação e dos contratos para quando os processos estiverem concluídos.
São os passos da praxe e que o FC Porto segue à risca, bastando lembrar o caso de Kléber (o Gladiador), que esteve na Invicta para assinar e acabou recambiado para o Cruzeiro. Até os belgas respeitaram essa formalidade, em conferência de Imprensa ontem à tarde que serviu para Pierre François, o director-geral, dar conta da impotência para segurar os jogadores. "Não podíamos rejeitar as ofertas do FC Porto", registou, sem confirmar que a operação envolva 13 milhões de euros, mas anunciando que as contas finais não andarão longe desse valor.
Mangala, francês de 19 anos, e Defour, belga de 23, encurtam o espaço de alguns dos elementos que fazem ainda parte do plantel. Sereno é um forte candidato a sair do lote dos centrais, ao passo que o meio-campo pode não se ficar pelo adeus de Castro. Num investimento ímpar, a SAD tem dotado a equipa de Vítor Pereira de reforços de peso.

Pergunta e resposta

São os 43 milhões de euros que vão entrar como despesa nas contas do exercício de 2011/12?

Não. Em primeiro lugar, porque os investimentos em Kelvin e Iturbe, por exemplo, ainda devem entrar nas contas de 2010/11. Depois, porque o pagamento das transferências será faseado. Por último, porque Pinto da Costa não escondeu que conta com alguns parceiros para suportar o investimento.


É possível que o FC Porto possa equilibrar as contas sem vender nenhum dos principais jogadores?

A saída de Falcao parece agora inevitável, mas a SAD preparava-se para criar condições para manter o plantel sem prejudicar o orçamento. É verdade que a sociedade precisa de realizar cerca de 45 milhões de euros com a transferência de jogadores em quase todos os defesos, mas a Champions, a bilheteira, os direitos televisivos e a publicidade terão um impacto maior em 2011/12. E é bom lembrar que Villas-Boas rendeu dinheiro!

Ele nunca investiu tanto

Mangala e Defour não são só os últimos reforços do FC Porto, mas também aqueles cuja contratação fez dobrar a fasquia da época passada, altura em que a SAD ultrapassou pela primeira vez os 30 milhões de euros em contratações. Com o negócio pelos jogadores do Standard de Liège, o FC Porto subiu o investimento desta época para valores nunca antes atingidos e bem distantes dos 20/30 com que tem pautado cada ano anterior, pelo menos desde 2007/08, temporada em que os dragões se assumiram efectivamente como um clube comprador e gastador de forma constante. Antes, só no pós-José Mourinho o investimento tinha sido relevante (29,65 milhões de euros), e no passado houve até épocas em que os gastos se cifraram abaixo dos cinco milhões de euros.
Desde Janeiro deste ano, o volume de negócios da SAD atingiu 43 milhões de euros na aquisição de passes para 2011/12. E se os primeiros tiveram um custo quase residual (Djalma e Bracali vieram a custo zero, Kléber, Iturbe e Kelvin não excederam os 2,5 milhões de euros), os últimos superaram qualquer expectativa, ao ponto de um deles (Danilo) ter representado o maior investimento directo da história da sociedade.
Tal como em 2004/05, a aposta segue-se a um ano de inúmeras conquistas e perda de treinador. Aparentemente, a SAD está, como esteve no passado, a esforçar-se para que Villas-Boas não chegue a ser um fantasma e para que o seu sucessor - Vítor Pereira - tenha todas as condições para repetir o sucesso. Em 2004/05, isso não aconteceu. Mas há claros diferenciais, desde logo o risco na contratação de um treinador desconhecido - Del Neri - que não aqueceu o lugar e espoletou a época mais atípica em matéria de treinadores: foram três em nove meses. Depois, porque essa época sucedeu à conquista da Liga dos Campeões e ao fim de um ciclo, que no presente se encontra a meio, uma vez que a presença na Champions só agora será uma realidade.
Mas há outro tipo de diferenças. Em 2004/05, o FC Porto tinha o bolso cheio pelos milhões encaixados na Champions do ano anterior e pelas vendas de Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Deco. Os 29,65 milhões de euros gastos não pareceram, nesse contexto, a bola gigantesca que os actuais 43 parecem. Recorde-se que, para já, os dragões não venderam ninguém. E nem a época passada foi pródiga em encaixes extraordinários.
A natureza do investimento actual também se pode explicar com uma mudança de linha, assente na posse partilhada dos direitos económicos.

in "ojogo.pt"

Depois de El Tigre esticar a corda só falta o Atlético esticar a oferta


As declarações de Falcao em Guimarães não estavam no programa. El Tigre pôs pressão no processo com vista à sua transferência, certamente inquietado pela nega que o FC Porto dera ao Atlético de Madrid dias antes.
O colombiano meteu, em público, a papelada para o divórcio. Fê-lo precisamente um mês depois de, também com os papéis à frente, ter renovado com os dragões por duas épocas e com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Uma pequena ironia num imbróglio do qual ninguém quer sair a perder. Como é natural, a SAD não abrirá mão da sua estrela assim tão facilmente. É indesmentível o interesse dos colchoneros e o que se depreende das palavras de Falcao é que entre clube e jogador há uma plataforma de entendimento. Falta convencer o FC Porto e 38 milhões não bastaram.
Como O JOGO adiantou, foi esta a verba em cima da mesa e que Pinto da Costa recusou. Há divergências quanto ao bolo global da operação e quanto aos prazos de pagamento, correndo também a garantia de que os dragões não têm interesse em jogadores do Atlético de Madrid, apesar da disponibilidade dos espanhóis para acenar com Salvio ou Elias.
É quase consensual a ideia de que Falcao desgastou a relação até um ponto sem retorno, certo de que do Vicente Calderón chegará a proposta com o preço certo. Assim sendo, El Tigre passará a ser o negócio mais chorudo da história do clube, superando os 31,5 milhões de euros envolvidos na venda de Anderson ao Manchester United.
Para o FC Porto, sobrará a necessidade de voltar ao mercado para garantir um substituto para o ponta-de-lança que marcou um total de 72 golos em duas temporadas. Uma marca que está a fazer o Atlético de Madrid perder a cabeça, oferecendo a El Tigre cinco milhões de euros por ano.

Palavras do 9 agradaram a Enrique Cerezo

As palavras de Falcao tiveram grande eco na Imprensa espanhola. De tal forma que até Enrique Cerezo, presidente dos colchoneros, se viu forçado a reagir. Fê-lo à TVI, ainda que de forma muito contida. "É um grande jogador, é claro que é bom que diga que gostaria de jogar aqui, mas neste momento temos as atenções viradas para o jogo com o Vitória de Guimarães, para a Liga Europa", salientou, passando por cima do inegável desejo de reforçar o sector atacante com o goleador dos dragões. Mas o segredo é a alma do negócio.

Inquérito VIP: a transferência de Falcao passa a ser irreversível?

Rodolfo Reis (Ex-jogador e treinador do FC Porto)

"Não tem palavra e já não interessa ao FC Porto"

Quem não quer jogar no FC Porto não deve preocupar o clube. Essa é a visão de Rodolfo Reis, ex-médio do clube, profundamente desiludido com Falcao. "É estranho, pois ainda há poucas semanas assinou um novo contrato, com uma nova cláusula e foi recebido daquela forma pelos adeptos, dizendo depois que está feliz no FC Porto. O que me parece é que isto não é de um profissional. Falcao é produto da nova geração, que não tem palavra, só ouve os empresários e mudam de opinião em função do dinheiro. Por isso já não interessa ao FC Porto", diz. "Antes disto eu achava-o indispensável, até pelas suas características. Agora não faz falta, pois a partir do momento que não quer ficar, o FC Porto deve transaccioná-lo, nem que seja por 30 milhões. A saída é irreversível", continua, acrescentando que deve ser Pinto da Costa a decidir.


Lourenço Pinto (presidente da AF Porto)

"Declarações a quente nem sempre são reais"

Lourenço Pinto analisa as declarações de Falcao com alguma frieza. Desvaloriza-as até. "Não são condizentes com a vontade real e inequívoca de um jogador. Falcao sempre foi dedicado, estimado e respeitado por toda a gente, estrutura e adeptos. Não me parece que isto possa criar dúvidas sobre a permanência no plantel. As declarações a quente nem sempre são reais", analisa o presidente da AF Porto. A outro nível, entende o sentimento do colombiano. "É normal que todos os jogadores queiram ser transferidos, melhorar a sua vida. Mas se houver mudança, não me parece que se deva a uma situação de desagrado. Se o atleta estivesse preocupado, triste, não teria renovado contrato com condições melhores", acrescentou. Lourenço Pinto não exclui, ainda, que Falcao possa continuar a vestir de azul e branco.

in "ojogo.pt"

Iturbe foi ao Paraguai e chega no final da semana


É possível que Juan Iturbe veja o FC Porto-Gil Vicente nas bancadas do Dragão. O argentino seguiu da Colômbia, onde disputou o Mundial de sub-20, para o Paraguai, onde tem os seus familiares. O próprio informou ainda, via Twitter, que segue para a Invicta na quinta ou na sexta-feira, confirmando-se que estará em Portugal no final da semana para começar a trabalhar com a sua nova equipa. O esquerdino de 18 anos quer esquecer a desilusão que foi a eliminação com Portugal. "Há que olhar para a frente e seguir, com as más experiências também se aprende", registou, já depois de dar conta do seu estado de espírito: "Não foi o meu Mundial. Desculpem."
Também James, eliminado do torneio, se prepara para regressar ao Porto. O colombiano, porém, só se apresenta no dia 22, segunda-feira, ainda a tempo de preparar a Supertaça Europeia. Alex Sandro, lateral brasileiro, chega amanhã, mas está lesionado e ainda terá algumas semanas de recuperação pela frente.

in "ojogo.pt"

Fabregas: "Hulk e Falcao fazem a diferença"


Barcelona viveu ontem um dia louco. A cerimónia de apresentação de Fàbregas, o mais recente reforço da equipa de Guardiola, foi muito mais do que isso; transformou-se numa autêntica romaria, um acontecimento especial capaz de levar milhares de adeptos até Camp Nou, ou não fosse Fàbregas um "sonho" com mais de três anos - e um "menino" da escola do Barça.
A festa fez-se também na sala de Imprensa, onde o internacional espanhol esteve mais de uma hora a responder às mais variadas perguntas. O JOGO, que esteve presente, quis saber o que pensa o médio do reencontro com o FC Porto na Supertaça europeia. Fàbregas, que até se poderá estrear oficialmente no Mónaco, aproveitou o momento para deixar muitos elogios à capacidade dos campeões portugueses, que defrontou duas vezes num passado não muito distante.
"Hoje em dia, no futebol, qualquer equipa pode ganhar um jogo deste nível. Não há favoritos, nem equipas melhores nem piores. Ganhará aquele que estiver melhor naquele dia. Tentaremos jogar com intensidade e competência, pois só assim podemos vencer. Vai ser uma partida muito difícil. Nos últimos anos defrontei o FC Porto várias vezes pelo Arsenal, e foram sempre partidas duras, de muito trabalho e muito intensas, isto apesar de termos vencido duas vezes por uma margem folgada [4-0 e 5-0]", explicou o médio. Nos detalhes desses jogos, mas também do que viu do FC Porto durante a última época, Fàbregas fez ainda questão de destacar dois jogadores. "É uma equipa com grandes individualidades, como são os casos de Hulk ou Falcao, que fazem a diferença. Vai ser um jogo difícil, mas também muito interessante."
No que sobrou da conferência de Imprensa - e foi muito - o internacional espanhol desdobrou-se nos elogios ao Barcelona, falou num "regresso a casa" e também na "vontade de voltar a trabalhar com antigos companheiros" não só do Barça, como também da selecção espanhola, com os quais festejou a conquista dos Campeonatos do Mundo e da Europa.

E agora, quem é que lhes vai tirar a bola?

Fàbregas está de regresso a Barcelona oito anos depois de ter trocado a Catalunha por Londres. A questão que se põe neste momento é que papel terá nesta superequipa, que tem jogadores como Iniesta ou Xavi no meio-campo. O médio lá foi dizendo que está "preparado mentalmente para nem sempre ser titular", algo que já há muitos anos não acontece no Arsenal. No entanto, Guardiola vai ter de encontrar espaço para ele, até porque um jogador com a qualidade de Fàbregas não pode ficar no banco. Numa primeira análise, e no plano meramente teórico, pode desde já desenhar-se um meio-campo com Fàbregas e Xavi no centro - Busquets mais recuado -, ficando Iniesta, Messi e Villa na frente. E se o Barcelona já tinha uma percentagem de posse de bola a rondar os 70 por cento por jogo, com estes jogadores arrisca-se a subir ainda mais este número. Sobra mais uma pergunta: e agora, como se pára esta equipa?

Reencontro com Messi

O dia foi longo em Camp Nou, e houve alguns milhares de adeptos (mais de 30 mil) que esperaram durante várias horas para ver Fàbregas subir ao relvado simplesmente para dar uns toques na bola durante uma mão-cheia de minutos. Apesar disso, a apresentação do internacional espanhol conseguiu ser bem mais animada do que a maior parte dos jogos do nosso campeonato... O Barcelona transformou o regresso de Fàbregas num acontecimento mediático e emocionante para os adeptos, tendo até emitido um filme onde se viram alguns momentos do médio nas camadas jovens do Barcelona, com "14 ou 15 anos". Num desses lances, também apareceu Messi, curiosamente a assistir Fàbregas para um golo. Agora, mais crescidos, os dois vão finalmente voltar a partilhar o mesmo lado do relvado.

Na Catalunha, muda-se o nome

Barcelona e Catalunha podiam muito bem confundir-se. O clube e a região vivem numa simbiose de princípios e ideias - onde é que já vimos isto... -, e o regresso de Fabregas trouxe mais um exemplo daquele "orgulho de ser catalão". Fabregas vai deixar de ser Fabregas, como era em Inglaterra, para se transformar em Fàbregas; por outras palavras, o médio vai adoptar o nome catalão, com o tal acento grave no primeiro "a". E já que se fala em curiosidades, segue mais uma, que também estará estampada nas costas da camisola de Fabregas (ou Fàbregas, se preferir): o médio vai manter o número quatro que utilizava na selecção e no Arsenal, e que estava sem dono no Barcelona há já alguns anos - o último a utilizá-lo foi o mexicano Rafa Márquez.

in "ojogo.pt"

Pela porta do cavalo... para burro


ANDRÉ VIANA
Deu um murro na mesa e, remetendo para valores de berço, anunciou toda a verdade. Debalde! Falcao não foi sincero, foi vulgar. Falou como se fosse um mero novato e disparou uma série de lugares-comuns que cabem na ficha de apresentação de aspirantes a qualquer coisa, mas não na boca de um dos melhores avançados da história do futebol português. Afinal, Falcao quer mesmo sair do FC Porto, o que, por si só, nem configura nenhuma heresia. É ao falar de clubes que tenham "grandes adeptos" que o colombiano remata ao lado, porque não é um St. Pauli ou um Glasgow Rangers qualquer que vai levar um jogador que sonha com os maiores campeonatos. Visto por este prisma, até o Rayo Vallecano, o Cesena e o West Bromwich podem ter esperanças, sobretudo daquelas que se guardam no banco e se materializam em dígitos num cheque ao portador. Um mês depois de ter renovado contrato e em vésperas de jogar uma Supertaça Europeia e uma Liga dos Campeões, Falcao tem de ser mais "verdadeiro" para que possamos perceber o que raio viu ele no Atlético de Madrid. De outra forma, o que disse no domingo só prepara uma saída pela porta do cavalo... E para burro!

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Alex Sandro chega quarta-feira


Viagem marcada para as 18 horas locais de terça-feira e chegada nas primeiras horas da manhã de quarta. Iturbe também viaja em breve.


Terminou a espera, Alex Sandro chega a Portugal na próxima quarta-feira de manhã. De acordo com as informações recolhidas pelo Maisfutebol junto do empresário do jogador, o voo que trará o novo reforço dos dragões está marcado para as 18 horas de terça-feira (21h em Portugal).

Assim sendo, por volta das seis, sete da manhã de quarta-feira, o lateral esquerdo deverá aterrar em solo português. Tal como já tínhamos informado , Alex Sandro já está em contacto com o departamento médico do F.C. Porto, que vai ficar responsável pela fase final de recuperação da lesão na coxa que o impediu de ajudar o Brasil no Mundial sub-20.

Nos últimos dias ainda circularam notícias no Brasil de um «forcing» final do Santos para ficar com o jogador até Dezembro, tal como acontece com Danilo, mas o F.C. Porto manteve-se irredutível na sua decisão.

Alex Sandro não é o único reforço que está prestes a chegar ao Dragão. Juan Iturbe também queima os últimos cartuchos longe de Portugal. O Maisfutebol conversou com o pai do argentino que nos informou que Iturbe é esperado em Assunção, Paraguai, ainda esta segunda-feira. «Há aqui um ou outro assunto pendente, mas que se resolve facilmente. A viagem ainda não está marcada, mas estamos a fazer tudo para que ele possa embarcar na sexta-feira. Ainda não é certo, mas é a possibilidade mais forte nesta altura», afirmou Juan Iturbe, o pai, ao nosso jornal.

A Alex Sandro e Iturbe vai juntar-se, também, James Rodríguez, que, após a eliminação da Colômbia no Mundial Sub-20, vem para Portugal para integrar a preparação da equipa, a tempo da Supertaça europeia, marcada para 26 de Agosto, no Mónaco, frente ao Barcelona.



in "maisfutebol.iol.pt"

Gil Marín: «Falcão está próximo de ser fechado»

AVANÇADO PODE SAIR DO DRAGÃO



O conselheiro delegado do Atlético Madrid, Gil Marín, concedeu esta terça-feira uma entrevista ao jornal italiano “Corriere dello Sport” onde falou sobre a possível saída de Forlán para o Inter Milão, mas também admitiu que a contratação do portista Falcão está perto de ser consumada.
“De momento não estamos interessados em perder Forlán. Já vendemos Agüero no defeso e neste momento ainda estamos a procurar contratar outro avançado. Estamos interessados e perto de fechar o tema Falcão. Se conseguirmos fechar a transferência do colombiano podemos ouvir propostas por Forlán”, afirmou Gil Marín.
O Inter está interessado no avançado uruguaio para substituir Samuel Eto’o que pode estar de saída para os russos do Anzhi.
in "record.pt"

Atlético quer Falcão até quinta-feira

PARA ENFRENTAR O V. GUIMARÃES



Falcão poderá ter feito o último jogo com a camisola do FC Porto, no domingo, frente ao V. Guimarães e é exactamente contra os minhotos que se pode estrear pelo Atlético Madrid.
Segundo o jornal espanhol “Marca” os colchoneros querem garantir a contratação de Falcão até à próxima quinta-feira, de modo a conseguir que o goleador dos dragões enfrente o V. Guimarães na primeira mão do playoff da Liga Europa.
No país vizinho há muito que dão o negócio como perto de ser finalizado e, a juntar a isto, Falcão, que tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, revelou no final da partida na cidade Berço que vê com bons olhos uma mudança para a capital espanhola.
in "recprd.pt"

Marcelo Ferreyra: «Guarín pensa por si»

AGENTE GARANTE ESTABILIDADE DO MÉDIO



A porta de saída que Falcão deixou entreaberta pode dar azo a que outros jogadores portistas também demonstrem vontade de continuar as respetivas carreiras noutras paragens. Guarín é amigo próximo de El Tigre, seu companheiro no FC Porto e na seleção colombiana, mas não se deixará influenciar pela eventual saída do seu compatriota. A garantia foi dada a Record pelo seu empresário, Marcelo Ferreyra.
“Em breve vou sentar-me à mesa com os responsáveis do FC Porto para que me digam o que querem do Fredy. Tudo o resto, e apesar de ele ser bastante próximo de Falcão, não terá influência. O Guarín pensa por si próprio e pensa no projeto que tem com o FC Porto, não com os companheiros”, afiançou, perspetivando que “mais para o final da semana, talvez na sexta-feira”, já estará em condições de “dizer aos interessados” na contratação do médio “se o FC Porto está disponível para negociar” a venda do seu passe.
in "record.pt"

Guerra de nervos

VONTADE DE FALCÃO DEPENDE DO AT. MADRID



Se Rolando e Fernando mexeram com a nação azul e branca quando manifestaram a vontade de deixar o FC Porto, o que dizer de Radamel Falcão, também desejoso de rumar a um grande campeonato europeu, neste caso em concreto, o espanhol e o Atlético Madrid? A notícia provocou um “terramoto” cujas réplicas foram sentidas na capital espanhola, onde o presidente do Atlético, Enrique Cerezo, não escondeu a sua satisfação. “É claro que me agrada ouvir um jogador dizer que gostava de jogar aqui”, referiu, em declarações à Rádio Renascença, o líder do clube que mais sonha com a contratação do internacional colombiano.
No entanto, os colchoneros não parecem ter grande pressa para avançar para a transferência. Sabem que o FC Porto só liberta o jogador, de 25 anos, a troco dos 45 milhões de euros que constam da cláusula de rescisão, e nesta altura reúnem esforços para atingir a fasquia exigida pelos campeões nacionais. Envolver jogadores ou recorrer a um fundo de investimento foram cenários já equacionados.
in "record.pt"

Sp. Gijón espera fechar empréstimo de Castro até quinta-feira

Depois de seis meses de empréstimo, o futuro de André Castro poderá passar novamente pelo Sporting Gijón.

De acordo com o diário Marca, a equipa espanhola espera concluir as negociações com o FC Porto com vista ao empréstimo de Castro até quinta-feira.

O diário sublinha ainda que o médio não faz parte das opções de Vítor Pereira para esta época e já chegou a um acordo com o Gijón – equipa onde actuou nos últimos seis meses – para o prolongamento do vínculo por mais uma temporada.

O Panatinaikos, equipa orientada por Jesualdo Ferreira, também já demonstrou interesse em Castro. A formação helénica oferece ao FC Porto 300.000 euros pelo empréstimo de um ano, assegurando ainda a opção em definitivo do passe do médio. Quantia que o Gijón não equaciona pagar.



in "abola.pt"

Bacca seguido pelo FC Porto

O avançado colombiano Carlos Arturo Bacca, do Júnior Barranquilha, estará na lista de hipóteses do FC Porto para substituir Falcao, caso o goleador abandone o Dragão.

De acordo com a Rádio Renascença, o FC Porto está a analisar o mercado para encontrar alternativas para o lugar de Falcao, com Bacca a ser alegadamente uma das hipóteses.

O internacional colombiano, de 24 anos, é um jogador que está a ser pretendido por clubes argentinos e russos. 



in "abola.pt"