terça-feira, 25 de outubro de 2011

O reencontro emotivo entre Pinto da Costa e Villas-Boas


Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e André Villas-Boas, treinador do Chelsea, abraçaram-se de forma bastante emotiva no momento em que o técnico foi agraciado com um “Dragão de Ouro”, nesta segunda-feira, no Coliseu do Porto.
Foi o primeiro encontro público entre ambos após o adeus do treinador aos portistas, pouco antes do início do campeonato, e aconteceu sob intensos aplausos do milhar de convidados que encheu a Gala dos Dragões, cerimónia que premiou atletas, dirigentes e sócios que se distinguiram na época 2010-2011.

André Villas-Boas veio munido de um discurso de exaltação do seu portismo, que leu à plateia: “Os verdadeiros paraísos são os que perdemos: a bilheteira das Antas, o barulho dos torniquetes, a arquibancada e o FC Porto em campo”.

“Primeiras e eternas memórias de paixão e amor ao clube, mas não de qualquer clube”, sublinhou o actual técnico do Chelsea, que confessou: “Quando me permiti reflectir sobre o sucesso da época passada, cheguei à conclusão de que o portismo esteve sempre presente”.

Entre palavras assumidamente poéticas, Villas-Boas frisou: “O que nos distingue como portistas é querer sempre mais e por isso ganhamos mais vezes”.

Minutos mais tarde, no discurso de encerramento, Pinto da Costa foi claro: “Fiquei feliz pela unanimidade na escolha do Treinador do Ano, entregue a quem não podia deixar de ser”.

E aproveitou palavras que, há dois meses, provocaram alguma tensão entre si e o ex-técnico: “Eu sei que quando disseste que esta era a tua cadeira de sonho o disseste com convicção e amor”.

“E esta será sempre a tua cadeira de sonho, por muitas cadeiras por onde passes”, sublinhou o presidente do FC Porto, que confessou a sua amizade a Villas-Boas: “Se escreveres as tuas memórias nos próximos 30 anos, conta comigo para te escrever o prefácio”.

André Villas-Boas sucedeu a Jesualdo Ferreira no comando dos “dragões”, na época 2010-11, conquistando quatro dos cinco títulos em disputa: Liga Europa, Liga portuguesa, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira.

Sob a sua batuta, os portistas mantiveram do princípio ao fim do campeonato nacional o estatuto de imbatíveis, ao finalizar a prova invictos, cedendo apenas três empates.

Moutinho e Hulk distinguidos

A propósito do seu próprio título, Hulk (Futebolista do Ano), confessou sentir-se “muito feliz por ganhar o ‘Dragão de Ouro’ pelo segundo ano consecutivo”.

“Estou feliz, mas este prémio é também obra dos meus companheiros, pois sem eles eu não teria este prémio”, disse o avançado, para quem “o momento é de trabalhar muito de modo a alcançar o objectivo principal, isto é, ganhar o campeonato”.

Por sua vez, João Moutinho (Atleta do Ano) afirmou: “É uma enorme felicidade e tenho que agradecer a quem me premiou”.

“Ser reconhecido pelo FC Porto é algo muito importante, mas é fruto do trabalho de todos”, disse o médio português, que sublinhou querer “ganhar mais no clube”.

Sobre o facto de ter sido suplente no último jogo do campeonato, contra o Nacional (5-0, no Dragão), foi lacónico: “O treinador é que sabe, é ele que toma as decisões”.

“Hoje espero ter uma boa noite de festa e amanhã (terça-feira) começar a trabalhar com vista à recepção ao Paços de Ferreira”, que acontecerá sexta-feira, no Dragão.

Galardoado também pela segunda vez na sua carreira, o hoquista Reinaldo Ventura disse estar “muito orgulhoso” e sublinhou que a distinção “premeia uma vida inteira dedicada ao FC Porto”.

Além de André Villas-Boas, marcaram presença na Gala dos Dragões, entre outros, Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude, e Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Fernando Lima, consultor da Casa Civil do Presidente da República, e Paulo Teixeira Pinto (ex-administrador do BCP, galardoado com o prémio de Sócio do Ano) destacaram-se entre as dezenas de personalidade da sociedade civil, desportiva e empresarial que ajudaram a encher a plateia.

Lista dos Dragões de Ouro, época 2010-11

Filiais e Delegações - Alfandega da Fé (nacional) e Caracas (internacional).
Dirigente - Ilídio Pinto.
Carreira - Celestino Oliveira.
Treinador - André Villas-Boas.
Atleta - João Moutinho.
Futebolista - Hulk.
Atleta de Alta Competição - Reinaldo Ventura.
Atleta Amador - Manuel Santos Oliveira (bilhar).
Revelação - James Rodriguez.
Jovem - Cristian Atsu.
Sócio - Paulo Teixeira Pinto.
Parceiro - Unicer.
Projecto - Dragon Force.
Recordação - Pôncio Monteiro.
Dragão de Honra - Manuel Salgado

in "publico.pt"

“LIMITO-ME A JOGAR PARA A EQUIPA”

MVP nacional, MVP global, duas inclusões no cinco ideal da Liga e um novo máximo pessoal de 17 ressaltos. Mas não está, sequer, perto de um “pico” de forma. A recuperar de uma pubalgia, Carlos Andrade contou ao www.fcporto.pt que joga com dores desde o Eurobasket, disputado na Lituânia, e não crê que seja possível manter o nível e a regularidade exibicional ao longo de toda a época. Mas vai tentar.

As partidas com a Académica e o Barcelos são provas de que este campeonato conhecerá uma versão renovada e melhorada do Carlos Andrade? 
Estatisticamente, os dois primeiros jogos correram-me bem, mas não creio que tenha feito nada de diferente daquilo que sempre costumo fazer. Talvez tenha entrado com mais intensidade, com o objectivo de atenuar alguns pormenores que a equipa ainda tem para trabalhar e optimizar nesta fase da época.

Seja como for, as duas exibições distinguiram-no como o melhor nos dois encontros…
Sim, é o que diz a estatística, não há como negar. No primeiro jogo fiz muitos pontos, no segundo conquistei muitos ressaltos, mas limitei-me, como sempre faço, a jogar para a equipa nas duas situações.

Parece surgir já no seu “pico” de forma. O seu perfil de super-atleta permite-lhe atingir níveis elevados mais depressa do que os seus companheiros de equipa e a concorrência? 
Longe disso. Podia até ser, se não fosse a pubalgia que me condicionou ao longo de todo o Verão. Passei um mau bocado na selecção, a tentar recuperar e a tomar anti-inflamatórios, fiz os jogos do Eurobasket, na Lituânia, com muitas dores e, apesar dos progressos mais recentes, ainda não passou uma semana em que não tenha sentido dores. O departamento médico do FC Porto é incrível e tenho que agradecer aos três fisioterapeutas pelo trabalho físico, e até psicológico, que têm desenvolvido comigo. Passo muitas horas no pavilhão, mas chego mais forte aos jogos.

É possível manter este ritmo ao longo da época? 
Muito honestamente, acho que não é possível manter este ritmo, mas que vou tentar, vou.

Além do duplo-duplo, a exibição frente ao Barcelos permitiu-lhe estabelecer um novo máximo pessoal. 
É verdade, é a primeira vez que atinjo os 17 ressaltos. O melhor registo que tinha conseguido antes era de 16 ressaltos, num jogo europeu quando estava no Queluz.

Os primeiros treinos do Rob Johnson no Dragão Caixa já lhe permitem formar opinião sobre o novo reforço norte-americano? 
É um jogador intenso. Deu para ver, logo no primeiro treino, que será muito forte nos bloqueios. Pelo que ouvi dos jogadores e treinadores com que trabalhei em Espanha e que também conhecem o Rob, estamos na presença de um jogador extremamente dedicado e profissional, sempre pronto para trabalhar e para ajudar a equipa. Além das capacidades técnicas, sabe ler o jogo, posicionar-se e bloquear. O facto de só voltarmos a jogar nos dias 5 e 6 de Novembro, nos Açores, vai ajudá-lo, até porque o Moncho tem feito um bom trabalho para o integrar.

Está preparado para voltar a ser campeão? 
Estamos todos, mas a verdade é que, apesar de sabermos que vencemos a prova mais importante, queríamos ter ganho mais competições na época passada. O campeonato volta, obviamente, a ser a prioridade e, para lá chegarmos, há um longo caminho para percorrer.



in "dxp.pt"

Dragões de Ouro - Videos









Pinto da Costa: «Sei que esta é tua cadeira de sonho»

PRESIDENTE DIRIGE-SE AO EX-TREINADOR DOS DRAGÕES



No discurso de encerramento da Gala da entrega dos Dragões de Ouro, Pinto da Costa deixou palavras de elogios para André Villas-Boas, garantindo que a sua escolha para o prémio de treinador do ano foi feita por unanimidade.
"Hoje quero aqui dizer, dirigindo-me ao André, quando um dia escreveres as tuas memórias em livro, coloca no título 'A minha cadeira de sonho', porque sei que esta foi mesmo a tua cadeira de sonho", começou por dizer.
"E quando o disseste, foi com a convicção e amor que tens pelo FC Porto. Será sempre a tua cadeira de sonho. Se escreveres um livro nos próximos 30 anos, faço o teu prefácio", ironizou.
Sobre João Moutinho, Pinto da Costa admitiu que o médio "é um atleta à FC Porto, mesmo antes de o ser. Será um Dragão de Ouro à FC Porto e cada vez mais será um símbolo do clube".
O presidente portista deixou ainda elogios a Christian Atsu, garantindo que o clube "espera muito dele".
in "record.pt"