domingo, 6 de janeiro de 2013

Edo Bosch arrisca até 12 jogos


Falta apurar se o guarda-redes do FC Porto agrediu o adepto das águias ou apenas tentou fazê-lo. É que a moldura penal para um e outro caso é diferente.
O guarda-redes Edo Bosch, envolvido nos incidentes ocorridos no final do Benfica-FC Porto de hóquei em patins deste sábado, poderá vir a ser castigado até o máximo de 12 jogos de suspensão.

As imagens da Benfica TV mostram o guardião portista a dirigir uma stickada a um adepto, mas o vidro que separa a zona do recinto de jogo da bancada não permite perceber se, de facto, a agressão ocorreu. As mesmas imagens não esclarecem totalmente aquilo que parece ser uma cuspidela desse adepto no atleta portista, imediatamente antes.

O Regulamento de Justiça e Disciplina da Federação Portuguesa de Patinagem, no seu artigo 52º, prevê várias situações, entre elas a tentativa de agressão e a agressão, sendo que as penas previstas variam entre quatro e dez jogos de suspensão no primeiro caso e seis e 12 no segundo.

Na época de 1997/98, Paulo Alves agrediu um adepto do Benfica, também na Luz, mas em circunstâncias distintas, uma vez que foi o adepto quem se dirigiu ao hoquista, em pleno rinque. Na sequência da agressão, Paulo Alves apanhou dez jogos de castigo.

in "ojogo.pt"

«Se nada ficar decidido, tenho de regressar ao FC Porto» - Iturbe


Juan Iturbe está na Argentina a preparar a participação na Taça Sul-Americana de sub-20 e pode não regressar ao FC Porto, já que em cima da mesa está o empréstimo ao River Plate, que não foi autorizado pelos dragões.

«Por agora, só penso na seleção. Se nada ficar decidido tenho de regressar ao FC Porto, tenho contrato até 2016. Se o River Plate conseguir o empréstimo, fico seis meses e depois regresso a Portugal», disse o jovem avançado em declarações ao jornal Ole.

Iturbe confessa que se desligou do assunto e deixou tudo à responsabilidade do empresário: «Disse-lhe para me avisar quando estivesse tudo tratado. Sempre foi ele que tratou de tudo e falou com toda a gente. O River Plate tem prioridade em relação às ofertas dos outros clubes.»


in "abola.pt"

Tempo desvalorizou Moutinho


Segundo adianta a edição de hoje do Sunday People, o presidente do Tottenham acha que o valor do médio portista desceu dos 30 milhões de euros oferecidos no verão.
O Tottenham esteve muito perto de contratar João Moutinho no verão por 30 milhões de euros, explica hoje o jornal inglês Sunday People, mas, adianta a publicação, não está mais na disposição de pagar tanto para dar a André Villas-Boas o jogador que o treinador português reclama.

Este órgão de imprensa inglesa refere hoje que David Levy avisou que João Moutinho já não vale os 30 milhões de euros do verão, pouco tempo depois da brilhante campanha que fez no Euro'2012. Segundo o dirigente do clube londrino, o tempo desvalorizou João Moutinho, pelo que o FC Porto não pode pedir os mesmos milhões pela venda do passe do internacional português.

in "ojogo.pt"

Izmailov com carimbo de urgente


Negócio pode ficar concluído hoje. Dragões querem o russo já para o clássico.
A lesão de James reforçou o alerta no Dragão, porque são muitas as baixas no plantel quando em causa está a preparação do clássico com o Benfica. A necessidade acelera o acerto com Izmailov, que hoje mesmo pode ser reforço dos portistas.

Só pormenores contratuais encravam a oficialização do negócio, que terá como contrapartida a transferência de Miguel Lopes para o Sporting. O FC Porto está hoje de folga e começa amanhã a preparar a receção ao V. Setúbal, para a Taça da Liga. Izmailov até pode ser opção para esse jogo, mas percebe-se que a urgência aponta mesmo ao clássico da Luz.

O russo, de 30 anos, será uma solução para um plantel muito depauperado e que deve mesmo perder James Rodríguez por algumas semanas. O colombiano saiu antes do intervalo no jogo contra o Nacional e há suspeitas de uma rotura muscular.

in "ojogo.pt"

GOLO DE DELLATORRE INSUFICIENTE PARA GARANTIR VITÓRIA


O FC Porto B encerrou a primeira volta da Segunda Liga com um empate caseiro frente à Naval (1-1). Dellatorre pôs os portistas na frente, com um golo de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, aos 34 minutos, mas a vantagem foi anulada por André Carvalhas, aos 67. Os Dragões avançam para a segunda parte da prova no 12.º lugar, com 27 pontos.

O encontro proporcionou a estreia do marfinense Michael Seri e as inclusões de Fabiano, Abdoulaye e Quiño, da equipa principal. Sebá e Delatorre, que estiveram no sábado no banco da primeira formação, foram igualmente integrados no “onze” de Rui Gomes. O FC Porto B assumiu o controlo do jogo desde o apito inicial, com mais posse de bole e remates.

O golo acabou por surgir através de um pontapé de canto apontado por Sérgio Oliveira que Sebá desviou de cabeça e Dellatorre concretizou ao segundo poste. Antes do descanso, o segundo tento poderia ter surgido na cobrança de um livre directo, mas o guarda-redes Guilherme desviou o remate de Sebá para canto.

Na segunda parte, a equipa forasteira surgiu mais atrevida e adiantada no terreno, mas, aos 52 minutos, Dellatorre teve nos pés o 2-0; porém, atirou para fora, quando tinha apenas o guarda-redes pela frente. No lance anterior, a Naval tinha estado igualmente próxima do golo, mas Abdoulaye “limpou” o lance, quando a baliza do FC Porto B estava deserta.

O golo do empate da formação da Figueira da Foz, que não perde há 12 jornadas, apareceu aos 67 minutos, num lance de contra-ataque em que André Carvalhas apareceu isolado, precisamente quando os Dragões pareciam retomar o controlo do encontro.

O mesmo jogador esteve perto de consumar a “reviravolta” no marcador, tendo acertado no poste, aos 73 minutos. Foi o último sinal de ataque dos figueirenses, que procuraram a partir daí preservar o empate. O FC Porto B “carregou” e Sebá, a cruzamento de Quiño, aos 88 minutos, obrigou Guilherme a defesa apertada.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Naval, 1-1

Segunda Liga, 21.ª jornada
6 de Janeiro de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

FC PORTO B: Fabiano; David Bruno, Abdoulaye, Tiago Ferreira e Quiño; Pedro Moreira, Sérgio Oliveira e Michael Seri; Sebá, Dellatorre e Fábio Martins
Substituições: Fábio Martins por Mikel (66m), Michael Seri por Vion (79m) e Sérgio Oliveira por Edu (80m)
Não utilizados: Elói, Diogo Mateus, Zé António e Frédéric
Treinador: Rui Gomes

NAVAL: Guilherme; Carlitos, Diogo Silva, Tikito e Tinoco; Filipe Melo, Vítor Alves e João Martins; André Fontes, André Carvalhas e João Pedro
Substituições: Tinoco por Raul Martins (67m) e Carlitos por Tiago Mesquita (90m+2)
Não utilizados: Ricardo Neves, Diogo Vila, João Diogo, Léo Bonfim e Vítor Nogueira
Treinador: Álvaro Magalhães

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Dellatorre (34m) e André Carvalhas (67m)
Cartões amarelos: Michael (34m), Tinoco (26m), André Carvalhas (28m) e Filipe Melo (48m)


in "fcp.pt"

JUNIORES C: MICHAEL FEZ SEIS GOLOS AO VARZIM


A formação Sub15 do FC Porto recebeu e goleou o Varzim, por 13-0, em jogo da 17.ª ronda da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado na manhã deste domingo, no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, em Vila Nova de Gaia.


A equipa de António Folha chegou ao intervalo a vencer por 3-0 e revelou-se absolutamente demolidora na segunda parte, acrescentando mais dez golos para compor o resultado final. Michael foi a principal figura do jogo, ao apontar seis golos em apenas 16 minutos.



Os restantes golos dos Dragões foram apontados por Leandro (2), Marcelo, Madi (2), Wilson e Rui Pedro.



O FC Porto é primeiro classificado da Série B, com 44 pontos e a 12 de distância do Leixões, que ocupa a segunda posição.



JUNIORES B: RUI MOREIRA BISOU EM FIÃES

A equipa Sub17 do FC Porto venceu o Fiães, por 4-0, em encontro da 17.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores B, disputado neste domingo, no Estádio do Bolhão, em Santa Maria da Feira.

Os golos da equipa orientada por José Guilherme, que atingiu o intervalo a vencer por 3-0, foram apontados por Rui Silva, Rui Moreira (2) e Ruben Macedo.

O FC Porto ocupa a primeira posição de Série B, com 48 pontos, mais 13 do que o Padroense, que é segundo.


in "fcp.pt"

Ramón Diaz: «Iturbe vai jogar no River»

SATISFAÇÃO DO TREINADOR DO RIVER PLATE


O treinador do River Plate demonstrou a sua satisfação por saber que Juan Iturbe quer vestir a camisola do clube. Ramón Diaz teve essa garantia depois de conversar com um dos empresários do extremo. “Falei com Gustavo Mascardi e ele garantiu-me que o Iturbe vai jogar no River. Isso dá-nos tranquilidade. O Mascardi é representante do jogador e deu-nos a sua palavra”, revelou o técnico.

“O mais importante é que o miúdo quer vir para o River e essa circunstância dá-nos prazer”, sublinhou Ramón Diaz, em declarações à Radio 9. Iturbe, de 19 anos, vai concentrar-se agora no Torneio Sul-Americano, deixando para os dirigentes e empresários a conclusão do processo. Diego Turnes, “vice” do River Plate, disse que “faltam detalhes”

in "record.pt"

JUNIORES A VENCEM O PENAFIEL


A equipa Sub19 do FC Porto venceu o Penafiel, por 4-1, em jogo da 19.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A, disputado este sábado no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, em Vila Nova de Gaia.

A equipa orientada por Nuno Capucho entrou no jogo praticamente a ganhar, com Sagna a marcar ainda no decurso do terceiro minuto. Os restantes golos dos Dragões foram apontados por Tomás, Belinha e Raul.

O FC Porto ocupa a primeira posição da Zona Norte, com 50 pontos, mais dez do que o Braga, que é segundo.


in "fcp.pt"

SERI ESTREIA-SE NOS CONVOCADOS DO FC PORTO B


A estreia do marfinense Michael Seri é a principal nota de destaque entre a lista de convocados do FC Porto B para o jogo da 21.ª jornada da Segunda Liga, que opõe os Dragões à Naval 1.º de Maio, no Estádio de Pedroso, a partir das 16h00 de domingo.

A convocatória de Rui Gomes regista ainda as entradas de Fabiano, Abdoulaye, Quiño (todos da equipa principal) e Sebá, que provocam ou compensam as saídas de Stefanovic, Anderson, Gonçalo Paciência, Victor Luís e Tozé, que cumpre um jogo de suspensão.

Os 18 convocados: Fabiano e Elói (guarda-redes), Abdoulaye, David, Dellatorre, Diogo, Edú, Fábio Martins, Tiago Ferreira, Frederic, Michael Seri, Mikel, Pedro Moreira, Quiño, Sebá, Sérgio Oliveira, Vion e Zé António.


in "fcp.pt"

O ''querido'' Dragão de Vítor Pereira

Olhado com alguma desconfiança quando foi aposta de Pinto da Costa, Vítor Pereira começou a trilhar o seu caminho numa "cadeira" que fora de «sonho» para André Villas-Boas e que ele nunca podia, fosse em que circunstância fosse, recusar. O técnico aceitou o desafio e acabou campeão na última época.


Agora, segue numa luta com o Benfica na busca do "tri". Se na altura uns diziam que no FC Porto «qualquer um é campeão», outros, por seu lado, acreditavam e valorizavam o trabalho de Vítor Pereira.
Hoje por hoje, o Estádio do Dragão vive em sintonia com o seu treinador que soma já 14 vitórias oficiais consecutivas em casa.
As evidências - ou seja, os números - dizem ainda que Vítor Pereira já leva 42 jogos no campeonato e soma apenas uma derrota (Gil Vicente). De resto, o treinador portista está há 25 jogos consecutivos sem perder.
São números? São, mas como diz Vítor Pereira... «dão muito trabalho».

in "zerozero.pt"

Ganhar para renovar título

FERNANDO E OTAMENDI SÓ PENSAM EM TRIUNFOS


Falta apenas uma semana para Benfica e FC Porto se encontrarem no Estádio da Luz. O clássico do próximo domingo já é tema de conversa há vários dias, mas pelo meio ainda há um jogo da Taça da Liga, diante do V. Setúbal. Ambos para ganhar, como frisaram os jogadores azuis e brancos.

“É muito importante fazer bons jogos e ganhar para estarmos cada vez mais confiantes. Vamos trabalhar esta semana para entrarmos bastante confiantes nos jogos que aí vêm, onde o mais importante será a conquista da vitória”, afirmou o médio Fernando, de 25 anos, aos microfones do Porto Canal.

O defesa-central Otamendi também destacou a importância do triunfo sobre o Nacional, a poucos dias do importante compromisso em casa do Benfica. “Os triunfos são sempre importantes. Estamos bem, no bom caminho, e esperamos manter este ritmo vitorioso”, apontou o argentino, de 24 anos.

O trilho das vitórias é, portanto, essencial para que o dragão volte a festejar o título de campeão. “Queremos chegar ao tricampeonato, o que seria muito importante”, vincou Otamendi. “Ganhar ao Nacional foi importante para seguirmos em busca do título”, disse Fernando.

in "record-pt"

James em risco de falhar o clássico


Avançado colombiano lesionou-se ainda na primeira parte do jogo com o Nacional e está em dúvida para a deslocação ao Estádio da Luz
James Rodríguez lesionou-se este sábado, no encontro com o Nacional (1-0), e está em dúvida para a deslocação ao Estádio da Luz, na próxima jornada (13 de janeiro). 

Suspeita-se que James, que foi determinante na vitória do FC Porto na última visita ao terreno do rival, tenha uma rotura muscular na face posterior da coxa direita. A confirmar-se, o colombiano não poderá defrontar o Benfica.

in "ojogo.pt"

Benfica ataca Edo e PSP, FC Porto queixa-se de falta de segurança


Encarnados apontam o dedo às autoridades e a Edo Bosch, do FC Porto, como os principais responsáveis pelos incidentes no final do encontro deste sábado. Os dragões queixam-se da falta de segurança
Sensivelmente três horas após o final do encontro entre Benfica e FC Porto (4-6), no Pavilhão da Luz, os encarnados emitiram um comunicado em que acusam Edo Bosch, guarda-redes da equipa de hóquei em patins dos dragões, de agredir um adepto que estava junto ao túnel de acesso aos balneários e repudiam a atitude da PSP após o apito final do árbitro.

"No momento em que os atletas do FC Porto abandonavam a pista de jogo, e no seguimento de diversas provocações feitas aos apoiantes benfiquistas pela equipa visitante, o hoquista Edo Bosch agrediu - já junto ao túnel de acesso aos balneários - com o stick um adepto que estava na bancada. Tudo isto perante a passividade de elementos da PSP ali presentes", afirma o Benfica, no seu site oficial.

Os encarnados consideram ainda ser "lamentável a dualidade de critérios" das autoridades, comparando osincidentes deste sábado a "exemplos no Dragão Caixa, ano após ano". 

"É lamentável que as autoridades policiais insistam numa dualidade de critério e de atitude difícil de compreender, atacando os adeptos do Clube no Pavilhão da Luz e fechando os olhos a tantos exemplos de má conduta portista no Dragão Caixa, tendência repetida ano após ano", conclui.

O FC Porto, por sua vez, limitou-se a comentar a O JOGO que "não estavam reunidas as condições de segurança".

in "ojogo.pt"

VITÓRIA NA LUZ DÁ LIDERANÇA NO CAMPEONATO


O FC Porto Império Bonança é o novo líder do Campeonato nacional, com 34 pontos, mais dois do que o Benfica, adversário que os Dragões bateram na Luz por 6-4, este sábado. Como desejava o capitão Reinaldo Ventura, na antevisão da partida, não ocorreram surpresas: os portistas estão habituados a vencer no pavilhão lisboeta, onde já não perdem desde Janeiro de 2009.

No jogo grande desta 13.ª jornada, os Dragões arrancaram uma vantagem de dois golos logo no arranque: Jorge Silva marcou aos seis e sete minutos, na recarga a remates de Pedro Moreira e Reinaldo Ventura. O Benfica chegou ao 2-2, com tentos de Carlos López e Luís Viana, mas Jorge Silva completou um “hat-trick” em cima do intervalo, aos 24, na recarga a um livre directo.

Na segunda parte, em que Edo Bosch esteve em grande na baliza (defendeu dois livres diretos e um penálti), os lisboetas ainda fizeram o 3-3, por Carlos López, mas depois o FC Porto marcou três golos consecutivos e decidiu o destino da partida: Ricardo Barreiros fez o 4-3, aos 32 minutos, na conversão de um livre directo e Hélder Nunes apontou dois (aos 42 e 45), o segundo dos quais de livre directo.

O aproveitamento dos lances de bola parada, que tem sido um problema ao longo da época, foi desta vez muito eficaz. O golo de Diogo Rafael, que estabeleceu o resultado final em 6-4, não foi mais do que o último estrebuchar das “águias”.

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Jorge Silva (3), Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros (1). Jogaram ainda Tiago Losna e Hélder Nunes 

~
in "fcp.pt"

F.C. Porto-Nacional, 1-0 (destaques)


FIGURA: Jackson Martinez
A nomeação já não surpreende ninguém. O colombiano tem o saudável vício dos golos, muitos deles decisivos. Fez mais um, quando a equipa mais precisava. Movimentou-se de trás para a frente e surgiu à frente de todos para cabecear e marcar. Jackson pressente o odor da presa à distância, é um felino insaciável. Aos 42 minutos quase fazia aquele que seria, certamente, o golo da época. Vladan fora da baliza, Jackson a tentar o impossível e o guarda-redes a defender, in extremis para canto. Os seus números já superam os de Radamel Falcao na primeira época de dragão ao peito. Revelador. 

MOMENTO: cabeça de Jackson, minuto 24
A teia do Nacional ganhava consistência, minuto após minuto. O F.C. Porto encontrava dificuldades inesperadas e não criava oportunidades de golo, até Jackson desfazer o nó. Canto de Moutinho, cabeça do colombiano, o F.C. Porto passava a respirar livremente e a ser dono e senhor da partida. 

NEGATIVO: lesão de James
Notícia preocupante para os dragões, a uma semana do Clássico na Luz. James Rodríguez teve uma recaída de um problema muscular e teve de ser substituído ao intervalo. Entrou Steven Defour para a direita do ataque, apesar do belga estar longe de ser um extremo. Sinal de alarme para o F.C. Porto numa altura importantíssima da época. 

Fernando
Primeira parte ótima, a encurtar espaços entre os setores, a recuperar bolas impossíveis e a apoiar o setor da frente numa ou noutra ocasião. Mais posicional no segundo tempo, talvez por imperativos estratégicos. O Polvo continua a ser uma peça obrigatória nos equilíbrios pretendidos por Vítor Pereira. Muito bem na receção e passe, movimentos essenciais na vida de um médio defensivo. 

Danilo
Finalmente solto, finalmente fresco, finalmente confiante. Aproveitou a limitação física de Diego Barcellos para se projetar no ataque, fazer cruzamentos, tabelas, enfim, tudo aquilo que é suposto num lateral direito de uma equipa conquistadora. Tal como Fernando, foi mais contido na segunda parte, até pela presença de Mário Rondón na sua área de ação. 

João Moutinho
Tanto, tanto futebol naquele corpo pequeno. Estimula a circulação de bola, prende quando tem de prender e solta na hora acertada. Marcou o canto que acabou na cabeça de Jackson e em golo mas, mais do que isso, deu o corpo às balas no período mais difícil (o início) e assumiu a babtuta de maestro na hora de elevar a intensidade de jogo. 

Mário Rondón
Quebra-cabeças venezuelano, tanto no centro como na esquerda. Criou perigo em duas situações e, sempre que teve espaço, obrigou a defesa azul e branca a trabalhos forçados. E redobrados. Foi este o jogador que tantas promessas criou nos tempos da Mata Real. 


in "maisfutebol.iol.pt"

“CONTINUAMOS NO NOSSO CAMINHO”


Vítor Pereira considerou que a vitória sobre o Nacional (1-0) deveria ter sido mais ampla. Em conferência de imprensa, após o jogo da 13.ª jornada da Liga, o técnico destacou o facto do adversário se ter apresentado “organizado”, a boa exibição do guarda-redes contrário e a segurança da defensiva portista, que não permitiu grandes oportunidades aos madeirenses.

“Defrontámos uma equipa organizada, que nos defrontou pela terceira vez em pouco tempo, pelo que é natural que corrija erros. Eles foram solidários e nós, com a nossa dinâmica, procuramos encontrar os espaços. Só tenho a lamentar a lesão do James e as ocasiões de golo que desperdiçámos. Depois, também apanhámos um guarda-redes inspirado, que em alguns lances evitou o 2-0, que nos traria tranquilidade para um jogo de melhor qualidade”, resumiu.

O treinador admitiu que a vantagem de apenas um golo colocou a equipa azul e branca “exposta”, mas realçou que o FC Porto “não consentiu nenhuma ocasião ao adversário”: “Fomos consistentes, desperdiçámos algumas oportunidades e o resultado poderia ter sido de 2-0 ou 3-0, o que seria mais justo. Estou satisfeito com os três pontos, continuamos no nosso caminho e na nossa luta”.

A extensão da lesão de James ainda será determinada pelo departamento médico, revelou Vítor Pereira, que preferiu abordar a recepção de quarta-feira ao Vitória de Setúbal (quarta-feira, 17h30), em detrimento do clássico no terreno do Benfica (domingo, 20h15). “Em primeiro lugar vamos ter o Setúbal para defrontar, o que não vai ser fácil e vai determinar a nossa continuidade na Taça da Liga”, declarou.

Em relação ao estado da relva do Dragão, o treinador acredita que ela necessita de “um pouco mais de tempo”. “Acredito que com mais tempo será uma boa relva”, frisou.


in "fcp.pt"

Jackson também tocado: «Senti dores no tornozelo»


Jackson Martínez, avançado do F.C. Porto e autor do único golo dos dragões na vitória sobre o Nacional em declarações à SportTV:
«Queríamos continuar a ganhar, como no ano anterioor, porque o novo ano nada mudou das nossas ambições para esta competição. A saída de James? É um jogador importante, e sente-se quando ele não está, mas Defour entrou muito bem no jogo e a equipa continuou bem. Pressão sobre o Benfica? Nós só pensamos em fazer nosso trabalho, somar os pontos e continuar assim. As queixas físicas? Sim, ao saltar com o Helton senti umas dores no tornozelo, mas o importante foi termos ganho.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Nacional, 1-0 (crónica)


Este F.C. Porto tem uma característica particularmente interessante: a capacidade incomum de camuflar os problemas. Pode acordar mal disposto, sem particular vontade de sorrir para o jogo, mas torneia os fantasmas interiores e faz o que tem a fazer. Normalmente, vence. 


A equipa faz lembrar, de resto, o marido perfeito. Se é que o há. Não é um amante particularmente lascivo, pode ser fácil até identificar um rival mais fogoso mas, lá está, é cumpridor. Lida bem com a monotonia do calendário, adora dormir em casa na almofada fresca.



A personalidade adulta e estável ajuda a explicar o triunfo diante do Nacional. O dragão soube como nunca engolir as limitações criadas no plano ofensivo (Atsu, Kléber, Iturbe, agora James) e geriu as dificuldades com mestria. Até porque, é bom lembrar, no próximo fim-de-semana há duelo contra o maior rival, o insuportável namoradeiro conquistador. 



Boa parte das soluções destes pequenos dramas encontra-se em Jackson. O colombiano é, nos dias que correm, a chave perfeita para sacudir para longe a preocupação. Uma vez mais, teve de ser ele, de cabeça, a acabar com a teoria perfeita do adversário. 



O professor Machado encaixou o meio-campo num puzzle conveniente (Moreno com Moutinho, Revson com Lucho, Mihelic com Fernando), adiou durante mais de 20 minutos os sinais de perigo na sua área, mas lá foi surpreendido com um golo nascido num pontapé de canto. 



Esse momento virou por completo a natureza da partida. Fortaleceu o espírito dos bicampeões e quebrantou a confiança dos insulares. Daí até ao intervalo, o dragão mostrou a sua melhor versão. A versão da equipa feliz da vida, esfusiante, capaz de momentos exuberantes. 



Momentos como o remate de Lucho, aos 34 minutos, após uma receção perfeita no peito. Ou como outro, aos 42, que estaria condenado à eternidade. Vladan fora da baliza, Jackson a arriscar um remate impossível do meio-campo, e Vladan a corrigir a posição a tempo. 



Tudo se preparava para um festim de golos, espetáculo e fogo de artifício. A lesão de James Rodríguez, porém, serviu de desmancha-prazeres. O colombiano teve uma recaída no problema muscular na coxa esquerda e não é líquido que recupere para a Luz.



Vítor Pereira cobriu essa baixa com Defour a extremo, mas o belga não é rápido nem repentista. É um bom jogador, sim, nunca um bom ala. O F.C. Porto sentiu a perda e voltou ao papel do homem pressionado pelos azares da vida: incapaz de ser feliz, mas sempre determinado a que ninguém o saiba. 



O Nacional apercebeu-se dessa fragilidade, fez uma segunda parte muito interessante e chegou a devolver a dúvida ao jogo. Repartiu o jogo, foi corajoso em grande parte deste período e fez com que Helton não se desconcentrasse por um segundo. 



Não é um papel fácil, nem invejado, mas alguém tem de ser o marido ideal no meio desta história. O papel assenta na perfeição a este Porto. Não vive da luxúria e de aparências, é certo. Adora, isso sim, a segurança que a estabilidade de resultados lhe confere. 


in "maisfutebol.iol.pt"