domingo, 16 de outubro de 2011

Yannick Djaló na mira do FC Porto

O FC Porto está particularmente atento à situação de Yannick e, pelo que o Correio Sport apurou, prepara-se para tentar a contratação do jogador já em Janeiro



Aliás, os dragões estão no mercado por dois jogadores para a linha da frente e, pelo que o Sport soube, Pablo Zeballos, avançado paraguaio do Olimpia, também está na lista. O dianteiro de 25 anos está avaliado em cinco milhões de euros.
Quanto a Yannick Djaló, o Sport apurou que o avançado não tinha rescindido com o Sporting antes de assinar pelo Nice. É esta a informação que o clube gaulês tem fornecido e que os leões sempre negaram.
Sem cláusula de rescisão com o Nice, Yannick (de 25 anos) está na expectativa para o mercado de Janeiro e o FC Porto reconhece grande potencial para ser trabalhado no Dragão e explodir, como aconteceu com Silvestre Varela e mesmo Pepe, jogadores que não interessaram ao clube de Alvalade.
Aliás, quando foi consumada a transferência para o Nice, a ideia era a de o clube francês funcionar como um trampolim para voos mais altos. A perspectiva de negócio por Yannick é vista em Alvalade como mais uma machadada no Sporting, que tem visto partir alguns jogadores para triunfarem nos azuis-e-brancos, casos de Moutinho e Quaresma, que foram determinantes em títulos dos actuais campeões nacionais.
Apesar de se sentir feliz no clube francês, o Sport sabe que Yannick deseja jogar ao mais alto nível, num clube de exposição europeia, como é o caso do FC Porto, para relançar a carreira e voltar à Selecção.
A mágoa com que saiu do Sporting, por se se sentir pouco considerado pelos adeptos e dispensável pela SAD, levou-o a pensar que ainda tem muito para mostrar em Portugal.
Além disso, é um jogador a quem Pinto da Costa reconhece muito valor - chegou a marcar dois golos aos dragões que deram ao clube de Alvalade uma Supertaça, no Estádio do Algarve no início da época 2008/2009. Fontes contactadas vincaram que a não inscrição de Yannick no Verão, no Nice, pode enfraquecer a posição dos franceses em Janeiro e reforçar o desejo do FC Porto.
in "correiodamana.pt"

A primeira de Tó Neves


O FC Porto, que vem de uma década contada por títulos sob a direcção de Franklim Pais, venceu (4-1) a Supertaça António Livramento, troféu que conquistou pela 18ª vez e que se traduziu na primeira vitória oficial de Tó Neves como treinador dos dragões.
A vítima foi a Oliveirense, equipa que Tó Neves orientou durante oito anos, e que tinha batido o FC Porto na Taça de Portugal. Desta vez, com José Querido a liderar, a Oliveirense, que recebeu o campeão André Azevedo e o melhor marcador do campeonato Vítor Hugo, a par de Tiago Ferraz e Ricardo Ramos, não foi capaz de travar um FC Porto determinado a superar qualquer obstáculo e que vai somando recordes.
Mesmo com Filipe Santos a recuperar de uma pequena lesão, o decacampeão, que regista dois regressos (Caio e Nélson Pereira) e um novo reforço (Tiago Santos) entrou organizado, dando liberdade aos jogadores mais criativos, como Pedro Gil, quebrou a defesa adversária e explorou bem os pontos fracos da Oliveirense. Na segunda parte falhou três livres directos - mérito de Domingos Pinho - e não aproveitou da melhor forma o power-play, mas soube gerir o jogo com tranquilidade. A Oliveirense também viu Edo Bosch defender três livres directos, mas apesar das tentativas de reagir à desvantagem, que ainda resultaram no golo de Vítor Hugo - situação de dois para um, assistido por Tó Silva -, a equipa de José Querido pecou na finalização. Ao falhar demasiadas oportunidades acabou por deixar mais à vontade o FC Porto, que assim recuperou um troféu perdido na 28ª edição para o Benfica.
No próximo sábado arranca o campeonato, com FC Porto e Oliveirense a defrontarem dois recém-promovidos: Paço de Arcos e Riba d'Ave.

Figura

Caio | Regresso promissor
Num jogo em que a organização colectiva prevaleceu, Caio acabou por deixar a sua marca no regresso ao Dragão. Inaugurou o marcador, após um roubo de bola, e disparou certeiro da meia-distância.

Declarações

Tó Neves, treinador do FC Porto
"Estes jogadores têm muito carácter"
O sucessor de Franklim Pais no comando técnico do FC Porto, Tó Neves, disse que "a primeira parte do jogo teve um ritmo intenso, o qual a equipa não conseguiu manter durante o jogo todo", mas sublinhou que "a vantagem foi bem gerida". O novo treinador dos dragões também não teve dúvidas que os seus jogadores "provaram o favoritismo" e deles disse serem "dedicados, empenhados" e terem "muito carácter". No regresso a um clube em que muitos títulos ganhou como jogador, Tó Neves preferiu desvalorizar a sua primeira vitória no clube do coração, mas, desta vez, como treinador: "Vai ficar na memória, mas mais importante é o brio com que têm trabalhado os meus jogadores, apesar das dificuldades que têm aparecido no dia-a-dia. Estão habituados a ganhar, sabem o sabor da vitória e querem saboreá-la muitas vezes."
José Querido, treinador da Oliveirense
"Sem a felicidade da concretização"
"Entrámos bem, mas o segundo golo marcou-nos. Na segunda parte rectificámos e tivemos a atitude que eu quero que esta equipa tenha. Entrámos no jogo, fizemos o 3-1, mas depois não tivemos a felicidade da concretização. Nunca desistimos. Com trabalho e com melhor finalização, esta equipa pode surpreender."

Histórico

Ano Vencedor
2010/11 FC Porto
2009/10 Benfica
2008/09 FC Porto
2007/08 FC Porto
2006/07 FC Porto
2005/06 FC Porto
2004/05 FC Porto
2003/04 Barcelos
2002/03 Barcelos
2001/02 Barcelos
2000/01 Benfica
1999/00 Benfica
1998/99 FC Porto
1997/98 FC Porto
1996/97 Benfica
1995/96 FC Porto
1994/95 Benfica
1993/94 Barcelos
1992/93 Benfica
1991/92 FC Porto
1990/91 FC Porto
1989/90 FC Porto
1988/89 FC Porto
1887/88 FC Porto
1986/87 FC Porto
1985/86 FC Porto
1984/85 FC Porto
1983/84 FC Porto
1982/83 Sporting

Resumo

FC Porto 18
Benfica 6
Barcelos 4
Sporting 1

in "ojogo.pt"

Campeões a postos


O campeão nacional, FC Porto, estreia-se esta tarde (18h05) na Liga portuguesa ao receber no Dragão Caixa a única equipa que na época passada o fez perder pontos na fase regular, a Académica. A formação de Moncho López foi invencível até à nona jornada, altura em que se deslocou a Coimbra e perdeu por cinco (76-71).
"A Académica foi a única equipa que nos venceu na época passada. No Dragão Caixa, vencemos todos os desafios. É o primeiro jogo e não poderá haver lugar a facilitismos. Teremos que entrar fortes, mostrando o que ambicionamos para esta época, que é renovar o título", afirmou o capitão azul e branco, Nuno Marçal.
E para começar a caminhada em que tentará revalidar o título, nada melhor para o FC Porto do que arrancar em casa, onde, recorde-se, não perde desde o jogo da final do play-off de 2009/10 frente ao Benfica (97-101), a 4 de Junho de 2010.
O Benfica, que perdeu, então, o título para os dragões, depois de um bicampeonato, também arranca hoje (17h15) a sua caminhada, jogando no Barreiro.
Ontem, na primeira ronda o CAB Madeira conseguiu a maior surpresa ao vencer por 90-63 o Guimarães, depois de um terceiro parcial esmagador (23-8).

Resultados - 1ª jornada

CAB Madeira 90 | Vit. Guimarães 63
Ovarense 105 | Barcelos 103
Sampaense 56 | Lusitânia 61
C. Ginásio 64 | Terceira Basket 69

in "ojogo.pt"

Kadu, 16 anos: o mais jovem de sempre no F.C. Porto


O jovem angolano foi suplente utilizado na deslocação ao reduto do Pêro Pinheiro, na 3ª eliminatória da Taça.


Kadu, guarda-redes de 16 anos, acaba de tornar-se o atleta mais jovem a vestir a camisola do F.C. Porto em jogos oficiais. O jovem angolano foi suplente utilizado na deslocação ao reduto do Pêro Pinheiro, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal (0-8).

Aldo Geraldo Manuel Monteiro, vulgo Kadu, completa 17 anos a 30 de Novembro. Bateu, como tal, a marca estabelecida por Sérgio Oliveira a 18 de Outubro de 2009. Na altura, o médio tinha 17 anos, quatro meses e quinze dias.

O Bibota Fernando Gomes completa o pódio. 17 anos, quatro meses e quinze dias. O antigo capitão do F.C. Porto estreou-se a 8 de Setembro de 1974 quando tinha apenas 17 anos, nove meses e 26 dias, num jogo em que os azuis e brancos bateram a CUF por 2-1.

Kadu chegou ao F.C. Porto em 2009, oriundo do Belenenses. Cresceu no Município de Samba, Luanda, Angola. Com 13 anos, rumou a Portugal para prosseguir os estudos e encontrar o seu espaço no futebol.

O guarda-redes esteve meio ano no Belenenses, foi cobiçado por vários emblemas mas acabou por rumar ao clube portista, por intermédio do empresário Luís Alves. Aos 14 anos, já treinava ocasionalmente com o plantel principal, enquanto defendia a baliza dos juvenis.

Entretanto, foi até chamado aos trabalhos da selecção de Angola. Um miúdo entre os grandes. Aposta crescente dos responsáveis do F.C. Porto, Kadu passou a terceiro guarda-redes no início da presente temporada. Esta tarde, 15 de Outubro de 2011, entrou na história do emblema azul e branco.

«Estive no Belenenses 6 meses, no máximo. Durante esse tempo tive convites do Manchester United, Inter de Milão, Benfica e Sporting mas acabei por rejeitá-los a todos. Não quis ir para fora por causa da família. Quanto ao Benfica e Sporting, pelo simples motivo do F.C. Porto ser o meu clube do coração. Sempre foi meu sonho representar o Porto», contou Kadu, numa recente entrevista publicada pelo projecto Imbondeiro.com.



in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa elogia clima festivo da Taça

A hospitalidade das gentes sintrenses agradou ao presidente do FC Porto, que agradeceu a simpatia com que os azuis e brancos foram recebidos. "Quero realçar a hospitalidade com que fomos recebidos aqui, desde o público aos dirigentes e ao presidente da Câmara de Sintra [Fernando Seara]", disse Pinto da Costa, sobre uma partida cujo "resultado era secundário", uma vez que "o importante era passar a eliminatória". Acrescentou o dirigente: "Foi uma festa bonita e isso é que é verdadeiramente a Taça de Portugal." Curiosa foi a resposta de Pinto da Costa quando questionado sobre a possibilidade de oferecer ao Pêro Pinheiro a fatia de receita do jogo respeitante ao FC Porto. "Ninguém nos solicitou isso, mas é uma questão que nem se coloca porque o FC Porto é uma SAD e não posso dar uma coisa que não é minha", disse o presidente dos dragões.


in "ojogo.pt"

Walter "Tenho trabalhado para estes momentos"


Talhado para a Taça de Portugal, Walter conseguiu melhor ontem do que há um ano (16 de Outubro de 2010), quando se estreou a marcar pelo FC Porto, com um hat trick ao Limianos, então também na III Divisão. O avançado está diferente. Vive dias felizes, depois de duas titularidades consecutivas e da melhoria do estado de saúde da filha. E tratou de agradecer a Vítor Pereira. "Tenho sentido a confiança do treinador. Tenho treinado forte e por isso estou bem", respondeu, a propósito do inédito "póquer" na carreira.
O jogo foi muito fácil, mas o brasileiro recusa escudar-se na fragilidade do adversário. "O FC Porto é que torna os jogos fáceis. Tivemos a felicidade de marcar cedo", afirmou. "Fiz um bom jogo, mas tenho trabalhado para ter momentos como este, porque um atacante vive de golos", prosseguiu, explicando os cinco golos em dois jogos. Aliás, desde que chegou ao Dragão, o brasileiro só foi titular em 11 jogos e, nessa condição, marcou... 12 golos (de um total de 15)
Segue-se o APOEL, mas Walter terá de ficar de fora, por não estar inscrito na Liga dos Campeões. "É triste não poder jogar na Champions, mas o mais importante agora é que o FC Porto fez um bom jogo", resumiu, a concluir.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira "Bem servidos de avançados"


Walter fez quatro golos, mas, por entre elogios ao Bigorna, Vítor Pereira fez questão de lembrar o outro avançado que ficou no Porto a recuperar de lesão e o único disponível para atacar a Champions. "O Walter está bem, está num bom momento, mas o Kléber também tem muita qualidade. Estamos muito bem servidos de avançados", assegurou, desvalorizando a ausência do Bigorna da lista europeia. "Não estou preocupado com a Liga dos Campeões, acredito que o Kléber vai dar uma boa resposta", frisou, insistindo nos elogios ao avançado que ontem marcou metade dos golos da equipa. "A confiança do Walter surge com os golos. Quando se marca, vai-se estabilizando e pondo o valor individual ao serviço do colectivo. É um jogador que tem golo, é um finalizador, um goleador, e vai ajudar-nos muito", considerou.
Ainda no plano das apreciações, o treinador falou sobre os dois reforços que se estrearam, Alex Sandro e Iturbe: "São jovens, têm talento e, com o tempo, vão acrescentar qualidade. Quando se é jovem e se chega de campeonatos como os sul-americanos, é natural que haja dificuldades. Este clube tem tradição de integrar jovens talentos de forma correcta, sem queimar etapas", explicou.
Ponto final nas questões de pormenor, Vítor Pereira falou, então, de um jogo em que, admitiu, não pensou que o resultado seria tão avolumado. "O primeiro golo [que surgiu por Defour aos 30'] foi a chave do jogo pelos espaços que permitiu abrir", considerou. "Fundamentalmente, foi um jogo sério da nossa parte, houve grande aplicação dos jogadores. A equipa correspondeu bem e estou satisfeito com todos", acrescentou. Apesar dos números gordos, o treinador portista deixou uma palavra de apreço à equipa da casa. "O jogo adivinhava-se difícil, até pelo estado do terreno, que não é de fácil adaptação, e ainda pelo grande entusiasmo dos jogadores do Pêro Pinheiro, que dignificaram o clube", concluiu.

in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um


A ESTRELA

Walter 8
Quatro goladas para aliviar a sede

Está de volta a tempo inteiro o goleador em "part-time" do FC Porto, depois de ter jogado e marcado contra a Académica na ausência de Kléber. A Taça de Portugal alivia a sede de golos de um goleador de estilo pouco ortodoxo, acolchoado e atarracado, que ontem fez um 'póquer' e deixou outras tantas ameaças à baliza de Marco Pinto. Dos oito golos do FC Porto, marcou quatro e esteve em mais dois, assistindo Defour no primeiro, rematando no sexto para defesa de Marco Pinto, que sacudiu para Djalma recarregar. Vai voltar a encostar, porque não está inscrito na Champions, jogo em que Kléber deve regressar, mas afastou pelo menos aquela nuvem cinzenta que pairava sobre ele e que o impedia de brilhar.

Bracali 5
Não teve qualquer defesa para fazer, o que diz muito das limitações do Pêro Pinheiro.

Sapunaru 6
Sem dificuldades a defender, esteve concentrado, dobrando os seus companheiros quando necessário e ainda se envolveu num par de jogadas de ataque.

Maicon 6
Actuou numa posição ligeiramente recuada em relação a Mangala e evidenciou-se pelo seu jogo de cabeça, ganhando todos os lances aéreos sem dificuldades.

Mangala 6
Esteve mais em jogo do que o parceiro do eixo da defesa e não deu espaços a Nuno Almeida. Sóbrio e atento, cortando alguns lances em antecipação, Mangala mostrou classe, ainda que tenha arriscado em demasia, numa ou noutra jogada, apesar de dar sempre a sensação de ter tudo controlado.

Alex Sandro 6
Estreou-se com a camisola do FC Porto e mostrou dinâmica, boa colocação em campo e capacidade para se envolver mais e melhor em jogadas de ataque pelo seu flanco. A rever com oposição ofensiva mais exigente, apesar de não haver dúvidas de que terá argumentos para dar luta pela posição.

Souza 6
Jogou como médio mais recuado, no lugar de Fernando, e transmitiu segurança, cobrindo bem a sua zona de acção e entrando aos lances com determinação, impedindo muitas vezes a construção do Pêro Pinheiro.

Belluschi 7
Mostrou toda a sua arte no lance do segundo golo, ultrapassando dois adversários antes de picar a bola para a cabeça de Walter. Percebeu que Djalma estava nas suas costas e desequilibrou a defesa no quarto golo, isto antes de abrir uma avenida para isolar Varela, no sétimo. Que mais se podia pedir a este pequeno/grande jogador?

Defour 7
Abriu o caminho da goleada (30'), quebrando a resistência do Pêro Pinheiro, mas podia ter marcado mais um, não fosse a trave da baliza de Marco Pinto (75'). De resto, serviu Walter para o último golo, depois de ter contribuído com um bom passe no lance do sexto. Pode não ter estado tão brilhante como noutros jogos, mas cumpriu largamente.

Iturbe 6
Lesionou-se na estreia, mas ainda foi a tempo de fazer a diferença em dois golos. No terceiro ganhou a bola e serviu Djalma; no quarto serviu Belluschi para uma finta de corpo decisiva no lance. Nota-se que está sem ritmo e procura confiança para se sentir mais à-vontade.

Djalma 7
Estava a precisar de um jogo assim para sacudir algum azar que o tem impedido de brilhar mais. Marcou dois golos, fez duas assistências preciosas em mais dois e jogou sem complexos no ataque, cotando-se como um dos melhores jogadores dos azuis e brancos.

Varela 6
Entrou para o lugar de Iturbe e marcou um golo importante para ganhar confiança, ele que tem tido um rendimento intermitente esta temporada. Envolveu-se muito bem na tabelinha que permitiu o remate de Defour à trave (75').

Rodríguez 5
Entrou para o lugar de Djalma de forma a refrescar o ataque, mas não trouxe nada de novo.

Kadú 5
Estreia histórica, com cerca de dez minutos em campo, sem fazer uma defesa.

in "ojogo.pt"

Dragão triturou pêro doce


A lei do mais forte imperou e o FC Porto segue em frente na Taça com uma vitória gorda construída sem precisar de carregar no acelerador. Walter assinou um póquer, dando mais um sinal para o banco de que é uma boa alternativa a Kléber, ainda a recuperar de um problema no ombro. E quarta-feira volta a Liga dos Campeões, mas o Bigorna não está inscrito…
O Pêro Pinheiro resistiu meia hora, período em que procurou trocar a bola, mas, feitas as contas, chegou ao fim sem efectuar um único remate na direcção dos postes. A história do jogo cruza-se inevitavelmente com Iturbe, em quem estavam concentradas as atenções na estreia em solo nacional do reforço que mais expectativa criou nos adeptos portistas. O miúdo do corte de cabelo exuberante e das botas amarelas estranhou a dureza e a temperatura elevada do relvado, demorando meia hora para aparecer. Foi mais ou menos o que o que o FC Porto teve de esperar para o erro fatal do Pêro Pinheiro. Ironia do destino: o erro saiu dos pés de Rui Janota, o filho do treinador e neto do presidente do clube, uma traição que o povo da capital do mármore certamente saberá perdoar. Um passe mal medido permitiu uma transição rápida para Defour abrir as hostilidades. Começava aqui a goleada que só acabou nos descontos, quando Walter fez o 8-0.
Foi após esse primeiro golo que apareceu Iturbe em jogo. Em cerca de 15 minutos, o pé esquerdo do mini-Messi mostrou-se, finalmente, em território nacional, deixando boas indicações para o que aí vem. Os terceiro e quarto golos, assinados por Walter e Djalma, nasceram de lances semelhantes em que Iturbe procurou zonas centrais do terreno e abriu a defesa contrária. Antes de Walter fazer o quinto - nos descontos da primeira parte -, Iturbe disputou um lance no meio-campo e caiu mal, apoiando o cotovelo esquerdo no tapete artificial. Não recuperou das dores e ficou no balneário, deixando água na boca aos adeptos portistas e poucos motivos de interesse numa partida que estava mais do que resolvida.
Sobrou Alex Sandro entre as estreias no Dragão, num onze sem surpresas que permitiu poupar os internacionais para o jogo com o APOEL e dar minutos a quem tem reclamado por isso. O lateral-esquerdo esteve bem, sobretudo a atacar, não tendo sido colocado à prova nas zonas mais recuadas do terreno. Essa avaliação terá de ficar para outra altura. O FC Porto voltou a entrar lento, mas as pernas dos jogadores do Pêro Pinheiro por essa altura davam sinais de fraqueza e só foi preciso aproveitar as crateras na defesa da casa para engordar o marcador… da equipa e da conta pessoal de Walter, que assinou metade da produção. Varela também facturou e Djalma teve tempo para bisar.
Após o 7-0, o Pêro Pinheiro deu, finalmente, um ar da sua graça, conquistando três cantos seguidos, mas sem aquecer uma única vez as luvas de Bracali e, depois, de Kadú. Os números finais são pesados para o brio e entrega dos donos da casa, mas não o suficiente para manchar um dia histórico, o dia em que o campeão nacional e vencedor da Liga Europa visitou a terra e o estádio rebentou pelas costuras. Houve festa da Taça, sim senhor, mas sem espaço para surpresas porque o dragão mostrou que está muito empenhado

in "ojogo.pt"