quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Brasil: Hulk titular


Vitória do «escrete» no México, por 2-1


O Barsil venceu esta madrugada o México por 2-1, em Torreón, numa partida de preparação para o Mundial 2014.

O jogo começou da pior da maneira para os brasileiros. Aos dez minutos, o ex-benfiquista David Luiz, hoje no Chelsea, fez um autogolo. Cruzamento de Barrera, «carrinho» do defesa e guarda-redes enganado.

Aos 16 minutos Hulk, desta vez titular, encantou ao deixar Neymar isolado. O passe do avançado portista foi de calcanhar, mas o jogador do momento no Brasil desperdiçou.

Hulk estava entre os mais mexidos do lado brasileiro e os remates de longe entusiasmavam. No entanto, a situação iria piorar para Mano Menezes. Num minuto (44) dramático, o Brasil perdeu Daniel Alves, por cartão vermelho, e teve um «penalty» contra. Por sorte Guardado permitiu a defesa do guarda-redes Jefferson e o intervalo chegou com a desvantagem de apenas um golo.

O Brasil mexia (Hulk perdeu o lugar para Jonas, aos 80 minutos, e Elias, do Sporting, substituiu Neymar aos 88), mas era o México quem criava perigo. Até que Ronaldinho Gaúcho reapareceu (não marcava na selecção desde 2007!) e assinou o empate. Foi de livre directo e no final da partida o camisola «10» salientou o «sabor especial» de um golo assim, tanto tempo depois.

O golo, aos 34 minutos da segunda parte, incomodou os mexicanos. Experiente, o Brasil aproveitou e o lateral do Real Madrid, rematou em força para o 2-1 a sete minutos fim.

Grande vitória do Brasil, sobretudo nas circunstâncias difíceis que teve de enfrentar. O México não perdia há 14 jogos.



in "maisfutebol.iol.pt"

Rui Barros quer ver mais luso-descendentes na seleção


Rui Barros distinguiu-se ao serviço do FC Porto.

Rui Barros quer ver mais luso-descendentes na seleção
O ex-futebolista português Rui Barros apelou hoje aos jovens luso-venezuelanos a manterem-se ligados às suas raízes portuguesas, manifestando querer ver mais luso-descendentes na seleção de Portugal.
«Estou esperançado em que os nascidos cá na Venezuela vão representar a nossa seleção. Espero que ainda haja mais jogadores luso-descendentes representando a nossa seleção, que haja mais gente da Venezuela [como Danny] a jogar na nossa seleção», disse.
Rui Barros está na Venezuela, a convite da direção da Filial 43 do FC Porto, que no último domingo celebrou o 12.º aniversário, com uma festa que reuniu mais de 600 pessoas, no Centro Português de Caracas. 
Em declarações à agência Lusa, explicou que os jovens têm as suas vidas na Venezuela, «mas nunca devem deixar de lembrar e de ser também portugueses».
«É importante estarem ligados às suas raízes», sublinhou, deixando também a mensagem para a comunidade portuguesa local de que continuem a manter a «amizade, carinho e solidariedade» que manifestam, sublinhando o facto de substituírem a rivalidade desportiva pela convivência.
Por outro lado elogiou a estrutura e dimensão do Centro Português de Caracas e congratulou-se com o anúncio feito pelo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, através de uma mensagem em vídeo, de que aquela filial será galardoada este mês com Dragão de Ouro.
«Esta casa (filial do FC Porto), na Venezuela, é merecedora, é uma coisa extraordinária aquilo que fazem a milhares e milhares de quilómetros do nosso país», disse Rui Barros.
O presidente da núcleo local do FC Porto, Sílvio dos Santos, explicou aquela filial surgiu em 1994, por iniciativa de um grupo de quatro amigos.
«Éramos um grupo reduzido, começámos a organizar a festa de São João e de São Martinho. Em 1999 trouxemos uma grande figura como o Fernando Gomes. A nossa aposta era ter aqui uma associação social sem fins de lucro com os objetivos de manter e promover as nossas tradições e costumes», explicou.
Aquele responsável revelou que, tendo em conta que Pinto da Costa «é o dirigente desportivo com mais títulos do mundo, que nos últimos 30 anos conseguiu mais de 360 conquistas, em todas as modalidades», os portistas da Venezuela «tomaram a iniciativa de o propor para os recordes do Guiness Book».
«Conseguimos as verbas e estamos à espera que analisem a proposta e nos deem uma resposta», frisou.
in "sapodesporto.pt"

Inter sonha com Hulk em janeiro

SEGUNDO AVANÇA O JORNAL "TUTTOSPORT"



O jornal italiano “Tuttosport” refere esta quarta-feira que o avançado portista Hulk é a grande prioridade do Inter de Milão para reforçar o ataque da equipa na reabertura de mercado em janeiro.
Depois da partida de Samuel Eto’o para o Anzhi da Rússia, os nerazzurri contrataram Forlán e Zárate para substituir o avançado camaronês, mas os dirigentes do clube italiano não parecem estar satisfeitos com o rendimento de ambos e procuram alternativas no mercado.
Hulk, de 25 anos, tem uma cláusula de 100 milhões de euros e, talvez por isso mesmo, a imprensa italiana escreva que o avançado brasileiro é “sonho” do Inter para reforçar a equipa.
~in "record.pt"

Portistas vão requerer abertura do processo do túnel

ACUSADOS DE OFENSA À INTEGRIDADE FÍSICA



Os cinco jogadores do FC Porto acusados pelo Ministério Público de agressões a dois seguranças no estádio da Luz, após um jogo com o Benfica, vão requerer a abertura da instrução do processo, disse esta quarta-feira à Agência Lusa, fonte próxima da defesa.
Os brasileiros Helton e Hulk e os uruguaios Fucile e Cristian Rodriguez são acusados de um crime de ofensa à integridade física simples, enquanto o romeno Sapunaru é acusado de dois, após o jogo da 14.ª jornada da Liga de 2009/10, disputado a 29 de dezembro de 2009.
O Ministério Público considerou provadas as agressões, a soco e pontapé, aos assistentes de recinto desportivo, Sandro Correia e Ricardo Silva, incorrendo os jogadores numa pena de prisão até três anos, embora a acusação considere que a pena aplicável a Sapunaru - acusado de dois crimes - não deverá ser superior a cinco anos, porque não possui antecedentes criminais e a sua conduta "não produziu consequências especialmente graves nos ofendidos".
No entanto, fonte próxima da defesa dos jogadores revelou que vai ser requerida a abertura de instrução, para que um juiz avalie se o caso tem elementos que justifiquem que o processo siga para julgamento. Os prazos começam a decorrer só depois de notificados os jogadores, o que ainda não se verificou.
A mesma fonte defende que "os jogadores nunca poderão cumprir pena de prisão efetiva" por esse crime.
"O próprio despacho do Ministério Público, ao reconhecer que os jogadores não têm antecedentes criminais e que, por isso, não podem ser condenados a penas de prisão superiores a cinco anos, limita os poderes do tribunal", explica. "E se a pena de prisão só pode ser até cinco anos, isso significa que será sempre uma pena suspensa".
No âmbito do mesmo caso, Hulk e Sapunaru, deduziram segunda-feira acusação particular contra Sandro Correia, por injúria qualificada.
A Lusa teve acesso ao documento que os advogados dos jogadores enviaram ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, e nesse pode ler-se que, no túnel de acesso aos balneários do estádio da Luz, Sandro Correia terá ofendido os futebolistas, conseguindo destacar-se no grupo de stewards "pela agressividade e tom que imprimia às palavras".
Citando várias expressões orais classificadas como "ofensivas, em elevado grau, da honra e consideração" dos jogadores, lesando-os enquanto "profissionais de futebol e enquanto pessoas", a defesa de Hulk e Sapunaru alega que "tais comportamentos são inadmissíveis, em qualquer cidadão e muito menos em alguém que desempenha funções de segurança".
Para a defesa, Sandro Correia sabia que, "pelo momento e meio escolhidos, e pelo estado psíquico dos visados" - "extremamente desanimados, frustrados e com um sentimento de grande desilusão" após a derrota por 1-0 frente ao Benfica - as ofensas verbais "teriam, como efetivamente tiveram, projeção nas pessoas que ali se encontravam".
As expressões proferidas ter-se-ão revestido de "caráter ainda mais danoso pelo facto de terem sido ouvidas por um conjunto difuso de pessoas", pelo que, "sendo lesivas do bom nome e consideração" dos jogadores, lhes causaram "desgosto, revolta e acabrunhamento".
No plano desportivo, a Comissão Disciplinar CD da Liga suspendeu o avançado Hulk por quatro meses e o defesa Sapunaru por seis meses, tendo arquivado um processo movido ao guarda-redes Helton.
Em 24 de março de 2010, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, para o qual os jogadores recorreram, alterou os castigos de Hulk e Sapunaru, reduzindo as penas para três e quatro jogos, respetivamente.
in "record.pt"

Tetra inédito

RECORDE AO ALCANCE DO DRAGÃO



O FC Porto começa, este sábado, a defender um título que conquistou consecutivamente nos últimos três anos. A Taça de Portugal fixou-se na Invicta e uma nova vitória na edição desta época garantirá a entrada direta do FC Porto no livro dourado dessa competição federativa.
Na história da prova, apenas o Benfica conseguiu vencer a Taça em quatro edições consecutivas, mas esse é um recorde que está, agora, ao alcance da equipa campeã nacional e que, a ser atingido, será algo inédito no palmarés portista.
in "record.pt"

Multas à saída do túnel


Hulk, Sapunaru, Helton, Fucile e Cristian Rodríguez foram formalmente acusados pelo Ministério Público do crime de ofensa à integridadade simples, na sequência dos incidentes no túnel da Luz, em jogo disputado com o Benfica no final de 2009.
O artigo 143º do Código Penal fala de uma pena de multa ou até três anos de prisão, mas este último é um cenário que praticamente não se coloca. No máximo, e caso os cinco jogadores do FC Porto sejam presentes a julgamento - o que está longe de ser um dado adquirido -, serão punidos com uma multa pecuniária. Esta é a convicção da defesa dos jogadores e de outros especialistas em direito penal que ontem consultámos.
A acusação foi produzida após investigação do DIAP e os arguidos podem agora contestar a mesma e apresentar provas de defesa. Já foi requerida a instrução e, no fim desta fase processual, o juiz determinará se o caso segue para julgamento.
No documento acusatório, produzido depois de ouvidas 15 testemunhas e após recurso às imagens de videovigilângia, uma fotografia e documentação clínica, são consideradas provadas as agressões a Ricardo Silva e Sandro Correia, stewards de serviço nessa noite, mas também algumas acções provocatórias dos ditos agredidos. "Essa atenuante e o facto de serem réus primários, deve levar a aplicar pena de multa. De forma geral, se entender que a pena de multa preenche os requisitos, o juiz pronuncia-se quase sempre por uma pena que não prive da liberdade. Mas também pode haver suspensão da pena de prisão", explica-nos o jurista José Manuel Meirim.
Segundo a acusação, Sapunaru agrediu Sandro Correia e Ricardo Silva com um soco. Hulk terá feito o mesmo ao primeiro, atingido também na virilha por um pontapés de Helton. Fucile e Cristian Rodríguez terão desferido socos em Ricardo Silva, que ficou com dores fortes e hematomas. Sandro Correia terá até ficado impedido de trabalhar durante nove dias.
As agressões terão começado quando os dragões se travaram de razões com a equipa de arbitragem liderada por Lucílio Baptista. Os stewards formavam um cordão de segurança que separava as partes e daí os confrontos. É importante referir que também os jogadores do FC Porto interpuseram uma acção judicial contra Sandro Correia e Ricardo Silva.
Por ter sido o único a agredir os dois seguranças (dois crimes), Sapunaru incorre numa pena superior, que pode ir até cinco de anos de prisão, já que o cúmulo não é igual à soma das partes.

Uma novela em oito episódios

20/12/2009
Jogo entre Benfica e FC Porto no Estádio da Luz. No final e no túnel de acesso aos balneários, há uma confusão que resulta na agressão de Hulk e Sapunaru a dois stewards. Na sequência disso, Sandro Correia e Ricardo Silva (os stewards) apresentam uma queixa civil contra os portistas.

22/12/2009
Hulk e Sapunaru são suspensos preventivamente pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes. Além do processo civil que os stewards abrem, o caso vai ser também ser averiguado a nível desportivo.

31/12/2009
A SIC transmite imagens do túnel, onde se vê que Helton, Fucile e Cristian Rodríguez também estiveram na confusão. Os seus nomes juntam-se ao processo desportivo, mas já estavam no civil.

25/01/2010
O despacho de acusação do processo resultante da instrução comprova agressões várias dos jogadores do FC Porto, mas também responsabiliza os assistentes do Benfica de provocação verbal.

19/02/2010
A Comissão Disciplinar da Liga pune Hulk com com quatro meses de suspensão e Sapunaru com seis meses. Helton, Fucile e Cristián Rodríguez não sofrem qualquer castigo.

09/03/2010
O FC Porto decide recorrer para o CJ da FPF no sentido de que as penas sejam reduzidas. O argumento é que a ordem jurídica confunde as forças de segurança com os assistentes de recinto desportivo.

24/03/2010
O CJ da FPF valida o recurso dos dragões e reduz a pena de Hulk e Sapunaru para três e quatro jogos. Os dois podem regressar imediatamente à competição. Sem recursos, o processo desportivo fica arquivado.

27/09/2011
O Ministério Público acusa Hulk, Sapunaru, Helton, Fucile e Cristian Rodríguez do crime de ofensa à integridade física simples de Sandro Correia e Ricardo Silva, que pode ir até 3 anos de prisão.

Dúvidas desfeitas

1 Em que fase se situa o processo e quais são os passos que se seguem até um desfecho final?

Ainda falta muito para que possa haver julgamento, se é que o vai haver. Neste momento há um despacho de acusação que será presente ao juiz de instrução. "Esta acusação está sujeita ao crivo do juiz. Se concordar com a acusação, então vamos para julgamento. Mas há a possibilidade de os arguidos abrirem instrução para debater a matéria de acusação e tentarem evitar o julgamento. É quase sempre isso que acontece. Finda a instrução, o juiz volta a decidir se há ou não matéria para julgamento", explica o jurista José Manuel Meirim.


2 A pena de prisão é recorrentemente utilizada em casos deste género? É uma possibilidade real?

A possibilidade existe mas é altamente improvável. O facto de serem desportistas não diferencia o caso de uma ofensa à integridade simples praticada por qualquer outro civil. E, na esmagadora maioria destes casos, os réus são punidos com multas pecuniárias. "Ao contrário do que diz a primeira página do Correio da Manhã , o DIAP não pede três anos de prisão. O DIAP pede a aplicação da lei, que fala de prisão até três anos, pena suspensa, ou uma pena de multa. E este último até é o desfecho mais provável", completa José Manuel Meirim.


3 Que consequências para as suas vidas civis e desportivas poderá ter uma eventual pena suspensa de prisão?

Nenhuma. Os cinco jogadores poderão continuar a jogar em Portugal ou no estrangeiro, em competições nacionais ou internacionais, sem qualquer tipo de restrição, da mesma forma que aconteceu até aqui na qualidade de arguidos. "A única coisa que essa pena exige é a não prática dos crimes previstos para que essa prisão se torne operativa. Os jogadores ficariam num regime de prova", explica José Manuel Meirim. Assim, e com excepção da pena de prisão, que muito dificilmente se aplicará, todos manterão uma vida perfeitamente normal.

in "ojogo.pt"

Guarín eficiente numa injecção de moral

Uma certeza para Vítor Pereira: amanhã recebe dois jogadores de peito cheio no Olival. James foi brilhante, Guarín foi eficiente, impondo dimensão física ao meio-campo num duelo de muita luta e muito pulmão. O médio também teve participação ofensiva relevante, construindo a primeira grande ocasião de golo, desperdiçada por Pabón aos 22'. Substituído aos 70', Guarín marcou pontos para entrar de vez num ciclo mais afirmativo do que aquele que pautou o seu arranque de época. E esse é um trunfo tremendo para os portistas, que terão três jogos muito importantes no Dragão após a deslocação ao terreno do Pêro Pinheiro.


in "ojogo.pt"

James com estreia nota 10 é o novo herói colombiano


James e mais dez. É desta forma que os media colombianos resumem o show do esquerdino do FC Porto em La Paz, numa exibição tão retumbante que esgotou todos os adjectivos. Estreante a titular e logo no arranque de uma fase de apuramento para um Campeonato do Mundo, James Rodríguez empurrou a Colômbia para uma importante vitória na Bolívia. O portista foi inesgotável a mais de 3600 metros de altitude, não acusando minimamente as expectativas nem as raras condições da capital boliviana, onde o ar rarefeito é inimigo de quem tem a missão de carregar uma equipa às costas.
Foi o que James fez, sendo unanimemente considerado o melhor em campo na primeira vitória de sempre da Colômbia naquele país em jogos de apuramento para fases finais de Mundiais. Com duas claras oportunidades de golo - negadas pelo guarda-redes Vaca - e muitos passes de morte que Pabón, sobretudo, não soube concretizar, James pautou todo o futebol ofensivo da equipa agora orientada por Leonel Álvarez e iniciou o lance decisivo. Com golos de Pabón e de Falcao (saído do banco), a Colômbia fez a festa e elevou o novo craque à categoria de herói.

O baile do debutante

> CAMISOLA 5
James era o número 10, para além de capitão, da selecção de sub-20. Essa é uma camisola que, para já, tem dono na equipa de Leonel Álvarez (Gio Moreno, que até foi suplente). Por isso, James cortou o seu número pela metade, mas não dividiu a sua qualidade de jogo.

> ESCONDERIJO
Com Falcao no banco, a estratégia do treinador assentou num sistema em 4x1x4x1, saindo James do lado esquerdo do quarteto do meio-campo. Um ponto de partida, já que o portista se destacou na organização do jogo, reclamando a batuta e dirigindo o futebol ofensivo da equipa.

> GOLO AQUI TÃO PERTO
Aos 23' e aos 59', James Rodríguez esteve muito perto de marcar. Era a cereja no topo do bolo para a estreia pela selecção de um jogador que está a ganhar grande impacto na finalização. No FC Porto, soma 11 golos em 38 jogos, superando já os 10 tentos que tinha conseguido pelo Banfield, mas em 50 partidas oficiais.

> TÉCNICO RENDIDO
Também ele um estreante, o seleccionador Leonel Álvarez rendeu-se ao jovem que lançou em La Paz. "O James fez um grande jogo, imenso, só lhe faltou o golo. Mas a Colômbia não pode ser só um jogador", alertou...

> LOUCURA NO TWITTER
Celebridades, jornalistas, ex-jogadores ou adeptos absolutamente anónimos. James foi um fenómeno no relvado com repercussão nas redes sociais. No Twitter, o seu nome multiplicou-se por comentários sempre elogiosos. "És o nosso 10", "um senhor jogador" ou "de longe o melhor", lia-se...

in "ojogo.pt"