quarta-feira, 28 de março de 2012

EM BUSCA DA TAÇA EM TAVIRA

Apesar de dominar o andebol nacional há três anos, o FC Porto Vitalis já não conquista a Taça desde 2007 (vitória sobre o Benfica por 19-18). Tiago Rocha foi o herói desse encontro e recorda-o ao www.fcporto.pt, na véspera da viagem para Tavira, onde os Dragões defrontam este sábado (18h) o Madeira SAD, na disputa de um lugar na final.

Tiago Rocha elege a final da Taça de 2007 como o encontro mais marcante da sua carreira. O FC Porto perdia por 17-11 a cerca de 16 minutos do fim e o pivô foi o autor dos dois últimos tentos, que permitiram a reviravolta no marcador. "Foi um jogo em que conseguimos recuperar nos últimos minutos. Marquei o golo da vitória, o mais importante da minha carreira. Foi uma luta contra a defesa do Benfica e acabei o lance com a camisola toda rasgada, mas trouxemos a Taça", relembra.

Desde então, o troféu não voltou ao Dragão, mas o número 17 do FC Porto Vitalis acredita que a equipa está preparada para contrariar esse jejum. "Estamos a trabalhar bem e temos vontade de trazer a Taça para casa. Penso que temos tido um bocadinho de azar. Ainda no ano passado estávamos a ganhar por seis golos na meia-final, frente ao Benfica, mas levámos três vermelhos, o que é um bocadinho inexplicável", explica o pivô azul e branco.

Inexplicável parece ser também o facto do FC Porto nunca ter conquistado a "dobradinha". Apesar de somar 16 campeonatos e sete Taças, nunca as duas conquistas se "cruzaram" na mesma temporada. "Queremos muito a 'dobradinha'. Propomo-nos a ganhar todas as competições em que estamos inseridos e queremos quebrar essa espécie de malapata. Estamos a trabalhar para que isso aconteça".

Para chegar ao encontro decisivo (a prova disputa-se num sistema de "final 4", com os jogos concentrados no mesmo fim-de-semana, em Tavira), há que ultrapassar primeiro o Madeira SAD. "Eles têm um conjunto de bons jogadores, bastante jovens, que não têm muita experiência mas que são muito organizados. Além disso têm um contra ataque muito rápido", detalha Tiago Rocha. O adversário da final é um assunto para mais tarde: "Quero que o FC Porto chegue lá, independentemente do adversário ser o Sporting ou o Belenenses [que disputam a outra meia-final]. Eles que lutem entre eles, nós vamos lutar para assegurar o nosso lugar".

No campeonato, os Dragões estão em primeiro lugar, com mais sete pontos do que Sporting e Benfica (que têm menos um jogo). Nas próximas jornadas, a equipa portista vai defrontar os adversários directos, mas Tiago Rocha prefere pensar nisso apenas na próxima semana. "Vão ser encontros bastante competitivos. Como estamos na fase final, todas as equipas estão no máximo. Mas, neste momento, a concentração está toda na Taça de Portugal", assegura.



in "fcp.pt"

Helton baterista: «Pinto da Costa dizia que não me ouvia»

Brasileiro explica como começou a paixão pela música, ainda no centro de estágio do Vasco da Gama


Não é de agora que se sabe que Helton é homem de duas paixões: futebol e música. O guarda-redes do F.C. Porto já há muito deu a conhecer a sua vertente musical que já não se limita ao cavaquinho que leva para os estágios. Na banda H1, Helton é o baterista. Mesmo que até não saiba...tocar nada.

«Na verdade eu não sei tocar nada, vou metendo a cara. O pessoal tinha a banda e dizia-me que só faltava o baterista, para eu ir e tocar. É igual ao futebol, falta sempre o guarda-redes e dizem: Vai lá, é você!», brincou o portista, em entrevista ao «Globoesporte». 

A prioridade, ainda assim, são os relvados. Pelo menos até pendurar as luvas. «A própria banda sabe que minha prioridade é meu trabalho profissional. Mas tenho um amigo, o Pedrinho do Recife, que ajuda e assume quando temos um show próximo da data de um jogo importante», explica.

No F.C. Porto para além de companheiros tem seguidores na música. Hulk, por exemplo, é fã assumido e já disse que Helton é tão bom na bateria como na baliza. «Ele diz isso porque é meu amigo», justificou Helton. 

Quem também gostou do que viu quando assistiu ao primeiro concerto de Helton foi...Pinto da Costa. «Ele já conhecia essa minha façanha. Eu levava sempre o cavaquinho e o violão para os estágios, mas ele brincava comigo, dizia que nunca ouvia o som. Sempre fui discreto, tocava no meu quarto. Depois do concerto na Casa da Música ele disse que ficou surpreso por me ver na bateria e disse que só faltou colocar as luvas», contou. 

O guardião pensa em investir na música depois de terminar a carreira no futebol e lembra como tudo começou. De forma pouco comum. 

«Começou tudo no Vasco. Eu morava no centro de estágio e o estádio estava em obras. Um rapaz que trabalhava lá pediu-se uma camisola minha e ofereceu-me em troca um pandeiro. A partir daí comecei a interessar-me mais pela música», explicou. E o bichinho pegou. 


in "maisfutebol.iol.pt"


"EU CUMPRIMENTEI O HULK!"

A mais recente edição do Campo de Férias de Páscoa da Dragon Force começou esta segunda-feira, no Vitalis Park, e ao terceiro dia de actividades, destinadas a crianças entre os seis e os 14 anos, os pequenos Dragões fizeram uma visita guiada ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

"Está ali o Moutinho!", disse uma das 150 crianças ao entrar no campo de treino, depois de concluído o "tour" pelas instalações. "É o Varela!", constatou outro. Surpreendidos, mas sempre atentos, os mais novos não tiraram os olhos dos jogadores e fizeram questão de comentar todos os lances. As defesas de Helton eram sempre aplaudidas e os golos saudados com grande entusiasmo.

Diogo Lêma tem 10 anos e participa no Campo de Férias da Dragon Force pela terceira vez. "Acho que é bom fazer exercício e estou muito entusiasmado", afirmou. James Rodríguez é o jogador preferido do pequeno atleta. "Gosto dele porque marca muitos golos". Tiago Aguiar, de 6, também admira o colombiano. "Até lhe pedi um autógrafo na minha chuteira", contou.

No final do treino, os pequenos portistas invadiram o campo com blocos, canetas, chuteiras, camisolas, luvas e bolas para autografar. Hulk, Lucho, João Moutinho e Helton foram os jogadores mais requisitados. O treinador, Vítor Pereira, também foi alvo da atenção dos mais pequenos.

"Eu cumprimentei o Hulk, eu cumprimentei o Hulk!", ouvia-se depois da recolha de autógrafos. "Já tenho quatro", notou um dos mini Dragões. "Eu já tenho todos", disse outro, com mais sorte. Depois da recolha de autógrafos, as crianças voltaram para o Vitalis Park, onde decorre o Campo de Férias da Dragon Force até 30 de Março.



in "fcp.pt"

CINCO PORTISTAS CONVOCADOS PARA A BRING CUP

Wilson Davyes, Gilberto Duarte, Dario Andrade, Ricardo Moreira e Tiago Rocha. São estes os jogadores do FC Porto convocados pelo seleccionador nacional Mats Olsson para a Bring Cup. A equipa azul e branca é uma das mais representadas na lista dos convocados, juntamente com o Benfica.

O torneio vai-se realizar na Noruega, entre 5 e 7 de Abril e antecede o "playoff" de apuramento para o Mundial de 2013. O primeiro jogo, frente à Rússia, está agendado para 5 de Abril, às 16h00. Seguem-se os encontros com a Noruega (6 de Abril, às 17h10) e a Eslováquia (7 de Abril, às 16h10).

Portugal participou na última edição da Bring Cup, disputada em Novembro de 2011, tendo-se classificado no terceiro lugar.



in "fcp.pt"

Debate instrutório inicia-se sem jogadores do FC Porto


O debate instrutório do processo túnel da Luz inicia-se na quinta-feira, sem a presença dos cinco futebolistas do FC Porto, acusados de agressões a dois seguranças, em dezembro de 2009.
O início do debate instrutório, requerido por Hulk, Helton, Sapunaru, Cristian Rodriguez e Fucile, está programado para as 13:30 horas, no 5.º Juízo do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, no Parque das Nações.
Sem que tenham sido apontadas as razões, o debate instrutório era para se iniciar a 16 de março, mas a juíza do processo comunicou aos advogados das partes o adiamento no final da manhã, não evitando, contudo, que os dois seguranças comparecessem no tribunal.
Os futebolistas do FC Porto são acusados de agressões aos dois "stewards" em serviço no jogo Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada da Liga da temporada de 2009/10, que os benfiquistas venceram por 1-0.
Sandro Correia e Ricardo Silva requereram à SAD do FC Porto uma indemnização superior a 45.000 euros.
O montante que os dois seguranças pretendem ser ressarcidos pelas agressões - murros e pontapés - destina-se a ser doada a uma instituição e ao valor pedido acrescem os juros vencidos até à data da interposição do pedido, a 19 de outubro, e os vincendos até efetivo e integral pagamento.

Os brasileiros Hulk e Helton, os uruguaios Cristian Rodriguez e Fucile e o romeno Sapunaru alegaram terem sido injuriados e difamados e avançaram com uma queixa particular contra os seguranças.

in "dn.pt"

Dragões afinam pontaria para Olhanense

TREINO INTENSO NO OLIVAL



O FC Porto voltou a treinar esta quarta-feira, no Olival, para preparar o jogo com o Olhanense, da 25.ª jornada, agendado para sábado, às 19 horas.
Vítor Pereira chamou três jogadores dos Sub-19 para se juntarem ao plantel principal na sessão desta manhã: os médios Tozé e Paulo Jorge e o defesa Teixeira.
Danilo e Djalma, que no treino de ontem já se tinham juntado aos companheiros de equipa, não foram vistos hoje nos primeiro 15 minutos de treino abertos à comunicação social.
Vítor Pereira e o preparador físico, Filipe Almeida, orientaram a sessão de trabalho com uma grande intensidade, "apertando" com o plantel.
Na quinta-feira, o treino será à porta fechada e Vítor Pereira fará a habitual conferência de imprensa às 13 horas.
in "record.pt"

Chelsea aproveita Champions para falar de Hulk

"DAILY MAIL" NOTICIA ENCONTRO



O Chelsea aproveitou a deslocação a Portugal para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões com o Benfica, para fazer uma nova ronda negocial com o FC Porto por Hulk, revela o jornal britânico "Daily Mail".
O relato insiste na determinação dos blues em não pagar os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão, lembrando que no início de março as negociações avançaram bastante, graças ao papel do avançado brasileiro, que terá pedido para sair no final da temporada.
Todavia, o "Daily Mail" acrescenta que a vontade de Hulk poderá não ser a mesma, devido à saída de André Villas-Boas do cargo de treinador.
in "record.pt"

O apagão de James

TEM VINDO A PERDER TERRENO



James Rodríguez continua na boca do Mundo, pois são vários os tubarões europeus que o seguem com atenção, tendo em vista a sua futura contratação, mas a verdade é que o esquerdino está, neste momento, em sub-rendimento. Depois de ter apagado a Luz para o campeonato, com um golo e um cruzamento certeiro para Maicon, que valeram a vitória perante o rival Benfica, El Bandido também se apagou. Eclipsou-se mesmo.
De lá para cá não voltou a assinar uma exibição convincente e a equipa ressentiu-se disso mesmo. Basta ver os resultados consentidos no período que se seguiu à vitória sobre o Benfica, tendo o FC Porto saído de cena da Taça da Liga, às mãos dos encarnados, e perdido a liderança do campeonato, para o Sp. Braga.
in "record.pt"

"Danilo está louco para jogar" - Alan Kardec, Jogador do Santos

1 Danilo chegou lesionado e pouco tempo depois voltou a parar. É um jogador propenso a lesões?

Não. No Santos nunca o vi lesionado e, pelo que soube, nunca esteve até ao Mundial de Clubes. É um jogador muito forte fisicamente e resistente e nunca se queixa, mesmo quando leva pancadas. Nunca o vi no departamento médico.

2 Ele está quase recuperado. Acredita que pode entrar imediatamente no onze do FC Porto?

Da forma que eu o conheço, tenho a certeza que está louco para jogar. Mas quando se vem de lesão é preciso ter paciência e ganhar novamente ritmo físico. Ainda por cima numa equipa como o FC Porto, onde a concorrência é muito forte. Mas que ele tem condições para se impor não tenho dúvidas. É um dos melhores laterais que eu conheço. Tem uma qualidade fora do normal. O facto de já ser chamado à seleção brasileira confirma isso.

3 Entre Sapunaru, Maicon e Danilo, quem é o melhor lateral para o FC Porto?

É difícil responder, porque vi poucas vezes o Maicon como lateral. Conheço-o como central. Quanto ao Sapunaru, tem já alguns anos de FC Porto e é muito mais experiente do que o Danilo. Mas o Danilo não deve nada a nenhum deles e, mais cedo ou mais tarde, ganha-lhes o lugar. As pessoas não se podem esquecer que ele chegou há quatro meses a Portugal e que ainda se está a adaptar. Mas, quando essa adaptação estiver concluída, não duvido que será ele o titular. É forte a defender, muito bom no passe e a cruzar.

in "ojogo.pt"

Rodríguez esclarece porque não treina

Cristian Rodríguez utilizou ontem a sua página oficial do Facebook e do Twitter para publicar um esclarecimento sobre a sua situação, sublinhando que o uruguaio não treina no FC Porto, porque o clube não o deixa. "Cristian não está a treinar, porque o clube não o permite", publicou. Esta versão contraria a dos azuis e brancos, que mantêm na página oficial do clube que Rodríguez foi autorizado a ausentar-se para tratar de assuntos pessoais. "Os motivos não são os expostos nessa informação e que os media têm feito eco. O Cristian não treina porque o clube não o permite", refere a mesma publicação naquela rede social.


in "ojogo.pt"

"Quando Hulk liga o turbo tem de esperar por nós"

Janko concedeu uma longa entrevista à revista austríaca "SportWoche" em que revelou estar encantado com a mudança para o FC Porto e impressionado com a rivalidade existente entre os dragões e as águias. Entre elogios a Falcao e a Hulk, o avançado contou que quase teve um enfarte quando soube do interesse do vencedor da Liga Europa.
De avançado para avançado, Janko não poupou nos elogios a Hulk. E usou do humor para o fazer. "Os meus novos colegas avisaram-me logo: quando ele liga o turbo com a bola nos pés, precisa de segurá-la na frente durante uns bons cinco minutos, até que os outros jogadores do FC Porto cheguem. Naturalmente que não é tão exagerado assim...", brincou. Do ponto de vista humano, o austríaco também ficou bem impressionado com Hulk. "Não tem mesmo tiques de estrela. Como brasileiro, vive apaixonado pela bola e tecnicamente é capaz das coisas mais fantásticas."
Janko esteve uma época e meia no Twente, onde marcou 35 golos, registo que despertou o interesse do FC Porto, a equipa que tinha visto vencer a Liga Europa uns meses antes. Por isso, não escondeu a felicidade quando foi contactado por dirigentes portistas. "Quando recebi uma chamada do FC Porto, o meu coração futebolístico quase que tinha um enfarte. Se fosse preciso, até a pé vinha para o Porto. Quando se olha para o sucesso deste clube nos últimos anos vê-se que é um dos clubes mais bem sucedidos da Europa e do mundo. Venceu duas vezes a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Isto é um excelente cartão de visita", considerou.
A pressão que encontrou no Dragão é bem diferente da que deixou na Holanda, mas garantiu estar preparado. "Aqui, uma época sem um título de campeão nacional é uma época perdida. Ser campeão sem chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões é aceitável, mas sem razões para euforias", referiu.
Pela sua parte, Janko espera marcar muitos golos pelo FC Porto. "O tempo dirá, mas o meu objetivo de marcar golos só será conseguido se tivermos todos sucesso. A concorrência é feroz com o Kléber, por isso não posso adormecer. Quero deixar a minha marca neste clube", assegurou.

"É uma honra continuar o legado de Falcao"


Janko está consciente que não se livrará da sombra de Falcao, mas também não se mostrou preocupado. Pelo contrário. "A pressão existe e as expectativas são enormes, mas isto torna a profissão de futebolista em algo muito honrado, sobretudo quando me dão o voto de confiança para continuar o legado do Falcao. Quando vi o triunfo do FC Porto da Liga Europa, pensei para mim: 'é uma loucura a maneira como ele consegue os golos mais incríveis", elogiou.

"Há uma rivalidade inacreditável aqui"


Janko já fez quatro jogos contra o Benfica esta temporada, dois pelo Twente e outros tantos pelo FC Porto. O avançado não escondeu que ficou impressionado com o nível da rivalidade entre os dois clubes portugueses. Muito maior do que a que experimentou nos outros clubes onde jogou, por culpa também das diferentes culturas desportivas. "Na Áustria não se sente verdadeiramente as emoções, ficam guardadas no nosso interior. Ódio é talvez uma palavra muito forte, mas a relação entre os rivais pode conotar-se com essa palavra. Isto tem a ver com a história de Portugal. No Norte, vivem os trabalhadores, no Centro, os académicos, e no Sul, vulgo Lisboa, gasta-se o dinheiro. Isto é a origem da rivalidade que se vive também no futebol. Por isso, até pedi à minha namorada para não vestir roupa vermelha no Dragão", revelou.
O que Janko não vai esquecer tão cedo são as viagens até Lisboa. "No autocarro a caminho de Lisboa tivemos 20 carros da polícia e motos a acompanhar, porque os adeptos fazem de tudo para nos tentar intimidar. No hotel foi a mesma coisa. Estava com proteção policial como se estivesse lá o chefe do governo. E nunca na minha vida vi tantos dedos do meio mostrados como no caminho do hotel para o estádio."
A rivalidade, contou, não fica por ali. O austríaco aproveitou para recordar um episódio que viveu através das redes sociais, tudo por causa de uma frase em que manifestou toda a sua satisfação por um mau resultado do Benfica. Os insultos dos adeptos encarnados não tardaram. "Infelizmente [riu-se] aprendemos sempre os insultos em primeiro. O mais impressionante disso tudo, foi que para os adeptos do Benfica poderem comentar, primeiro tiveram de clicar no 'gosto' de um jogador do FC Porto. Mas o que desencadeou isto tudo, foi um 'post', onde mostrava estar satisfeito com uma derrota do Benfica", explicou. A onda de reações foi crescendo que o obrigou a encerrar a conta por uns tempos. "Tivemos de deixar de aceitar mais comentários durante algum tempo, porque o servidor quase entrou em colapso. Mas criou-se uma verdadeira guerra cibernética, porque os adeptos do FC Porto responderam e defenderam-me. Foi uma imagem inacreditável da rivalidade que se vive", vincou.

O bombardeiro dos Alpes preferia ser Marc


A escolha do nome a usar na camisola do FC Porto fez hesitar Janko alguns instantes. Esteve para optar por Marc, como sempre foi conhecido, mas depois de ponderar deixou que ficasse Janko. A verdade é que o avançado prefere que lhe chamem Marc e, com o tempo, os seus companheiros de equipa já perceberam isso. "No início não era Marc, mas sim Janko, porque em Portugal tratam os jogadores pelo nome que têm inscrito nas camisolas. Assim como para o Hulk ou para o Álvaro, que na verdade se chama Pereira. Mas quando o 'team manager' perguntou que nome queria pôr na camisola, por um momento pensei em Marc, mas depois deixei estar. O que é realmente interessante, é que durante toda a minha carreira nunca tive um apelido de goleador espetacular. Na Holanda, por acaso, chamavam-me bombardeiro dos Alpes, mas isso era por causa da cor da camisola. Aqui, naturalmente, esse nome seria impossível. No entanto, os meus colegas começam a perceber aos poucos, que prefiro que me chamem Marc."

Luta contra os moinhos de vento


Avançados e as críticas são muitas vezes duas faces da mesma moeda, Janko já teve a sua dose e parece não estar para se incomodar mais com o que possam dizer dele. O austríaco apenas desejava que reconhecessem o seu valor: "Mesmo num bom momento como este, os críticos conseguem sempre encontrar algo negativo, por isso esta luta contra os moinhos de vento seria sempre em vão." Janko até aproveitou para refrescar a memória dos mais esquecidos: "Em 69 jogos, fiz 35 golos pelo Twente. Que avançado conseguiria fazer isto na sua primeira época fora do seu país? Aos críticos só posso dizer: reconheçam os factos, apesar de eu respeitar a vossa opinião."

Mais descontraído no Olival


Janko encontrou diferenças entre o FC Porto e o Twente também nos treinos. "Aqui as coisas são bem mais descontraídas. Até na questão da pontualidade. Na Áustria ou na Holanda é tudo muito preciso, havia logo confusão se alguém se atrasasse uns minutos. No FC Porto, os treinos começam às 10h30 e como são à porta fechada e ninguém sabe o que se passa", referiu.

in "ojogo.pt"