quarta-feira, 28 de março de 2012

EM BUSCA DA TAÇA EM TAVIRA

Apesar de dominar o andebol nacional há três anos, o FC Porto Vitalis já não conquista a Taça desde 2007 (vitória sobre o Benfica por 19-18). Tiago Rocha foi o herói desse encontro e recorda-o ao www.fcporto.pt, na véspera da viagem para Tavira, onde os Dragões defrontam este sábado (18h) o Madeira SAD, na disputa de um lugar na final.

Tiago Rocha elege a final da Taça de 2007 como o encontro mais marcante da sua carreira. O FC Porto perdia por 17-11 a cerca de 16 minutos do fim e o pivô foi o autor dos dois últimos tentos, que permitiram a reviravolta no marcador. "Foi um jogo em que conseguimos recuperar nos últimos minutos. Marquei o golo da vitória, o mais importante da minha carreira. Foi uma luta contra a defesa do Benfica e acabei o lance com a camisola toda rasgada, mas trouxemos a Taça", relembra.

Desde então, o troféu não voltou ao Dragão, mas o número 17 do FC Porto Vitalis acredita que a equipa está preparada para contrariar esse jejum. "Estamos a trabalhar bem e temos vontade de trazer a Taça para casa. Penso que temos tido um bocadinho de azar. Ainda no ano passado estávamos a ganhar por seis golos na meia-final, frente ao Benfica, mas levámos três vermelhos, o que é um bocadinho inexplicável", explica o pivô azul e branco.

Inexplicável parece ser também o facto do FC Porto nunca ter conquistado a "dobradinha". Apesar de somar 16 campeonatos e sete Taças, nunca as duas conquistas se "cruzaram" na mesma temporada. "Queremos muito a 'dobradinha'. Propomo-nos a ganhar todas as competições em que estamos inseridos e queremos quebrar essa espécie de malapata. Estamos a trabalhar para que isso aconteça".

Para chegar ao encontro decisivo (a prova disputa-se num sistema de "final 4", com os jogos concentrados no mesmo fim-de-semana, em Tavira), há que ultrapassar primeiro o Madeira SAD. "Eles têm um conjunto de bons jogadores, bastante jovens, que não têm muita experiência mas que são muito organizados. Além disso têm um contra ataque muito rápido", detalha Tiago Rocha. O adversário da final é um assunto para mais tarde: "Quero que o FC Porto chegue lá, independentemente do adversário ser o Sporting ou o Belenenses [que disputam a outra meia-final]. Eles que lutem entre eles, nós vamos lutar para assegurar o nosso lugar".

No campeonato, os Dragões estão em primeiro lugar, com mais sete pontos do que Sporting e Benfica (que têm menos um jogo). Nas próximas jornadas, a equipa portista vai defrontar os adversários directos, mas Tiago Rocha prefere pensar nisso apenas na próxima semana. "Vão ser encontros bastante competitivos. Como estamos na fase final, todas as equipas estão no máximo. Mas, neste momento, a concentração está toda na Taça de Portugal", assegura.



in "fcp.pt"

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Vamos lá trazer a Taça...

Abraço