domingo, 9 de dezembro de 2012

FC PORTO B BATE SANTA CLARA E SOMA QUARTA VITÓRIA SEGUIDA


O FC Porto B continua a escalar na classificação e a mostrar progressos a todos os níveis. Este domingo bateu o Santa Clara por 3-2, somou a quarta vitória consecutiva, o sexto jogo sem perder e já é 10.º, com 24 pontos.


Num jogo muito difícil, frente a uma equipa que vinha de uma série de cinco vitórias consecutivas, só um FC Porto B com muita coragem e entrega conseguiu vencer, com Tozé a marcar nos descontos o golo da vitória, numa altura em que a equipa jogava reduzida a dez unidades, por expulsão de David Bruno.



O jogo começou com o Santa Clara mais perigoso, com contra-ataques venenosos. Os açorianos acabariam por chegar à vantagem aos 17 minutos, com Serginmho a marcar de livre directo.



O golo adversário teve o condão de unir os jovens do FC Porto, que acabariam de chegar ao empate aos 34, com Sérgio Oliveira a marcar através da conversão irrepreensível de um livre directo.



A cambalhota na marcador aconteceu em cima do intervalo, com Sebá a concluir um contra-ataque que deixava a equipa na frente antes do descanso.



Na segunda parte o FC Porto B teve o jogo controlado, até que David Bruno viu o segundo amarelo aos 82 minutos, o que intensificou a pressão do Santa Clara, que acabaria de chegar ao empate através de uma cabeçada de Porcelis, em cima dos 90.



Parecia que as equipas iam dividir os pontos, mas no segundo minuto de descontos o FC Porto, mesmo com menos uma unidade, subiu no campo e Tozé marcou o golo da vitória, com um remate rasteiro e colocado, à entrada da área.



Justo prémio para um conjunto de jovens jogadores que souberam reagir a um início de campeonato muito difícil e que neste momento são porventura a equipa em melhor forma na Segunda Liga.



FICHA DE JOGO



FC Porto-Santa Clara, 3-2
Segunda Liga, 17.ª jornada
9 de Dezembro de 2012
Estádio do Pedroso, Vila Nova de Gaia
Assistência: 960 espectadores



Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro)



FC PORTO: Fabiano, David, Abdoulaye, Tiago Ferreira, Quiño, Pedro Moreira, Sebá, Tozé, Sérgio Oliveira (Edú, 77), Iturbe (Diogo Mateus, 85) e Vion (Dellatorre, 90+1).
Não utilizados: Elói, Zé António, Fábio Martins e Vítor.
Treinador: Rui Gomes



SANTA CLARA: Hélder Godinho, André Simões, Paulo Monteiro Accioly, Serginho, Tony (Minhoca, 85), Ruisinho (Reguila, 46), Pacheco (Pedro Cervantes, 76), Godinho, Platini e Porcellis.
Não utilizados: Brice Niclos, Luís Carlos, Marco Lança e Hugo Rego.
Treinador: Luís Miguel



Ao intervalo: 2-1
Marcador: Serginho (17m), Sérgio Oliveira (34), Sebá (45), Porcelis (90), Tozé (90+2)
Cartão amarelo: Abdoulaye (19), Paulo Monteiro (33), Vion (56) e David Bruno (78 e 82). 
Cartão vermelho: David Bruno (82).


in "fcp.pt"

Lucho sofreu contusão no joelho esquerdo


A situação clínica de Lucho Gonzalez não é, à partida, preocupante. O médio argentino foi substituído ao intervalo do jogo contra o Moreirense por ter sofrido uma contusão no joelho esquerdo, informou o departamento de comunicação do F.C. Porto.

A situação está a ser tratada com todo o cuidado e será reavaliada nos próximos dias. Lucho, recorde-se, teve um problema semelhante no jogo contra o Marítimo, realizado a 2 de novembro. Não é de excluir, de resto, que as situações estejam ligadas. 

O plantel do F.C. Porto folga no domingo e volta a trabalhar domingo de manhã. Nessa altura é provável que o diagnóstico já seja mais concreto. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Fabiano, Abdoulaye e Iturbe na B


Fabiano, Abdoulaye e Iturbe vão reforçar a equipa B do FC Porto, comunicou o clube azul e branco.

Os três jogadores estiveram no banco frente ao Moreirense, neste sábado, mas não foram utilizados por Vítor Pereira.

O FC Porto B defronta o Santa Clara, neste domingo, pelas 15 horas.


in "maisfutebol.iol.pt"

Moutinho e James no topo do mundo


Edição de janeiro da "FourFourTwo" inclui os dois portistas no ranking dos 100 melhores jogadores. São os únicos do campeonato português.
Moutinho (64º) e James Rodríguez (99º) são os únicos jogadores da liga portuguesa incluídos na lista dos 100 melhores jogadores do mundo publicada esta semana pela "FourFourTwo". 

Os dois jogadores do FC Porto integram pela primeira vez este ranking que a revista britânica publica todos os anos na edição de janeiro. "O 'playmaker' do FC Porto quase superou Cristiano Ronaldo durante o Euro'2012. Ninguém fez mais passes (230) do que ele na Seleção. Além disso, Moutinho conquistou a posse de bola através de todos os (nove) 'tackles' que fez durante o torneio", lê-se no texto dedicado ao médio portista. 

O colombiano James Rodríguez, 99º classificado neste "Top 100 Best Players in the World", é descrito como "a mais recente estrela do FC Porto a entrar nas listas dos jogadores mais cobiçados em toda a Europa": "Em 2011/12, Rodríguez fez mais assistências (11) do que qualquer outro jogador da liga portuguesa. O nome dele terá sido inspirado em [James] Bond, mas 'El Nuevo Pibe' deveria ser comparado, mais apropriadamente, a Carlos Valderrama", acrescenta a revista. Tanto Moutinho como James, curiosamente, são jogadores ligados a Pini Zahavi, um agente/investidor com muita influência no mercado inglês. 

A lista da "FourFourTwo" inclui apenas três internacionais portugueses: Moutinho (64º), Pepe (41º) e Cristiano Ronaldo (2º), que este ano volta a ser batido no topo do ranking por Lionel Messi (1º). Nani e Fábio Coentrão - 36º e 40º, respetivamente, na lista do ano passado - deixaram de figurar num Top 100 dominado pelos jogadores espanhóis (21), alemães (11) e brasileiros (10). Mais de metade dos eleitos joga na liga espanhola ou na Premier League (28 cada). 

A liga portuguesa tem tantos nomeados (Moutinho, James) como a brasileira (Dedé, Neymar). Os clubes mais representados são Barcelona (13), Real Madrid (11), Bayern (nove), City (oito) e Chelsea (sete). 

Pepe (41º) ocupa igualmente o rol dos jogadores que mais subiram relativamente ao não passado: "É certo que ele pisou a mão de Messi, esteve envolvido numa confusão no túnel do Levante e terá chamado 'filho da p...' a um árbitro. Mas também é verdade que Pepe é um defesa de enorme talento", escreve a revista. O internacional português trepou 38 posições face ao ano passado e apenas foi batido, nesse aspecto, por Buffon (subiu 60 lugares), Falcao (+58), Pirlo (+51) e Joe Hart (+42). 

in "ojogo.pt"

DECO "FC Porto é o clube do meu coração"


Aquele que era conhecido por "Mágico" entregou o prémio de Melhor Jogador do Mês a Jackson e recordou, em poucas palavras, a passagem pelo FC Porto.
"É sempre espectacular estar no Dragão", disse Deco às rádios presentes no relvado do Estádio do Dragão, momentos depois de ter entregue, em conjunto com João Pinto, o prémio de Melhor Jogador do Mês, instituído pela Liga.

Ainda antes do árbitro apitar para o início do FC Porto-Moreirense, Deco insistiu numa ideia que manteve desde que trocou os portistas pelo Barcelona, em 2004. "O FC Porto é o meu clube do coração", disse, recordando. "É um clube onde fui muito feliz".

in "ojogo.pt"

Kelvin: "Plantel gosta de estar na liderança"

"Feliz por ter entrado e ajudado o FC Porto a conseguir uma boa vitória", Kelvin apontou a razão pela qual o triunfo com o Moreirense foi tão importante. "O nosso plantel gosta de estar na liderança", afirmou o atacante, em declarações ao Porto Canal, depois de um jogo que classificou de muito complicado. "O Moreirense colocou quase os 11 jogadores lá atrás, mas a nossa equipa também ataca bem, teve chance de fazer golos em vários lances e fomos felizes em fazer um, alcançado três pontos importantes", sublinhou o brasileiro, que voltou a ter uma oportunidade na equipa principal depois de algumas passagens pela B."Estou aqui para o que o treinador precisar. Eu tento fazer o melhor na equipa B para, quando surgir a oportunidade, corresponder dentro do campo", declarou.


Danilo: "Clássico? Torcemos para que corra a nosso favor"


Por mais que Danilo esteja unicamente preocupado com o trabalho que o FC Porto tem de fazer, o lateral-direito não escondeu que irá seguir o clássico de segunda-feira, entre o Sporting e o Benfica. "É lógico que vamos acompanhar e a torcer para que as coisas corram bem a nosso favor", referiu o brasileiro, em declarações ao Porto Canal, na ressaca da vitória contra o Moreirense. 

"O FC Porto faz-se de vitórias. Vínhamos de dois resultados que não eram os esperados e todos começaram a duvidar da capacidade da nossa equipa. No entanto, entre nós nunca existiram dúvidas. O Moreirense foi uma equipa que defendeu muito, que foi muito aguerrida, mas vencemos e convencemos. Vínhamos de uma sequência de muitos jogos e foi difícil, porque eles fecharam-se muito e nós tivemos de rodar a bola com uma grande intensidade. Infelizmente as coisas nem sempre correm bem. No entanto, mesmo no meio destas dificuldades, batalhámos até ao fim e o Jackson foi feliz e marcou o golo", comentou.

in "ojogo.pt"