quinta-feira, 3 de novembro de 2011

F.C. Porto: Fucile continua em recuperação

O lateral regressou à competição no Chipre mas ressentiu-se e acusou o esforço.


O F.C. Porto procura recuperar do desaire europeu no reduto do Apoel, preparando a visita ao Olhanense. O encontro relativo à 10ª jornada da Liga 2011/12 está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Algarve. 

Vítor Pereira não sabe se poderá contar com Jorge Fucile. O lateral regressou à competição no Chipre mas ressentiu-se e acusou o esforço. Nesta quinta-feira, voltou a fazer trabalho de recuperação no ginásio do Olival.

O jovem Iturbe treina com condicionalismos, enquanto Emídio Rafael permanece em repouso após nova operação que o deverá afastar dos relvados até final da presente temporada.

O F.C. Porto volta a treinar na manhã de sexta-feira, seguindo-se a conferência de imprensa de Vítor Pereira. 

Entretanto, o clube portista colocou bilhetes à venda para o jogo em Olhão. O preço unitário é de 12,5 euros.

in "maisfutebol.iol.pt"

Roma de olho em Guarín

O Roma prepara-se para avançar com uma proposta para contratar Guarín já no mês de Janeiro, garantiu ontem o jornal Corriere dello Sport. A publicação italiana revela ainda que o médio colombiano é a principal prioridade do técnico Luís Enrique para reforçar o meio-campo, seguindo-se na lista o francês Lass Diarra, do Real Madrid. Na mesma notícia é ainda garantido que o Roma não tem capacidade financeira para contratar os franceses M´Vila e Moussa Sissoko.


in "ojogo.pt"

Mangala pago ao Standard de Liège

O Standard Liège confirmou ontem, através de um comunicado publicado no seu sítio oficial, que o FC Porto já liquidou a dívida de dois milhões de euros relativa à primeira tranche de Mangala. O clube belga, que tinha avançado com um ultimato de dois dias para os portistas transferirem a verba em questão, informou ainda que retirou, de imediato, a queixa que tinha apresentado na FIFA por incumprimento. Recorde-se que a dívida relativa à primeira tranche da transferência de Defour já tinha sido paga no final de Outubro, ficando agora resolvido o problema do central.


in "ojogo.pt"

O silêncio, o susto e a revolta dos adeptos

Manduca desfez o empate aos 90', mas o jogo com o APOEL teve prolongamento, que não correu melhor do que o jogo. A derrota não caiu bem na cúpula azul e branca e o ambiente pesado começou a sentir-se ainda no estádio GSP, tendo a chegada à Invicta sido o momento mais tenso por causa dos insultos à equipa por parte de cerca de 50 adeptos. Antes, durante a viagem que ligou Larnaca à Invicta, Pinto da Costa sentiu-se mal e teve de ser assistido durante mais de meia hora pelo médico do clube, Nélson Puga.
O JOGO acompanhou tudo de perto e relata os principais episódios de uma noite longa que se seguiu ao apito final do italiano Gianluca Rocchi e que durou até às 6h10, altura em que a equipa pôs os pés fora da aerogare do "Francisco Sá Carneiro".
Tudo começou com o desconforto de Vítor Pereira quando lhe perguntaram, na conferência de Imprensa no final da partida, se se sentia envergonhado com o jogo. O treinador rejeitou a ideia, já depois de ter dito que a equipa jogara à Porto. Seguiu-se um período de isolamento do técnico, visível nos minutos que antecederam o embarque, ainda em Chipre. Já no avião o silêncio imperou até à agitação provocada pela indisposição presidencial. Pinto da Costa recuperou e saiu pelo próprio pé, numa altura em que os adeptos já tinham mostrado a sua revolta para com a equipa. À tarde, esteve no treino, confirmando a recuperação total do incidente.

De boca fechada e semblante pesado

Houve declarações no final da partida de Vítor Pereira, Hulk, João Moutinho, Helton e Belluschi. Porém, depois, foi o silêncio que imperou na comitiva azul e branca, contagiando os adeptos e sponsors que acompanharam o FC Porto a Chipre. No aeroporto, alguns jogadores fizeram compras de última hora enquanto outros, sem vontade para olharem as montras, sentaram-se a ouvir música, sempre cabisbaixos e de boca fechada, cumprimentando apenas quem passava. Vítor Pereira fez o mesmo, isolando-se para reflectir sobre o que se tinha passado no estádio GSP, um momento de introspecção que ninguém ousou perturbar.
Já no avião, os poucos adeptos presentes começaram por manifestar o seu desagrado com a exibição da equipa, mas não levantaram a voz, nem se dirigiram a alguém em particular. Mal o aparelho da SATA levantou voo, as luzes apagaram-se e o silêncio passou a ser nota dominante, ainda que idêntico a outras viagens que se fazem no regresso dos jogos. Apesar do ambiente carregado, pensou-se que a viagem de cinco horas seria sem sobressaltos. O que não viria a suceder por causa da indisposição de Pinto da Costa.


Meia hora angustiante por causa de Pinto da Costa

Às 2h15, Nélson Puga, o médico do FC Porto, respondeu a um pedido de ajuda. Na altura, apenas a comitiva oficial sabia o que se passava, nos lugares da frente do avião: Pinto da Costa sentiu-se mal, com uma quebra da tensão arterial. A notícia espalhou-se e gerou ansiedade nos adeptos, que, sem detalhes da evolução, chegaram mesmo a aconselhar um desvio da rota e a aterragem para que Pinto da Costa fosse hospitalizado. Porém, tudo não passou de um susto que o experiente médico do clube resolveu. O presidente portista foi deitado nos quatro bancos de uma fila central, com os pés para cima e a cabeça amparada para, aos poucos, recuperar. Antero Henrique, Acácio Valentim, Reinaldo Teles, Vítor Pereira, Helton e o enfermeiro José Mário estiveram sempre ao lado do presidente. Os minutos foram passando e Fernanda Miranda, companheira do presidente, não escondia a preocupação, chegando a refugiar-se, muito pálida, numa das casas de banho.
Ao fim de mais de meia hora chegava a confirmação de que tudo não passara de um susto: Pinto da Costa voltou a sentar-se e Nélson Puga regressou ao seu lugar. Já no Porto, o líder dos dragões saiu pelo próprio pé e, à tarde, fez questão de ir ao Olival ver o treino. Refira-se que esta não foi a primeira vez que o líder portista, de 73 anos, teve episódios semelhantes. Em Sevilha, na final da Taça UEFA, desmaiou e teve de abandonar o camarote. Em Maio de 2007, na ressaca do processo Apito Dourado, voltou a sofrer uma indisposição quando o Aves marcou, em casa, o golo do empate que, na altura, colocava em perigo o 22º título.


Insultos ao início da manhã para terminar a jornada

Ainda em Chipre, chegou o rumor de que alguns adeptos poderiam esperar a equipa para manifestar desagrado pela segunda derrota consecutiva fora de casa na Liga dos Campeões. O voo saiu com atraso de uma hora e a chegada aconteceu com o relógio a bater as seis da madrugada. Mesmo assim, cerca de cinco dezenas de adeptos, a maioria afectos às claques, esperaram pela comitiva. Dez minutos depois, os jogadores começaram a sair, praticamente todos juntos, e os insultos não se fizeram esperar. A maioria de um vocabulário impublicável. O curto percurso até ao autocarro tornou-se, de repente, longo e complicado. A escassos metros de distância, os adeptos acentuaram os impropérios, visando sobretudo Varela, Kléber, Vítor Pereira e Hulk, que até tinha dito em Chipre estar preparado para as críticas. As reacções dos jogadores ficaram-se pelo olhar, uns incrédulos, outros a identificar os autores dos insultos. Ninguém abriu a boca. A polícia procurou minimizar o episódio e evitar qualquer hipótese de contacto físico. O ambiente só acalmou quando o autocarro partiu em direcção ao Dragão.

Tensão no aeroporto

A comitiva só chegou depois das 6 da manhã, mas os adeptos não desmobilizaram com a longa espera. Mal viram a equipa a aproximar-se começaram os insultos pela actuação em Chipre que consideraram de "vergonhosa". Ninguém foi poupado e foi pedido a Vítor Pereira que apresentasse a demissão.

Inquérito VIP

Por que razão tem sido o FC Porto tão irregular e acumula exibições negativas esta época? Que soluções encontra para sair desta fase e melhorar definitivamente o nível de jogo da equipa?

Carlos Azenha, Treinador
"Quem resolve senão Hulk?"

"Vítor Pereira tem uma herança muito pesada. O FC Porto não está muito pior, o Benfica é que está muito melhor. No início, o FC Porto de Villas-Boas ganhava sem grandes exibições e chegou a ter a sorte que está a faltar agora. No início desta época houve um compromisso em manter a estrutura. Mas, como se sentem os jogadores depois de serem abandonados pelo treinador e verem o Falcao ser vendido? No ano passado havia Hulk e Falcao. Quando um não estava bem, resolvia o outro. Agora, quando o Hulk não está bem, quem resolve? O Kléber não."

Toni, Treinador
"Falta aquela alma do dragão"

"Não se pode culpabilizar só o treinador, pois há muitas pessoas a trabalhar à sua volta. O todo é a soma das partes e a maioria das individualidades do FC Porto está abaixo das suas capacidades. Para mim, isso deve-se a factores motivacionais. Falta aquela alma do dragão que se viu contra o Barcelona. Os jogadores prepararam-se para essa grande montra, ainda com o mercado aberto, e correu bem. Onde está agora esse FC Porto se os jogadores não desaprenderam? Fazia a transição de ataque muito bem, circulava a bola e pressionava logo quando a perdia. Agora não se vê isso."

Carlos Tê, Compositor
"Treinador é aposta falhada"

"Está na altura de assumir que Vítor Pereira foi aposta falhada. Pode até ser um bom adjunto, mas enquanto principal não tem capacidade de liderança do mesmo grupo de jogadores. Solução não há, pois não há bons treinadores disponíveis e não acho que se deva buscar um desconhecido. A solução é admitir que o FC Porto é uma equipa de consumo interno. E tenho dúvidas que chegue para Sporting e Benfica. A equipa está confusa e não sabe o que fazer, está perdida."

Manuel Serrão, Empresário
"Despedimento não resolve"

"A culpa é de todos. Aconselho um 'brainstorming' para perceber o que se passa. O plantel é superior ao ano passado e o FC Porto já jogou bem esta época. O que acontece agora passa mais pela parte mental do que pela física. A solução tem que partir de Pinto da Costa. É nele que estamos habituados a confiar. Acho que despedir o treinador não resolve. Se calhar, no estado em que está a cabeça de alguns jogadores, nenhum treinador do mundo os conseguiria motivar."

Carlos Abreu Amorim, Deputado
"Chocado com declarações"

"O que mais me choca é a anemia de criatividade, de vontade de ganhar e a carência absoluta de jogar à FC Porto. Fiquei muito chocado com as declarações do treinador. Como adepto, senti-me enganado. Tentou justificar o injustificável. É evidente que o discurso público de Vítor Pereira não motiva, é pobre e seco. Mas há mais coisas: a defesa e Moutinho pioraram muito, Kléber é um enorme equívoco e há ainda a falta de forma física."

in "ojogo.pt"

Três milhões podem esperar

VALOR PELA PASSAGEM AOS OITAVOS



Só pela presença na fase de grupos, o FC Porto vai receber 9,2 milhões de euros, aos quais somará 800 mil euros por triunfo e mais metade deste valor por empate.
Mas os portistas estão perto de deixar fugir os 3 milhões de euros que recebem as equipas que chegam aos oitavos-de-final.
in "record.pt"

Prestígio ferido

JORNADA EUROPEIA DEIXA MARCAS



A recente noite europeia do FC Porto terminou com o campeão português a lamber feridas. Várias e a vários níveis. Desde o agravamento das dificuldades para se apurar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, passando pela debilidade da exibição da equipa em solo cipriota e terminando no possível prejuízo financeiro, a atual realidade dos portistas tem contornos negros.
A maior prova de que a derrota frente ao Apoel tem mais consequências do que somente a não conquista de três pontos, aconteceu na madrugada de ontem, com cerca de 40 portistas a esperarem pela equipa no átrio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Em queda livre
DEFESA MOSTRA INSEGURANÇA POUCO HABITUAL

A defesa do FC Porto deixou bem evidentes as suas fragilidades no encontro de terça-feira. Diante de um Apoel que está longe de ser capaz de asfixiar um adversário do calibre dos dragões, o sector recuado de Vítor Pereira viu-se e desejou-se para controlar as suas iniciativas ofensivas.
A questão é que as dificuldades do último reduto azul e branco não são de hoje, ou melhor, de terça-feira, e nem o jogador mais credenciado e líder incontestado do sector, Rolando, tem garantido os níveis mínimos de segurança.
in "record.pt"

Mangala chamado aos sub-21 de França

O central Eliaquim Mangala, do FC Porto, foi chamado por Erick Mombaerts para os próximos compromissos da selecção de sub-21 de França. 

A formação gaulesa recebe as congéneres da Roménia e da Eslováquia, nos dias 11 e 15 de Novembro, em mais uma jornada de apuramento para o Euro-2013 da categoria.


in "abola.pt"

"É uma barbaridade falar-se de crise"

Apesar da derrota e da fraca exibição em Nicósia, o argentino recusa o cenário de crise no Dragão com um discurso forte.



Fernando Belluschi foi titular do lado do FC Porto na derrota de terça-feira em Nicósia, diante do APOEL (2-1), e que compromete as aspirações da equipa portuguesa.

Apesar da derrota e da fraca exibição, o argentino recusa o cenário de crise no Dragão com um discurso forte.

"Estamos a ganhar jogos. É uma barbaridade falar-se de crise só porque se perde uma partida. Todos unidos, com esforço, podemos passar aos oitavos de final", atirou o médio, que não deixou de sublinhar outros dados.
Os campeões nacionais ainda não estão afastados dos oitavos de final da Champions e, frente ao APOEL, foram superiores ao adversário na 2ª Parte.

"Sabíamos que o APOEL era uma equipa difícil. Na 1ª parte, aproveitaram, e na 2ª Metade fomos superiores mas não alcançámos a vitória. O importante é que nem tudo está perdido. Agora há que corrigir os erros cometidos para os dois jogos que restam na fase de grupos da Liga dos Campeões", considera.
in "rr.pt"

"Guarín não sabe que fazer para convencer o treinador"

Marcelo Ferreyra, empresário do jogador, esclarece, em entrevista a Bola Branca, que a pouca utilização é um dos motivos para a insatisfação do médio colombiano.



Freddy Guarín está insatisfeito no FC Porto e já não encontra forma de convencer Vítor Pereira de que merece um lugar no onze titular. Marcelo Ferreyra, representante do médio colombiano, diz, em entrevista a Bola Branca, que no quadro actual, a saída é a melhor solução.

O empresário diz que "há uma boa relação entre as partes e, se houver o acordo do FC Porto, acertamos a transferência". É desta forma que surge o nome da Roma. O clube italiano manifestou interesse pelo jogador, no último defeso, e o emblema romano continua atento, segundo notícias da imprensa italiana.

Marcelo Ferreyra defende que seja a Roma, ou outro interessado, "conveniente é que haja uma mudança". O agente do médio colombiano reforça a ideia de que Freddy Guarín quer sair, porque "já não sabe o que fazer para convencer Vítor Pereira".
Guarín tem contrato com o FC Porto até Junho de 2014 e uma cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros.
in "rr.pt"

Seguranças pedem indemnização de 45 mil euros

Os dois seguranças que pertecem a uma empresa privada alegadamente agredidos por cinco jogadores do FC Porto no túnel do estádio da Luz, a 20 de Dezembro de 2009, reclamam do clube portuenses uma indemnização civil de 45 mil euros. 

Os assistentes que operavam no recinto dos encarnados apresentaram queixas judiciais e pretendem agora ser ressarcidos pelas supostas agressões perpetradas por Hulk, Sapunaru, Cristian Rodriguez e Fucile, responsabilizando o FC Porto pela liquidação deste montante.

O primeiro, Sandro Correia, pede uma indemnização de 30 mil euros pelas consequências físicas e psicológicas que resultaram de agressões sofridas no final do jogo da 14.ª jornada da temporada de 2009/2010. Já o segundo, Ricardo Silva, pretende ser ressarcido em 15 mil euros. 

Recorde-se que os jogadores do FC Porto alegaram que foram injuriados e difamados pelos seguranças e, após o despacho de acusação do Ministério Público, requereram a abertura da instrução do processo, que se prolonga por seis meses.


in "abola.pt"

Vítor Pereira está seguro no comando da equipa

Vítor Pereira está firme no FC Porto? Parece que sim, todas as informações que recolhemos durante o dia de ontem vão nesse sentido. 

Apesar de muitas vozes, umas conhecidas, outras anónimas e sem direito a entrarem nos grandes canais de comunicação, entendam que, sim, o treinador devia mesmo ir embora, mas o facto é que a administração portista é quem manda, foi quem o escolheu e uma chicotada psicológica já não é vista no clube azul e branco desde Victor Fernandez, o espanhol quebrado por uma derrota de 3-1 em casa, com o Sp. Braga de... Jesualdo (Janeiro de 2005). O caminho até pode vir a ser o da rescisão, mas nunca nesta altura, em que o FC Porto lidera o campeonato!

Não houve poiso no dia de ontem na cidade do Porto, da Velásquez à Boavista, no autocarro, no metro de superfície que aterra aqui e ali, nos mercados históricos que ainda resistem, onde não se ouvisse a pergunta da praxe: o treinador vai embora? Pois, parece que não, apesar de não faltar quem se interroga porque é que sendo os jogadores praticamente os mesmos (só Falcao voou, mais Micael, mas esse nem sequer era titular) a equipa não tem o brilho da última época.


in "abola.pt"