domingo, 9 de setembro de 2012

Presidente do CD grita fraude e assobia

Herculano Lima acusa o árbitro assistente do Benfica-FC Porto de falha propositada. E encerra o caso, como se pudesse ficar por ali. 
 
O Conselho de Disciplina da FPF convidou Jorge Jesus a sentir-se castigado por ter acusado o árbitro assistente do último Benfica-FC Porto de ignorar propositadamente um fora de jogo claro e determinante no resultado. O "timing" da sentença livra o treinador de qualquer castigo real, daí o foguetório que já começou sobre o sentido de oportunidade do CD, na linha de um ror de outros casos gémeos que todos guardamos no esgoto da memória e que, por questões de salubridade, seria péssimo voltar a escarafunchar.

O essencial é que à conta deste episódio, o Benfica já tinha descredibilizado a arbitragem e agora o FC Porto descredibiliza a disciplina para o resto da época ou mesmo até ao final do mandato, como, de resto, acaba sempre por acontecer. De invulgar e digno de registo, apenas o acórdão da sentença ou, mais concretamente, a declaração de vencido assinada pelo presidente do CD, que se assume cem por cento de acordo com Jesus: "O árbitro em causa tinha todas as condições para ver a falta e tinha a obrigação funcional de o fazer, e não fez, por motivações que só ele sabe."

Ou seja, segundo Herculano Lima, cuja opinião é um nadinha mais importante do que a do treinador do Benfica nesta matéria, o que sucedeu no clássico foi uma insignificância chamada fraude, e se o presidente do órgão disciplinar da FPF está absolutamente certo de que um árbitro trapaceou de propósito um resultado, não se pode limitar a mencionar com ligeireza essa acusação numa declaração de vencido, como se estivesse só a afirmar que o homem usa capachinho. Tem de avançar com o caso, até porque, ele deve estar esquecido, mas o princípio mais sagrado do direito costumava ser permitir que as pessoas se defendam.

José Manuel Ribeiro in "ojogo.pt"

Sub19 voltam a golear

A equipa de Sub19 do FC Porto voltou a estar em grande no Campeonato Nacional de Juniores e goleou este sábado a Oliveirense por 6-0. André Silva foi a grande figura da tarde no Centro de Treinos e Formação Desportiva ao anotar um "poker".

Os Dragões dominaram o encontro desde o primeiro minuto e apostaram na circulação rápida do esférico para abrir brechas na defensiva contrária. Os espaços foram aparecendo e começaram a ser aproveitados aos 13 minutos, quando André Silva desviou para golo um cruzamento de Rafa. O mais difícil estava feito e perto da meia-hora de jogo nasceu o 2-0, agora com Frédéric a servir o goleador de serviço.

A partir daí, foi “sempre a abrir”. O sector recuado da Oliveirense não foi capaz de dar conta do recado e acabou por encaixar mais quatro golos no segundo tempo: André Silva esteve insaciável e facturou novamente aos 50m e 83m, com Li Shuai (65m) e Ivo (91m) a fecharem as contas azuis e brancas.

in "fcp.pt"

Quiño sabe jogar com El Bandido

atuaram juntos nos sub-20 colombianos

Quando um dia, num qualquer jogo do FC Porto, James Rodríguez olhar à sua esquerda e vir Quiño a avançar para lhe abrir uma linha de passe sobre o flanco, esta será uma imagem que El Bandido não vai estranhar.

Os dois jovens colombianos, separados no momento do seu nascimento por apenas 250 dias, jogaram juntos na seleção sub-20 do seu país, um patamar entretanto já ultrapassado por James.

in "record.pt"

Investimento de 17,8 milhões para multiplicar

vítor pereira prepara nova fornada de jovens

Agora que o mercado está definitivamente encerrado em todos os campeonatos que poderiam ameaçar a composição definitiva do seu plantel, Vítor Pereira pode concentrar-se no grupo que tem à sua disposição.

Os objetivos são claros para cada uma das competições em que os dragões vão participar ao longo de 2012/13, mas o modelo estrutural e de crescimento do clube não permite, na realidade, que o técnico se preocupe exclusivamente com a performance competitiva.

in "record.pt"

De ídolo para ídolo

James cresceu a admirar Valderrama e hoje é o dono da camisola 10 da seleção. Os papéis inverteram-se e agora é o ex-jogador a admirar James em campo
James está em foco na Colômbia, tendo feito duas assistências na goleada ao Uruguai, e é já uma figura da seleção. O jogador do FC Porto veste a camisola 10 da equipa, a mesma que já pertenceu a um ex-jogador que muito James admirava: Valderrama.

Pois bem, agora na reforma, o antigo médio, que mantém a farta cabeleira como imagem de marca, está rendido ao jovem dragão, como se percebe pela imagem. Se um dia era James a sonhar com uma lembrança de Valderrama, agora os papéis inverteram-se.

in "ojogo.pt"

 James pronto para afirmação como estrela

Para muitos é já uma das grandes estrelas do plantel do FC Porto, mas é indesmentível que o estatuto do jovem internacional colombiano esteve até agora ofuscado face à presença de Hulk.

Aos 21 anos, James afirma-se também na seleção da Colômbia, sem dúvida um complemento importantíssimo para o seu crescimento internacional. José Pekerman, o selecionador, atribuiu-lhe sem receios a camisola número 10 e el bandido já começa a justificar a aposta.  

in "record.pt"