sexta-feira, 17 de agosto de 2012

HULK, DANILO E ALEX SANDRO JÁ TREINARAM

O plantel do FC Porto realizou esta sexta-feira mais um treino no Olival com vista à preparação da primeira jornada da Liga. À excepção de Christian Atsu e Djalma, os restantes internacionais já se apresentaram ao serviço e integraram-se nos trabalhos sem limitações; só Alvaro Pereira ficou pelo ginásio.

Danilo, Hulk e Alex Sandro treinaram pela primeira vez esta época com os bicampeões nacionais, após a participação nos Jogos Olímpicos, que terminou com a medalha de prata.
Vítor Pereira já contou, assim, com o plantel quase completo na manhã desta sexta-feira, altura em que os preparativos para o encontro com o Gil Vicente (domingo, 18h15, Estádio Cidade de Barcelos) avançam em força.

Djalma, autorizado pelo clube a ausentar-se para tratar de assuntos pessoais, Christian Atsu, ainda ao serviço da selecção ganesa, Alvaro, no ginásio, e Rafa, em tratamento, foram então as baixas a registar.

Para este sábado está agendada mais uma sessão de trabalho, com início às 10h30, novamente no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.


in "fcp.pt"

DUARTE GOMES ARBITRA GIL VICENTE-FC PORTO

O árbitro de Lisboa Duarte Gomes foi esta sexta-feira designado para arbitrar o jogo da 1.ª jornada da Liga de futebol, entre o Gil Vicente e o FC Porto, que se disputa domingo, em Barcelos, a partir das 18h15.

Duarte Gomes será auxiliado por Tiago Trigo e André Campos.


in "fcp.pt"

F.C. Porto garante brasileiro Anderson Santos


Central de 19 anos chega do América Mineiro por empréstimo de uma época e vai integrar o plantel B dos azuis e brancos


O F.C. Porto garantiu esta quinta-feira a contratação por uma época do brasileiro Anderson Santos. Trata-se de um central de 19 anos, que jogava no América Mineiro e que chega por empréstimo. Anderson Santos vai integrar o plantel B do F.C. Porto.

Nesta altura falta apenas tratar dos aspetos burocráticos para que o jovem seja reforço azul e branco. A informação foi confirmada ao Maisfutebol por Jair Albano, diretor desportivo do América Mineiro, o qual garantiu que o negócio está fechado.

«Hoje praticamente fechamos o empréstimo do Anderson Santos para o F.C. Porto. Os gabinetes jurídicos do América e do F.C. Porto já acertaram os detalhes do contrato de empréstimo, agora falta tratar da parte burocrática», disse Jair Albano ao nosso jornal.

De acordo com o dirigente, Anderson Santos deve viajar para Portugal «já este fim de semana», logo que a troca de documentos entre as partes esteja concluída. O central vem por empréstimo, ficando o Porto com opção de compra de 85 por cento do passe.

Anderson Santos nasceu a 6 de janeiro de 1993 (19 anos), em Espírito Santo, tendo chegado ao América Mineiro em 2011 para representar a equipa sub-20. Na estreia foi campeão brasileiro e por isso esta temporada foi promovido à equipa principal do clube.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: a saída de Djalma e o caso-Alvaro Pereira


Empréstimo do angolano confirmado, situação do uruguaio por definir


Tal como o Maisfutebol escreveu, Djalma vai jogar por empréstimo nos turcos do Kasimpasa. Vítor Pereira confirmou e explicou a cedência do extremo angolano de 25 anos. 

«Foi por empréstimo para ter oportunidade de jogar mais tempo. O jogador mostrou interesse em ter mais tempo de jogo e o clube também achou que este ano era do nosso interesse que o Djalma jogasse mais, e assim foi», sublinhou o treinador do F.C. Porto, em conferência de imprensa. 

De regresso ao Olival está também Alvaro Pereira. O uruguaio fez, de acordo com o treinador, «trabalho específico no ginásio» esta sexta-feira. «Ele não estava a competir e jogou agora pelo Uruguai. Achámos que era melhor fazer este tipo de treino». 

Sobre a situação delicada do lateral esquerdo, Vítor Pereira não se quis alongar em muitos considerandos. Recorde-se que Alvaro Pereira teve um problema disciplinar num treino, ausentou-se alguns dias do trabalho por questões pessoais e continua a ser um atleta com mercado. 

«O Alvaro continua a ser nosso jogador. Enquanto for jogador do FC Porto contamos com ele», limitou-se a referir Vítor Pereira. 

F.C. Porto: Vítor Pereira conta com Hulk para Barcelos

Técnico opta pelo silêncio em relação à anunciada saída do Incrível


Finda a experiência olímpica e a deslocação do Brasil à Suécia, o trio de internacionais brasileiros regressou ao Olival. Hulk, Danilo e Alex Sandro treinaram, com uma compreensível gestão de esforço, e até podem ser opção para a visita a Barcelos. 

Vítor Pereira não o afirmou concludentemente, mas deixou perfeitamente em aberto essa hipótese. Antes de mais, por levar em linha de conta «a total identificação» dos três jogadores com os hábitos e mecanismos do F.C. Porto. 

A ideia aplica-se também aos restantes internacionais. «Estão todos disponíveis para domingo. Cabe-me a mim escolher. O treino foi condicionado e não deu para avaliar com certezas a condição de cada um. Voltaremos a treinar no sábado e a avaliar», explicou Vítor Pereira aos jornalistas, na conferência de imprensa desta sexta-feira. 

E se Danilo e Alex Sandro são elementos a aproveitar e a lançar com segurança absoluta, já o caso de Hulk detém uma especificidade incontrolável. O nome do Incrível atravessa todo o defeso na berlinda, colocado aqui e ali vezes sem conta. 

A verdade, porém, é esta: a 14 dias do fecho do mercado de transferências continua no F.C. Porto. E nem a mais recente afirmação de princípios de Hulk perturba o treinador azul e branco.

A doutrina do silêncio e do recato é aplicada ao extremo. «Não vou comentar o mercado. Não me coloquem perguntas dessas. Só falarei desse processo quando, e se, estiver fechado. Não comento essa frase porque, em rigor, não sei se é mesmo assim». 

A permanência ou não de Hulk influencia, naturalmente, a atribuição do cargo de capitão. Na Supertaça foi Lucho a envergar a braçadeira. Vítor Pereira adia uma definição. «Só quando tiver a certeza de quem irá constituir o plantel é que isso será determinado». 

Vítor Pereira: «A derrota em Barcelos está viva na memória»

F.C. Porto motiva-se no desaire para entrar a ganhar na Liga


Primeiro jogo no campeonato e a dura derrota de Barcelos forçosamente revisitada. Vítor Pereira não esquece o desaire da época anterior, o único no campeonato. O F.C. Porto projeta-se motivacionalmente através dessa memória. Infeliz, é certo, mas útil. 

«Essa derrota do último ano está bem viva na memória», reconheceu o treinador, na conferência de imprensa de antevisão à estreia na Liga. «Foi a única derrota do F.C. Porto. Na altura atribuí mérito ao Gil Vicente, mas recordo e todos recordámos a forma como perdemos», completou, numa crítica implícita à arbitragem de Bruno Paixão.

Sobre o Gil, Vítor Pereira não tem dúvidas. Continua a ser um oponente robusto. «É um adversário compacto, competitivo, aproveita bem as transições e os lances de bola parada. Vai querer também jogar no nosso erro». 

Ora, perante a agrura da última visita e a competência do Gil Vicente atual, nada melhor do que inspirar confiança na primeira conquista da época: a Supertaça. «Qualquer conquista tem esse mérito. Foi uma vitória difícil mas merecida. Estamos preparados para o campeonato».

Há apenas um dado a incomodar o treinador dos dragões. Esta semana foi fortemente condicionada pelos jogos internacionais. 17 jogadores do F.C. Porto estiveram ausentes e alguns deles [Hulk, Danilo e Alex Sandro] treinaram pela primeira vez com a equipa esta época. 

«Lamento estar privado de 16 jogadores na primeira semana do campeonato. É lamentável. Temos de viver com isso e sei que vai voltar a acontecer. Não é a melhor forma de iniciar a época, mas não nos servirá de desculpa para o que quer que seja». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Djalma na Turquia a pensar no regresso

Djalma foi cedido pelo FC Porto ao Kasimpasa, mas o pai do jogador já pensa no regresso aos dragões.


Abel Campos acreditava na continuidade de Djalma no FC Porto, mas confrontado com a possibilidade de empréstimo aos turcos do Kasimpasa, considera que a melhor opção é sair do Dragão para jogar com regularidade. 

O pai do jogador angolano está, contudo, confiante de que já na próxima temporada, a "qualidade" de Djalma o fará regressar ao Dragão, onde se poderá "afirmar": "Neste momento, o FC Porto está cheio de jogadores novos e as possibilidades de jogar eram poucas. Um internacional como o Djalma tem de estar sempre a jogar." 

"Pensei que o Djalma tinha condições para continuar no FC Porto, mesmo com a necessidade de trocar de posição, mesmo sabendo que ele não é lateral direito. Actualmente, um jogador profissional joga em todas as posições", considerou, em declarações a Bola Branca.

O pai do atleta dos dragões acredita que o filho "se vai dar bem" na Turquia e entende que "o clube turco é uma boa escolha". 

"Ele vai continuar ligado ao FC Porto. O Kasimpasa subiu de divisão, acredito que está a fazer uma aposta forte. Para quem quer jogar mais vezes este clube encaixa", concluiu.


in "rr-pt"

PEDRO MOREIRA ENTRA NOS CONVOCADOS DO FC PORTO B

A inclusão de Pedro Moreira, recuperado de lesão, e a saída de Tozé, ao serviço da selecção portuguesa de Sub20, resumem as novidades da convocatória do FC Porto B para a estreia caseira na Segunda Liga. Os Dragões defrontam o União da Madeira às 17h00 de sábado, no Estádio de Pedroso.

Lista de convocados: Elói e Stefanovic (guarda-redes); David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edú, Fábio Martins, Frédéric, M´Bola, Mikel, Pedro Moreira, Sebá, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Tomás Podstawski, Vion, Victor e Zé António.


in "fcp.pt"

PENTA E LIGA DOS CAMPEÕES COMO OBJECTIVOS MAIORES

Ljubomir Obradovic e Ricardo Moreira foram os primeiros representantes do FC Porto Vitalis a apresentar-se perante a comunicação social nesta época 2012/13. Técnico e capitão do andebol portista partilham o discurso e reforçam objectivos para o novo ano: alcançar o Penta e entrar na Liga dos Campeões são as motivações maiores de um grupo já habituado a vencer.

Para o treinador do FC Porto Vitalis “as expectativas são iguais às dos últimos anos” e passam por “ganhar campeonato, tentar ganhar a Taça de Portugal e entrar na Liga dos Campeões”. O tópico competições europeias é colocado em evidência pelo mister, porque os Dragões têm ”uma boa equipa”, mas “para crescer mais, clube e jogadores, é preciso chegar à Liga dos Campeões”. Diz Obradovic que, para ele, para os jogadores e para a direcção “não chega jogar só aqui em Portugal”, já que as provas internacionais dão “outro sabor ao trabalho” de todos.

“O grupo da Liga dos Campeões não é mais fácil do que os anteriores”, alerta o técnico, apesar do conhecimento que já existe entre FC Porto e Partizan, adversário novamente colocado no caminho dos azuis e brancos. “O ano passado tentámos ganhar e fizemos um grande jogo contra eles, fisicamente e tacticamente, em tudo, mas no outro encontro eles jogaram melhor, estavam mais descansados, e ainda tivemos o azar com o Tiago [Rocha] e o Wilson [Davyes], que se lesionaram, e as coisas correram da forma que correram”, recorda um Obradovic esperançado de que a história mude já na próxima eliminatória.

“O FC Porto é sempre favorito”

Em termos internos, “o FC Porto é sempre favorito”, embora o selo de tetracampeão nada garanta. O facto de manter a base do plantel é que pode dar alguma vantagem aos Dragões. “Só entraram dois jogadores no grupo e estão a integrar-se. Vamos continuar a trabalhar da mesma forma, pois esta equipa ainda tem muito por evoluir”, assegura o treinador sérvio, destacando como exemplos o crescimento de Gilberto Duarte, que “com 22 anos, é MVP, está melhor jogador e tem mais resistência que todos os outros”, Wilson Davyes, Pedro Spínola ou Alfredo Quintana.

Ljubomir Obradovic considera que o FC Porto Vitalis vai “seguramente fazer uma boa época” e já aponta baterias à Supertaça, mas desvaloriza o facto do primeiro jogo ser contra o rival Benfica. “Já se conhece a grande rivalidade que há entre os dois clubes, mas acho que vai ser um jogo normal. Não espero nada de especial”, previu o mister no primeiro contacto com os jornalistas.

“Queremos ganhar todas as competições”

O capitão Ricardo Moreira assinou por baixo o discurso do treinador. “De uma vez por todas, a nível externo, queremos entrar na Liga dos Campeões. É o objectivo de todos! Não conseguimos chegar lá nos últimos anos, infelizmente, e queremos mudar esta história. A nível interno, é o mesmo de sempre. Queremos ganhar todas as competições: a Supertaça, o campeonato e a Taça de Portugal. É isso que nos passa pela cabeça”, começa por dizer.

Avesso a favoritismos, porque isso “pouco interessa” para Moreira, o facto é que o FC Porto Vitalis “é a equipa que tem vindo a mostrar-se mais forte nos últimos anos”. “E esperamos que no esta época seja igual”, atira.
A crença do número 19 tem razão de ser. “Sabemos que as equipas são feitas à base de vários anos de trabalho, não só de um ano, e isso pode ser um bom prenúncio para nós. O facto de mantermos parte da equipa não quer dizer obrigatoriamente que temos o sucesso alcançado, mas vamos trabalhar para lá chegar”, assegura.

Lembrando que “já o Tetra foi um feito para o clube”, Ricardo Moreira aponta às evidências: os Dragões desejam muito o Penta. “Esperamos sinceramente cumprir esse objectivo e fazer história a nível nacional, mas queremos também, de uma vez por todas, afirmarmo-nos a nível externo. Neste momento, nem a nível de clubes nem a nível de selecções temos tido a felicidade de irmos longe nas competições internacionais e queremos conseguir isso”, projecta o capitão.


in "fcp.pt"

Reforços olímpicos

HULK, DANILO E ALEX SANDRO ATERRARAM NO PORTO


Chegaram finalmente à Invicta três dos dragões que, à partida, têm lugar garantido na equipa base do FC Porto esta temporada. Hulk, Danilo e Alex Sandro, que marcaram presença nos Jogos Olímpicos de Londres ao serviço do Brasil, aterraram ontem à tarde, mais precisamente às 15.45, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Depois de terminada a sua participação no torneio olímpico, o trio participou no jogo-treino da seleção canarinha com a Suécia, em Estocolmo, após o qual viajou para a cidade do Porto, com uma escala em Frankfurt, na Alemanha. À chegada a solo nacional, os portistas optaram por se manter em silêncio. Hulk, por exemplo, foi afável na recusa, dizendo apenas, entre sorrisos, a frase: “Não é um bom dia para falar.”

in "record.pt"

FC Porto decide hoje se vende Álvaro Pereira ao Inter


A imprensa italiana avança esta sexta-feira com novidades relativas à abordagem do Inter de Milão ao lateral uruguaio do FC Porto Álvaro Pereira.

Segundo a Gazzetta dello Sport, o clube italiano terá feito uma proposta oficial aos dragões, cifrada em 10.5 milhões de euros, a que se tem de juntar mais um milhão e meio por objetivos.

A Direção do bicampeão nacional terá estado reunida na noite de ontem para avaliar a oferta milanesa, mas o encontro foi interrompido devido à hora tardia, devendo ser retomado ao início da tarde desta sexta-feira.

De acordo com o jornal transalpino, o Inter espera que a resposta seja dada no dia de hoje. Segundo a Gazzetta, o jogador tem à sua espera um contrato válido por 4 anos.


in "abola.pt"

«O Porto vende caro, mas vende um bom produto» - Villas Boas


Virar de página. O jornal inglês Daily Mail avança esta sexta-feira com a garantia de que André Villas Boas desistiu da contratação de João Moutinho, do FC Porto, e de Yann M´Vila, do Rennes.

«Eu tenho experiência no Porto. É um clube que vende caro, mas vende um bom produto. Eles têm orgulho em defender esse tipo de marca. Foi assim com inúmeros jogadores e é por isso que é tão difícil», afirmou o técnico português sobre a possibilidade de Moutinho rumar a White Hart Lane.

Sobre o francês de 22 anos, Villas Boas admitiu que o nome do atleta esteve na órnita dosSpurs, mas assegurou que não é o tipo de jogador de que necessita: «Eu não vos posso mentir. Houve um interesse inicial pelo jogador mas já ultrapassamos isso. Nós procuramos um jogador mais criativo».

Ainda de acordo com o diário britânico, o treinador do clube londrino estará agora determinado em assegurar os serviços de Raul Meireles, campeão europeu pelo Chelsea. 


in "abola.pt"

«Fernando não tem por que ficar contrariado», diz empresário do médio

António Araújo admite que o Inter Milão está interessado em Fernando, mas diz não ter conhecimento de qualquer proposta oficial pelo jogador. O empresário esclarece que o médio «está satisfeito» no FC Porto e a permanência no dragão, assegura, não vai constituir um fator de desmotivação.

«Fernando está por dentro de todas as conversas, mas o que tem faltado até hoje é uma proposta efetiva junto do FC Porto. Se ela já aconteceu, nós não tivemos conhecimento, ou efetivamente nunca chegou à administração da SAD do FC Porto», comenta António Araújo, em declarações à Antena 1, reconhecendo que a possibilidade de o jogador ser emprestado aos nerazzurri «pode ter algum fundo de verdade, devido à conjuntura financeira dos clubes».

Se ficar no FC Porto, Fernando «não tem por que ficar contrariado». «Tem vínculo contratual com o FC Porto e é um homem de bem. Está bem aconselhado para não criar situações que o possam prejudicar em campo», refere o agente.

«Ele está satisfeito e focado em continuar a exercer a sua profissão a um nível muito bom. Tem mais dois anos de contrato, está e estará sempre grato ao FC Porto por aquilo que lhe proporcionaram, assim como o FC Porto está muito satisfeito com ele», realça.

in "abola.pt"

Inter no Porto por Álvaro Pereira

Marco Branca, diretor desportivo do Inter Milão, deslocou-se ao Porto nos últimos dias, para discutir a transferência de Álvaro Pereira com os dirigentes do campeão português.

Diz o jornal Gazzetta dello Sport que as negociações entre os dois clubes conheceram desenvolvimentos com a deslocação de Branca à cidade Invicta, pretendendo os nerazzurri antecipar-se à concorrência de Nápoles e Chelsea pelo concurso do lateral uruguaio. 

in "abola.pt"

Martínez pronto para fazer história no Porto

"Vou escrever a minha própria história", disse Jackson Martínez, à procura de estar à altura da camisola 9, outrora envergada por Falcao, para ajudar o Porto a conquistar o terceiro título seguido em Portugal. 

O FC Porto inicia a nova época no terreno do Gil Vicente, este domingo, como favorito à conquista do terceiro título consecutivo na Liga portuguesa e vai fazê-lo com a nova contratação Jackson Martínez a liderar o ataque.
O colombiano tentará imitar o compatriota Radamel Falcao, autor de 41 golos na primeira divisão lusitana em 51 jogos disputados durante as duas épocas passadas nos "dragões", mas Martínez diz não sentir o peso da expectativa, apesar de herdar o nº9 quer pertencia ao agora jogador do Club Atlético de Madrid. "Não sinto pressão de ter de igualá-lo ou superá-lo", disse o jogador de 25 anos. "Vou escrever a minha própria história no Porto".
De facto, o antigo avançado de Atlético Nacional de Medellín e Club Jaguares de Chiapas fará exactamente isso se o seu desempenho na SuperTaça de Portugal servir como barómetro. O cabeceamento vitorioso de Martínez, aos 90 minutos, frente à Académica, valeu ao Porto o primeiro troféu da época e mostrou a importância que pode vir a ter no conjunto de Vítor Pereira. "Acredito que vai ser um jogador importante", disse o treinador do Porto. "Esta vai ser uma época muito competitiva, mas tenho plena convicção que o Porto estará à altura".
O vencedor da UEFA Champions League em 2004 sabe que terá de estar ao melhor nível para somar o seu 27º campeonato, pois o rival Benfica estará pronto para aproveitar qualquer deslize. Jorge Jesus fortaleceu o plantel dos "encarnados" antes de iniciar a campanha, no sábado, frente ao Sp. Braga, também candidato ao ceptro, com o regresso dos médios Carlos Martins e Enzo Pérez, e a contratação do extremo Eduardo Salvio.
"Vai ser um jogo difícil frente a um candidato ao título", disse Jesus, a começar a quarta época no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. "O Braga já mostrou, nos últimos anos, o que pode fazer. Vai ser um bom espectáculo, mas o Benfica tem condições para abrir o campeonato com uma vitória."
O Braga, que na época passada terminou no terceiro lugar, à frente do Sporting, tem novo treinador, depois de José Peseiro ter substituído Leonardo Jardim. O plantel possui mais experiência internacional, graças às contratações do guarda-redes Beto, proveniente do CFR 1907, e do médio Rúben Micael, emprestado pelo Atlético. "É uma felicidade termos seis internacionais portugueses", explicou Peseiro.
O Sporting vai tentar ganhar o primeiro campeonato desde 2002 e arranca a competição no terreno do Vitória de Guimarães, no domingo. E a aposta em jogadores experientes como Gelson Fernandes, Danijel Pranjić e Khalid Boulahrouz renovou o optimismo no emblema da capital. "Todas as equipas têm coisas a melhorar", disse o treinador Ricardo Sá Pinto. "Sinto que a equipa está preparada para o primeiro jogo."

in "uefa.com"