sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vítor Pereira: a saída de Djalma e o caso-Alvaro Pereira


Empréstimo do angolano confirmado, situação do uruguaio por definir


Tal como o Maisfutebol escreveu, Djalma vai jogar por empréstimo nos turcos do Kasimpasa. Vítor Pereira confirmou e explicou a cedência do extremo angolano de 25 anos. 

«Foi por empréstimo para ter oportunidade de jogar mais tempo. O jogador mostrou interesse em ter mais tempo de jogo e o clube também achou que este ano era do nosso interesse que o Djalma jogasse mais, e assim foi», sublinhou o treinador do F.C. Porto, em conferência de imprensa. 

De regresso ao Olival está também Alvaro Pereira. O uruguaio fez, de acordo com o treinador, «trabalho específico no ginásio» esta sexta-feira. «Ele não estava a competir e jogou agora pelo Uruguai. Achámos que era melhor fazer este tipo de treino». 

Sobre a situação delicada do lateral esquerdo, Vítor Pereira não se quis alongar em muitos considerandos. Recorde-se que Alvaro Pereira teve um problema disciplinar num treino, ausentou-se alguns dias do trabalho por questões pessoais e continua a ser um atleta com mercado. 

«O Alvaro continua a ser nosso jogador. Enquanto for jogador do FC Porto contamos com ele», limitou-se a referir Vítor Pereira. 

F.C. Porto: Vítor Pereira conta com Hulk para Barcelos

Técnico opta pelo silêncio em relação à anunciada saída do Incrível


Finda a experiência olímpica e a deslocação do Brasil à Suécia, o trio de internacionais brasileiros regressou ao Olival. Hulk, Danilo e Alex Sandro treinaram, com uma compreensível gestão de esforço, e até podem ser opção para a visita a Barcelos. 

Vítor Pereira não o afirmou concludentemente, mas deixou perfeitamente em aberto essa hipótese. Antes de mais, por levar em linha de conta «a total identificação» dos três jogadores com os hábitos e mecanismos do F.C. Porto. 

A ideia aplica-se também aos restantes internacionais. «Estão todos disponíveis para domingo. Cabe-me a mim escolher. O treino foi condicionado e não deu para avaliar com certezas a condição de cada um. Voltaremos a treinar no sábado e a avaliar», explicou Vítor Pereira aos jornalistas, na conferência de imprensa desta sexta-feira. 

E se Danilo e Alex Sandro são elementos a aproveitar e a lançar com segurança absoluta, já o caso de Hulk detém uma especificidade incontrolável. O nome do Incrível atravessa todo o defeso na berlinda, colocado aqui e ali vezes sem conta. 

A verdade, porém, é esta: a 14 dias do fecho do mercado de transferências continua no F.C. Porto. E nem a mais recente afirmação de princípios de Hulk perturba o treinador azul e branco.

A doutrina do silêncio e do recato é aplicada ao extremo. «Não vou comentar o mercado. Não me coloquem perguntas dessas. Só falarei desse processo quando, e se, estiver fechado. Não comento essa frase porque, em rigor, não sei se é mesmo assim». 

A permanência ou não de Hulk influencia, naturalmente, a atribuição do cargo de capitão. Na Supertaça foi Lucho a envergar a braçadeira. Vítor Pereira adia uma definição. «Só quando tiver a certeza de quem irá constituir o plantel é que isso será determinado». 

Vítor Pereira: «A derrota em Barcelos está viva na memória»

F.C. Porto motiva-se no desaire para entrar a ganhar na Liga


Primeiro jogo no campeonato e a dura derrota de Barcelos forçosamente revisitada. Vítor Pereira não esquece o desaire da época anterior, o único no campeonato. O F.C. Porto projeta-se motivacionalmente através dessa memória. Infeliz, é certo, mas útil. 

«Essa derrota do último ano está bem viva na memória», reconheceu o treinador, na conferência de imprensa de antevisão à estreia na Liga. «Foi a única derrota do F.C. Porto. Na altura atribuí mérito ao Gil Vicente, mas recordo e todos recordámos a forma como perdemos», completou, numa crítica implícita à arbitragem de Bruno Paixão.

Sobre o Gil, Vítor Pereira não tem dúvidas. Continua a ser um oponente robusto. «É um adversário compacto, competitivo, aproveita bem as transições e os lances de bola parada. Vai querer também jogar no nosso erro». 

Ora, perante a agrura da última visita e a competência do Gil Vicente atual, nada melhor do que inspirar confiança na primeira conquista da época: a Supertaça. «Qualquer conquista tem esse mérito. Foi uma vitória difícil mas merecida. Estamos preparados para o campeonato».

Há apenas um dado a incomodar o treinador dos dragões. Esta semana foi fortemente condicionada pelos jogos internacionais. 17 jogadores do F.C. Porto estiveram ausentes e alguns deles [Hulk, Danilo e Alex Sandro] treinaram pela primeira vez com a equipa esta época. 

«Lamento estar privado de 16 jogadores na primeira semana do campeonato. É lamentável. Temos de viver com isso e sei que vai voltar a acontecer. Não é a melhor forma de iniciar a época, mas não nos servirá de desculpa para o que quer que seja». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: