sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Martínez pronto para fazer história no Porto

"Vou escrever a minha própria história", disse Jackson Martínez, à procura de estar à altura da camisola 9, outrora envergada por Falcao, para ajudar o Porto a conquistar o terceiro título seguido em Portugal. 

O FC Porto inicia a nova época no terreno do Gil Vicente, este domingo, como favorito à conquista do terceiro título consecutivo na Liga portuguesa e vai fazê-lo com a nova contratação Jackson Martínez a liderar o ataque.
O colombiano tentará imitar o compatriota Radamel Falcao, autor de 41 golos na primeira divisão lusitana em 51 jogos disputados durante as duas épocas passadas nos "dragões", mas Martínez diz não sentir o peso da expectativa, apesar de herdar o nº9 quer pertencia ao agora jogador do Club Atlético de Madrid. "Não sinto pressão de ter de igualá-lo ou superá-lo", disse o jogador de 25 anos. "Vou escrever a minha própria história no Porto".
De facto, o antigo avançado de Atlético Nacional de Medellín e Club Jaguares de Chiapas fará exactamente isso se o seu desempenho na SuperTaça de Portugal servir como barómetro. O cabeceamento vitorioso de Martínez, aos 90 minutos, frente à Académica, valeu ao Porto o primeiro troféu da época e mostrou a importância que pode vir a ter no conjunto de Vítor Pereira. "Acredito que vai ser um jogador importante", disse o treinador do Porto. "Esta vai ser uma época muito competitiva, mas tenho plena convicção que o Porto estará à altura".
O vencedor da UEFA Champions League em 2004 sabe que terá de estar ao melhor nível para somar o seu 27º campeonato, pois o rival Benfica estará pronto para aproveitar qualquer deslize. Jorge Jesus fortaleceu o plantel dos "encarnados" antes de iniciar a campanha, no sábado, frente ao Sp. Braga, também candidato ao ceptro, com o regresso dos médios Carlos Martins e Enzo Pérez, e a contratação do extremo Eduardo Salvio.
"Vai ser um jogo difícil frente a um candidato ao título", disse Jesus, a começar a quarta época no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. "O Braga já mostrou, nos últimos anos, o que pode fazer. Vai ser um bom espectáculo, mas o Benfica tem condições para abrir o campeonato com uma vitória."
O Braga, que na época passada terminou no terceiro lugar, à frente do Sporting, tem novo treinador, depois de José Peseiro ter substituído Leonardo Jardim. O plantel possui mais experiência internacional, graças às contratações do guarda-redes Beto, proveniente do CFR 1907, e do médio Rúben Micael, emprestado pelo Atlético. "É uma felicidade termos seis internacionais portugueses", explicou Peseiro.
O Sporting vai tentar ganhar o primeiro campeonato desde 2002 e arranca a competição no terreno do Vitória de Guimarães, no domingo. E a aposta em jogadores experientes como Gelson Fernandes, Danijel Pranjić e Khalid Boulahrouz renovou o optimismo no emblema da capital. "Todas as equipas têm coisas a melhorar", disse o treinador Ricardo Sá Pinto. "Sinto que a equipa está preparada para o primeiro jogo."

in "uefa.com"

Sem comentários: