sábado, 13 de dezembro de 2014

FC Porto-Benfica (antevisão): o clássico chega em boa altura

Azuis e brancos querem apanhar águias na tabela, encarnados procuram preservar liderança. Grande jogo em perspetiva

O MOMENTO 

FC PORTO: A três pontos do líder Benfica, os dragões chegam ao grande clássico num bom momento: venceram, com inesperada facilidade, o seu grupo na Champions e na Liga prosseguem boa série de resultados. O FC Porto é a única equipa europeia sem derrotas na Liga e na Champions (Chelsea e Real Madrid não perderam para a Liga dos Campeões mas já tiveram derrotas nos respetivos campeonatos) e tem, neste clássico, a oportunidade de apanhar o Benfica na liderança, caso vença. Casemiro está de volta, deve ser titular.  

BENFICA: Fora das competições europeias em fase inesperadamente precoce, a equipa de Jorge Jesus passa a ter o bicampeonato como objetivo... obrigatório. Está na frente, tem três pontos de vantagem sobre o FC Porto. Prova de fogo à capacidade deste Benfica, sem dúvida: uma vitória lança os encarnados para a revalidação do título (seis pontos de vantagem seriam bom estímulo), um empate seria positivo para a águia, mas uma derrota poderá colocar o conjunto de Jorge Jesus em momento de crise antes das Festas. Lima ou Jonas na frente? Talisca (recuperado) titular, mas em que posição? 


AS AUSÊNCIAS 

FC PORTO: Com a recuperação de Casemiro, a grande ausência é Rúben Neves. O jovem médio sofreu lesão no encontro com o Shakthar. Saiu de maca, na altura temeu-se o pior. Tudo indica que só regresse aos relvados em 2015, ainda que o período de ausência não deva ser tão demorado como se receou inicialmente. 

BENFICA: Talisca está apto e deve ser titular, depois dosusto no jogo com o Leverkusen; Sílvio, Eliseu, Fejsa, Rúben Amorim e Sulejmani lesionados  

A PALAVRA DOS TREINADORES 

Julen Lopetegui (FC Porto): «Foi uma semana com normalidade, mas na qual sentimos a intensidade que merece um jogo como o de amanhã. Sei o que está em jogo, é um clássico dos grandes que envolve muita paixão e emoção. Para nos é sempre importante ganhar pontos, como é evidente, ainda mais com a repercussão deste tipo de jogos. O rival vai obrigar-nos a dar o nosso melhor frente aos nossos adeptos». 

Jorge Jesus (Benfica): «No futebol a palavra favorito é subjetiva. Se eu quisesse brincar diria que favorita é só o chocolate (ndr. referência à antiga fábrica lisboeta de chocolates). Para mim não há favoritos quando se trata de um Porto-Benfica ou de um Benfica-Porto. Se pode haver desequilíbrios individuais? Eu diria que sim, pois ambas as equipas têm jogadores de alto nível mundial. Coletivamente são duas equipas muito fortes também. Favoritismo por estarmos à frente, neste momento não se coloca, pois são duas equipas com o mesmo valor. Na minha ideia e convicção não há favoritos nestas ocasiões» 

OUTROS CONFRONTOS:  
Para muitos, é já o clássico dos clássicos do futebol português. Duelo entre os dois clubes que mais títulos têm em Portugal e que, nas últimas três décadas, mais vezes lutaram pelo primeiro lugar. Para o campeonato, com o FC Porto na condição de visitado, o histórico regista 80 confrontos, com 49 triunfos dos dragões, 19 empates e 12 vitórias do Benfica. Para outras competições, em 14 jogos para a Taça de Portugal com o FC Porto como visitado, os dragões ganharam oito vezes, houve três empates e três vitórias do Benfica. Para a Supertaça, seis vitórias do FC Porto, quatro empates e zero triunfos encarnados. Para a Taça da Liga, um empate (com vitória benfiquista nos penálties).   

in "maisfutebol.iol.pt"

Luís Castro: «A justiça está no resultado»

Treinador do FC Porto B diz que o Sporting B foi mais eficaz e por isso venceu


Luís Castro, treinador do FC Porto B, em declarações no final da derrota (0-2) em Alcochete com o Sporting B: 

«
O Sporting foi mais eficaz. A nível de oportunidades de parte a parte nós tivemos mais, tivemos quatro oportunidades e não marcámos, o Sporting concretizou as que teve. O FC Porto dominou mais a primeira parte, mas acabou a perder exatamente por causa dessa eficácia do Sporting. 

Na segunda parte tentámos mudar, metemos o Ivo Rodrigues nas costas do Gonçalo Paciência, mas os jogadores foram desconfiando à medida que o tempo passava de que não conseguiriam evitar a derrota, a equipa ficou um bocadinho instável, mas só marcou muito tarde. 

A justiça está no resultado. Quem marca mais ganha, quem marca menos perde e acabou. Quem domina mais ou merece mais pouco interessa.»

in "maisfutebol.iol.pt"

"BIS" DE LEONARDO NO TRIUNFO DOS SUB-19

Dragões receberam e venceram o Sporting de Braga (2-1) em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores A

Três dias depois de ter conseguido o apuramento para os “oitavos” da UEFA Youth League, a equipa de Sub-19 do FC Porto venceu este sábado o Sporting de Braga por 2-1, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Com 17 jogos disputados no Campeonato Nacional de Juniores A, os Dragões seguem isolados na frente da classificação, com 37 pontos.

Perante um adversário fechado no seu meio-campo, os Dragões sentiram muitas dificuldades em ultrapassar a bem organizada defesa bracarense e só conseguiram criar a primeira situação de perigo quando o intervalo se aproximava. João Cardoso deu o primeiro aviso, antes de Leonardo, em cima dos 45m, transformar em golo uma grande penalidade que castigou uma mão na bola por parte de um defesa arsenalista.

Já na segunda parte, o avançado colombiano esteve muito perto do 2-0, mas foram os minhotos a chegar à igualdade por intermédio de Reinaldo, aos 53m. Com dois pontos a fugir das mãos, António Folha alterou a estratégia, fez entrar Tony Djim e a equipa reagiu, ameaçando por duas vezes o segundo golo que não tardou em chegar. Aos 65m, um cruzamento de Rúben Macedo (um dos melhores em campo) encontrou na pequena área o inevitável Leonardo que, com a ajuda de um adversário, assinou o seu segundo golo da partida e o seu 14.º no campeonato.

A equipa orientada por António Folha alinhou com Filipe Ferreira, Fernando (Rui Silva, 73m), Malthe Johansen, Jorge Fernandes, David (Verdasca, 81m), Fidelis, João Cardoso (Tony Djim, 58m), Clever, Bruno Costa, Leonardo e Rúben Macedo.

in "fcp.pt"

“BÊS” DERROTADOS EM ALCOCHETE

Sporting B levou a melhor (1-2) na 19.ª jornada da Segunda Liga

​O FC Porto B perdeu este sábado diante do Sporting B (1-2), na Academia de Alcochete, em jogo referente à 19.ª jornada da Segunda Liga. Ambos os golos do triunfo dos lisboetas surgiram no decorrer da primeira parte, por intermédio de Cissé (25m) e Sakho (45m), enquanto Ivo Rodrigues, de grande penalidade, marcou para o FC Porto B no último suspiro (90m+5).

A entrada dominadora dos portistas não se traduziu em golos, mas Kayembe (5m) e Tiago Rodrigues, este por duas vezes (18m e 22m), estiveram muito perto de os fazer. Contra a lógica do jogo, Cissé aproveitou uma defesa incompleta e adiantou o Sporting B no marcador (25m), que poderia ter registado nova igualdade instantes depois, mas o golo de Gonçalo Paciência foi anulado por alegada falta do avançado portista (31m). No último lance do primeiro tempo, Sakho, em jogada individual, dobrou a vantagem lisboeta (45m).

A etapa complementar, menos bem jogada que os primeiros 45 minutos, trouxe um Sporting B com uma reforçada postura defensiva, entregando aos “Bês” portistas o controlo do jogo. As oportunidades de golo diluíram-se e só Ivo Rodrigues (64) e Frédéric (67m) conseguiram furar a muralha lisboeta, mas a tarde dos Dragões esteve longe de ser de inspiração. Ainda assim, a castigar uma falta sobre Gonçalo Paciência dentro da área, Ivo Rodrigues fez o golo do FC Porto da marca de grande penalidade, no derradeiro lance da partida (90m+5).

FICHA DE JOGO

SPORTING B-FC PORTO B, 2-1
Segunda Liga, 19.ª jornada
13 de Dezembro de 2014
Academia de Alcochete

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa)

SPORTING B: Luís Ribeiro; Riquicho, Tobias Figueiredo, Nuno Reis e Mica Pinto (cap.); Iuri Medeiros, Wallyson e Gauld; Dramé, Cissé e Sacko
Substituições: Dramé por Gelson Martins (63m), Cissé por Enoh (74m) e Gauld por Fokobo (84m)
Não utilizados: Guilherme Oliveira, Samba, Chaby e Daniel Podence
Treinador: João de Deus

FC PORTO B: Kadú; Víctor García, Diego Carlos, Lichnovsky e Kayembe; Leandro Silva, Tiago Rodrigues e Francisco Ramos; Ivo Rodrigues, André Silva e Gonçalo Paciência (cap.)
Substituições: Leandro Silva por Frédéric (46m), André Silva por Pité (62m) e Víctor García por Roniel (79m)
Não utilizados: Caio, David Bruno, Rafa e Tomás Podstawski
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Cissé (25m), Sakho (45m) e Ivo Rodrigues (90m+5, pen.)
Disciplina: cartão amarelo a Dramé (21m), Cissé (24m), Leandro Silva (33m), Wallyson (40m), Ivo Rodrigues (42m), Víctor García (69m), Tiago Rodrigues (80m), Iuri Medeiros (85m), Nuno Reis (90m+3); cartão vermelho a Riquicho (90m+4)


in "fcp.pt"

LOPETEGUI QUER “EQUIPA FORTE, EQUILIBRADA E AMBICIOSA”

A recepção ao Benfica é no domingo, às 20h00, no Estádio do Dragão

​Julen Lopetegui está consciente da “emoção, paixão e repercussão” de um clássico, desejando que a pressão, com que “convive desde o primeiro dia”, motive e “empurre” o FC Porto para uma vitória frente ao Benfica (domingo, 20h00, no Estádio do Dragão). Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, o técnico espanhol frisou que os Dragões desejam dar a melhor resposta possível num “clássico dos grandes do futebol mundial”, com o apoio de uns “adeptos magníficos” como são os do FC Porto.

“Vivi esta semana com normalidade. Tivemos um jogo da Champions League e só depois do encontro começamos a pensar no seguinte, com a intensidade e a paixão que merece a partida com o Benfica. Estes são jogos que têm um acréscimo de emoção, paixão e repercussão. Estamos focados a 100 por cento no que temos de fazer para enfrentar um adversário que nos vai exigir o máximo. É uma grande oportunidade para o plantel mostrar a ambição, a paixão e tudo o que demonstram nos treinos”, declarou Lopetegui.

O FC Porto entra na 13.ª jornada da Liga invicto e a três pontos do adversário de domingo, podendo alcançar a liderança na partida contra os lisboetas, sendo para isso importante um colectivo forte: “Para nós é sempre importante vencer os jogos e conseguir os três pontos. É o que eu quero sempre, como todos os outros treinadores. Os jogos jogam-se de maneira colectiva e as individualidades é que podem desequilibrar. Vamos tentar ser uma equipa forte, equilibrada e ambiciosa e queremos fazer um grande jogo, porque o adversário vai obrigar-nos a dar o melhor para uma grande exibição, que é o que queremos alcançar em frente aos nossos adeptos”.

O treinador acredita que a equipa precisa de estar num nível muito elevado para fazer frente ao Benfica, “actual campeão e que conta com bons jogadores e um bom treinador”, desvalorizando a pressão por ser algo com que a equipa lida desde o início: “Queremos vencer e para isso teremos de fazer um grande jogo. O título ainda está longe e não paramos para pensar nas contas e na história, dedicamos o nosso tempo a trabalhar para saber o que temos de fazer para enfrentar uma equipa muito boa. Convivemos com a pressão desde o primeiro dia e sabemos que nestes jogos ainda é maior. Vamos tentar fazer com que ela nos empurre e motive e queremos que seja uma festa do futebol, um dia fantástico e que se viva da melhor forma possível. Não tenho dúvidas de que será assim, até porque temos uns adeptos magníficos e com um comportamento exemplar”.


in "fcp.pt"

SUB-15 QUEREM SUBIR A BITOLA EXIBICIONAL

Dragões deslocam-se ao Estádio do Perafita (domingo, 11h00) para defrontar o Leixões

​Os Sub-15 estão apurados para a fase seguinte (graças a 15 vitórias no mesmo número de jogos), mas nem por isso há tempo para relaxar. Luís Gonçalves quer que a equipa aumente a qualidade das exibições já contra o Leixões (domingo, 11h00, no Estádio do Perafita), em partida da 16.ª jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores C, com o objectivo de “preparar os jogadores o melhor possível para a fase final”.

Em antevisão ao Porto Canal e www.fcporto.pt, o técnico não escondeu que as últimas exibições não o deixaram feliz e quer subir o nível contra “um adversário que necessita de pontuar”: “No seu campo, o Leixões é, tradicionalmente, um adversário difícil e apresenta um bom futebol. Temos o objectivo do apuramento garantido, mas todos os jogadores sabem que os últimos jogos não foram “famosos”. Ganhar não basta: queremos dominar o jogo e jogar bem. Gostaria de ter mais competitividade, é um facto, porque queremos preparar os jogadores o melhor possível para a fase final”.

O avançado Leandro Campos, que tem o objectivo pessoal de “marcar o maior número de golos possível” até ao final do campeonato, disse que espera “um bom jogo” contra os matosinhenses: “A posição em que eles se encontram na tabela classificativa não nos diz nada, porque sabemos o valor que eles têm. Temos trabalhado bem e vamos encarar o jogo com seriedade”.


in "fcp.pt"

SUB-19 QUEREM REFORÇAR LIDERANÇA FRENTE AO BRAGA

Jorge Fernandes aponta o objectivo para o jogo deste sábado no Olival (15h00): aumentar a distância para os rivais

Depois da vitória sobre o Boavista (2-1) no Bessa XXI, a equipa Sub-19 do FC Porto recebe este sábado o Sporting de Braga, em jogo a contar para a 16.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A (15h00, Porto Canal). O central Jorge Fernandes perspectiva "um duelo interessante" em que os portistas têm como prioridade vencer para reforçar a primeira posição.

"Queremos aumentar as distâncias não só para o Sporting de Braga, como também para os outros adversários. Esse é o nosso grande objectivo", explica o defesa dos azuis e brancos que, à entrada para esta jornada, somam 34 pontos, mais seis do que o Vitória de Guimarães, segundo classificado.

Os bracarenses ocupam actualmente o sétimo lugar com 21 pontos e aparentam estar mais frágeis do que em anos anteriores, mas Jorge Fernandes não está à espera de encontrar facilidades: "Quando se joga contra o FC Porto, os níveis de confiança e de motivação são sempre maiores. Por outro lado, sabemos que a estratégia da maioria das equipas que vêm jogar ao Olival é jogarem fechadas para depois saírem no contra-ataque. Só temos de estar concentrados para fazer um bom jogo", explica o defesa portista, que não esconde que o apuramento para os “oitavos” da Youth League, obtido na quarta-feira, dá maior motivação para a equipa fazer um resto de campeonato "mais consistente".


in "fcp.pt"

CAIO, GONÇALO PACIÊNCIA E LEANDRO CHAMADOS POR LUÍS CASTRO

Dragões deslocam-se a Alcochete para defrontar o Sporting B (este sábado, 15h00)

​A lista de convocados de Luís Castro para a deslocação do FC Porto B ao recinto do Sporting B, marcada para este sábado, às 15h00, na Academia de Alcochete, regista três novidades, com as entradas do guarda-redes Caio, do médio Leandro Silva e do avançado Gonçalo Paciência. O jogo é relativo à 19.ª jornada da Segunda Liga.

Em relação à última convocatória, para o jogo com o Atlético, no Estádio de Pedroso, saem o guarda-redes Raul Gudiño, o defesa Zé António e o médio Graça.

Lista de 18 convocados: Caio e Kadú (g.r.); André Silva, David Bruno, Diego Carlos, Francisco Ramos, Frédéric, Gonçalo Paciência, Igor Lichnovsky, Ivo Rodrigues, Joris Kayembe, Leandro Silva, Pité, Rafa, Roniel, Tiago Rodrigues, Tomás Podstawski e Víctor García.


in "fcp.pt"

Iturbe a perder gás na Roma: «Não é um problema mental»

Não marca desde 5 de outubro e soma apenas dois golos na temporada


Juan Iturbe já viveu momentos de maior fulgor em Itália. Contratado este ano pela AS Roma, o antigo jogador do FC Porto até começou a impor-se, com dois golos nos quatro primeiros jogos que fez, mas, desde então, o rendimento tem sido inferior. 
  
Rudi Garcia, técnico dos romanos, acredita que o argentino irá voltar a mostrar o seu talento. «Não é um problema mental. Ele dá tudo em campo, é determinado, mas é preciso lembrar que está a voltar de uma lesão no joelho», sublinhou. 
  

O técnico frisou, ainda, que Iturbe «é um jovem», «está feliz» e chegou de uma equipa que tinha «outro tipo de jogo». «Mas já conseguiu coisas importantes. Tem um talento fantástico, mas também tem muita concorrência nos lugares de ataque», completou. 
  
O último golo de Iturbe foi marcado a 5 de outubro, frente à Juventus, na 6ª jornada do campeonato italiano. Este fim de semana joga-se a 15ª e a Roma desloca-se ao reduto do Génova.

in "maisfutebol.iol.pt"

Paulo Bento: «Nada ficará decidido neste clássico»


Paulo Bento foi o convidado especial do programa Maisfutebol na TVI24 e falou sobre o clássico entre FC Porto e Benfica, que se realiza neste domingo. 
  
«Estamos ainda na primeira volta, no final da primeira volta. Uma vantagem de três pontos permite ao Benfica jogar com ela, o próprio empate é mais confortável para o Benfica que para o FC Porto, mas parece-me que nada ficará decidido neste jogo», salienta. 
  
O antigo selecionador nacional não atribui favoritismos: «Uma vitória do Benfica não deixa de ser uma vantagem significativa na primeira volta, contribuíndo ainda para vantagem no confronto direto. Por aquilo que é a classificação, há uma maior necessidade de vitória por parte do FC Porto.» 
  
«Pode-se jogar com vários argumentos. Pela classificação, pode haver maior tranquilidade do Benfica, enquanto o FC Porto pode estar mais pressionado. Por outro lado, o facto de jogar em casa e os resultados anteriores no campeonato, entre elas, pode jogar a favor do FC Porto», remata Paulo Bento. 

Durante a conversa, o treinador falou ainda sobre a passagem do Sporting para a Liga Europa. «É uma prova feita mais à medida das equipas portuguesas. Basta ver o que têm alcançado nos últimos anos. Benfica em duas finais, FC Porto e Sp. Braga em uma final, Sporting numa final também, para além das meias-finais, tal como o Boavista. 

«Na Champions, exceção feita ao FC Porto, a passagem à fase seguinte não tem sido algum consistente. Mas sendo a Liga Europa uma competição mais talhada para as equipas portuguesas, há outras que vieram da Champions e as que estão na Liga Europa com capacidade para discutir com o Sporting», rematou. 


Paulo Bento aprova rotatividade de Julen Lopetegui

Antigo selecionador nacional salienta qualidade do plantel do FC Porto

Paulo Bento é o convidado especial do programa Maisfutebol na TVI24. Durante a animada conversa, o antigo selecionador de Portugal defendeu a rotatividade imposta por Julen Lopetegui no FC Porto. 

  
«Tenho claro que o treinador do FC Porto sempre soube onde, quando e como fazer a rotatividade. Face a alguns resultados como eliminação na Taça de Portugal e alguns empates, surgiram críticas mas, com a qualidade do plantel e com a forma como está a ser trabalhado, parece-me perfeitamente natural a rotatividade», salientou o treinador. 

O ex-selecionador reconhece que a eliminação da Taça de Portugal, frente ao Sporting «causou mossa», mas no geral é dada razão a Lopetegui: «O FC Porto e o seu treinador sabiam desde sempre o que estavam a fazer.» 

Hóquei: problema com voo adia jogo do FC Porto

Encontro com o Vendrell será apenas no domingo

O jogo entre o FC Porto e o Vendrell, a contar para a Liga Europeia de Hóquei em Patins, foi adiado para domingo devido ao cancelamento de um voo. O jogo deveria realizar-se este sábado às 15 horas, mas será apenas domingo pelas 11 horas. 
  
O voo que deveria transportar a equipa espanhola, proveniente de Barcelona, foi cancelado, obrigando a esta solução de recurso. 
  
O FC Porto ocupa o primeiro lugar do grupo D com nove pontos, resultado de três vitórias em três jogos. 

in "maisfutebol.iol.pt"

JESUALDO FERREIRA "Benfica vai querer controlar o FC Porto"

Treinador que orientou as duas equipas faz em Bola Branca a antevisão ao clássico de domingo. Jesualdo Ferreira espera um jogo equilibrado com os encarnados a tentarem manter a vantagem na classificação.

Jesualdo Ferreira considera que o FC Porto atravessa um momento melhor do que o Benfica. 

Em entrevista a Bola Branca, o antigo treinador de ambos os rivais lembra que a vantagem pontual dos encarnados pode determinar a estratégia de Jorge Jesus para o clássico. Do outro lado, estará um dragão com um ponta de lança que falta ao Benfica e com a defesa menos batida do campeonato.

"Face ao que tem sido a trajectória das equipas até agora, parece que o FC Porto está melhor, por questões psicológicas. Passou a Liga dos Campeões e tem tido melhores resultados do que o Benfica. No campeonato, o Benfica está por cima, com três pontos de vantagem. Pode mantê-la se não perder o jogo e vai tentar ter controlo sobre o FC Porto. Mas o FC Porto tem um ponta de lança que o Benfica não tem. É um jogo de alguma imprevisibilidade mas que será equilibrado", começa por afirmar.

O Benfica, afastado das competições europeias, aposta tudo no campeonato. Pela experiência de Jesualdo Ferreira, este factor não terá influência no clássico.

"Quando aparece um clássico em que o Benfica vai à frente e o FC Porto vai atrás, nada disso ocupa as cabeças dos jogadores. Se não perder, o Benfica mantém uma vantagem boa e o FC Porto vai atrás do resultado que permita ficar à frente do Benfica, porque vencendo iguala o Benfica, mas fica com vantagem", sustenta.

Para o resultado final do clássico deverão contribuir sobretudo as opções de natureza táctica e estratégica de Lopetegui e de Jesus, isto se os detalhes individuais não se sobrepuserem.

"Todos os jogos são decididos em detalhes inesperados, em acções inesperadas, em falhas que não são aceitáveis. Se as duas equipas jogarem ao nível delas, pode ser que detalhes possam resolver o jogo", completa.

Jesualdo treinou o Benfica em 2001 e 2002, antes de rumar a Braga, mas foi com o FC Porto, entre 2006 e 2009, que se sagrou como o único treinador português tricampeão nacional. 

in "rr.pt"

Caso Kléber. Liga arquiva queixa do Sporting

Decisão da Comissão de Instrução e Inquéritos. Em causa a não-utilização do brasileiro pelo Estoril, frente ao FC Porto. Casos de Deyverson e Miguel Rosa também vão merecer exposição leonina.

A Comissão de Instrução de Inquéritos (CII) da Liga anunciou, esta sexta-feira, o arquivamento da queixa apresentada pelo Sporting no âmbito do "caso Kléber", negando provimento aos argumentos apresentados pelos leões.

Os leões apresentaram à Liga de Clubes uma participação pelo facto de o Estoril não ter utilizado Kléber no jogo com o FC Porto.

"A CII recebeu a 09/12/2014 participação do Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD por factos atinentes à não utilização do jogador Kléber Laube Pinheiro no jogo disputado a 09/11/2014, entre a Estoril Praia - Futebol, SAD e a Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD. Foi feito registo da participação e a mesma foi arquivada por inexistência, neste momento, de indícios de qualquer ilícito disciplinar", pode ler-se no comunicado emitido pelo órgão da Liga de Clubes.

O Sporting terá agora um prazo de cinco dias para contestar a decisão da CII, recorrendo para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Na mesma linha da exposição feita relativamente a Kléber, o clube verde e branco prepara uma exposição pela não utilização, por parte do Belenenses, de Deyverson e Miguel Rosa, no jogo com o Benfica.

in "rr.pt"

Alex Sandro e Brahimi nos melhores da Liga dos Campeões

DUPLA ENTRA NO ONZE IDEAL DA FASE DE GRUPOS

O FC Porto é a única equipa que fornece mais do que um jogador para a equipa ideal da fase de grupos da Liga dos Campeões, revelada esta quinta-feira pelo portal WhoScored, um site que é "alimentado" pelas estatísticas da Opta.

Os portistas incluídos no onze são Alex Sandro e Brahimi, jogadores que recolhem notas de 7,9 e 8,1, segundo os critérios utilizados pela empresa de estatísticas.

Neste onze milionário não há espaço para nenhum português, nem mesmo Cristiano Ronaldo, que é batido por Luiz Adriano e Benzema... O jogador com melhor pontuação é Lionel Messi, com 9,1.

in "record.pt"

Possíveis adaptações fecham portas a Campaña e José Ángel

DUPLA DE ESPANHÓIS DEVE FALHAR O CLÁSSICO

Apesar de não ser um médio de características defensivas, Evandro recolhe a preferência de Lopetegui em relação à vaga deixada em aberto por Rúben Neves, isto de acordo com o que têm sido as opções do técnico. Campaña é o outro trinco disponível no plantel, mas, para a posição, o treinador do FC Porto dispõe de outras soluções, adaptadas sim, mas seguramente mais bem identificadas com a dinâmica coletiva.

Evandro e sobretudo Herrera, para além dos centrais Marcano e Reyes, têm características que lhes permitem cumprir o papel de médio mais recuado do sector, sem que a equipa os veja como um corpo estranho. Não obstante o sinal de confiança que Lopetegui lhe deu com a recente convocatória para a partida frente ao Shakhtar Donetsk, Campaña deverá ficar longe das incidências do clássico.

Na defesa

Numa situação semelhante está José Ángel, apesar do desgaste extra a que foi submetido Alex Sandro na partida de quarta-feira – cumpriu a totalidade de tempo de jogo –, quando em comparação com Danilo. O lateral-esquerdo espanhol tem, também ele, outras possíveis adaptações como um obstáculo à sua chamada. Martins Indi, por exemplo, joga sobre o flanco esquerdo na seleção holandesa...

in "record.p't"

Herrera não tem intenção de sair em janeiro

AGENTE MATIAS BUNGE DEIXA GARANTIA

Héctor Herrera está a viver um dos melhores momentos da sua carreira e, consequentemente, o seu nome tem surgido com alguma frequência nas notícias relacionadas com o mercado de transferência, como alvo do interesse de clubes como o Nápoles, o Manchester City ou, mais recentemente, o Borussia Dortmund. Ainda assim, de acordo com o seu representante, deixar o Dragão em janeiro é algo que o internacional mexicano, de 24 anos, nem sequer equaciona.

“Herrera tem um contrato para cumprir com o FC Porto e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. De momento não tem intenção de se mudar do Dragão”, assegurou o agente Matias Bunge, em declarações ao portal transalpino Calcionews24.com. Em suma, Herrera deve mesmo acabar a presente época com a camisola azul e branca, mas no verão poderá mudar de ares.

in "record.pt"

Quatro portistas no "onze brasileiro" da Champions

FABIANO, DANILO, MAICON E CASEMIRO NA LISTA

Além de marcar presença com dois elementos no onze ideal do portal WhoScored, o FC Porto tem ainda quatro jogadores na equipa ideal de brasileiros da Liga dos Campeões, elaborada pela redação portuguesa do site oficial da UEFA.

Fabiano, Danilo, Maicon e Casemiro são os jogadores escolhidos pelos jornalistas portugueses do site da entidade que rege o futebol europeu, numa equipa em que entram ainda Marcelo (Real Madrid), David Luiz (Paris Saint-Germain), Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea), Lucas Moura (Paris Saint-Germain), Neymar (Barcelona) e Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk).

in "record.pt"

QUINTERO "Ele diz que somos todos importantes"

Juan Quintero responsabiliza também o treinador, Julen Lopetegui, por estar a jogar como nunca desde que chegou ao FC Porto.


Os três pontos que o FC Porto tem de atraso em relação ao Benfica fazem do clássico de amanhã um jogo muito importante, talvez mais para os dragões do que para os atuais campeões nacionais. O plantel está consciente disso e não entra no discurso habitual de que é um jogo que vale tanto como os outros. Não vale. "O clássico é muito importante. Para nós, vale muito", sublinhou Quintero.

"Vamos ver o que acontece", disse, com a aparente esperança de que possa ser opção, ainda que a partir do banco de suplentes. Na Liga dos Campeões, saiu mais cedo: sinal de poupança? "Não sei. Saí mas estou sempre disposto a jogar. Trabalho bem para representar o FC Porto e aproveitar as oportunidades ao máximo", comentou em primeira instância. "Estou sempre disposto a fazer o que o treinador quiser. Obviamente, isso é uma decisão dele, eu simplesmente trato de tentar fazer as coisas bem, mas o importante é que o FC Porto ganhe", completou, com diplomacia.

Quintero voltou agora à posição de origem, a de médio-ofensivo, depois de alguns jogos como extremo. "Às vezes jogo na ala, mas a minha posição natural é no centro do terreno. Mas, claro, estou disponível para jogar onde for mais importante para o FC Porto", concordou, sempre correto com o treinador.

Ainda que continue sem ser um titular indiscutível, é inequívoco que a sua regularidade aumentou. E já leva quase o triplo dos minutos da época passada pela mesma altura. Mérito de Lopetegui. "Quando cheguei, foi difícil, mas este treinador dá-me muita confiança, diz-nos que todos somos importantes para o FC Porto. O mais importante é crescermos como equipa e, no plano pessoal, sinto-me muito contente", agradeceu, antes de se despedir.


in "ojogo.pt"

IVÁN MARCANO "Há rotação porque defendemos bem"

Iván Marcano está apostado em ser titular no clássico com o Benfica.


Depois de ter sido titular frente ao Shakhtar, Marcano conta repetir a experiência no clássico frente ao Benfica. "Todos contam, mesmo os que costumam jogar menos", disse o defesa espanhol, explicando que se sente bem com a rotatividade imposta também na defesa.

"Temos defendido bem, sofremos poucos golos. Por isso é que se tem feito esta rotação, porque todos temos jogado bem", explicou, contando que antes do FC Porto nunca tinha jogado a trinco e garantindo estar quase na sua plenitude. "Levava três meses sem jogar, não fiz pré-época, mas estou quase a 100%", acrescentou.


in "ojogo.pt"

O mais provável: FC Porto-Schalke

O sorteio dos oitavos de final da Champions é na segunda-feira e, no cálculo das probabilidades estatísticas, o Schalke é o mais forte candidato a sair aos dragões


Schalke e Bayer Leverkusen, por esta ordem, são os mais fortes candidatos a calhar ao FC Porto no sorteio dos "oitavos" da Champions, agendado para segunda-feira; Juventus e Basileia surgem como adversários menos prováveis. A projeção é meramente estatística, feita por computador, num cálculo de probabilidades encontrado no cruzamento das inúmeras variáveis que condicionam o emparelhamento dos oitavos final. Como se sabe, clubes do mesmo país não podem enfrentar-se nesta fase da competição, assim como emblemas que já se tenham defrontado na fase de grupos. Os primeiros de cada grupo também não se cruzam. 

Com base nestas condicionantes, Alexis Martin Tamayo, engenheiro de telecomunicações, habituado a exercícios em que aplica a estatística ao desporto - e que tem mais de um milhão de seguidores na conta de Twitter (MisterChip) - voltou a lançar o leque de probabilidades, que O JOGO reproduz. 

A leitura do quadro é simples: quanto maior a percentagem, maior é também a probabilidade, segundo esta projeção, de esses clubes se cruzarem na eliminatória. No caso do FC Porto, o Schalke (18,93%) surge em primeiro; Leverkusen (17,75%) segundo; seguem-se Manchester City e Arsenal (ambos com 14,43%), PSG (12,5%), Juventus e Basileia (ambos com 10,69%) são os opositores menos prováveis. O Shakhtar, que fez parte do grupo portista, está riscado por natureza.


in "ojogo.pt"