sábado, 13 de dezembro de 2014

FC Porto-Benfica (antevisão): o clássico chega em boa altura

Azuis e brancos querem apanhar águias na tabela, encarnados procuram preservar liderança. Grande jogo em perspetiva

O MOMENTO 

FC PORTO: A três pontos do líder Benfica, os dragões chegam ao grande clássico num bom momento: venceram, com inesperada facilidade, o seu grupo na Champions e na Liga prosseguem boa série de resultados. O FC Porto é a única equipa europeia sem derrotas na Liga e na Champions (Chelsea e Real Madrid não perderam para a Liga dos Campeões mas já tiveram derrotas nos respetivos campeonatos) e tem, neste clássico, a oportunidade de apanhar o Benfica na liderança, caso vença. Casemiro está de volta, deve ser titular.  

BENFICA: Fora das competições europeias em fase inesperadamente precoce, a equipa de Jorge Jesus passa a ter o bicampeonato como objetivo... obrigatório. Está na frente, tem três pontos de vantagem sobre o FC Porto. Prova de fogo à capacidade deste Benfica, sem dúvida: uma vitória lança os encarnados para a revalidação do título (seis pontos de vantagem seriam bom estímulo), um empate seria positivo para a águia, mas uma derrota poderá colocar o conjunto de Jorge Jesus em momento de crise antes das Festas. Lima ou Jonas na frente? Talisca (recuperado) titular, mas em que posição? 


AS AUSÊNCIAS 

FC PORTO: Com a recuperação de Casemiro, a grande ausência é Rúben Neves. O jovem médio sofreu lesão no encontro com o Shakthar. Saiu de maca, na altura temeu-se o pior. Tudo indica que só regresse aos relvados em 2015, ainda que o período de ausência não deva ser tão demorado como se receou inicialmente. 

BENFICA: Talisca está apto e deve ser titular, depois dosusto no jogo com o Leverkusen; Sílvio, Eliseu, Fejsa, Rúben Amorim e Sulejmani lesionados  

A PALAVRA DOS TREINADORES 

Julen Lopetegui (FC Porto): «Foi uma semana com normalidade, mas na qual sentimos a intensidade que merece um jogo como o de amanhã. Sei o que está em jogo, é um clássico dos grandes que envolve muita paixão e emoção. Para nos é sempre importante ganhar pontos, como é evidente, ainda mais com a repercussão deste tipo de jogos. O rival vai obrigar-nos a dar o nosso melhor frente aos nossos adeptos». 

Jorge Jesus (Benfica): «No futebol a palavra favorito é subjetiva. Se eu quisesse brincar diria que favorita é só o chocolate (ndr. referência à antiga fábrica lisboeta de chocolates). Para mim não há favoritos quando se trata de um Porto-Benfica ou de um Benfica-Porto. Se pode haver desequilíbrios individuais? Eu diria que sim, pois ambas as equipas têm jogadores de alto nível mundial. Coletivamente são duas equipas muito fortes também. Favoritismo por estarmos à frente, neste momento não se coloca, pois são duas equipas com o mesmo valor. Na minha ideia e convicção não há favoritos nestas ocasiões» 

OUTROS CONFRONTOS:  
Para muitos, é já o clássico dos clássicos do futebol português. Duelo entre os dois clubes que mais títulos têm em Portugal e que, nas últimas três décadas, mais vezes lutaram pelo primeiro lugar. Para o campeonato, com o FC Porto na condição de visitado, o histórico regista 80 confrontos, com 49 triunfos dos dragões, 19 empates e 12 vitórias do Benfica. Para outras competições, em 14 jogos para a Taça de Portugal com o FC Porto como visitado, os dragões ganharam oito vezes, houve três empates e três vitórias do Benfica. Para a Supertaça, seis vitórias do FC Porto, quatro empates e zero triunfos encarnados. Para a Taça da Liga, um empate (com vitória benfiquista nos penálties).   

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: