sábado, 12 de março de 2011

FC PORTO GOLEIA NAVAL E MANTÉM LIDERANÇA NOS JUNIORES

O FC Porto manteve a cadência na fase final do campeonato nacional de juniores e goleou hoje a Naval 1.º de Maio por 5-1, mantendo a liderança da prova. Christian foi o jogador em destaque nos jovens Dragões, ele que apontou três golos no jogo disputado no Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.


Com boa circulação de bola e um ritmo alto, o FC Porto dominou a partida desde o apito inicial, construindo uma série de oportunidades de golo. Perante um adversário com o bloco muito baixo e a tentar o contra-ataque, os Dragões chegaram o intervalo a vencer por 2-1, com golos de Christian e Filipe.



Na segunda parte intensificou-se o domínio do FC Porto, que melhorou também na finalização, marcando por mais três vezes, duas delas pelo imparável Christian e outra por Flávio.



Com este resultado o FC Porto passou a totalizar 12 pontos em cinco jogos, tantos quantos o V. Guimarães.



FC Porto-Naval 1.º Maio, 5-1
Campeonato Nacional de Juniores A, 5.ª jornada (fase final)
12 de Março de 2011
Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia
Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro)
Assistentes: José Costa e Hélder Pinto



FC PORTO: Maia; David, Hugo Sousa, Ricardo Ferreira e Romário; Paulo Jorge, Flávio, Edu, Filipe, Tozé e Christian.
Substituições: Tozé por Amorim (46 m); Flávio por Fábio Nunes (63m); Edu por Rafael (68m). 
Não utilizados: Eloi, Tiago Ferreira, Bacar e Fábio Martins.
Treinador: Rui Gomes



Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Christian (12m, 57 e 86); Filipe (35m) e Flávio (62m)



in "fcp.pt"

«GOLO DE OURO» DE FILIPE SANTOS VALEU PASSAGEM AOS «OITAVOS» DA TAÇA

O FC Porto Império Bonança venceu este sábado no rinque da AD Limianos, por 3-2, garantindo assim o acesso aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. A equipa da casa deu luta aos Dragões, que apenas asseguraram a vitória no quarto minuto do prolongamento, por intermédio de Filipe Santos.

Os minhotos foram os primeiros a marcar, por Pedro Alves, aos 10 minutos, mas Reinaldo Ventura empatou cinco minutos depois. Na segunda parte, e já depois do guardião local Jorge Coreia ter efectuado uma série de boas defesas, Pedro Gil concretizou o 2-1, aos 34 minutos. Rui André Gomes fez o 2-2 a um minuto do final do tempo regulamentar.

Depois de assegurada a continuidade na Taça, o técnico Franklim Pais comentou o encontro: «Foi um bom jogo, entre duas boas equipas. O FC Porto falhou muitas oportunidades, mas houve um grande mérito do Limianos e do seu guarda-redes. Porém, o objectivo foi conseguido. Na Taça os jogos são especiais e tivemos de vestir o fato de macaco».


in "fcp.pt"

Souza: "Respeito as opções"

Souza confessou que tem sido "difícil" estar tanto tempo sem jogar no FC Porto, ainda que tenha regressado à competição para os últimos minutos da partida em Moscovo, mais de um mês depois de ter sido chamado à equipa titular, em Barcelos. "É sempre difícil ficar sem jogar, ainda mais porque estava habituado, no Vasco da Gama, a jogar com regularidade. Mas tenho de ter paciência, respeitar os jogadores que estão a jogar e esperar pela oportunidade. Resta-me continuar a demonstrar nos treinos que mereço mais oportunidades. O importante é estar bem quando for chamado e que a equipa continue a ganhar, até porque acredito que vou jogar com frequência lá mais para a frente", explicou o médio, que, em 2011, só foi utilizado em três ocasiões: titularidade na Taça da Liga frente a Beira-Mar e Gil Vicente e os nove minutos na partida de Moscovo.

Apesar de se ter mostrado desiludido pela pouca utilização, sobretudo nesta segunda metade da temporada, Souza não põe em causa as opções de André Villas-Boas, preferindo antes falar da qualidade dos médios que preenchem o plantel portista. "Compreendo as opções do treinador, e é por isso que tenho trabalhado calado, sempre à espera de uma oportunidade, respeitando as decisões do treinador e os meus colegas que estão a jogar. Jogadores como Guarín, Rúben Micael, João Moutinho ou Belluschi têm muita qualidade. Por isso tenho de ter paciência, porque não há outro caminho. É o meu primeiro ano, que é sempre difícil, mas não vou desistir facilmente", anunciou Souza.


Recordar Sevilha para lançar recepção ao CSKA

O melhor elogio à exibição de Souza em Moscovo é que não se notou nos minutos finais a ausência de Guarín, o melhor em campo na vitória frente ao CSKA. O médio reconheceu a boa entrada no jogo, mas recusou-se a assumir a passagem aos quartos-de-final. "É complicado dizer que já decidimos a eliminatória, porque eles também têm uma grande equipa. Aliás, o CSKA até podia ter marcado antes de nós. É um adversário forte, e não nos podemos esquecer do que aconteceu com o Sevilha. Temos de ter cuidado, não os deixar fazer golos no Dragão, e depois tentar conquistar mais uma vitória", afirmou.

in "ojogo.pt"

Fora de casa não há igual na Europa

O FC Porto é o único clube que conta por vitórias todos os jogos das competições europeias efectuados fora esta época. Na Liga Europa não há igual, até porque o Zenit já tinha tropeçado como visitante nos 16-avos-de-final, e na Liga dos Campeões também não: Real Madrid e Manchester, os únicos clubes que, este ano, ainda não perderam qualquer jogo europeu, têm o currículo parcialmente manchado por empates (ver caixa). Os dragões reforçaram esse estatuto em Moscovo, onde carimbaram o sexto triunfo fora de portas. Além disso, tal como O JOGO escreveu ontem, André Villas-Boas ultrapassou também o anterior recorde de vitórias numa só época (vai em nove, e o anterior, de José Mourinho, estacionou nas oito, na época que culminou com a conquista da Taça UEFA).
Esta cavalgada inclui o triunfo em Genk, no play-off de acesso à Liga Europa, seguido das vitórias alcançadas em Sófia, Istambul e Viena, as quais permitiram que o FC Porto terminasse a fase de grupos no primeiro lugar. Agora, entrado nos jogos a eliminar, o FC Porto voltou a vencer em Sevilha e Moscovo, local de dois palcos que já representam um elevado grau de dificuldade. Curiosamente, o FC Porto voltou a vencer o CSKA em Moscovo pela terceira vez noutros tantos jogos, repetindo-se ainda a tradição de os russos não marcarem golos aos portistas: ficaram em branco nos cinco jogos, empatando sempre no Dragão. Para passar a eliminatória, o CSKA teria de contrariar esse facto, marcando pelo menos dois golos. Apesar de o favoritismo estar agora do lado do FC Porto, o registo dos russos a jogar longe do Estádio Luzhniki durante esta época também é positivo: quatro vitórias e apenas um empate, frente ao Sparta de Praga, quando até já tinham garantido a qualificação na fase de grupos. Este será o desafio com que se deparará o FC Porto no jogo da próxima semana, até porque esta equipa do CSKA parece talhada para jogar em contra-ataque, sobretudo através do aproveitamento das diagonais dos seus avançados, um dos aspectos que custaram alguns calafrios aos portistas durante os primeiros 20 minutos da partida de Moscovo. Além disso, os moscovitas têm a segunda melhor defesa da competição, a par do Bayer Leverkusen, com cinco golos encaixados, e só atrás do Liverpool, que sofreu quatro. E têm também um dos melhores ataques (20 golos).
Para já segue mais um registo digno de nota na Liga Europa, acompanhado por uma campanha quase perfeita no campeonato. Mas tal como não se cansa de referir André Villas-Boas, o que interessa é como se acaba...

Só há dois sem derrotas...

A derrota na recepção ao Sevilha retirou ao FC Porto o título de equipa invicta nas competições europeias durante esta temporada. Neste momento, apenas o Manchester United e o Real Madrid, de José Mourinho, seguem sem derrotas, embora com empates pelo meio. Este estatuto sai reforçado pela presença destes clubes na Liga dos Campeões, uma prova que apresenta um grau de dificuldade superior ao da Liga Europa.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira na UEFA para tentar limpar castigo

Álvaro Pereira está na Suíça e, segundo apurou O JOGO, vai ser hoje ouvido na UEFA, no seguimento da contestação feita pelo FC Porto ao castigo aplicado ao uruguaio na Liga Europa. Expulso contra o Sevilha, no Dragão, Álvaro Pereira foi punido com dois jogos de suspensão e falhou anteontem a primeira mão da eliminatória com o CSKA de Moscovo, obrigando André Villas-Boas a desviar Fucile para o lado esquerdo da defesa. De acordo com a pena aplicada, o lateral estaria também automaticamente afastado do jogo da segunda mão, já na próxima quinta-feira, no Dragão. O recurso apresentado pelos portistas permite pelo menos a Álvaro Pereira defender-se junto do órgão disciplinar da UEFA.

A redução de castigo a tempo de permitir que faça parte dos planos para a segunda mão com os russos não deverá ser fácil de conseguir, ainda que os responsáveis da UEFA já tenham sido sensíveis a argumentos apresentadas por outros protagonistas. A viagem de Álvaro Pereira à Suíça foi tratada discretamente pelos responsáveis portistas, que apostam agora na via diplomática para garantir a Villas-Boas um reforço que ajude a carimbar o acesso aos quartos-de-final da Liga Europa. A UEFA tem a palavra...

in "ojogo.pt"

Rodolfo Reis: Guarín provou que é uma opção válida"

O jogador colombiano tirou o lugar a Belluschi no meio campo, na partida com o CSKA da noite passada. Uma aposta acertada de André Villas-Boas, pelo bom momento de forma de Guarín que acabou por ser decisivo no jogo, apontando o único golo da partida, na sexta vitória dos portistas em seis jogos fora, esta época na Liga Europa.


Ouvido por Bola Branca, o antigo capitão portista Rodolfo Reis, diz que Guarín, prova que é uma opção válida e que tem a mais valia de resolver jogos, com o forte pontapé que dispõe.          

Rodolfo Reis vê mérito do treinador à subida de forma de Guarín, para além do tempo de adaptação ao futebol português que o torna mais consistente e confiante. 


Guarín saiu lesionado no jogo de Moscovo mas a lesão não é grave e não deve implicar paragem. O mesmo aconteceu com Hulk, que sentiu uma dor no tornozelo após um lance em que a relva sintética, teve influência na lesão. Mas o brasileiro acredita que pode recuperar para o jogo de 2ª feira em Leiria.             

De resto, Villas-Boas já anunciou que não vai apostar na rotação em Leiria, apesar de jogar na cidade do Lis para o campeonato, três dias antes do jogo da 2ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, com o CSKA de Moscovo, no Dragão


in "rr.pt"

Imprensa russa fala em "lição" portista

DRAGÕES VENCERAM CSKA PARA A LIGA EUROPA


O diário russo “Sovietski Sport” diz esta sexta-feira que o CSKA Moscovo recebeu uma "dura lição" por parte do FC Porto, que ganhou ontem, por 1-0, na Rússia, na 1.ª mão dos "oitavos" da Liga Europa.
"Os militares (a equipa do CSKA está ligada historicamente às Forças Armadas da Rússia) receberam uma dura lição do FC Porto e têm uma semana para emendar os erros", titula esta sexta-feira o Sovietski Sport.
Ainda de acordo com o diário, "o FC Porto tornou-se o favorito desta fase".
"Depois de travarem o ataque inicial dos militares, os visitantes aclimatizaram-se e revelaram uma invejosa diversidade do seu arsenal futebolístico", refere o jornal desportivo.
Por seu lado, o também jornal desportivo “Sport-Ekspress” titula: "Villas-Boas e Slutski estão solidários: a situação ainda pode mudar".
"André Villas-Boas foi o primeiro a entrar na sala de conferências de imprensa e expressou a opinião de que ainda é cedo para festejar o apuramento da sua equipa", acrescenta o diário.
Quanto a Leonid Slutski, treinador do CSKA, o “Sport-Ekspress” sublinha as suas palavras: "Claro que a derrota de hoje torna o FC Porto favorito".
"Em princípio, temos de marcar um golo. Isso não será simples, mas não há nada impossível. Este jogo mostrou que estamos em condições de criar um número suficiente de oportunidades", acrescentou.
Por seu lado, o diário “Moskovskii Komsomolets” considera que "o CSKA não soube livrar-se da maldição 'FC Porto' e perdeu novamente com a equipa portuguesa".
Este jornal frisa também que "não vale a pena ficar triste, pois o CSKA tem forças para conseguir o resultado necessário em Portugal".
"Estou convencido de que, para nós, nem tudo está perdido neste confronto. É preciso marcar no segundo jogo e tentaremos fazer isso. É preciso aproveitar as oportunidades", declarou Davids Semberas, defesa do CSKA, ao jornal eletrónico “Champions.ru”.
O diário “Utro.ru” lembra que, "depois da vitória frente ao Sevilha, o FC Porto veio a Moscovo para vencer".
in "record.pt"

Jesualdo Ferreira: «Tiro-lhe o chapéu»

TÉCNICO FELIZ COM AFIRMAÇÃO DO COLOMBIANO


Quando se fala em golos do FCPorto, pensa-se em Hulk e em Falcão. A verdade, porém, é que o percurso dos dragões nesta fase a eliminar da Liga Europa tem o forte cunho de Guarín, decisivo contra o Sevilha e heroico em Moscovo, de onde os portistas saíram com vantagem. É curioso que seja alguém que não cabe no onze-tipo a aparecer nos momentos mais críticos, mas esse é um registo que bate com a história de Guarín na Invicta. Uma história que Jesualdo Ferreira, mais do que ninguém, está habilitado a comentar.
À distância, o professor congratula-se com o rendimento do colombiano. “Tiro-lhe o chapéu, porque conseguiu resistir a uma pressão terrível...
in "record.pt"

Levanta-te e joga

HULK É RECUPERÁVEL PARA LEIRIA E ANDRÉ VILLAS-BOAS NÃO VAI PRESCINDIR DOS SEUS SERVIÇOS


O relvado sintético e o frio experimentados em Moscovo deixou marcas em Hulk e Guarín, mas tudo leva a crer que ambos são recuperáveis para o jogo em Leiria, na segunda-feira. Os adeptos portistas podem sossegar, já que o melhor marcador da Liga estará operacional e André Villas-Boas não prescindirá dos seus serviços.
Trocado o chip europeu pelo nacional, o FC Porto regressa a um ciclo estipulado pelo treinador, que aponta a 5 vitórias consecutivas no campeonato, tendo duas delas já sido conseguidas (Olhanense e V. Guimarães). Desta forma, Villas-Boas não entrará em cenários de poupança na deslocação a Leiria, pese embora os 11 pontos de vantagem que leva sobre o segundo classificado.
in "record.pt"

Argentina: Otamendi e Belluschi convocados

Quatro representantes do futebol português na convocatória da selecção argentina, para os particulares com Estados Unidos e Costa Rica (26 e 29 de Março): dois «dragões» (Otamendi e Belluschi) e duas «águias» (Salvio e Gaitán).

Fernando Belluschi, aliás, garante a sua primeira chamada para a selecção principal da Argentina. O médio do F.C. Porto tem agora 27 anos.

Destaque ainda para a inclusão, na lista do seleccionador Sergio Batista, de um ex-jogador do F.C. Porto e outro do Benfica: Mario Bolatti e Angel Di María.

De fora continua «Carlitos» Tévez, a pagar a factura de ter falhado o jogo com o Brasil. «Kun» Aguero é também excluído.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Sergio Romero, Mariano Andujar e Adrián Gabbarini;
Defesas: Federico Fazio, Javier Zanetti, Ezequiel Garay, Pablo Zabaleta, Marcos Rojo, Gabriel Milito, Nicolás Burdisso e Nicolás Otamendi;
Médios: Mario Bolatti, Javier Mascherano, Ever Banega, Lucas Biglia, José Sosa, Esteban Cambiasso, Fernando Belluschi e Angel Di María;
Avançados: Ezequiel Lavezzi, Lionel Messi, Nicolás Gaitán e Eduardo Salvio.


in "maisfutebol.iol.pt"

RECUPERAÇÃO ESPANTOSA NÃO EVITOU ELIMINAÇÃO DA TAÇA

Uma recuperação fantástica nos últimos instantes do jogo, em que chegou a anular 14 pontos de desvantagem, não bastou para evitar a eliminação do FC Porto Ferpinta da Taça de Portugal. A derrota (71-73) desta sexta-feira, em Fafe, onde decorre a Final 8, foi a segunda da época frente à Académica, o adversário que tinha imposto a única derrota dos Dragões na fase regular da Liga.

A equipa de Moncho López, que perdia por 48-62 já no último período, conseguiria igualar a partida dos quartos-de-final a 65 pontos, depois de um parcial favorável de 17-3 construído em cerca de cinco minutos, e conceberia ainda o momento para vencer o encontro, mas Carlos Andrade falhou o triplo a quatro segundos do final, depois de Sean Ogirri ter errado propositadamente o segundo lance livre, que permitiu a Miguel Miranda conquistar o ressalto e solicitar o lançamento exterior.

Impedidos de revalidar o troféu conquistado na época passada, depois da vitória na final sobre a Ovarense, os azuis e brancos tiveram em Sean Ogirri o melhor marcador da partida, com 21 pontos, seguido do também portista Nuno Marçal, com 19.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, quartos-de-final
11 de Março de 2011
Pavilhão Multiusos de Fafe

FC PORTO (71): José Costa (2), Carlos Andrade (0), Nuno Marçal (19), Greg Stempin (14) e Julian Terrell (12); Sean Ogirri (21), João Santos (0) e Miguel Miranda (3)
Treinador: Moncho López

ACADÉMICA (73): Diogo Simões (17), Fernando Sousa (10), Matthew Shaw (13), William Holland (17) e Tommie Eddie (16); Bruno Costa (0)
Treinador: Norberto Alves

Ao intervalo: 31-35
Por períodos: 17-20,14-15, 17-18 e 23-20


in "fcp.pt"