sábado, 12 de março de 2011

Fora de casa não há igual na Europa

O FC Porto é o único clube que conta por vitórias todos os jogos das competições europeias efectuados fora esta época. Na Liga Europa não há igual, até porque o Zenit já tinha tropeçado como visitante nos 16-avos-de-final, e na Liga dos Campeões também não: Real Madrid e Manchester, os únicos clubes que, este ano, ainda não perderam qualquer jogo europeu, têm o currículo parcialmente manchado por empates (ver caixa). Os dragões reforçaram esse estatuto em Moscovo, onde carimbaram o sexto triunfo fora de portas. Além disso, tal como O JOGO escreveu ontem, André Villas-Boas ultrapassou também o anterior recorde de vitórias numa só época (vai em nove, e o anterior, de José Mourinho, estacionou nas oito, na época que culminou com a conquista da Taça UEFA).
Esta cavalgada inclui o triunfo em Genk, no play-off de acesso à Liga Europa, seguido das vitórias alcançadas em Sófia, Istambul e Viena, as quais permitiram que o FC Porto terminasse a fase de grupos no primeiro lugar. Agora, entrado nos jogos a eliminar, o FC Porto voltou a vencer em Sevilha e Moscovo, local de dois palcos que já representam um elevado grau de dificuldade. Curiosamente, o FC Porto voltou a vencer o CSKA em Moscovo pela terceira vez noutros tantos jogos, repetindo-se ainda a tradição de os russos não marcarem golos aos portistas: ficaram em branco nos cinco jogos, empatando sempre no Dragão. Para passar a eliminatória, o CSKA teria de contrariar esse facto, marcando pelo menos dois golos. Apesar de o favoritismo estar agora do lado do FC Porto, o registo dos russos a jogar longe do Estádio Luzhniki durante esta época também é positivo: quatro vitórias e apenas um empate, frente ao Sparta de Praga, quando até já tinham garantido a qualificação na fase de grupos. Este será o desafio com que se deparará o FC Porto no jogo da próxima semana, até porque esta equipa do CSKA parece talhada para jogar em contra-ataque, sobretudo através do aproveitamento das diagonais dos seus avançados, um dos aspectos que custaram alguns calafrios aos portistas durante os primeiros 20 minutos da partida de Moscovo. Além disso, os moscovitas têm a segunda melhor defesa da competição, a par do Bayer Leverkusen, com cinco golos encaixados, e só atrás do Liverpool, que sofreu quatro. E têm também um dos melhores ataques (20 golos).
Para já segue mais um registo digno de nota na Liga Europa, acompanhado por uma campanha quase perfeita no campeonato. Mas tal como não se cansa de referir André Villas-Boas, o que interessa é como se acaba...

Só há dois sem derrotas...

A derrota na recepção ao Sevilha retirou ao FC Porto o título de equipa invicta nas competições europeias durante esta temporada. Neste momento, apenas o Manchester United e o Real Madrid, de José Mourinho, seguem sem derrotas, embora com empates pelo meio. Este estatuto sai reforçado pela presença destes clubes na Liga dos Campeões, uma prova que apresenta um grau de dificuldade superior ao da Liga Europa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: