domingo, 21 de abril de 2013

REGRESSO À LIDERANÇA APÓS VITÓRIA SEGURA SOBRE O HORTA


O FC Porto Vitalis venceu este domingo o Sporting da Horta, no Dragão Caixa, por 40-20, na quinta jornada da fase final do Andebol 1. Os portistas triunfaram sem dificuldades no encontro teoricamente mais acessível do período decisivo do campeonato, regressando à liderança repartida com o Benfica. 

Os primeiros minutos foram os únicos em que se registou algum equilíbrio no encontro, mas aos 12 minutos os Dragões já tinham disparado para os 8-4, graças a um golo de primeira linha de Pedro Spínola. Essa foi uma das várias formas que os Dragões usaram para ir alargando a vantagem, a par do contra-ataque e das solicitações aos pontas, com destaque para Sérgio Rola, que terminou como melhor marcador do encontro, com sete golos.

Aos 20 minutos o resultado estava em 14-6 e ao intervalo registava-se 20-7. Houve tempo para lances de belo efeito, como uma jogada áerea 
concretizada por Sérgio Rola, após assistência de Filipe Mota. No segundo tempo, o FC Porto limitou-se a gerir e foi alargando a vantagem, tendo entrado em campo os ainda juniores Nuno Carvalhais e Belmiro Alves. Alguns jogadores menos utilizados tiveram oportunidade de somar minutos, enquanto o capitão Ricardo Moreira não abandonou o banco. 

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino, Sérgio Rola (7), Wilson Davyes (2), Gilberto Duarte (4), Tiago Rocha (3), Elias Nogueira (3) e Pedro Spínola (5); jogaram ainda Alfredo Quintana, Nuno Carvalhais, João Ramos, João Ferraz (3), Filipe Mota (3), Belmiro Alves (2), Daymaro Salina (6) e Hugo Rosário (2).


in "fcp.pt"

ÁRBITRO EMPURRA PARA A DERROTA


Uma arbitragem deplorável, que perdoou quatro mãos na bola na área leixonense, contribuiu para a derrota na manhã deste domingo por 1-2 na deslocação do FC Porto B ao terreno do Leixões, em jogo da 37.ª jornada da Segunda Liga.

É difícil de entender uma arbiragem como a de Bruno Esteves, com sucessivos erros em prejuízo do FC Porto B, em que se destacam os quatro lances de grande penalidade não assinalados, todos por defesas leixonenses jogarem a bola com as mãos, bem como o segundo cartão amarelo a Michael Seri, num lance em que o médio do FC Porto B jogou a bola. 

A equipa jogou quase toda a segunda parte reduzida a dez unidades, altura em que o Leixões apontou os dois golos que lhe valeram a vitória.

A exibição do FC Porto foi bem mais positiva do que na última jornada e a vantagem chegou aos 38 minutos, quando Tozé transformou em golo um livre directo, numa altura em que já se justificava a vantagem de uma equipa que jogava bem melhor do que o adversário.

O Leixões daria a volta ao jogo com dois golos na segunda parte. Primeiro, Malafaia recargou com êxito, depois de uma defesa incompleta de Stefanovic e a três minutos dos 90 Mailo emendou de cabeça um cruzamento vindo da direita.

FICHA DE JOGO



Leixões-FC Porto, 1-1
Segunda Liga portuguesa, 37.ª jornada
21 de Abril de 2013
Estádio do Mar, em Matosinhos
Assistência: cerca de 2000 espectadores.



Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)



LEIXÕES: Rui Sacramento, Gonçalo Graça, Nuno Silva, Zé Pedro (Kizito, 69m), Sequeira, Fábio Santos, Hernâni, Malafaia (Cadinha, 57m), Luís Silva, Tiago Borges (Moedas, 90m) e Mailo.
Não utilizados: Matos, Steven, Pedras e Zé Augusto.
Treinador: Pedro Correia



FC PORTO B: Stefanovic; David Bruno, Abdoulaye, Zé António, Quiño; Mikel (Fábio Martins 90m), Michael Seri, Tozé; Sebá, Mauro Caballero (Dellatorre 80m), Kelvin (Sérgio Oliveira 55m). 
Não utilizados: Elói, Tiago Ferreira, Edu e Ricardinho.
Treinador: Rui Gomes



Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Tozé (38m) e Malafaia (51m) e Mailo (87m)
Cartões amarelos: Zé Pedro (32m), Michael (35 e 48m), Malafaia (38m), Abdoulaye (54m), Cadinha (76m), Nuno Silva (82m), Dellatorre (88m) e Rui Sacramento (90+1m)
Cartão vermelho: Michael Seri (48m)


in "fcp.pt"

SUB 15 BATEM GAFANHA


A equipa de Sub 15 do FC Porto foi este domingo vencer o Gafanha por 2-1, em jogo da 2.ª jornada da fase final do campeonato nacional de iniciados.

O FC Porto entrou a perder, com um golo sofrido aos 16 minutos, mas conseguiu dar a volta, com golos na segunda parte, de Tiago Couto (64m) e Rui Pedro (69).

O resultado não expressa o domínio dos jovens do FC Porto, em especial na segunda parte, quando o adversário raramente passou a linha de meio-campo.

O FC Porto ocupa a segunda posição, com três pontos, menos três do que o líder Sporting. Na próxima jornada, o FC Porto desloca-se ao terreno do Benfica, jogo marcado para o dia 28 de Abril.


in "fcp.pt"

Jackson Martínez voltou a ser matador e distanciou-se na frente dos marcadores


Sedento de golos, Jackson resolveu o divórcio momentâneo com as balizas em Moreira de Cónegos, picando o ponto duas vezes em momentos que revelou a frieza e a classe de execução que o caracterizam. 

Sem marcar durante seis jogos consecutivos, o ponta de lança colombiano atravessou uma fase de algum desapontamento e frustração, não há como negá-lo, tendo visto a equipa cair na Champions e perder pontos na discussão do título com o Benfica. 

Além do mais comprometeu ao falhar penalties nos empates com Olhanense e Marítimo.

O bis em Moreira de Cónegos foi um consolo em altura apropriada e um estímulo para a reta final da Liga, estando Jackson na expectativa de juntar o campeonato nacional ao título de artilheiro da Liga, que dificilmente lhe escapará face ao atual pecúlio de 25 golos e a confortável vantagem para os mais sérios perseguidores: os benfiquistas Lima e Cardozo.
Mesmo com a pontaria descalibrada, Jackson foi sempre elogiado por Vítor Pereira, atuando ininterruptamente, todos os minutos, nos últimos 18 jogos. 


in "abola.pt"

Helton: «Sei que posso caminhar tranquilo»


“Helton é um dos jogadores mais respeitados de Portugal, mesmo por adeptos rivais”. A frase serve de introdução a uma das perguntas que o jornal “Lance” fez, também, ao guardião. Esta popularidade transversal é um motivo de orgulho?

“É sempre importante. Antes de ser jogador, sou ser humano. Eu respeito toda a gente. Faço por isso. E fico feliz. Respeito para ser respeitado. Sei que posso caminhar tranquilo”, afirmou o guardião, de 34 anos, numa entrevista mais direcionada para a vertente musical da personalidade do brasileiro do que propriamente a de jogador. Sobre este tema, Helton referiu que “tudo é feito com a autorização do clube”. “Não tenho razões para reclamar. Tentámos filtrar as datas, fazer as coisas nas melhores datas, numa semana sem jogos ou assim. A ideia não é andar sempre por aí a tocar de lugar em lugar. A ideia é nós, como banda, divertirmo-nos quando saímos para tocar. Hoje em dia somos mais uma banda de estúdio do que propriamente fora dele”, concluiu.

in "record.pt"